MARTÍNEZ DÁ AZAR AO SPORTING? NUNCA UM CAMPEÃO NACIONAL TINHA TIDO VALORES TÃO BAIXOS
Convocatória do selecionador nacional tem dado muito que falar, e, contra factos não há argumentos. Leões batem um novo recorde... negativo
Redação Leonino
Texto
23 de Maio 2024, 17:13
Roberto Martínez, Sporting, Portugal

Na passada terça-feira, o selecionador nacional, Roberto Martínez, deu a conhecer a lista dos 26 convocados para representar a camisola das quinas no Campeonato da Europa 2024. Como em todos os anos, têm existido desde então, diversas discussões e polémicas em relação às escolhas do técnico espanhol. No entanto, para lá da divergência das opiniões, há um facto impossível de contrariar.

Apesar de existir um amplo consenso em torno da maioria dos eleitos, existem também diversas pessoas que questionam a opção do selecionador de deixar de fora jogadores como Matheus Nunes, Pote ou Trincão. Sendo, como já noticiado, nos dois últimos que se concentram as críticas. Isto, uma vez que o Sporting acabou de se consagrar campeão nacional e está a concorrer pela vitória da Taça de Portugal. E mais, nas palavras do próprio Martínez, os leões fizeram, ambos, uma “época excecional”, utilizando o ‘azar’ como a justificação para os deixar de fora.

Como referido, existe um facto que não é possível contrariar: nunca como em 2024 esteve o campeão nacional em título tão pouco representado numa convocatória para um Campeonato da Europa. De entre os leões, apenas Gonçalo Inácio foi selecionado por Roberto Martínez, que bate assim um novo mínimo, depois de em 2016 Fernando Santos ter chamado apenas dois jogadores do Benfica, na altura, recém-sagrado vencedor da Liga.

Portugal está inserido no grupo F do Campeonato da Europa, juntamente com a Chéquia (18 de junho, 20h00), Turquia (22 de junho, 17h00) e Geórgia (26 de junho, 20h00). Nesta fase da prova, que se realizará na Alemanha e tem início marcado para o dia 14 de junho, seguem em frente os dois primeiros classificados de cada grupo, bem como os quatro melhores terceiros.

Antes do arranque do Campeonato da Europa, Portugal tem três encontros amigáveis: Finlândia (4 de junho, 19h45), Croácia (8 de junho, 17h45) e República da Irlanda (11 de junho, 19h45). Na edição transata da competição, os lusos ficaram-se pelos oitavos-de-final, tendo caído aos pés da Bélgica de Roberto Martínez, por 1-0, com um golo da autoria de Thorgan Hazard.

  Comentários