
Futebol
Bryan Ruiz revela motivo pelo qual saiu do Sporting: "Teria ficado mais tempo"
03 Set 2025 | 12:22
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
23 Mai 2020 | 12:12 |
No dia 23 de maio de 1971, em jogo relativo aos oitavos de final da Taça de Portugal, o Sporting CP goleou o Mindelense de Cabo Verde por 21-0, naquela que é, até aos dias de hoje, a maior goleada da história da prova rainha. Fernando Peres (7), Lourenço (6), Pedras (3), Fernando Tomé (2), Dinis (2), Marinho (2) e Chico Faria (1) apontaram os golos da goleada verde e branca.
Para a partida diante do Mindelense de Cabo Verde, Fernando Vaz, o então treinador dos leões, escolheu Vítor Damas (GR), Manaca, José Carlos, João Laranjeira, Francisco Caló, Fernando Peres, Pedras, Fernando Tomé, Lourenço, Dinis e Chico Faria para o 11 inicial. No decorrer da contenta, Pedro Gomes e Marinho foram lançados na partida.
O jogo realizou-se no Estádio José Alvalade e, conforme relatou o Diário de Notícias, ficou marcado pelos “21 golos sem resposta do Sporting ao Mindelense - um recorde na competição”. Na crónica da partida, o jornal destacou “o assédio inicial do Sporting ao reduto defensivo do clube de Cabo Verde havia de repetir-se por todo o espaço de tempo numa manifestação de superioridade e de nível técnico do conjunto leonino que depois o volumoso resultado confirmaria”.
Nessa temporada (1970/1971), o Sporting CP haveria mesmo de conquistar a sétima Taça de Portugal da sua história, batendo, na final, o SL Benfica por 4-1, com os golos a serem apontados por Chico Faria (2), Dinis e Nélson Gonçalves.
Quanto às restantes competições, os leões terminaram em segundo lugar do campeonato nacional, com 38 pontos, a apenas três do eterno rival, com 41. Na Taça dos Clubes Campeões Europeus, o Clube de Alvalade começou por eliminar categoricamente o Floriana, de Malta, com 9-0 no conjunto da eliminatória. No entanto, nos oitavos de final, o Sporting CP acabaria por cair aos pés do FC Carl Zeiss Jena, da Alemanha, tendo sido derrotado por 2-1 em ambos os jogos.
Antigo jogador do Porto tramou planos dos verdes e brancos durante a janela de verão e obrigou SAD leonina a reformular ideias
03 Set 2025 | 13:33 |
Diogo Leite 'tramou' os planos do Sporting no mercado de verão. Os leões negociaram Jeremiah St Juste com o Union Berlim, mas a mudança do central para a Bundesliga iria depender da saída de Diogo Leite, que acabou por ficar na Alemanha e prender o neerlandês em Alvalade.
O 'camisola 3' dos leões até começou a janela a ser apontado ao Osasuna, tendo mesmo feito uma deslocação a Pamplona para ouvir as condições dos espanhóis. Todavia, Jer nunca se mostrou entusiasmado com a ideia e acabou por recusar.
O Union Berlim entrou na corrida e ofereceu ao jogador a possibilidade de regressar à Bundesliga, algo que era apreciado pelo veloz defesa. Porém, o negócio com o Sporting dependia da saída de Diogo Leite para a Fiorentina, cenário que acabou por não se verificar.
O Sporting pedia 4 milhões de euros por St. Juste, valor bastante inferior em comparação ao que foi pago ao Mainz, em 2022/23. Com o falhanço das negociações e o jogador a chegar ao final do contrato, auferindo um dos maiores salários do plantel, é possível que assine por outro emblema em janeiro a custo zero.
Em 2024/2025, St. Juste – avaliado em 6 milhões de euros – fez 28 jogos com a camisola do Sporting: 14 na Liga Portugal Betclic, seis na Liga dos Campeões, cinco na Taça de Portugal e três na Taça da Liga. No total, o defesa somou 1.385 minutos, não tendo marcado ou feito qualquer assistência.
