
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Bastou o Cruzeiro, de Leonardo Jardim, sofrer um deslize frente ao Ceará, numa derrota por 2-1, para que o Flamengo subisse até ao primeiro lugar do Brasileirão. Foi frente ao Atlético-MG que a turma carioca tomou de assalto o topo da liga, num jogo que teve a presença de duas caras conhecidas do Sporting.
Gonzalo Plata, antigo jogador do Clube de Alvalade, marcou presença no onze titular do Flamengo, tendo preenchido o flanco direito do ataque carioca por 61 minutos. Do lado oposto estava Biel – jogador do Sporting recentemente emprestado ao Atlético-MG – que entrou nos últimos 12 minutos de jogo, pouco tempo depois do golo que ditou a vitória do Flamengo por 1-0.
O Flamengo entrou em campo a saber que dependia apenas de si para garantir a desejada primeira posição do campeonato brasileiro, tendo em conta que a equipa de Leonardo Jardim, que até começou a ganhar, foi a primeira a entrar em campo num jogo de onde iria sair derrorada.
O Flamengo acabou assim a 17ª jornada do Brasileirão com 36 pontos, deixando para trás o Cruzeiro, com 34 pontos. No entanto, a queda da equipa comandada por Leonardo Jardim pode continuar tendo em conta que logo atrás de si está o Palmeiras, de Abel Ferreira.
Tal acontece porque o verdão soma 32 pontos, apenas dois pontos a menos que o Cruzeiro, sendo que conta com menos duas partidas disputadas. Já o Flamengo realizou a subida ao primeiro lugar com menos um jogo que o agora segundo classificado. Assim, as contas do título do Cruzeiro complicam-se, com a turma de Abel Ferreira a espreitar a subida para a segunda posição.
Depois da falta de oportunidades desde a sua chegada a Alvalade no início do ano, extremo brasileiro foi emprestado ao Atlético Mineiro
|
Biel teve oportunidade de esclarecer a sua mensagem de despedida do Sporting. Com o empréstimo para o Atlético Mineiro a um pequeno passo de estar fechado, o avançado brasileiro correu à sua página oficial de Instagram onde questionou a falta de oportunidades dadas por Rui Borges, mas já deixou a justificação para a mesma.
Biel: "Mensagem no Instagram? Foi um desabafo de momento, apenas"
“Todo jogador quer fazer o que mais gosta na vida, que é jogar bola. Infelizmente, não tive muitas oportunidades. Foi um desabafo de momento, apenas. Nada além disso. Senti-me em casa no Sporting e dei-me bem com todos do elenco. É um clube gigante do futebol europeu e tem todo o meu respeito”, confessou depois de fazer a sua estreia com a camisola do galo.
De seguida, Biel não escondeu a sua felicidade em ser reforço do Clube de Alvalade, na sua chegada em janeiro deste ano e que, apesar dos poucos minutos, deu sempre o melhor de si: “Cheguei bastante animado ao Sporting e pronto para dar o meu melhor. Não faltou empenho e dedicação nos treinos e nas oportunidades que eu tive de jogar, mas o futebol tem dessas coisas. Nem sempre acontece do jeito que esperamos”.
Apesar do pouco tempo passado no emblema leonino, o jogador salientou a forma como foi acarinhado na sua chegada e destacou a conquista da dobradinha: “O ambiente no Clube é muito bom. O plantel recebeu-me muito bem, assim como os funcionários, direção e equipa técnica. E depois cheguei lá conquistando títulos, o que foi muito marcante para mim”.
Em 2024/25, com a camisola do Sporting, Biel - avaliado em 5 milhões de euros - realizou sete encontros: três na Liga Portugal Betclic, duas na Liga dos Campeões e duas na Taça de Portugal. Nos 111 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o extremo não conseguiu marcar nem assistir os colegas em nenhuma ocasião.
Conjunto verde e branco viveu um momento emocionante recentemente, e muitos dos jogadores não esconderam a dor associada à ocasião
|
Foram vários os jogadores do Sporting que não esconderam a emoção com o adeus a Franco Israel. O guardião uruguaio deixou os leões para reforçar o Torino, e no momento da despedida, chegou mesmo a haver lágrimas por parte de Iván Fresneda.
Foi já na última quinta-feira, dia 24 de julho, que Franco Israel se deslocou uma última vez à Academia Cristiano Ronaldo, para se despedir dos seus ex-companheiros de equipa. As imagens do momento foram partilhadas pela Sporting TV, com dois amigos do uruguaio a saltar à vista.
A reação mais emotiva foi a de Iván Fresneda. O jovem defesa lateral-direito espanhol não escondeu a emoção e foi incapaz de conter as lágrimas, no momento da despedida de Franco Israel. Os dois partilhavam uma grande amizade, como era possível verificar, por exemplo, através das suas redes sociais.
Quem também é destaque nas imagens partilhadas pelo Sporting é Francisco Trincão. O internacional português era um dos jogadores mais próximos de Franco Israel, e acabou por soltar as seguintes palavras: "Não queria que viessem porque odeio as despedidas. Odeio, odeio".
Também Franco Israel teve oportunidade de deixar algumas palavras para os dois ex-colegas: "Falávamos hoje que a amizade fica, mas perde-se o dia-a-dia. Isso é importante para manter o contacto… Vamos continuar a falar e vou continuar a vir cá, até porque tenho casa aqui. Lisboa e Portugal vão ficar sempre comigo, mas perder o dia-a-dia é difícil porque acho que a amizade ganhar mais nesse aspeto. Indo embora, isso não vai acontecer. Vai ser uma das coisas mais difíceis".
Clube de Alvalade gastou fortuna na contratação do jogador e tem plano ambicioso para os primeiros passos com a Listada verde e branca
|
Está definido o primeiro objetivo de Luis Suárez no Sporting: a participação na Supertaça Cândido de Oliveira. O jogador que reforçou os leões recentemente já está em Lisboa desde a última sexta-feira, 25 de julho. Deve ser apresentado esta segunda-feira, 28 de julho, dia em que já treinará às ordens de Rui Borges.
Com a Supertaça aí à porta, o treinador verde e branco já quer continuar com Luis Suárez na discussão do primeiro troféu oficial da temporada. Os leões disputam o jogo com o Benfica, equipa que derrotaram na final da Taça de Portugal, já depois de terem garantido o bicampeonato nacional.
Sendo que a Supertaça Cândido de Oliveira disputa-se, já, na próxima quinta-feira, dia 31 de julho, Luis Suárez só deverá chegar ao encontro com três treinos realizados com a equipa principal do Sporting. Por isso, Rui Borges deverá manter a aposta de início em Conrad Harder, mas o colombiano já vai ser um trunfo a partir do banco para o treinador português.
Recorde-se que, devido à novela com Viktor Gyokeres, Rui Borges esteve a trabalhar apenas com Conrad Harder como opção principal para a frente de ataque verde e branco. Ao jovem dinamarquês juntaram-se, ainda, alguns jovens da formação de Alcochete, como, por exemplo, Rodrigo Ribeiro. Com o sucessor do sueco encontrado, aumentam as opções para o treinador português.
Em 2024/25, com a camisola do Almería, na segunda divisão espanhola, Luis Suárez - avaliado em 8 milhões de euros - disputou 43 partidas, nas quais foi utilizado ao longo de 3.828 minutos. No total, o internacional pela Colômbia marcou 31 golos e fez oito assistências.