Futebol
Lucas Barbosa apontado a Sporting e Porto; Jogador pode custar até 20M
11 Jan 2026 | 11:03
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
06 Ago 2020 | 13:37 |
Dia 6 de agosto de 2003. Era, então, o dia pelo qual muitos Sportinguistas ansiavam: o primeiro jogo e primeiro vislumbre da sua nova casa, o Estádio José Alvalade. Há 17 anos, as portas abriram-se, pelas 18h30, mas os inquilinos leoninos começaram a chegar bem mais cedo, pela hora de almoço.
Assim que se deu as portas foram abertas, rapidamente se encheram de Sportinguistas nas bancadas. À hora marcada para a primeira partida neste novo relvado, 20h45, começou o espetáculo do qual todos os presentes têm memória.
O cenário era representado por cortinas em volta do recinto, mantendo o mistério até ao último segundo. Ao som de Dulce Pontes, que interpretou a música “O Amor Há-de Vencer”, as cortinas caíram, tal como as lágrimas de muitos Sportinguistas presentes nas bancadas. O Estádio era, assim, oficialmente inaugurado, pelo Presidente da República da altura, Jorge Sampaio.
O jogo também era frente a um grande clube, vindo de terras de sua Majestade, o Manchester United, tendo o marcador ficado 3-1, para os homens de verde e branco.
Pedro Barbosa, capitão dos leões em 2003, foi o primeiro a pisar o relvado, mas, por sua vez, foi o histórico Jesus Correia quem deu o pontapé de saída. O golo de estreia em Alvalade acabaria por ser marcado aos 25 minutos, pelo pé de Luís Filipe, batendo Barthez, após assistência de Rui Jorge.
João Pinto também ficou na história da partida, bisando (61’ e 80’) e tendo uma excelente exibição. Os Red Devils apenas conseguiram reduzir o marcador através de um autogolo de Hugo Vieira, já bem perto do final, aos 87 minutos.
Para completar este dia cheio de história, é importante ressalvar que também uma transferência foi feita neste dia. O Manchester United não levou a vitória para o Reino Unido, no entanto, levaram Cristiano Ronaldo. A sua grande exibição, também há 17 anos, impressionou Alex Ferguson ao ponto de convencer nesse mesmo dia o clube inglês a pagar a cláusula de 15 milhões de euros daquele que, um dia, acabaria por se tornar o melhor do mundo.
Clube de Alvalade ainda chegou a estar em desvantagem do marcador, mas chegou ao golo da vitória na segunda parte do duelo
11 Jan 2026 | 13:07 |
A equipa de futebol feminino do Sporting derrotou o Racing Power (3-2), este domingo, dia 11 de janeiro. Em partida relativa à nona jornada da Liga BPI, a turma verde e branca colocou fim a uma série de três jogos sem vencer, um dos quais no dérbi frente ao Benfica.
No Complexo Municipal de Atletismo de Setúbal, foram as leoas a inaugurar o marcador. Através de um pontapé de canto e alguma confusão na área, Érica Cancelinha (29') conseguiu fazer o 1-0. Aos 33', Ana Nogueira fez o empate ao cabecear para o fundo das redes de Anna Wellmann. Aos 36', novamente na sequência de um pontapé de canto, Beatriz Fonseca, na tentativa de afastar o esférico, cabeceou e coloca a bola para dentro da própria baliza, antes de Brittany Raphino fazer o 2-2 aos 45+9'.
Na segunda parte, Telma Encarnação colocou o Clube de Alvalade na frente do marcador, com um grande golo, aos 65 minutos. De primeira e de pé esquerdo, a jogadora leonina, que viria a ser expulsa aos 80', colocou o esférico no fundo das redes, depois de um cruzamento vindo da direita, por parte de Beatriz Fonseca. Também Pamela González (Racing Power) recebeu ordem de expulsão.
Com esta vitória - a nona em 19 jogos na presente temporada - as comandadas de Micael Sequeira ocupam o segundo lugar do Campeonato Nacional com 18 pontos. O Benfica, por outro lado, continua no primeiro lugar e tem mais cinco pontos do que o Clube de Alvalade (23).
