
Futebol
Avançado que só fez cinco golos no Sporting analisa prestação de Gyokeres: "É um jogador de..."
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Final da partida: Boavista 0-5 Sporting
90+2' - GOLOOO! Viktor Gyokeres faz o póker e é primeiro na corrida pela Bota de Ouro! 5-0
90' - Vão jogar-se mais 3 minutos no Bessa.
90' - Substituição nos leões: Sai - Diomande, Entra - St. Juste
88' - Cartão amarelo para Diomande - o quinto no campeonato - que falha a receção ao Gil Vicente.
85' - Últimos 5 minutos do encontro.
83' - Cruzamento rasteiro de Matheus quase encontra Harder, mas há um corte da defensiva adversária.
78' - Nova substituição no Sporting: Sai - Geny Catamo; Entra - Conrad Harder
72' - Viktor!!! O sueco esteve mais uma vez perto do póker, valeu Vaclík.
68' - Rui Borges volta a mexer: Saem - Hjulmand e Maxi; Entram - Morita e Matheus Reis
68' - O moçambicano volta a ameaçar.
64' - Remate de Geny Catamo bate num adversário.
57' - GOLOOO! Maxi Araújo, de cabeça, faz o 4-0 na recarga a um remate de Gyokeres!
50' - GOLOOO! É o hat-trick de Viktor Gyokeres! 3-0
46' - Recomeça o encontro. Vamos, Sporting!
Substituição nos leões: Sai - Pote; Entra - Geovany Quenda
Intervalo: Boavista 0-2 Sporting
45 +2' - Cartão amarelo para Morten Hjulmand, o oitavo no campeonato e fica a um da suspensão.
45 +1' - GOLOOO! Viktor Gyokeres faz o 50.º da época na conta pessoal!
45' - Vão jogar-se mais 2 minutos.
44' - Pote vê cartão amarelo.
41' - Remate de Pote sai prensado.
33' - Gyokeres! De cabeça, o avançado fica perto do 2-0.
29' - Enorme perdida de Pedro Gonçalves. O 'camisola 8' remata de primeira, por cima da baliza adversária.
24' - Livre lateral batido por Zeno Debast, mas Diomande cabeceia fraco.
20' - O juiz do encontro manda jogar, perante protestos do sueco.
19' - Gyokeres cai na área e pede grande penalidade. Miguel Nogueira está a ouvir o VAR.
16' - Disparo potente de Trincão, que obriga Vaclík a uma defesa a dois tempos.
12' - De bicicleta, Gyokeres remata para defesa apertada de Tomás Vaclík.
10' - Os axadrezados atiram à barra na sequência de um canto.
6' - GOLOOO! Viktor Gyokeres faz o que melhor sabe e atira a contar! 1-0
2' - Mas que perigo! Francisco Trincão esteve perto do primeiro.
1' - Arranca a partida no Bessa. Acredita, Sporting!
0' - Os leões vão aquecendo.
XI Sporting - Rui Silva; Eduardo Quaresma, Ousmane Diomande e Gonçalo Inácio; Geny Catamo, Morten Hjulmand, Zeno Debast e Maxi Araújo; Francisco Trincão, Pedro Gonçalves e Viktor Gyokeres.
0′ – Já há onze!
0′ – Sporting e Boavista já se defrontaram em 135 ocasiões: os leões venceram 70 partidas contra 29 do adversário. Registam-se ainda 36 empates.
0' - Os boavisteiros vêm de uma vitória (1-0) em casa do também aflito Farense.
0' - Na última partida, os comandados por Rui Borges derrotaram o Rio Ave, por 2-1, na Taça de Portugal.
0' - Já a turma orientada por Stuart Baxter ocupa a 17.ª posição, com 21 pontos.
0' - Neste momento, os leões estão no segundo lugar do Campeonato Nacional com 72 pontos, menos três que o Benfica, que tem mais um jogo.
0’ – O Leonino leva até si todas as emoções do jogo a contar para a 31.ª jornada da Liga Portugal Betclic 2024/25.
0’ – O Sporting enfrenta o Boavista, este domingo, dia 27 de abril, às 20h30, no Estádio do Bessa.
Leões vencem confortavelmente no Estádio do Bessa e mantêm primeiro lugar do campeonato nacional, com objetivo de conquistar o título
|
O Sporting venceu o Boavista, por 5-0, este domingo, dia 27 de abril, em jogo a contar para a 31.ª jornada da Liga Portugal Betclic. Viktor Gyokeres voltou a ser a grande figura do encontro e ofereceu mais três pontos aos leões. Veja AQUI como decorreu a partida.
A primeira parte foi de sentido único, com os leões a procurarem o golo desde cedo. O primeiro da partida chegou aos 6', com Gyokeres a 'empurrar' um cruzamento de Maxi Araújo para o fundo da baliza de Tomás Vaclík. O 'camisola 9' fez o bis, no tempo de compensação da primeira parte.
No segundo tempo, Geovany Quenda rendeu Pedro Gonçalves, que voltou a ser titular no campeonato nacional, mais de cinco meses depois. Aos 50', numa correria já bem conhecida, o sueco apontou o hat-trick. O póker esteve perto, aos 56', mas Vaclík defendeu, permitindo que Maxi Araújo finalizasse a recarga, apontando o quarto. O marcador só voltou a mexer em tempo de compensação, com Conrad Harder a tocar em Gyokeres para o póker do sueco.
