
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
28 Ago 2025 | 11:24 |
É negócio quase fechado. Mateus Fernandes estará muito perto de ser jogador do West Ham por 44M. Os 'hammers' já chegaram a acordo com o Southampton para a transferência do médio português. O Sporting terá ainda direito a receber cerca de 4 milhões de euros.
De acordo com o jornalista inglês Ben Jacobs, ao montante a pagar pelo clube londrino poderão ainda somar mais 3,5 em bónus. Caso a transferência seja efetivamente concluída, o Clube de Alvalade fará um encaixe financeiro significativo, já que os leões garantiram 10% de uma futura mais-valia aquando da sua saída.
Além disso, o Sporting terá ainda direito a receber os valores relativos aos anos de formação que o jogador passou em Alvalade. Mateus Fernandes destacou-se na última temporada ao serviço do Southampton e era seguido por vários clubes da Premier League.
O jogador despertou também o interesse dos italianos da Juventus. Jorge Mendes, empresário do atleta, esteve no terreno e tentou ajudar na lista de potenciais reforços do clube da cidade de Turim, mas a transferência acabou por não se consumar (Recorde AQUI).
Em 2024/25, Mateus Fernandes – avaliado em 15 milhões de euros - somou 42 jogos, três golos e seis assistências, ao serviço do Southampton, tendo sido eleito jogador do ano dos ‘saints’ pelos adeptos do emblema inglês. Com grande parte da formação feita na Academia de Alcochete, o médio cumpriu 10 encontros pela equipa principal do Sporting, entre 2022/23 e 2024/25, nos quais assinou um remate certeiro e um passe para golo.
Jogador, que foi em tempos um dos jogadores mais entusiasmantes das camadas jovens do Clube de Alvalade, deverá voltar ao Campeonato Nacional
28 Ago 2025 | 13:34 |
Joelson Fernandes, que foi em tempos um dos jogadores mais entusiasmantes das camadas jovens do Sporting, está perto de voltar a Portugal para representar o Gil Vicente. A equipa orientada por César Peixoto deverá garantir o jogador por 750 mil euros, sendo que o Hatayspor deverá ficar com 10% de uma futura venda.
O jovem de 22 anos defendeu a camisola verde e branca durante sete anos e saiu do Clube de Alvalade a custo zero. Atualmente, ao serviço do clube turco, o jovem internacional sub-21 por Portugal assumiu um papel de destaque na turma turca, mas está de saída.
O extremo foi utilizado poucas vezes por Ruben Amorim (que vive dias difíceis), que viu nele todo o potencial para vingar e ser um atleta de sucesso. No entanto, e de forma a lapidar as suas qualidades, foi emprestado aos suíços do Basileia. Joelson não convenceu, tendo feito poucas partidas (nenhuma a titular) ao serviço do clube suíço que não exerceu a opção de compra.
De regresso ao Sporting, passou a treinar com a equipa B e a esperança de se ver a "explodir" no futebol foi se desvanecendo. O jogador, que se estreou pela equipa principal dos leões com apenas 17 anos, tem um contrato com o emblema turco que é válido até 2026 e, importa sublinhar, os leões salvaguardaram 50% de mais valias numa futura transferência do atleta.
Na última temporada, Joelson Fernandes – avaliado em 1,4 milhões de euros – alinhou em 36 partidas na Turquia, tendo feito três golos e três assistências na conta pessoal. O Hatayspor terminou na 18º. posição do campeonato com 26 pontos e não evitou a descida de divisão.
Médio, de 28 anos de idade, rubricou um contrato válido por quatro temporadas com o emblema azul e branco, até junho de 2029
28 Ago 2025 | 12:58 |
É oficial. O Porto anunciou, na manhã desta quinta-feira, dia 28 de agosto, a contratação de Pablo Rosario, proveniente do Nice, equipa francesa que terminou a última edição da Ligue 1 na quarta posição. O médio, de 28 anos, rubricou um contrato válido por quatro temporadas - até junho de 2029, em vésperas do Clássico frente ao Sporting, que tem quatro lesionados.
"As primeiras impressões foram muito boas. O estádio, o balneário, a camisola... Fui muito bem recebido. Estar aqui significa muito para mim, poder jogar pelo Porto é incrível. Estou entusiasmado por poder mostrar toda a minha qualidade e ajudar a equipa", afirmou, em declarações reproduzidas pelos meios oficiais do clube nortenho.
A transferência teve um custo fixo de 3,75 milhões de euros para os dragões e contempla a possibilidade de uma remuneração variável máxima de 500 mil euros, em função de certos objetivos. Além disso, o Nice irá reter o valor correspondente a 15 por cento das mais-valias de uma potencial futura transferência do jogador, que fica com uma cláusula de rescisão de 50 milhões de euros.
Pablo Rosario realizou todo o seu período de formação nos Países Baixos, ao serviço de Ajax, Almere City e PSV. Em 2021/22 rumou ao Nice e manteve-se no emblema gaulês durante quatro temporadas completas. No total, Rosario participou em 149 duelos pelos Aiglons, rubricando quatro golos e cinco assistências.
O emblema verde e branco volta a entrar em campo no próximo sábado, dia 30 de agosto, frente ao Porto. O encontro, a contar para a quarta jornada do Campeonato Nacional, diante da turma liderada por Francesco Farioli, jogar-se-á às 20h30, em Alvalade.
Red devils sofreram derrota humilhante na segunda ronda da Taça da Liga, ao perder frente ao Grimsby Town, da quarta divisão
28 Ago 2025 | 12:40 |
Ruben Amorim está na porta de saída do Manchester United. Após a humilhante derrota frente ao Grimsby Town da quarta divisão inglesa, muitos especialistas analisaram o futuro do antigo treinador do Sporting nos red devils, bem como a sua postura no banco de suplentes e flash interview.
Simon Stone: "Não é Amorim que tem de encontrar uma resposta"
“Não é Amorim quem tem de encontrar uma resposta. O dono minoritário, Jim Ratcliffe, o diretor executivo, Omar Berrada, e o diretor técnico, Jason Wilcox, é que têm de decidir o futuro do Manchester United”, escreveu o jornalista da BBC, Simon Stone.
“Foram eles que fizeram força pelo Rúben Amorim. O Berrada foi o homem que voou para Portugal e disse ao treinador 'é agora ou nunca' quando ele pediu para terminar a época no Sporting”, concluiu. A postura no decorrer e final do encontro do treinador do Manchester United também foi alvo de análise.
Samuel Luckhurst: "A linguagem corporal de Ruben Amorim assemelhava-se à de um treinador condenado"
“A linguagem corporal de Ruben Amorim assemelhava-se à de um treinador condenado durante uma boa parte da noite. A dado momento, parecia estar a discutir com o seu assistente, Carlos Fernandes. Aqueles dias ensolarados em Chicago, durante a digressão de pré-época no mês passado, quando Amorim estava bronzeado e fresco, parecem um devaneio”, afirmou Samuel Luckhurst, no Manchester Evening.
Inclusivamente, já se falam em vários sucessores para o cargo do antigo treinador do Sporting, em Old Trafford, sendo eles Gareth Southgate, Michael Carrick, Oliver Glasner, Mauricio Pochettino, Kieran McKenna, Zinedine Zidane, Marco Silva, Andoni Iraola e Xavi Hernández.