Futebol
Oficial! Lateral sai do Sporting em definitivo e ruma ao detentor da Taça da Liga
25 Jul 2026 | 11:32
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
22 Out 2020 | 14:09 |
Um jovem brasileiro com o sonho de chegar aos maiores palcos da Europa. O homem que foi de trabalhador num supermercado na Bahia a marcador de um golo no Campeonato do Mundo na África do Sul, representando um país que se distancia por 7000 km da cidade onde havia nascido. O Leonino recorda, hoje, quinta-feira, o maior goleador da história do Sporting CP nas provas europeias, marco que atingiu há precisamente 12 anos.
Foi no dia 22 de outubro de 2008 que o craque brasileiro se tornou no melhor marcador da história dos leões a nível europeu. Numa partida a contar para a fase de grupos da Liga dos Campeões, frente ao Shaktar Donetsk, que o Sporting CP venceu (1-0), o ‘levezinho’ chegou a marca dos 19 golos, superando os 18 de João Lourenço, que já havia sido igualada por Manuel Fernandes. O ponta de lança leonino alcançou mesmo os 26 golos em competições europeias de leão ao peito, sendo o melhor marcador estrangeiro em provas da UEFA ao serviço de clubes portugueses.
O avançado brasileiro apenas chegou ao futebol profissional com 22 anos, mas uma subida meteórica levou-o aos maiores palcos da Europa. Uma boa passagem pelo Coritiba valeu-lhe uma transferência para o Flamengo, onde marcou quinze golos em 29 encontros. Tais números levaram-no ao Corinthians onde, numa época, alcançou os 22 dois em 33 partidas disputadas.
Liedson chega aos leões aos 26 anos, sendo recebido com algumas dúvidas, tendo em conta a sua estatura física, valendo-lhe a alcunha de ‘levezinho’. O ex-internacional português atingiu números muito bons ao serviço dos leões, tendo-se sagrado por duas vezes melhor marcador da Liga, na época de 2004/2005 com 25 golos, repetindo o feito em 2006/2007, desta vez com quinze golos marcados.
Em 2009 adquiriu a dupla nacionalidade, sendo chamado por Carlos Queirós para representar a seleção portuguesa. Foi decisivo ao marcar um golo frente à Dinamarca, num jogo que terminou empatado (1-1), marcando presença no Mundial do ano seguinte, conseguindo marcar um golo nessa competição. Representou Portugal num total de quinze vezes, tendo feito quatro golos.
O ponta de lança brasileiro jogou de leão ao peito 313 vezes, tendo marcado 172 tentos ao serviço dos leões. Nas oito épocas que disputou com a listada verde e branca, conquistou duas Supertaças e duas Taças de Portugal, conquistando mais tarde um Campeonato Nacional, ao serviço do FC Porto.
Ainda assim, emblema verde e branco continua bem posicionado para assegurar contratação do extremo de 20 anos do Watford
25 Jul 2026 | 16:19 |
O Watford recusou uma proposta apresentada pelo Hull City para contratar Nestory Irankunda, mantendo em aberto o futuro do jovem extremo australiano. O jogador de 20 anos continua a despertar o interesse de vários clubes, entre os quais o Sporting, que segue atento à sua situação.
De acordo com informações avançadas pela Sky Sports, a oferta dos responsáveis do novo clube de Hidemasa Morita não convenceu o emblema inglês, que decidiu rejeitar a abordagem. Desta forma, o internacional australiano permanece ligado ao Watford.
Além do Hull City, também o Celta de Vigo tentou garantir a contratação do jogador. O clube espanhol apresentou igualmente uma proposta ao Watford, mas a mesma teve o mesmo desfecho, acabando por ser recusada pela formação inglesa.
O Sporting continua, no entanto, bem posicionado para assegurar a contratação do extremo. Os leões terão alcançado um princípio de acordo para a transferência do jogador, numa operação avaliada em valores a rondar os 22 milhões de euros.
Caso o negócio avance para a fase final, Nestory Irankunda poderá tornar-se um dos reforços do Sporting para a nova temporada. O futebolista é visto como uma aposta de futuro e uma opção para reforçar o setor ofensivo da equipa de Rui Borges.
Futebolista falou sobre episódio vivido quando ainda representava Clube de Alvalade, descrevendo impacto que situação teve no balneário
25 Jul 2026 | 15:46 |
Rafael Leão recordou um dos momentos mais marcantes da sua carreira ao revisitar a invasão à Academia de Alcochete, ocorrida a 15 de maio de 2018. O internacional português falou sobre o episódio vivido quando ainda representava o Sporting, descrevendo o impacto que a situação teve no balneário.
"Imagina… Quando eles entraram, o meu lugar era ali, logo ao lado, no balneário. Eu já estava na equipa principal nessa altura. Foi uma situação complicada, complicada mesmo…", afirmou durante a participação no podcast brasileiro Podpah.
Rafael Leão: "Parecia um filme… Foi assustador"
Ao recordar o sucedido, admitiu que a situação foi difícil de processar: "Parecia um filme… Foi assustador", confessou o jogador - que tem o futuro incerto no Milan -, sublinhando o impacto emocional que aquele episódio deixou em todos os que estavam presentes.
Durante a conversa, o jogador abordou ainda a atualidade da Seleção Nacional, mostrando-se confiante de que a equipa poderá voltar aos bons resultados depois da dececionante participação no Mundial. Leão acredita que a chegada de Jorge Jesus ao comando técnico poderá marcar uma nova fase.
O jogador partilhou ainda algumas memórias da convivência com Jorge Jesus, demonstrando confiança na capacidade do técnico para liderar a Seleção Nacional. O avançado mostrou-se otimista quanto ao futuro da equipa das quinas e espera que a nova equipa técnica consiga devolver a Seleção ao caminho do sucesso.
Mudança representa um novo desafio na carreira de extremo, que procura afirmar-se ao serviço do clube bracarense, liderado por António Salvador
25 Jul 2026 | 13:02 |
É oficial. O Braga oficializou a contratação da atacante Inês Gonçalves, antiga futebolista do Sporting, que deixa o Racing Power para reforçar a equipa minhota. O anúncio foi feito clube minhoto, que confirmou a chegada da atacante portuguesa de 25 anos.
A jogadora assinou um vínculo válido por três temporadas, ficando ligada ao emblema arsenalista até ao verão de 2029. A transferência representa um novo desafio na carreira da jogadora, que procura afirmar-se ao serviço do clube bracarense.
Nas primeiras declarações, destacou o orgulho em representar o novo clube: "Assinar pelo Braga representa responsabilidade e compromisso, é um clube com uma identidade muito própria e para mim é um enorme privilégio poder defender o clube e a cidade de Braga".
A jogadora garantiu ainda que pretende contribuir para o sucesso da equipa: "Os meus objetivos passam sempre por ajudar o clube a conquistar tudo em que estamos inseridos, e crescer com o clube a nível profissional. Acredito que o trabalho é a chave para o sucesso, todas juntas e unidas vamos conseguir alcançar os objetivos do clube".
Inês Gonçalves encerra, assim, um ciclo de duas épocas e meia ao serviço do Racing Power. Na última temporada, a extremo participou em 20 encontros, apontou um golo e fez uma assistência. A atleta esteve ligada ao Sporting entre 2018 e 2024, tendo conquistado uma Taça de Portugal e uma Supertaça. Carolina Pimenta também saiu das leoas rumo ao Torreense.
Veja a publicação: