Futebol
Confirmado! Casa Pia tem novo treinador interino e João Gião fica no Sporting
04 Nov 2025 | 19:21
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
17 Jun 2024 | 11:51 |
Miguel Frasquilho, antigo Chairman da TAP e Sócio 17.350 do Sporting, abordou, na coluna de opinião do diário desportivo A Bola, o sucesso leonino, destacando o papel crucial de Rúben Amorim na conquista do título e na grandiosidade devolvida aos leões depois de anos em jejum.
“O sucesso alcançado pelo Sporting orientado por Rúben Amorim, campeão nacional pela segunda vez em 4 anos, veio mostrar que o título de 2020/2021 não foi nem obra do acaso nem fruto da pandemia”, começou por dizer, prosseguindo: “Pareceu-me, por isso, oportuno escrever este texto, em que dou a conhecer o que, desde o início de 2020, pensei (e penso...) sobre a vinda de Rúben Amorim (RA) para Alvalade e de como ela se revelou estruturalmente fundamental para o Sporting”.
Ao recuar no tempo até 5 de março de 2020, Frasquilho recordou a conferência de imprensa de apresentação de Rúben Amorim em Alvalade: “Perguntam-lhe: ‘E se corre mal?’. A resposta é de todos conhecida: ‘E se corre bem?’ Tudo ficou aqui dito”, relembrou o economista. Antes da contratação pelo Sporting, Amorim esteve ao comando do futebol do Braga, “logo me chamou a atenção a forma como orientava a equipa, se movimentava no banco, comunicava com os jogadores”.
“Alguns jogos depois, sem que soubesse bem explicar porquê, dei por mim a pensar: era este o treinador que eu queria em Alvalade. Era um feeling. Fazia-me lembrar o José Mourinho do início da sua carreira como técnico principal, o que limpou Portugal e a Europa com o Porto”, continuou.
“Sabendo das origens benfiquistas de RA, nem me atrevi a comentar com os meus amigos Sportinguistas, todos bastante tristes com a realidade do futebol do Clube, o que pensava - até porque, lá está, para mim, estava longe, muito longe, de se tornar uma realidade. Chegamos a 4 de março, 2020. A comunicação social faz eco de que a possibilidade de RA vir para o Sporting é bastante real. Não queria acreditar - mas de satisfação. Nas tertúlias e grupos de reflexão online do Sporting em que participo, começaram os protestos, as críticas a todo este processo. Creio que fui o único a mostrar recetividade, alegria, pelo que estava prestes a acontecer (...) O resto é história”, completou.
Situação gerou enorme desconforto à massa associativa verde e branca, dada a prática pouco usual antes do encontro da quarta jornada da Liga dos Campeões
04 Nov 2025 | 20:22 |
Os adeptos do Sporting foram obrigados a tirar os sapatos à entrada para o Juventus Stadium, em Turim, antes do duelo da quarta jornada da Liga dos Campeões. Ao que o nosso Jornal apurou, a situação gerou enorme desconforto à massa associativa verde e branca.
A polícia e os membros da segurança do estádio dedicaram-se a inspecionar minuciosamente todos os adeptos, deixando-os descalços, um por um, para garantir que não introduzissem nenhum objeto proibido, de forma a evitar a entrada de engenhos pirotécnicos no recinto.
Apesar de não ser inédita, esta prática é mais recorrente em provas da UEFA. A revista de segurança rigorosa visa aumentar a segurança dos adeptos presentes nos estádios. As revistas são normalmente mais complexas nos encontros das provas europeias. Ainda assim, a 'inspeção' não costuma ser tão profunda.
Embalado por cinco vitórias consecutivas, o Sporting procura um triunfo inédito em Itália. Os leões podem dar um passo importante para garantir, no mínimo, a presença no play-off da Liga dos Campeões, sendo que o calendário de dezembro antecipa visitas à Luz e a Munique no espaço de cinco dias.
Antes da partida, o emblema verde e branco estava na 11.ª posição com seis pontos conquistados. Por outro lado, a Juventus, agora orientada por Luciano Spalletti - que elogiou um jogador do Sporting na conferência - soma apenas dois pontos e estava na 25.ª posição da tabela, fora da zona de apuramento para a próxima fase.
No entanto, André Cury, agente do futebolista de 20 anos, deixou claro que o canarinho está feliz no Brasil, mas confirmou a chegada de propostas
04 Nov 2025 | 19:49 |
Vitor Roque tem estado em destaque no Palmeiras e voltou a despertar a atenção de Ruben Amorim. Depois de o jogador ter rejeitado rumar ao Sporting no mercado de verão de 2024, o técnico do Manchester United pode voltar à carga pelo avançado e oferecer 50 milhões de euros.
No entanto, André Cury, agente do futebolista de 20 anos, que trocou o Barcelona pelo Palmeiras há cerca de meio ano - por 25,5 milhões de euros - deixou claro que o canarinho está feliz no Brasil, mas confirmou a chegada de propostas pela sua contratação.
Segundo o 'Fichajes', além do Manchester United, também Chelsea e Tottenham estão atentos ao atleta: "Hoje, temos uma chuva de ligações de europeus, principalmente, da Premier League e de Itália. Ligam para perguntar valores e condições, mas estamos estamos a meio da temporada", disse o empresário, em declarações ao Globoesporte.
"Já tivemos uma oferta do mundo árabe, de 35 milhões de euros, que não interessava, e, agora, vai chegar uma proposta na casa dos 50 milhões [de euros], da Premier League", adiantou ainda, mas deixando claro que, para já, Vitor Roque "não tem pressa" em sair do Brasil.
"O plano era voltar para cá, ficar forte novamente e estudar o mercado, também. Se chegar uma proposta boa para todos e tiverem o entendimento de que ele tem de sair, ele está aberto para escutar, mas ele está muito feliz no Palmeiras, logo, agora, quer tentar ganhar o Brasileirão e a Taça Libertadores", concluiu.
Um eventual empréstimo com cláusula de opção de compra é um dos cenários em cima da mesa para futebolista que não tem sido aposta de Rui Borges
04 Nov 2025 | 19:36 |
Rodrigo Ribeiro, avançado do Sporting, pode voltar a ser, mais uma vez, cedido na reabertura do próximo mercado, em janeiro, e desta vez para a Bundesliga, sendo que já há negociações em andamento pelo futebolista que tem atuado na equipa B dos verdes e brancos.
Florian Plettenberg, jornalista da Sky Sports, informa que um eventual empréstimo com cláusula de opção de compra é um dos cenários em cima da mesa, apesar de não referir clubes em concreto que queiram contar com os serviços do internacional sub-20 português, que recentemente marcou à Alemanha.
F. Plettenberg: "Vários clubes da Bundesliga estão interessados e as negociações estão em andamento"
"Rodrigo Ribeiro, um jogador para ficar de olho na janela de transferências de inverno. O talentoso atacante de 20 anos pode deixar o Sporting por empréstimo com opção de compra. O seu contrato é válido até 2028. Vários clubes da Bundesliga estão interessados e as negociações estão em andamento", pode ler-se na rede social 'X'.
Vale a pena recordar que, caso seja emprestado, esta será a terceira cedência do jogador natural de Viana do Castelo, depois de uma passagem discreta pelos ingleses do Nottingham Forest na segunda metade de 2023/24 e outra pelo AFS na temporada transata.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Rodrigo Ribeiro - avaliado em 2,5 milhões de euros - leva oito partidas disputadas: sete pela equipa B e uma com o plantel principal. No total, o avançado soma 527 minutos, nos quais marcou quatro golos e fez uma assistência na Liga 2.
Veja a publicação: