Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Miguel Sousa Tavares defende João Pinheiro e atira-se aos adeptos do Sporting: "Como se..."

Escritor português assinou o seu espaço de opinião no jornal 'Record' e, desta vez, falou sobre os acontecimentos do último Clássico entre Porto e Sporting

Miguel Sousa Tavares fala do Sporting no seu mais recente texto de opinião publicado no  jornal 'Record'
Miguel Sousa Tavares fala do Sporting no seu mais recente texto de opinião publicado no jornal 'Record'

  |

Icon Comentário0

Miguel Sousa Tavares, conceituado escritor português, aproveitou o seu espaço de opinião no jornal 'Record' para abordar o que aconteceu no último Clássico entre Porto e Sporting, disputado no Estádio do Dragão, na última sexta-feira, e que terminou empatado a um golo.


O também comentador começou por reconhecer melhorias nos azuis e brancos motivadas pela contratação do treinador argentino Martín Anselmi, afirmando que estas foram notórias na segunda parte do encontro com os leões, e destacou, ainda, que sem Viktor Gyokeres em campo, o Sporting parece uma outra equipa.


"Duas coisas me surpreenderam: a vontade e crença dos portistas, que há tanto tempo andava arredada da vista, e o défice físico ou competitivo do Sporting, 45 minutos acantonado dentro da área à espera que Gyokeres entrasse e resolvesse o jogo, como tantas vezes antes. Não há dúvida de que há um Sporting com ele e outro sem ele", atirou Miguel Sousa Tavares, que não se ficou por aqui.


Sem fugir ao polémico lance em que Quenda, derrubado por Zé Pedro, caiu dentro da grande área e João Pinheiro optou por mandar jogar, o escritor disse: "O ‘tackle’, inventado pelos ingleses, é uma jogada bonita quando bem executada e que, do ponto de vista da arbitragem, não tem nada que saber: é legal quando o jogador que o executa toca primeiro na bola, mesmo que depois toque no adversário; e é faltoso quando atinge primeiro o adversário. Esta regra foi deturpada por alguns comentadores de arbitragem (...). Tivessem o árbitro e o VAR acompanhado estas opiniões, fundadas em grosseira deturpação das regras, e duas coisas teriam acontecido: o Sporting teria ganho um jogo que não mereceu ganhar e João Pinheiro teria visto manchada uma exibição perfeita".

Foi então que Miguel Sousa Tavares seguiu para as críticas aos Adeptos do Sporting, defendendo, por outro lado, o árbitro da partida. "Aproveitaram-se de críticas destas para caírem em cima de João Pinheiro, recordando anteriores derrotas suas com este árbitro – como se um bom árbitro estivesse proibido de assistir a derrotas do Sporting. Pois eu acho que depois de um período recente em que tínhamos um dos piores naipes de árbitros de que me recordo – confirmado pela ausência de qualquer um deles no último Mundial – de então para cá tem havido uma progressiva evolução qualitativa, de que João Pinheiro é claramente o melhor exemplo e o único de categoria internacional", fez notar.


Por fim, foi deixado claro que, na opinião de Miguel Sousa Tavares, o lance mais polémico da 21.ª jornada do campeonato nacional foi registado na Luz, durante o duelo das águias com o Moreirense, e trata-se do "eventual penálti cometido por Florentino, no fecho do jogo e numa altura em que o Benfica defendia já em pânico a vantagem tangencial. 


Futebol

Rui Borges pode ter mais uma baixa no meio-campo do Sporting e culpa é de... Fernando Gomes

Jovem craque leonino poderá tornar-se mais uma dor de cabeça para o treinador e juntar-se, assim, à lista de jogadores indisponíveis

Jovem craque do Sporting acaba de receber a confirmação de que foi chamado à proxima concentração da Seleção Nacional portuguesa e é baixa para Rui Borges
Jovem craque do Sporting acaba de receber a confirmação de que foi chamado à proxima concentração da Seleção Nacional portuguesa e é baixa para Rui Borges

  |

Icon Comentário0

João Simões, jovem médio de 18 anos do Sporting, acaba de receber a confirmação de que o seu nome faz parte da convocatória da Seleção Nacional portuguesa, no escalão de sub-19, tornando-se mais uma arma lusa para o ataque à ronda de elite de apuramento para o Europeu da categoria, tutelada pelo organismo ainda liderado por Fernando Gomes.


