
Futebol
Oficial! Sporting tentou Martim Neto e Benfica cedeu médio a custo zero
31 Jul 2025 | 13:47
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
06 Jan 2025 | 10:55 |
Com a chegada de Rui Borges ao comando técnico do Sporting, o sistema tático da equipa sofreu uma alteração e o 3x4x3 de Ruben Amorim deixou de ser implementado na equipa de Alvalade. Assim sendo, a aposta no 4x4x2 colocou o jovem Geovany Quenda a jogar definitivamente no lado oposto ao que estava habituado, sendo que anteriormente atacava pelo lado direito.
Porém, não parece que a mudança na sua colocação dentro das quatro linhas tenha sido um fator negativo no seu desempenho, sendo que no empate frente ao Vitória de Guimarães assistiu dois dos três golos marcados por Viktor Gyokeres e esteve em destaque com os passes que rasgaram a defesa adversária. Nesse sentido, o treinador de 43 anos mostra-se satisfeito com o rendimento de Quenda na sua nova posição.
Em reação à alteração com que o camisola 57 se deparou, o seu ex-treinador Bernardo Bruschy, da formação do Clube, prestou declarações ao A Bola. "Para o Quenda esta posição não é novidade, pois a equipa, em desdobramento ofensivo, joga em 4x3x3 e ele atua como extremo, uma função que ele desempenhou durante dez anos durante o seu processo formativo".
Importa referir que as exibições do jovem de 17 anos têm dado que falar entre os gigantes europeus, com o Manchester United de Ruben Amorim a ser um dos mais interessados na sua contratação. Contudo, Quenda tem uma cláusula de 100 milhões de euros e um vínculo com o Clube de Alvalade até junho de 2027, ainda que Frederico Varandas já se tenha mostrado aberto a negociar o 'camisola 57' por 60M - 60% do valor total.
Esta época, Geovany Quenda - avaliado em 30 milhões de euros - leva 28 partidas na equipa principal, nas quais disputou 1.891 minutos dentro das quatro linhas. O desequilibrador canhoto tem, para já, quatro assistências e dois golos apontados - Na Supertaça, diante do Porto e frente ao Famalicão.
Guarda-redes internacional uruguaio rumou ao Torino neste mercado de transferências e deixou mensagem aos adeptos dos verdes e brancos
31 Jul 2025 | 13:58 |
Franco Israel, guardião que deixou o Sporting nesta janela de transferências, deu uma entrevista ao Clube. Em declarações, o guarda-redes do Torino, que assinou contrato até junho de 2028, revelou que saiu dos verdes e brancos mas já sente muitas saudades.
Franco Israel: "Não vou tranquilo nem decidido a 100% na parte pessoal"
"Dizer adeus é uma decisão difícil. Não é fácil, não vou tranquilo nem decidido a 100% na parte pessoal, mas é uma oportunidade importante para mim. Tinha de sair da minha zona de conforto porque aqui tinha tudo: país, cidade, amigos, clube, tudo incrível. São decisões que temos de tomar e, por mais que custe, é uma boa decisão", começou por referir.
"O Sporting é a minha segunda família. A minha família está no Uruguai e a maior parte do tempo estou com os meus colegas. Por mais que seja um trabaIho, chegar todos os dias com vontade de treinar porque sabia que eles iam lá estar e fazer uma brincadeira... Não tem preço e é o que mais me vai custar quando for embora", acrescentou Franco Israel, deixando claro que tinha um grande grupo no Sporting.
Franco Israel: "O poder da amizade faz a diferença nos detalhes"
O craque internacional uruguaio ainda deu a entender que foi a união que fez a diferença nas conquistas do Clube de Alvalade: "Poder da amizade? As partes técnica, tática e fisica são importantes, mas o poder da amizade, como dizem, faz a diferença nos detalhes. Só com amizade não vamos alcançar coisas, mas quando estamos unidos fica muito mais fácil".
"Que continuem assim. Sei que é difícil ganhar e voltar a ganhar. É muito difícil, mas temos uma equipa muito boa. A união deste grupo é fundamental e não sei se outra equipa a tem. Têm de estar focados e trabalhar para o tricampeonato", concluiu Franco Israel, que continua a apoiar o Sporting.
Lateral-direito do Panathinaikos viajava para Lisboa esta quinta-feira e ainda ia assistir à Supertaça diante do Benfica, no Estádio do Algarve
31 Jul 2025 | 13:54 |
Georgios Vagiannidis não viajou para Lisboa devido a questões burocráticas. A transferência continua de pé, mas o reforço do Sporting - que se despediu em lágrimas do Panathinaikos - não chegará a Portugal a tempo de assistir à Supertaça diante do Benfica.
O Sporting tinha delineado a chegada do reforço de 23 anos, vindo do Panathinaikos, para as 10h00 desta manhã em Lisboa. Depois de aterrar, o jogador seguiria viagem para o Algarve, onde estava previsto assistir à Supertaça frente ao Benfica, acompanhando a equipa no primeiro jogo oficial da temporada.
Agora, os dirigentes do Sporting terão de alterar a viagem do defesa, tentando que ainda chegue a Portugal durante a noite desta quinta-feira. Se essa opção não se concretizar, a chegada será adiada para sexta-feira, 1 e agosto, embora sem hora prevista, o que poderá atrasar a sua integração imediata.
Vale recordar que o Sporting irá pagar ao Panathinaikos um valor de 12,5 milhões de euros fixos. A SAD leonina chegou a acordo com o clube de Atenas para um pagamento de mais 2,5M, mediante o cumprimento de objetivos. Além disso, a formação helénica deve ter direito a 15% de uma futura venda. O defesa receberá 450 mil euros de prémio de assinatura.
Em 2024/25, Georgios Vagiannidis – avaliado em 8 milhões de euros – somou um golo e duas assistências em 39 jogos realizados. No total, o defesa disputou 2.999 minutos. O lateral tem contrato válido com o Panathinaikos até junho de 2028 e já conta com cinco internacionalizações pela seleção grega, sendo uma das grandes esperanças dos helénicos.
Jogador está na lista de transferências dos verdes e brancos, que podem aproveitar boa relação entre direções para fechar o negócio
31 Jul 2025 | 13:51 |
Gustavo Sá é alvo do Sporting. No entanto, as boas exibições do jogador do Famalicão geram cobiça de vários emblemas, com o Benfica a juntar-se à corrida. Rui Costa quer contratar o internacional jovem português e terá feito os primeiros contactos.
Segundo o jornal Glorioso1904, além do Benfica, o Porto também terá o jovem de 20 anos bem referenciado. Sabe-se ainda que o Famalicão não deverá deixar sair o jogador por menos de 20 milhões de euros, tendo em conta a grande importância na equipa.
Além do Benfica e Galatasaray, são várias as equipas da Serie A que se juntam ao Sporting na corrida por Gustavo Sá, entre as quais: Inter, Nápoles, Roma, Lazio, Atalanta, Fiorentina e Bolonha, que têm o português bem referenciado.
No entanto, o Sporting poderá ter uma vantagem perante as restantes equipas para garantir Gustavo Sá. O trunfo leonino recai no facto de Frederico Varandas manter uma boa relação com a direção do Famalicão, fruto das contratações de Pedro Gonçalves e Manuel Ugarte ao emblema minhoto.
Gustavo Sá, avaliado em 16 milhões de euros, foi destaque no Famalicão durante a época 2024/2025, tendo realizado 34 partidas a serviço dos minhotos. Nos 2.662 minutos disputados, o internacional português sub-21 marcou quatro golos e registou sete assistências pelo emblema do Minho.