Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

MEMÓRIA LEONINA: A OBRA QUE NOS FEZ SONHAR

Estádio José Alvalade foi inaugurado, neste dia, há precisamente 17 anos

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

Dia 6 de agosto de 2003. Era, então, o dia pelo qual muitos Sportinguistas ansiavam: o primeiro jogo e primeiro vislumbre da sua nova casa, o Estádio José Alvalade. Há 17 anos, as portas abriram-se, pelas 18h30, mas os inquilinos leoninos começaram a chegar bem mais cedo, pela hora de almoço.


Assim que se deu as portas foram abertas, rapidamente se encheram de Sportinguistas nas bancadas. À hora marcada para a primeira partida neste novo relvado, 20h45, começou o espetáculo do qual todos os presentes têm memória.


O cenário era representado por cortinas em volta do recinto, mantendo o mistério até ao último segundo. Ao som de Dulce Pontes, que interpretou a música “O Amor Há-de Vencer”, as cortinas caíram, tal como as lágrimas de muitos Sportinguistas presentes nas bancadas. O Estádio era, assim, oficialmente inaugurado, pelo Presidente da República da altura, Jorge Sampaio.


O jogo também era frente a um grande clube, vindo de terras de sua Majestade, o Manchester United, tendo o marcador ficado 3-1, para os homens de verde e branco.

Pedro Barbosa, capitão dos leões em 2003, foi o primeiro a pisar o relvado, mas, por sua vez, foi o histórico Jesus Correia quem deu o pontapé de saída. O golo de estreia em Alvalade acabaria por ser marcado aos 25 minutos, pelo pé de Luís Filipe, batendo Barthez, após assistência de Rui Jorge.


João Pinto também ficou na história da partida, bisando (61’ e 80’) e tendo uma excelente exibição. Os Red Devils apenas conseguiram reduzir o marcador através de um autogolo de Hugo Vieira, já bem perto do final, aos 87 minutos.

Para completar este dia cheio de história, é importante ressalvar que também uma transferência foi feita neste dia. O Manchester United não levou a vitória para o Reino Unido, no entanto, levaram Cristiano Ronaldo. A sua grande exibição, também há 17 anos, impressionou Alex Ferguson ao ponto de convencer nesse mesmo dia o clube inglês a pagar a cláusula de 15 milhões de euros daquele que, um dia, acabaria por se tornar o melhor do mundo.


Futebol

PRÓXIMO NAS APOSTAS DE AMORIM! RAFAEL NEL 'QUEIMA' COLEGA DE EQUIPA DO SPORTING

Jovem avançado tem-se mostrado ao mais alto nível nesta pré-temporada

Rodrigo Ribeiro ultrapassado por Rafael Nel
Rodrigo Ribeiro ultrapassado por Rafael Nel

  |

Icon Comentário0

Há bastante tempo que Rodrigo Ribeiro espera pela oportunidade de Rúben Amorim, mas o técnico do Sporting pode optar por Rafael Nel. A hipótese foi levantada por Tiago Gonçalves, que treinou o jovem na equipa de sub-14 do Belenense, em declarações ao jornal Record, depois das boas exibições de Nel na pré-época.


"Veio do Benfica e, quando chega ao Belenenses, até jogava mais atrás no futebol de 7. Quando começou a jogar a avançado, percebemos que tinha caraterísticas mais móveis. Joga muito bem de costas para a baliza, associa-se muito bem com os colegas. Não é avançado de estar parado, é muito móvel, e dentro dessa mobilidade tem destreza e agilidade que o ajudam muito no jogo. É ágil, rápido e mesmo que não pareça que tem uma técnica por aí além, a verdade é que a relação dele com a bola e a baliza é muito boa", começou revelando um pouco do percurso do jovem.


"É mais completo que Rodrigo Ribeiro. Acho que tem hipótese, até por aquilo que tem sido o projeto que passa cá para fora do Sporting e do Rúben. Acho que há sempre hipótese para um miúdo da formação mostrar rendimento no presidente e acho que tem espaço no plantel. Pode vir a ter oportunidades nas taças, no campeonato, e se for o segundo avançado em alguma convocatória, não me admirava que o Rúben surpreendesse e o lançasse a titular quando o Gyökeres não estiver a 100 por cento. Tem uma perspicácia muito grande", acrescentou.


O atacante de 19 anos foi formado no Benfica, tendo representado os encarnados durante oito anos. Em 2018/19 mudou-se para o Belenenses e, no inverno da temporada seguinte, trocou Belém pelos verdes e brancos. Em 2022/23, Rafael Nel fez 32 jogos e nove golos pelos juniores leoninos, somando, ainda, oito partidas e quatro tentos ao serviço dos sub-23.

Na temporada que terminou, Rafael Nel fez a estreia na equipa principal do Sporting, tendo entrado aos 84 minutos, na vitória diante do Young Boys, por 3-1, para a Liga Europa. Ao serviço da equipa B dos leões, o jovem ponta de lança fez oito golos, em 27 partidas disputadas.