O estágio da seleção de sub-19 está marcado para a próxima semana, de 17 a 19 de fevereiro, colidindo com o campeonato nacional, e Rui Borges fará de tudo para não perder mais uma das suas pérolas. Visto não se tratar de uma data FIFA, a formação de Alvalade poderá vetar esta convocatória e impedir que o plantel leonino fique, ainda mais, desfalcado.


João Simões tem sido muito utilizado após a saída de Ruben Amorim, primeiro com João Pereira e agora com Rui Borges. O jovem médio aproveitou a onda de lesões no Clube de Alvalade e em particular no centro do terreno, primeiro com Pedro Gonçalves e, posteriormente, com Morita e Daniel Bragança.


Apesar do recente desaire europeu, a equipa orientada por Rui Borges ainda acredita na permanência na Liga dos Campeões e, caso o médio rume mesmo à seleção da sua faixa etária, irá forçosamente falhar a deslocação a Dortmund, para a segunda mão do play-off de acesso aos oitavos de final. João Simões foi, inclusive, titular na primeira mão frente à equipa do Borussia de Dortmund, tendo saído ao minuto 61.

Vale recordar que a equipa do Sporting tem um compromisso muito importante para defender a liderança da Liga Portugal Betclic, diante da equipa do Arouca, treinada por Vasco Seabra, em jogo marcado para o dia 15 de fevereiro, às 20h30, no Estádio José Alvalade, a contar para a 22ª jornada.



Futebol

Recorde as 5 maiores derrotas caseiras do Sporting na Liga dos Campeões

Após desaire diante do Dortmund, lembramos alguns dos maiores dissabores dos verdes e brancos no seu reduto na prova milionária

Bayern Munique, Manchester City ou Arsenal são alguns dos emblemas responsáveis pelas maiores derrotas do Sporting na Liga dos Campeões
Bayern Munique, Manchester City ou Arsenal são alguns dos emblemas responsáveis pelas maiores derrotas do Sporting na Liga dos Campeões

  |

Icon Comentário0

Após o desaire caseiro, por 3-0, diante do Borussia Dortmund, o Sporting ficou praticamente afastado da próxima fase da Liga dos Campeões. No entanto, a derrota diante dos alemães nem é das mais pesadas da história do Clube de Alvalade na prova milionária, isto a jogar diante dos seus adeptos. Recorde, em baixo, as cinco maiores derrotas dos verdes e brancos na Champions.


1. Sporting 0 - 5 Bayern de Munique (2009)


A 25 de fevereiro de 2009, o Sporting recebeu o Bayern de Munique na primeira mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões. Após uma histórica qualificação para esta fase da prova, os leões foram derrotados por 5-0, com golos de Franck Ribéry (42' e 63') Miroslav Klose (57') e Luca Toni (84' e 89'). Na segunda mão, os então comandados de Paulo Bento haveriam de ser derrotados, na Alemanha, por 7-1.


2. Sporting 0 - 5 Manchester City (2022)

A 15 de fevereiro de 2022, o Sporting recebeu o Manchester City, na primeira mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões. Apesar do esforço do Clube leonino, a equipa inglesa dominou o jogo, vencendo por 5-0. Os golos foram apontados por Riyad Mahrez, Bernardo Silva (2), Phil Foden e Raheem Sterling.


3. Sporting 1 - 5 Arsenal (2024)

Na presente temporada, a 26 de novembro de 2024, o Sporting enfrentou o Arsenal na fase de grupos da Liga dos Campeões. Depois de um bom começo na prova, sob a orientação de Ruben Amorim, os leões eram agora comandados por João Pereira, mas a estreia do antigo jogador na Champions não correu da melhor maneira. A turma de Mikel Arteta cilindrou os verdes e brancos, com golos de Gabriel Martinelli, Kai Havertz, Gabriel Magalhães, Bukayo Saka 64 e Leandro Trossard. O tento dos verdes e brancos foi marcado por Gonçalo Inácio.