Clube de Alvalade teve tudo assegurado para a contratação do jogador, mas não conseguiu entregar a documentação dentro do tempo limite
03 Set 2025 | 12:36 |
Fernando Mendes mostrou-se incrédulo com o falhanço na contratação por Jota Silva. O jogador teve tudo acertado para ser reforço do Sporting, mas a documentação necessária para inscrever o extremo-esquerdo na Liga Portugal foi entregue após a data limite. Como tal, o comentador acredita que o responsável deveria sofrer as consequências necessárias.
Fernando Mendes: "Jota Silva? Tem de haver consequências para o responsável desta situação"
“Acho que tem de haver consequências para o responsável desta situação. Acho que sinceramente não é um drama, mas tem de haver consequências porque não podem brincar com a vida das pessoas”, revelou o antigo jogador dos leões, em declarações para a CMTV.
De seguida, Fernando Mendes foi questionado sobre quem acredita ser o principal responsável pela falha de fecho de mercado: “Não faço a mínima ideia de quem trata destas coisas, nem quero saber disso para nada, mas sofre o treinador que queria o jogador, sofre o jogador que recusou uma série de clubes para vir o Sporting”.
Fernando Mendes: "Se eu acho um drama o Jota Silva não vir para o Sporting? Não"
Ainda assim, o comentador não acredita que, apesar do falhanço, a situação não deve ser dramatizada: “Atenção, tem de haver consequências. Mas se eu acho um drama o Jota Silva não vir para o Sporting? Não. O Sporting tem que pensar neste momento em recuperar Nuno Santos, Maxi Araújo e Diomande. Eles têm jogadores para essa posição: Maxi Araújo e Quenda que joga pouco”.
Jota Silva – avaliado em 15 milhões de euros – participou em 37 encontros ao serviço do Nottingham Forest na época passada: 31 na Premier League, cinco na Taça de Inglaterra e um na Taça da Liga inglesa. Raramente opção inicial em Inglaterra, o extremo marcou quatro golos e fez duas assistências. O jogador foi suplente utilizado na primeira ronda da Premier League desta época.
Fecho da janela de transferências ditou que o Clube de Alvalade não conseguisse contratar reforço da lista de Frederico Varandas
03 Set 2025 | 12:24 |
Apesar de a Direção leonina ter feito os possíveis, Kevin não foi reforço do Sporting. O extremo brasileiro protagonizou uma mudança do Shakhtar Donetsk para o Fulham no último dia do mercado e vai ser orientado por Marco Silva, antigo treinador dos leões.
Segundo informações avançadas pelo jornal Record, a SAD dirigida por Frederico Varandas tinha noção que o negócio pelo avançado seria altamente improvável, uma vez que o conjunto ucraniano já teria negócio acordado com o clube da Premier League. Como última manobra a convencer o Shakhtar a deixar sair o jogador rumar para os verdes e brancos, a Direção preparou uma oferta de 37M+3M.
Nem mesmo a proposta astronómica do Sporting foi suficiente para o Shakhtar Donetsk ponderar a mudança de Kevin para o Clube de Alvalade e o extremo esquerdo de 22 anos acabou mesmo por ser oficializado para o Fulham. O brasileiro era um desejo da SAD, uma vez que foi visto como um jogador diferenciado e desequilibrador, fatores que garantiam um papel de importância no plantel de Rui Borges.
Com o avançado fora das contas verdes e brancas, os leões não conseguiram assegurar a contratação de nenhum dos extremos esquerdos presentes na lista de potenciais reforços de Frederico Varandas. Yeremay Hernández vai continuar no Deportivo d’A Corunha e Jota Silva não foi inscrito na Liga Portugal dentro do prazo estabelecido.
Neste início de temporada 2025/26, Kevin - avaliado em 12 milhões de euros - tinha vindo a ser o principal destaque da formação do Shakhtar Donetsk. O avançado brasileiro já cumpriu cinco jogos: três na qualificação para a Liga Europa e dois na qualificação para a Liga Conferência. Nos 401 minutos de utilização, já registou cinco golos e duas assistências.