Com esta vitória – a 34.º em 51 encontros na presente temporada –, os comandados de Rui Borges seguem na primeira posição da Liga Portugal Betclic, com 75 pontos, em igualdade com o Benfica, mas com vantagem no confronto direto. O Braga fecha o pódio, com 64.
O Clube de Alvalade volta a entrar em campo no próximo sábado, dia 3 de maio, frente ao Gil Vicente. O encontro, a contar para a 32.ª jornada da Liga Portugal Betclic, diante da turma liderada por César Peixoto, tem pontapé de saída marcado para as 20h30, no Estádio José Alvalade.
Golo de Viktor Gyokeres (1-0):
Golo de Viktor Gyokeres (2-0):
Golo de Viktor Gyokeres (3-0):
Golo de Maxi Araújo (4-0):
Golo de Viktor Gyokeres (5-0):
'Camisola 9' dos leões fez o 36.º tento na Liga Portugal Betclic e sonha com conquista da Bota de Ouro com a Listada verde e branca
|
Viktor Gyokeres chegou aos 50 golos pelo Sporting esta temporada. Com o bis na primeira parte do duelo frente ao Boavista, o avançado sueco somou mais três pontos na corrida pela Bota de Ouro, mas Mohamed Salah segue no primeiro lugar da tabela.
O Liverpool venceu o Tottenham por 5-1, sagrando-se campeão inglês pela 20.ª vez na sua história. Aos 63', o egípcio escreveu o seu nome na lista de marcadores, a passe de Dominik Szoboszlai, naquele que foi o 28.º golo do extremo na temporada. Embora o avançado leonino tenha mais oito tentos, as regras da UEFA não são simpáticas.
A Premier League, por ser um dos melhores campeonatos do Mundo, tem um multiplicador de dois pontos por golo, colocando Salah com 56. A Liga Portugal Betclic vale apenas 1,5 e, portanto, Viktor Gyokeres ocupa o segundo lugar da lista, com 54, fruto dos 36 golos no campeonato.
Além das regras da UEFA não ajudarem o craque do Sporting, os reds têm ainda mais quatro jogos na Premier League - Chelsa, Arsenal, Brighton e Crystal Palace -, enquanto os verdes e brancos irão enfrentar Gil Vicente, Benfica e Vitória de Guimarães - podendo o sueco ainda somar mais pontos esta jornada, visto que o embate com o Boavista encontra-se em intervalo à data de lançamento desta notícia.
Vale recordar que o Sporting tem duas Botas de Ouro na sua história. Héctor Yazalde, em 1973/74, apontou uns impressionantes 46 golos no campeonato. Mais tarde, em 2001/02, foi a vez de Mário Jardel. O brasileiro fez o gosto ao pé em 42 ocasiões na Liga.
Veja os dois golos de Gyokeres:
1-0
2-0
Antigo jogador dos verdes e brancos recorda momento trágico para o Clube de Alvalade, que ainda tormenta memória dos adeptos leoninos
|
A temporada 2015/16 ainda está presente na memória dos adeptos do Sporting. Jefferson - que também recordou um belo golo pelos leões - garante que, na época em questão, os verdes e brancos "foram roubados" e, consequentemente, impedidos de vencer o campeonato.
"Quando cheguei o Clube estava numa crise, tinha ficado muito mal classificado na época anterior. Foi um desafio muito grande para mim: ou eu ia afundar com o Sporting, ou ia subir com ele. (...) Eu queria fazer um grande campeonato e ser muito bem reconhecido", disse, ao jornal Expresso.
"Sporting não foi campeão porque foi roubado"
Recordando a temporada, Jefferson foi perentório: "Só não fomos campeões porque nos roubaram. [Como assim?] Não posso falar ainda. Mas acho que se houvesse VAR na altura tínhamos sido campeões vários anos seguidos. (...) O Sporting foi muito prejudicado, não só nesse ano, como em vários anos seguidos", atirou o antigo lateral dos leões.
"Jorge Jesus dava nomes aos jogadores"
O plantel era orientado por Jorge Jesus, de quem o brasileiro guarda boas recordações, não esquecendo o carácter peculiar do treinador português. "Ele era engraçado, às vezes virava-se para alguns jogadores e dizia: 'Mas tu jogas à bola? Tu és burro?'. E dois segundos depois: 'F...da-se, és inteligente, car...! Afinal, és inteligente!'. Era de extremos. Cobrava-te, parecendo que te humilhava, mas em seguida elogiava. E dava nomes aos jogadores. Ao Gelson (Martins), por exemplo, chamava-o de enguia: 'Pareces uma enguia'. Ele era demais".
Vale recordar que, na época 2015/16, o Sporting terminou no segundo lugar do campeonato nacional, com 86 pontos, a segunda melhor marca da história do Clube, apenas atrás dos 90 de Ruben Amorim, em 2023/24. O Benfica venceu a prova, com arbitragens muito contestadas, com 88 pontos.