Futebol

DEPOIS DE ASSINAR POR NOVO CLUBE, DRIOUECH FALOU SOBRE O SPORTING: "HAVIA MUITO INTERESSE"

Extremo marroquino foi alvo dos leões neste mercado de verão, mas fugiu aos verdes e brancos

Couhaib Driouech admite interesse do Sporting
Couhaib Driouech admite interesse do Sporting

  |

Icon Comentário0

Depois de fugir ao interesse do Sporting, Couhaib Driouech, jovem extremo marroquino, que assinou pelo PSV, concedeu uma entrevista ao Voetbal International, este sábado, dia 20 de julho, onde revelou que os leões estiveram extremamente interessados na sua contratação.


"Havia muito interesse, e também muito concreto, de Rangers, Sevilha e Sporting, que tentaram. São clubes absolutamente incríveis, em grandes ligas, mas quis assinar pelo PSV", atirou o jovem, de 22 anos de idade, que preferiu continuar na Eredivisie.


É de recordar que o atleta reforçou o PSV a troco de 3,5 milhões de euros, um valor bastante acessível para a qualidade apresentada pelo atleta. Driouech era visto como a alternativa ideal a Marcus Edwards, caso o inglês deixasse Alvalade neste mercado de verão.


Esta temporada, Couhaib Driouechavaliado em 4 milhões de euros – disputou 32 partidas, nas quais teve 15 contribuições de golo: oito remates certeiros e sete assistências para companheiros de equipa. No total, o neerlandês esteve em campo durante 2.348 minutos – uma média de 73 por encontro.

Desta forma, o marroquino ingressa no terceiro clube da sua carreira, depois do Heerenveen e do Excelsior. Depois de ser formado no primeiro conjunto, Driouech jogou as últimas três temporadas na sua antiga equipa, onde evoluiu bastante como jogador.



Futebol

AL NASSR DE CRISTIANO RONALDO ESGOTA JOGO DE PRÉ-TEMPORADA FRENTE AO... PORTO

Conjunto saudita vai defrontar os dragões na apresentação de Vítor Bruno como treinador principal

Jogo entre Porto e Al Nassr esgota
Jogo entre Porto e Al Nassr esgota

  |

Icon Comentário0

O embate entre o Al Nassr, de Cristiano Ronaldo, e o Porto, no próximo dia 28 de julho, terá a lotação esgotada. A informação foi adiantada pelos próprios dragões, este sábado, dia 20 de julho, através das redes sociais dos azuis e brancos.


O duelo será realizado no Estádio do Dragão, com arranque agendado para as 18h30 e será a apresentação aos adeptos de Vítor Bruno como treinador principal. O encontro também trará vários ex Porto de regresso à cidade invicta, como Alex Telles, Otávio ou Luís Castro.


Contudo, importa destacar que Cristiano Ronaldo não deverá estar presente no jogo. O capitão da seleção nacional ainda não se apresentou aos trabalhos, depois de ter estado no Euro 2024, e, neste momento, aproveita as férias junto da sua família.


Apesar da fraca época coletiva de Cristiano Ronaldo - atualmente com 39 anos de idade e avaliado em 15 milhões de euros – o português somou 51 encontros (4.477 minutos), nos quais apontou 50 golos e realizou 13 assistências ao serviço do Al Nassr sob o comando de Luís Castro.

No Euro 2024, o internacional português fechou a sua participação com uma assistência na conta pessoal, diante da Turquia. Várias foram as críticas ao desempenho do 'camisola 7', que não tem o fulgor de outrora. A campanha em Campeonatos da Europa - confirmada pelo jogador como encerrada, após o embate com a Eslovénia - termina de forma não muito feliz.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


POR ESTA NINGUÉM ESPERAVA, SPORTING! NICLAS FULLKRUG É ALTERNATIVA DIRETA A GYOKERES
Futebol

POR ESTA NINGUÉM ESPERAVA, SPORTING! NICLAS FULLKRUG É ALTERNATIVA DIRETA A GYOKERES

 

Icon Comentário0
ELE ESTÁ DE VOLTA! VIKTOR GYOKERES JUNTOU-SE AO PLANTEL DO SPORTING NA PREPARAÇÃO PARA 2024/2025
Futebol

ELE ESTÁ DE VOLTA! VIKTOR GYOKERES JUNTOU-SE AO PLANTEL DO SPORTING NA PREPARAÇÃO PARA 2024/2025

 

Icon Comentário0
SPORTING ESTÁ MAIS PERTO DE GARANTIR IOANNIDIS E A CULPA É DO... BOLONHA
Futebol

SPORTING ESTÁ MAIS PERTO DE GARANTIR IOANNIDIS E A CULPA É DO... BOLONHA

 

Icon Comentário0