
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Manuel Moura dos Santos volta ao ataque e desta vez o alvo é Rui Borges e as últimas exibições do seu Sporting no seu artigo de opinião no jornal O Jogo. O comentador afeto ao Clube de Alvalade critica ainda a atuação de Cláudio Pereira no duelo frente ao Gil Vicente por ter mostrado um cartão amarelo a Conrad Harder pelo facto de o avançado ter simplesmente pedido pontapé de canto.
"O Sporting entregou a iniciativa do jogo ao Aves SAD, não sei se por incapacidade física ou mera estratégia, pagando caro com mais um resultado desfavorável.", começou por dizer. "Bem sei que o elevadíssimo número de lesões condiciona muito qualquer estratégia de jogo, mas ajudar os adversários fazendo-se expulsar do jogo, como fez Diomande, condiciona ainda mais". Referindo-se à onda de lesões que tem assolado Alvalade e a inconsequência do internacional costa marfinense que com a sua expulsão complicou e de que maneira as contas do Sporting no jogo frente ao AFS, no passado dia 23 de fevereiro.
Em relação a esse encontro Manuel Moura dos Santos dá o seu ponto sobre este resultado amargo para os leões: "O Sporting empatou com o Aves SAD num dos mais frustrantes jogos que realizou esta época. A ganhar 2-0 ao intervalo, o meu clube permitiu o empate, realizando uma segunda parte a roçar o miserável. Com uma primeira parte de bom nível, o Sporting chegou à vantagem no marcador através de Diomande, ampliada por Gyokeres.". Deixando claro o seu desagrado com a perda de pontos dos leões.
Abordado a exibição que considerou muito fraca por parte dos comandados por Rui Borges no segundo tempo na Vila das Aves: "Nada fazia prever aquela segunda parte que pelos vistos se tornou a imagem de marca deste Sporting. Já tinha acontecido em três ou quatro jogos anteriores, em que o meu clube praticamente desapareceu desses jogos.", mencionou. De recordar que Manuel Moura dos Santos já tinha referido em Exclusivo Leonino de que não estava agradado com as exibições leoninas ultimamente.
Manuel Moura dos Santos referiu-se ainda ao jogo entre o Sporting e o Gil Vicente, onde a turma verde e branca teve no seu entender uma exibição bastante pobre: "Contrariando a tendência dos últimos jogos, desta vez, fizemos uma primeira parte miserável. Não me recordo duma jogada perigosa realizada nesse período, numa primeira parte para esquecer. O facto mais assinalável foi um cartão amarelo mostrado a Harder, aos sete minutos, por indicar justamente o local de marcação de um canto a favor do Sporting. O inefável Cláudio Pereira entrou em ação." Deixando ainda uma bicada ao árbitro da partida Cláudio Pereira.
Moura dos Santos concluiu o seu artigo da seguinte forma " Não sei se, durante o intervalo, Rui Borges deu um “bafo” à equipa ou não. Sei apenas que o Sporting realizou uma segunda parte francamente melhor que a primeira. A entrada de Gyokeres foi decisiva, pois foi dele a assistência para o golo de Debast. Fomos felizes? Fomos sim, mas já merecíamos", rematou.
Médio do Clube de Alvalade está a cumprir últimos meses no emblema verde e branco; Jogador de 29 anos vai ser transferido no mercado de verão
|
Hidemasa Morita está a cumprir os últimos meses no Sporting, uma vez que o médio não está disposto a renovar contrato com os leões. O fim da ligação entre as duas partes vai acontecer no final da temporada. O Sporting pede cerca de 10 milhões de euros para vender o médio de 29 anos, sabe o Leonino.
O valor pedido pela Direção, liderada por Frederico Varandas, aos interessados permitiria quase triplicar o investimento feito, quando contratou o futebolista ao Santa Clara, no mercado de verão de 2022, a troco de valores a rondar os cerca de 3,45 milhões de euros.
A decisão de sair do Clube de Alvalade foi tomada pelo próprio jogador, que procura um novo desafio na sua carreira. Os responsáveis leoninos não querem correr o risco de perder o jogador a custo zero, daí quererem negociar o passe do internacional japonês, que tem contrato com os leões até junho de 2026.
O internacional nipónico quer dar novo rumo à carreira. O futebolista gostava de experimentar outras ligas, com a inglesa Premier League à cabeça e já informou os leões de que não pretende prolongar o vínculo, como era intenção da SAD do Sporting desde há mais de um ano. Apesar de estar ausente das últimas convocatórias por lesão, o médio vive dias felizes fora dos relvados.