O emblema verde e branco vira agora atenções para a terceira jornada do Grupo B da Taça da Liga. O próximo encontro do Sporting está marcado apenas para sexta-feira, dia 16 de janeiro, às 15h00, frente ao Damaiense, no Estádio do Algarve, em Loulé.
Clube londrino terá fixado montante em causa para evitar perder o jogador a custo zero no final da presente temporada desportiva
11 Jan 2026 | 12:26 |
O Crystal Palace definiu o preço para vender Marc Guéhi durante a janela de transferências de janeiro, à medida que o contrato do central inglês se aproxima do fim. O clube londrino terá fixado a fasquia em cerca de 45 milhões de euros para evitar perder o jogador a custo zero no final da temporada.
Com a saída do central em perspetiva, os 'eagles' já começaram a estudar alternativas para reforçar o centro da defesa. Entre os nomes apontados está o de Ousmane Diomande, defesa do Sporting que está há vários meses referenciado pelo atual detentor da Taça de Inglaterra.
Segundo o 'The Guardian', Marc Guéhi continua a ser cobiçado por vários clubes europeus de topo, incluindo Liverpool, Manchester City, Real Madrid e Bayern Munique, mas o Crystal Palace mantém uma posição firme: só avaliará a venda se receber uma proposta que vá ao encontro do valor estipulado.
Para já, o futuro de ambos os jogadores mantêm-se em aberto, sendo que os franceses do Paris Saint‑Germain também estão atentos ao futebolista do emblema verde e branco. A cláusula de rescisão do pupilo de Rui Borges está fixada em 80 milhões de euros.
Na presente temporada, Ousmane Diomande – avaliado em 45 milhões de euros – realizou 12 encontros pelo Sporting: seis na Liga Portugal Betclic, quatro na Liga dos Campeões, um na Taça de Portugal e outro na Supertaça. Ao todo, o defesa-central contabiliza 947 minutos.
Disputa pelo jogador envolve também Benfica e Porto, além de clubes estrangeiros como Olympiacos, Besiktas, Bayer Leverkusen, Marselha e Sevilha
11 Jan 2026 | 11:25 |
O Sporting está atento à situação de André Luiz, avançado brasileiro que representa o Rio Ave. O jogador está referenciado pelos responsáveis do emblema verde e branco, numa altura em que vários clubes seguem de perto a sua evolução no futebol português.
A disputa pelo jogador envolve também Benfica e Porto, além de clubes estrangeiros como Olympiacos, Besiktas, Bayer Leverkusen, Marselha e Sevilha, o que poderá fazer subir o preço do jogador. De acordo com Ekrem Konur, os encarnados estarão na linha da frente, embora o cenário permaneça em aberto.
"A corrida pela transferência de André Luiz está ao rubro. O Benfica está na frente, mas o Olympiacos pode entrar na disputa. Sporting, Porto, Beşiktaş, Bayern Leverkusen, Marselha e Sevilha demonstraram interesse. O Rio Ave pede cerca de 15 milhões de euros", pode ler-se.
A SAD leonina liderada por Frederico Varandas procura agora perceber se o investimento se enquadra na estratégia definida para o reforço do plantel de Rui Borges. O futebolista está referenciado há várias semanas, apesar de não ser visto como uma opção prioritária.
Na presente temporada, com a camisola do Rio Ave, André Luiz — avaliado em 4 milhões de euros — realizou 18 jogos oficiais: 17 na Liga Portugal Betclic e um na Taça de Portugal. Nos 1.390 minutos disputados, o extremo, que tem contrato válido até junho de 2029, apontou sete golos e somou cinco assistências.
Golo de André Luiz ao Gil Vicente:
Lucas Barbosa apontado a Sporting e Porto; Jogador pode custar até 20M
11 Jan 2026 | 11:03
Quase três meses depois, lesionado do Sporting deve voltar para jogo com o Casa Pia
11 Jan 2026 | 10:32
Flop no Sporting marca à Costa do Marfim e ajuda a eliminar Ousmane Diomande da CAN
11 Jan 2026 | 09:58