Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
06 Ago 2020 | 13:37 |
Dia 6 de agosto de 2003. Era, então, o dia pelo qual muitos Sportinguistas ansiavam: o primeiro jogo e primeiro vislumbre da sua nova casa, o Estádio José Alvalade. Há 17 anos, as portas abriram-se, pelas 18h30, mas os inquilinos leoninos começaram a chegar bem mais cedo, pela hora de almoço.
Assim que se deu as portas foram abertas, rapidamente se encheram de Sportinguistas nas bancadas. À hora marcada para a primeira partida neste novo relvado, 20h45, começou o espetáculo do qual todos os presentes têm memória.
O cenário era representado por cortinas em volta do recinto, mantendo o mistério até ao último segundo. Ao som de Dulce Pontes, que interpretou a música “O Amor Há-de Vencer”, as cortinas caíram, tal como as lágrimas de muitos Sportinguistas presentes nas bancadas. O Estádio era, assim, oficialmente inaugurado, pelo Presidente da República da altura, Jorge Sampaio.
O jogo também era frente a um grande clube, vindo de terras de sua Majestade, o Manchester United, tendo o marcador ficado 3-1, para os homens de verde e branco.
Pedro Barbosa, capitão dos leões em 2003, foi o primeiro a pisar o relvado, mas, por sua vez, foi o histórico Jesus Correia quem deu o pontapé de saída. O golo de estreia em Alvalade acabaria por ser marcado aos 25 minutos, pelo pé de Luís Filipe, batendo Barthez, após assistência de Rui Jorge.
João Pinto também ficou na história da partida, bisando (61’ e 80’) e tendo uma excelente exibição. Os Red Devils apenas conseguiram reduzir o marcador através de um autogolo de Hugo Vieira, já bem perto do final, aos 87 minutos.
Para completar este dia cheio de história, é importante ressalvar que também uma transferência foi feita neste dia. O Manchester United não levou a vitória para o Reino Unido, no entanto, levaram Cristiano Ronaldo. A sua grande exibição, também há 17 anos, impressionou Alex Ferguson ao ponto de convencer nesse mesmo dia o clube inglês a pagar a cláusula de 15 milhões de euros daquele que, um dia, acabaria por se tornar o melhor do mundo.
Em relação à partida deste domingo frente aos famalicenses, que contará para a Liga Portugal Betclic, Clube aposta 'fichas' noutro protagonista
13 Fev 2026 | 17:51 |
Pote reencontra no domingo um adversário marcante no seu percurso. O médio do Sporting volta a defrontar o Famalicão, clube onde se afirmou no futebol português e deu o salto para Alvalade, num jogo em que os leões recebem os minhotos sem a presença de Luis Suárez, principal referência ofensiva da equipa de Rui Borges.
A ausência do avançado colombiano aumenta o peso ofensivo do 'camisola 8' leonino, numa fase em que a sua influência no jogo tem sido determinante. Apesar de uma temporada marcada por lesões, adaptações táticas e maior concorrência interna, Pote continua a ser um dos jogadores mais produtivos do plantel.
Os números sustentam essa importância. Em 24 jogos realizados na presente época, soma 11 golos e seis assistências, sendo o segundo melhor marcador do Sporting, apenas atrás de Suárez. Mesmo em momentos de menor fulgor exibicional, mantém um impacto direto nos resultados da equipa.
Após o encontro europeu em Bilbao, Rui Borges - que persegue recorde - não escondeu a confiança no internacional português, sublinhando o que a equipa ganha com a sua presença. A mensagem do treinador tem sido clara e passa também por devolver a Pote o conforto posicional que melhor potencia o seu rendimento.
Depois da experiência no Dragão, com Pote mais por dentro e Francisco Trincão no corredor esquerdo, o técnico deverá regressar à fórmula habitual. O camisola 8 leonino deverá voltar a partir da esquerda, enquanto o 'camisola 17' jogará mais próximo do avançado, posição que deverá ser ocupada por Faye.
Para além da organização ofensiva, espera-se que Pedro Gonçalves volte a assumir responsabilidades na finalização. Desde que chegou a Alvalade, o médio verde e branco soma 93 golos em 222 jogos oficiais, um registo expressivo e que ajuda a explicar o estatuto que conquistou no Clube.