4. Sporting 1 - 5 Ajax (2022)

Na jornada inaugural da fase de grupos da Liga dos Campeões 2022/23, o Sporting foi arrasado pelo Ajax, por 5-1. Numa noite memorável para Sébastien Haller, que marcou quatro golos, os comandados de Ruben Amorim foram incapazes de travar a turma de Erik Ten Hah. Steven Berghuis fez o outro tento dos neerlandeses, enquanto Paulinho apontou o golo do Clube de Alvalade. Nota ainda para a noite trágica de Rúben Vinagre, que teve pela frente Antony.

5. Sporting 2 - 5 Barcelona (2008)

A 26 de novembro de 2008, o Sporting enfrentou o Barcelona na quinta jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões. Os catalães impuseram uma derrota pesada aos leões, vencendo por 5-2. Os golos dos culés foram marcados por Thierry Henry, Gerard Piqué, Lionel Messi, Bojan Krkić e um autogolo de Marco Caneira. Os tentos do Sporting foram da autoria de Liedson e Miguel Veloso, no espaço de um minuto.


Futebol

Adepto do Sporting aponta dedo a Varandas e defende Rui Borges: "Culpa será…" (Vídeo)

Após derrota diante do Dortmund, discurso de Sócio dos verdes e brancos tornou-se viral nas redes sociais, questionando a estratégia do Clube de Alvalade

Frederico Varandas foi buscar Rui Borges ao Vitória SC, no fim do ano passado, para o lugar de João Pereira. A época, no entanto, foi iniciada por Ruben Amorim
Frederico Varandas foi buscar Rui Borges ao Vitória SC, no fim do ano passado, para o lugar de João Pereira. A época, no entanto, foi iniciada por Ruben Amorim

  |

Icon Comentário0

O Sporting foi derrotado pelo Dortmund, por 3-0, esta terça feira, dia 11 de fevereiro, na primeira mão do play-off de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões, em Alvalade, e já depois do apito final foram ouvidas algumas opiniões por parte de Adeptos leoninos, havendo uma delas que já se tornou viral nas redes sociais.



O apoiante dos verdes e brancos, aos microfones da CMTV, começou por comparar o Sporting a um "carro elétrico", justificando: "A bateria de lítio só dá para 45 minutos. Aconteceu isto no Dragão, em que jogámos bem nos primeiros 45 minutos e nos segundos praticamente desaparecemos".


Questionado sobre se é necessário "trocar as baterias" do Clube de Alvalade, o Sócio Sportinguista apontou o dedo a Frederico Varandas: "Há que perguntar ao presidente do Sporting o que aconteceu neste mercado de inverno. Estivemos completamente arredados do mercado e não sei o que se passa com o departamento médico, nem com os preparadores físicos".

De seguida, defendeu o treinador Rui Borges, que na sua opinião não tem de ser o responsável por dar as respostas às perguntas mencionadas, e acrescentou: "Ele respondeu, assim de fugida, que não é médico, o que é uma grande verdade".


Para rematar, o Adepto aumentou as críticas à Direção leonina. "Se o Sporting for bicampeão, temos de fazer uma estátua ao Rui Borges. Se não for bicampeão, o grande culpado é o presidente, não há outro culpado. Há gente no Sporting - e incluo aqui o Presidente - que parece que não querem ser bicampeões. (...) Devem estar mais preocupados em reeleger o Rui Costa como presidente do Benfica", rematou.

Veja, abaixo, o vídeo viral:


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Depois do Sporting - Dortmund, Rui Borges recebe mais uma péssima notícia
Futebol

Depois do Sporting - Dortmund, Rui Borges recebe mais uma péssima notícia

 

Icon Comentário0
Revelada estratégia do Sporting para tentar anular Dortmund: "O mister fez..."
Futebol

Revelada estratégia do Sporting para tentar anular Dortmund: "O mister fez..."

 

Icon Comentário0
Héctor Yazalde: O matador do Sporting que conquistou a Europa
Futebol

Héctor Yazalde: O matador do Sporting que conquistou a Europa

 

Icon Comentário0