Futebol
Supercomputador revela a probabilidade do Sporting nos oitavos da Champions
26 Jan 2026 | 15:29
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
26 Jan 2026 | 18:11 |
A temporada do West Ham não está, de todo, a ser famosa pela quantidade de bons resultados, mas a série mais recente de resultados tem vindo a ser notada pela imprensa internacional, que destaca Mateus Fernandes, na tarefa de Nuno Espírito Santo, tal como referiu o diário AS, nesta segunda-feira.
O médio ex Sporting tem sido um dos pilares da equipa do técnico luso na Premier League, que está numa sequência de três vitórias consecutivas, e para pôr a cereja no topo do bolo, o mesmo fez um autêntico golaço no mais recente triunfo, por 3-1, frente ao Sunderland.
Estas exibições, em que tem sido o líder do miolo da turma do West Ham, comandada por NES, deram destaque ao jogador em Espanha, que considera que o jovem de 21 anos poderá ser uma surpresa para a convocatória de Roberto Martínez, para o Campeonato do Mundo de 2026, que se realizará nos meses de junho e julho.
O AS admite que Mateus Fernandes "estaria rodeado por figuras estabelecidas na seleção portuguesa, como Bruno Fernandes, Rúben Neves e Bernardo Silva, mas poderia ser uma opção capaz de dar energia e profundidade como uma 'arma secreta' a partir do banco de suplentes". Esta publicação espanhola afirma mesmo que Roberto Martínez estará a "monitorizar o progresso de Mateus Fernandes para uma possível convocatória para o Campeonato do Mundo deste verão".
Com grande parte da formação feita na Academia de Alcochete, Mateus Fernandes - avaliado em 32 milhões de euros - cumpriu 10 encontros pela equipa principal do Sporting, entre 2022/23 e 2024/25, nos quais assinou um remate certeiro e um passe para golo. No verão de 2024, o atleta rumou ao Southampton, por 15 milhões de euros, num negócio que, com bónus, ainda pode ascender aos 20M.
Avançado internacional colombiano foi novamente decisivo, no sábado passado, e integra agora uma exclusiva lista europeia, de maneira impressionante
26 Jan 2026 | 17:42 |
Luis Suárez voltou a mostrar que atravessa um dos melhores momentos da carreira ao bisar na vitória do Sporting frente ao Arouca, na 19.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O avançado uruguaio chegou aos 17 golos no campeonato, números que lhe permitem somar 25,5 pontos na corrida à Bota de Ouro, tendo em conta o fator 1,5 atribuído à Liga portuguesa.
A eficácia demonstrada pelo camisola 97 tem sido determinante para a campanha do Sporting - que apresenta um futuro favorável na Champions -, com o internacional colombiano a afirmar-se como referência ofensiva da equipa. A entrada no top-15 da classificação europeia confirma a consistência do seu rendimento e coloca-o lado a lado com outros grande nomes do futebol internacional.
Na mesma jornada, também Vangelis Pavlidis esteve em destaque ao apontar dois golos pelo Benfica frente ao Estrela da Amadora. O internacional grego soma agora 19 golos e 28,5 pontos, ocupando um lugar no top-5 da Bota de Ouro. Ainda assim, é o crescimento sustentado de Luis Suárez que merece especial atenção, pela proximidade aos lugares cimeiros.
No topo da tabela, Harry Kane e Kylian Mbappé seguem empatados com 42 pontos. Ambos contabilizam 21 golos nas respetivas ligas e beneficiam do fator máximo (2), aplicado à Bundesliga e La Liga. Logo atrás surge Erling Haaland, com 20 golos e 40 pontos, mantendo-se na perseguição direta.
Com metade da temporada ainda por disputar, a luta pela Bota de Ouro promete intensificar-se. Luis Suárez já provou que tem argumentos para continuar a subir na hierarquia, levando o nome do Sporting para um patamar onde apenas figuram os goleadores mais decisivos do futebol atual.
Equipa verde e branca mediu forças com a turma minhota na tarde desta segunda-feira, dia 26 de janeiro, em partida disputada no norte do país
26 Jan 2026 | 17:00 |
A equipa sub-23 do Sporting empatou com o Braga, por 2-2, no Minho, esta segunda-feira, dia 26 de janeiro, em partida a contar para a quarta jornada da Fase de Campeão da Liga Revelação. Os leões continuam sem regressar aos triunfos, após a derrota frente ao Manchester United, na Premier League International Cup.
Os verdes e brancos entraram bem no encontro em Braga, contra um adversário também ele com qualidade. A primeira metade da partida teve mais oportunidades pata o lado dos leões, que chegaram mesmo a inaugurar o marcador aos 23 minutos, por Kauã Oliveira, que só teve de encostar na sequência de uma bola parada. Ainda assim, a turma da casa ainda empatou, por Fred Silva (38’).
No regresso dos balneários, a tendência foi a mesma: o Sporting teve mais bola e ia tentando explorar o ataque. Os leões voltaram a colocar-se em vantagem aos 78 minutos, pelo pé de Diogo Martins. Apesar do Braga mal ver o sentido da baliza verde e branca, acabou por empatar nos instantes finais, por Lourenço Silva (88').
Com este empate - o quarto em 22 jogos esta temporada - os comandados de Filipe Neto somam o primeiro ponto nesta fase da competição. Os sub-23 do Sporting voltam a entrar em campo no próximo sábado, dia 31 de janeiro, frente ao Torreense, pelas 10h30.
Equipa inicial apresentada pelo emblema verde e branco foi composta por: Miguel Gouveia, Konstantin Nikitenko, Miguel Alves, Lucas Taibo, Rafael Mota, Kauã Oliveira, Ivanildo Mendes, Zaid Bafdili, Sandro Ferreira, Duarte Tomás e Rayhan Momade.
Segundo o registo até agora, protagonizado pelo avançado colombiano, leões confirmam uma tendência clara: competir até ao apito final tem feito a diferença
26 Jan 2026 | 16:24 |
O Sporting tem feito dos minutos finais, um espaço decisivo nesta temporada. A equipa leonina já marcou 19 golos no último quarto de hora de jogo, quatro deles para lá dos 90 minutos, números que ajudam a explicar vários triunfos arrancados no limite. A crença até ao fim tem-se tornado uma imagem de marca do Clube, que raramente abdica de procurar o golo mesmo quando o relógio se aproxima do final.
Luís Suárez assume particular destaque neste registo. O avançado colombiano já apontou cinco golos depois dos 90 minutos, sendo responsável por vitórias recentes conquistadas nos instantes finais. Logo atrás surgem Pedro Gonçalves, com três golos fora de horas, e Ioannidis, com dois.
Os números globais reforçam essa leitura. O Sporting - que recebeu recente ‘crítica‘ - marcou mais golos na segunda parte do que na primeira e muitos deles tiveram peso direto no resultado, seja para desbloquear jogos equilibrados ou para confirmar vantagens já existentes.
Mesmo em encontros resolvidos com maior margem, a equipa comandada por Rui Borges tem continuado a marcar perto do fim, demonstrando uma postura competitiva constante. Os leões parecem não abrandar após alcançar vantagem e mantém a procura pelo golo até ao apito final.
Ainda assim, este padrão também teve reflexo no sentido inverso. Em alguns dos poucos deslizes internos da temporada, o Sporting acabou por sofrer golos decisivos nos minutos finais, perdendo pontos ou sendo afastado de competições. Um dado que não invalida o balanço positivo, mas que mostra como os instantes finais têm sido determinantes, tanto a favor como contra, numa época marcada por decisões até ao último segundo.