Recorde-se que o emblema verde de branco volta a entrar em campo no domingo, dia 15 de fevereiro, frente ao Famalicão. O encontro, a contar para a 22.ª jornada da Liga Portugal Betclic, diante da turma liderada por Hugo Oliveira, jogar-se-á às 20h30, em Alvalade.
Internacional colombiano não poderá entrar nas escolhas de Rui Borges para a partida diante do Famalicão, no próximo domingo, 15 de fevereiro
13 Fev 2026 | 17:14 |
Ausente da receção ao Famalicão, agendada para domingo, às 20h30, no Estádio José Alvalade, devido a castigo por acumulação de cartões, mas também condicionado por um problema na perna direita, Luis Suárez - recentemente considerado o melhor jogador de janeiro - recorreu às redes sociais para partilhar uma reflexão, evidenciando a sua fé.
"Mesmo quando passamos por momentos complicados e testes, é importante dizer 'Graças a Deus'", escreveu o internacional colombiano, de 28 anos, numa publicação no Instagram, deixando ainda uma mensagem aos seguidores para que, perante qualquer adversidade, "se mantenham sempre alegres".
Esta será apenas a segunda vez na temporada que Rui Borges não poderá contar com o 'camisola 97' entre as palavras de Rui Borges, que participou em 35 dos 36 encontros oficiais realizados até ao momento pelo Clube de Alvalade.
Com Fotis Ioannidis ainda indisponível, a escolha para substituir o sul-americano deverá recair entre Souleymane Faye e Rafael Nel, embora o reforço proveniente do Granada parta, nesta fase, em vantagem sobre o jovem avançado da equipa B.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Luis Suárez – avaliado em 22 milhões de euros – leva 35 encontros: 21 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, quatro na Taça de Portugal, um na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 2.769 minutos que esteve em campo, o ponta-de-lança marcou 26 golos e fez quatro assistências.
Já em preparação para o encontro deste domingo, que contará para a 22.ª jornada da Liga Portugal Betclic, técnico leonino tentará fazer história
13 Fev 2026 | 16:41 |
O Sporting tem vindo a construir, em Alvalade, um percurso que ganha cada vez mais peso na história do Clube. Desde outubro até fevereiro, os leões somam 12 vitórias consecutivas em casa, um registo que coloca a equipa orientada por Rui Borges num patamar reservado a treinadores que deixaram marca na história leonina e que mantém viva a ambição de continuar a somar triunfos perante os sportinguistas.
Este ciclo permitiu ao técnico de Mirandela igualar marcas alcançadas por Augusto Inácio, na temporada 1999/00, e por Ruben Amorim, em 2023/24, ambos com 12 vitórias seguidas como anfitriões. Os sucessos frente a Nacional, para o campeonato, e AFS SAD, já na Taça de Portugal, foram determinantes para alcançar este patamar e consolidar a série iniciada após a igualdade frente ao Braga.
Ainda assim, há registos mais distantes no tempo que continuam como referência maior em Alvalade. Em 1953/54, Joseph Szabo conduziu o Sporting a 15 vitórias consecutivas em casa, numa época marcada pelo tetracampeonato nacional. Duas décadas depois, em 1973/74, Mário Lino elevou a fasquia para 16 triunfos seguidos, recorde absoluto, numa temporada em que os leões conquistaram a dobradinha e chegaram às meias-finais europeias.
A série atual arrancou com o triunfo frente ao Marselha, na Liga dos Campeões, e inclui vitórias em diferentes competições, desde campeonato a Taça de Portugal, passando pela Allianz Cup e provas europeias. Alverca, Marinhense, Club Brugge, Estrela da Amadora, AVS SAD, Rio Ave, Casa Pia, PSG e Nacional fazem parte da lista de adversários superados em Alvalade.
Neste domingo, Rui Borges - que comanda regresso aos treinos com novidade - procura estender esse mesmo registo. Recorde-se que o emblema verde de branco volta a entrar em campo no dia 15 de fevereiro, frente ao Famalicão. O encontro, a contar para a 22.ª jornada da Liga Portugal Betclic, diante da turma liderada por Hugo Oliveira, jogar-se-á às 20h30, em Alvalade.