
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Mateus Fernandes vive o pior dia da carreira enquanto futebolista. O Southampton perdeu, este domingo, dia 6 de abril, no terreno do Tottenham e viu confirmada matematicamente a despromoção da Premier League ao sair derrotado do encontro por 3-1.
Além do mais, os saints fizeram história pela negativa: à 31ª jornada, são a equipa que mais cedo desceu na história da liga inglesa. Mateus Fernandes ainda deu alguma crença aos adeptos visitantes quando reduziu o marcador para 2-1 aos 90 minutos, num lance muito bem trabalhado pelo médio formado no Sporting, mas logo a seguir Mathys Tel fixou, de penálti, o resultado final. Brennan Johnson tinha bisado na primeira parte.
Está assim confirmado o regresso ao Championship para a formação do Southampton, atualmente treinada por Ivan Juric. Recorde-se que os saints desceram em 2022/23 e imediatamente regressaram ao escalão de topo, tendo vencido o playoff depois de terminar em quarto lugar, mas não conseguiram levar a boa forma para a Premier League. Somaram apenas 10 pontos (duas vitórias e quatro empates) em 31 jogos.
Até aqui, o recorde era dividido por quatro equipas: Derby County (2007/08), Huddersfield (2018/19), Ipswich Town (1994/95) e Sheffield United (2020/21) tinham sido despromovidos ainda com seis jornadas por jogar. O Southampton desce com sete jornadas para jogar e bate o recorde de despromovido mais rápido.
Em 2024/25, Mateus Fernandes - com um valor de mercado de 15 milhões de euros – somou dois encontros pelo Sporting, antes de se transferir em definitivo para o Southampton por cerca de 15 milhões de euros. O internacional sub-21 português leva 35 jogos pelo clube inglês, com três golos (um dos quais ao Liverpool) e cinco assistências na conta pessoal.
Especialista e comentador desportivo destaca as qualidades do jogador que custou muitos milhões de euros aos cofres do Clube de Alvalade
|
Giorgi Kochorashvili é reforço do Sporting para a próxima temporada. O Clube de Alvalade paga 5,5 milhões de euros – valor que pode atingir 7.5 milhões, mediante o cumprimento de objetivos - aos espanhóis do Levante, pela contratação do médio georgiano. Para o especialista Rui Malheiro, este é um bom negócio para os leões.
Num artigo de opinião publicado no jornal Record, o também comentador desportivo começa por defender que esta transferência resulta de “uma investida sagaz dos leões no mercado”. E refuta as dúvidas que se podem levantar pela falta de experiência do médio de 25 anos ao mais alto nível, fazendo a comparação com Viktor Gyokeres: “Achar estranho que a formação de Alvalade contrate um jogador de 25 anos ao atual 2.º classificado da 2.ª divisão espanhola, com apenas 4 jogos e 23 minutos de utilização em La Liga e grande parte da carreira realizada – 99 partidas – no terceiro escalão, é pouco argucioso, sobretudo quando a melhor aquisição dos verde-e-brancos neste século foi realizada no Championship”.
Rui Malheiro faz depois uma análise às características do internacional georgiano: “Mais 8 do que 6, Kocho nunca se esconde do jogo e não tem medo de ter a bola. Apresenta predicados muito interessantes na construção e na condução de jogo, acasalando capacidade para ligar setores através do passe a diferentes distâncias – forte no progressivo/vertical –, ao mostrar que sabe gerir ritmos e ao deparar boas soluções de ligação dentro e fora do bloco rival, com argúcia a utilizar a finta de corpo para superar adversários e a encontrar espaços livres”. O analista considera que Kochorashvili “apresenta todos os argumentos para justificar o investimento e se impor” no futebol português.
A terminar, Rui Malheiro destaca ainda a capacidade ofensiva e o poderio físico do médio de 25 anos: “Patenteia propriedades para progredir com bola e surgir em zonas de criação e de finalização (bom remate de fora da área) – 6 golos e 4 assistências em 2024/25 –, e a sua tremenda disponibilidade física permite-lhe ser pressionante e ocupar, em momento defensivo, diferentes espaços, mostrando-se mais forte no desarme do que na antecipação e na imposição através do jogo aéreo”.
Giorgi Kochorashvili assinou até 2030 pelo Sporting e fica blindado por uma cláusula de rescisão de 80 milhões de euros. O Levante reservou 12,75 por cento das mais-valias geradas numa eventual negociação futura do jogador. Esse valor pode ser reduzido para 10 por cento caso o clube leonino acione a cláusula prevista para o efeito no acordo.