Na presente temporada, com a camisola do Sporting, Hidemasa Morita - avaliado em 15 milhões de euros - contabiliza 30 encontros: 19 na Liga Portugal Betclic, sete na Liga dos Campeões, dois na Taça da Liga, um na Taça de Portugal e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 1.765 minutos que disputou, o médio apontou dois golos e realizou três assistências.
Jogo entre Benfica e Arouca fica marcado por lance caricato que envolveu jogador da equipa encarnada; Lance não mereceu admoestação por parte do árbitro
|
Ángel Di María voltou a ser protagonista pelos piores motivos. No jogo entre Benfica e Arouca, da 29.ª jornada da Liga Portugal Betclic, o jogador argentino mostrou novamente que tem queda para a coisa e simulou uma grande penalidade, à passagem dos 75 minutos.
Com o marcador em 1-1, o pupilo de Bruno Lage tentou 'cavar' um penálti depois de um lance com Amadou Danté. No entanto, o defesa maliano da turma orientada por Vasco Seabra nem sequer toca no adversário, pelo que o próprio extremo encarnado deveria ter visto o quinto cartão amarelo e falharia o próximo encontro na casa do Vitória de Guimarães.
Certo é que o Benfica viria a marcar o 2-1 minutos depois por Vangelis Pavlidis (80'). No entanto, aos 90+5, numa transição rápida muito bem conseguida, onde claramente faltaram pernas à defesa benfiquista, Weverson Costa gelou por completo a Luz e fez o 2-2 final.
O duelo ficou ainda marcado por um momento lamentável dos adeptos do Benfica em memória de Aurélio Pereira. O minuto de silêncio não foi respeitado no reduto dos encarnados (Recorde AQUI). Ouviram-se sons de very lights no momento da homenagem à figura histórica do Sporting, que morreu esta semana.
Neste momento, os comandados de Rui Borges estão novamente na primeira posição da tabela classificativa da Liga Portugal Betclic, com 69 pontos, os mesmos do Benfica. Já o Braga está no terceiro posto com 60 pontos. O Porto é quarto classificado com 59 pontos somados.
Veja a simulação de Ángel Di María:
Atual treinador do Lusitano de Évora recorda que pupilo de Rui Borges chegou a fazer testes no emblema azul e branco, mas acabou por não ficar
|
Pedro Russiano trabalhou com Geny Catamo no Amora e tece rasgados elogios ao ala do Sporting. O atual treinador do Lusitano de Évora recordou a forma inesperada como descobriu o agora pupilo de Rui Borges e lembra que o jogador chegou a fazer testes no Porto, mas acabou por não ficar nos dragões.
"No Amora tínhamos investimento moçambicano"
"No Amora tínhamos investimento moçambicano. O Geny tinha acabado de fazer testes no Porto e estava só de passagem, porque tinha amigos no clube. Conversei com o investidor e disse para o miúdo treinar connosco antes de voltar para Moçambique. Quando ele fez o primeiro treino, disse logo que queria que assinasse contrato", começou por contar ao jornal 'A Bola'.
"Era irreverente. Não há muitos jogadores assim nos dias de hoje"
O elevado custo da inscrição de um jogador estrangeiro obrigou a que Pedro Russiano negociasse e garantisse à direção do emblema do Seixal que Geny seria utilizado: "Era irreverente. Não há muitos jogadores assim nos dias de hoje, muito forte no 1x1. Estreou-se connosco apenas com 17 anos sem vergonha nenhuma e já era o jogador mais desequilibrador da nossa equipa".
Pedro Russiano refere que não é surpreendente que o jogador de 24 anos de idade tenha chegado ao nível de um Clube como o emblema verde e branco: "Não era jogador para os patamares do Campeonato de Portugal. Facilmente ia chegar onde está agora".
O técnico não tem dúvidas de que o jogador ainda vai evoluir: "Está a crescer. É um jogador inteligente e quando se é inteligente joga-se bem em todo o lado. Adapta-se bem a qualquer tipo de posição" acrescentou sobre Geny Catamo, que marcou o golo decisivo na vitória dos leões frente ao Santa Clara (1-0).
Álvaro Pacheco encantado com goleador que pode reforçar Sporting: "Está preparado para dar o salto"