Antigo central francês, que pendurou as chuteiras em 2023, desempenha agora funções bem diferentes daquelas que tinha dentro dos relvados
|
Jérémy Mathieu foi certamente um dos melhores defesas-centrais que atuou no Sporting, nos últimos anos. Entre 2017 e 2020, em três temporadas no Clube de Alvalade, o francês participou num total de 106 jogos, tendo ajudado os leões a conquistar uma taça de Portugal e duas taças da liga. Retirado dos relvados desde 2023, o ex-jogador tem agora uma profissão bem diferente: é empregado numa loja de produtos desportivos.
A revelação é feita pelo portal francês Les Violets e tem origem numa fotografia publicada nas redes sociais, na qual dois jovens adeptos surgem ao lado de Mathieu, que aparece vestido com a farda de trabalho. O ex-Sporting trabalha numa loja da Intersport, situada em Cabriès, perto de Marselha. Como seria de esperar, a sua função consiste, essencialmente, no apoio à venda de artigos de futebol.
Esta nova vida de Mathieu é resultado da vontade do francês de abrandar o ritmo, depois de uma carreira de futebolista sempre ao mais alto nível, durante a qual representou Sochaux, Toulouse, Valencia, Barcelona e Sporting. Nota ainda para uma breve passagem pelo Luynes Sports, dos escalões inferiores franceses, antes de “pendurar as chuteiras” definitivamente, em 2023.
A nível de títulos, Mathieu começou por conquistar a taça da liga francesa, em 2003/04, ao serviço do Sochaux. Mais tarde, com a camisola do Barcelona, o francês ergueu uma Liga dos Campeões, um Mundial de Clubes, uma Supertaça Europeia, duas ligas espanholas, três taças do Rei e uma supertaça de Espanha. Pelo Sporting, soma-se uma taça de Portugal e duas Taças da Liga. Já ao serviço da seleção de França, Mathieu realizou apenas cinco jogos, todos de caráter amigável.
A carreira de Mathieu ficou também muito marcada por vários problemas físicos. Inclusivamente, nos seus últimos tempos em Alvalade, na reta final da temporada 2019/20, o ex-central esteve muito tempo afastado dos relvados, devido a uma lesão traumática no joelho direito.
Veja a publicação:
Líder da Federação Portuguesa de Futebol parabeniza internacional português, que passou pelo Clube leonino, pela importante conquista alcançada
|
O Paris Saint-Germain sagrou-se tetracampeão francês. A vitória por 1-0 frente ao Angers carimbou a conquista do 13º título de campeão dos parisienses. Pedro Proença, presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), fez questão de deixar uma mensagem de parabéns aos vários jogadores portugueses do plantel, entre os quais Nuno Mendes, que venceu o primeiro título de campeão pelo Sporting em 2021.
“Em meu nome e em nome da FPF, felicito Nuno Mendes, Vitinha, João Neves e Gonçalo Ramos pela conquista deste troféu. Obrigado por serem embaixadores de excelência do talento português, o qual também colocam ao serviço da seleção nacional. Portugal, acreditem, acompanha o vosso percurso, orgulha-se dos vossos feitos e deseja que o futuro vos traga mais conquistas”, escreveu Pedro Proença, numa mensagem partilhada no site oficial da FPF.
Esta temporada, o ex-lateral-esquerdo do Sporting, Nuno Mendes, já participou em 36 jogos dos parisienses, marcou quatro golos - um deles na recente partida frente ao rival Marselha - e fez quatro assistências. O internacional português contribuiu para a conquista dos últimos quatro campeonatos do PSG, além de ter ainda conquistado uma taça de França e duas Supertaças.
Com seis jornadas ainda por disputar no campeonato francês, o PSG, com 74 pontos, tem uma vantagem de 24 sobre o segundo classificado Mónaco (50) e pôde festejar a conquista de mais um título de campeão já ontem, no Parque dos Príncipes, depois do triunfo frente ao Angers, garantido com o golo solitário de Désiré Doué, aos 55 minutos.
O PSG reforça, assim, o estatuto de clube que mais vezes se sagrou campeão em França, com treze troféus. Saint-Étienne (10) e Marselha (9) seguem-se na contagem de campeonatos. Até final da época, a equipa orientada por Luis Enrique vai ainda tentar conquistar a Taça de França – na final, defronta o Stade de Reims – e a Liga dos Campeões – nos quartos de final, mede forças com o Aston Villa.