Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Mudanças de Rui Borges elogiada: “Não é novidade...”

Com o novo sistema tático do plantel leonino, um dos atletas que foi reposicionado pelo técnico recebeu elogios de um membro do universo Sportinguista

Rui Borges reposicionou Quenda e as suas exibições no Sporting continuam a dar que falar
Rui Borges reposicionou Quenda e as suas exibições no Sporting continuam a dar que falar

  |

Icon Comentário0

Com a chegada de Rui Borges ao comando técnico do Sporting, o sistema tático da equipa sofreu uma alteração e o 3x4x3 de Ruben Amorim deixou de ser implementado na equipa de Alvalade. Assim sendo, a aposta no 4x4x2 colocou o jovem Geovany Quenda a jogar definitivamente no lado oposto ao que estava habituado, sendo que anteriormente atacava pelo lado direito.


Porém, não parece que a mudança na sua colocação dentro das quatro linhas tenha sido um fator negativo no seu desempenho, sendo que no empate frente ao Vitória de Guimarães assistiu dois dos três golos marcados por Viktor Gyokeres e esteve em destaque com os passes que rasgaram a defesa adversária. Nesse sentido, o treinador de 43 anos mostra-se satisfeito com o rendimento de Quenda na sua nova posição.


Em reação à alteração com que o camisola 57 se deparou, o seu ex-treinador Bernardo Bruschy, da formação do Clube, prestou declarações ao A Bola. "Para o Quenda esta posição não é novidade, pois a equipa, em desdobramento ofensivo, joga em 4x3x3 e ele atua como extremo, uma função que ele desempenhou durante dez anos durante o seu processo formativo".


Importa referir que as exibições do jovem de 17 anos têm dado que falar entre os gigantes europeus, com o Manchester United de Ruben Amorim a ser um dos mais interessados na sua contratação. Contudo, Quenda tem uma cláusula de 100 milhões de euros e um vínculo com o Clube de Alvalade até junho de 2027, ainda que Frederico Varandas já se tenha mostrado aberto a negociar o 'camisola 57' por 60M - 60% do valor total.

Esta época, Geovany Quenda - avaliado em 30 milhões de euros - leva 28 partidas na equipa principal, nas quais disputou 1.891 minutos dentro das quatro linhas. O desequilibrador canhoto tem, para já, quatro assistências e dois golos apontados - Na Supertaça, diante do Porto e frente ao Famalicão.



Futebol

Sporting persegue a História em Leiria

Equipa de Alvalade é uma das formações com maior historial na Taça da Liga e procura, esta temporada, conquistar o troféu mais uma vez para enriquecer o seu palmarés

Sporting procura conquistar o quinto troféu da Taça da Liga
Sporting procura conquistar o quinto troféu da Taça da Liga

  |

Icon Comentário0

O Sporting entra na final four da Taça da Liga, em Leiria, como uma das equipas com maior historial na competição. O clube leonino, que já venceu a prova em quatro ocasiões, procura agora somar o quinto troféu ao seu palmarés. Sob o comando de Ruben Amorim, o conjunto verde e branco venceu a competição por duas vezes.


Os leões têm um misto de experiência e juventude, com vários jogadores já familiarizados com o sabor da vitória nesta competição. Entre os 25 jogadores que podem repetir a conquista da Taça da Liga nesta edição do troféu, cinco representam atualmente o Sporting. Destaque para Gonçalo Inácio, Pedro Gonçalves e Ricardo Esgaio, que já venceram a prova em duas ocasiões, sendo que Esgaio o fez por dois clubes distintos: Sporting e Braga.


Francisco Trincão também pode alcançar o feito de vencer a Taça da Liga por dois emblemas diferentes, já que a conquistou anteriormente ao serviço do Braga. Essa conquista aconteceu em 2020, numa final onde derrotaram o Porto por 1-0. Na altura, o treinador dos bracarenses era, também, Ruben Amorim, que veio a conquistar a prova mais tarde, ao serviço dos leões.


A equipa leonina também conta com oito jogadores que já sentiram o amargo sabor da derrota em finais desta competição. Esta experiência mista pode ser uma mais-valia para o plantel liderado por Rui Borges, que terá a oportunidade de orientar o Sporting rumo a mais uma vitória, e poderá carimbar a presença na sua primeira final ao serviço do Clube de Alvalade logo no terceiro jogo ao leme da equipa.

Para além do prestígio de vencer a competição, o Sporting quer reforçar a sua tradição de triunfos na prova. Os leões, que disputaram sete finais no total, mantêm um registo equilibrado, com quatro vitórias e três derrotas no derradeiro jogo da prova.



Futebol

Rui Borges sem medo de apertar com o plantel do Sporting

Com muito trabalho a colocar em prática, o técnico leonino não deixa espaço para desleixos e pede que a equipa dê tudo por tudo

Rui Borges exige trabalho árduo no plantel do Sporting
Rui Borges exige trabalho árduo no plantel do Sporting

  |

Icon Comentário0

Rui Borges assumiu o comando técnico do Sporting a 26 de dezembro de 2024. Em apenas uma semana e meia, várias mudanças foram colocadas em prática no plantel leonino, além dos resultados que surgiram por consequência disso. Com uma postura revolucionária no Clube de Alvalade, o plantel segue motivado com as palavras e ações do novo comandante.


Novos métodos de trabalho, novas ideias, mais intensidade e um novo sistema tático (4x3x3) foi a receita que o treinador transmontano utilizou para regressar aos resultados mais simpáticos na Liga: uma vitória frente ao Benfica (1-0) e um empate diante do Vitória de Guimarães (4-4). Contudo, também recuperaram a liderança isolada do Campeonato Nacional, acumulando 41 pontos nas 17 jornadas disputadas.


O emblema verde e branco enfrenta agora um desafio de peso frente ao rival Porto, na meia-final da Taça da Liga, marcada para esta terça-feira, 7 de janeiro. Rui Borges, com um discurso já bem enraizado no balneário, apela à confiança e à exigência dos seus jogadores para este importante encontro. O técnico sublinha ainda a necessidade de continuar a trabalhar arduamente na evolução da equipa e, ao que tudo indica, tem sido bem recebido pelo plantel, que valoriza a sua capacidade comunicativa e a forma como se relaciona com o grupo.


De recordar que o Sporting defronta o Porto na terça feira, dia 7 de janeiro, no Estádio Municipal de Leiria, em jogo a contar para as meias finais da Taça da Liga. O vencedor do desafio está apurado para a final da prova, onde vai jogar frente ao conjunto que ganhar a segunda meia final - dia 8 de janeiro - disputada entre Braga e Benfica.

Esta época, os leões mediram forças com os azuis e brancos em duas ocasiões, ainda com Ruben Amorim ao leme do Clube de Alvalade. No primeiro desafio, o Porto saiu por cima, ao vencer 4-3, na Supertaça Cândido de Oliveira. Para a Liga Portugal Betclic 2024/25, os verdes e brancos triunfaram, por 2-0, no Estádio José Alvalade.



Futebol

Ex Sporting dispara depois do Liverpool – Man United: "Podíamos ter ganho..."

Elemento que passou pelo Clube verde e branco foi destaque durante o jogo grande da Premier League e contou tudo sobre o jogo no fim da partida

Ruben Amorim, ex Sporting, fala do Manchester United - Liverpool
Ruben Amorim, ex Sporting, fala do Manchester United - Liverpool

  |

Icon Comentário0

Ruben Amorim, antigo treinador do Sporting viu o seu Manchester United empatar em casa do líder Liverpool, a duas bolas, num jogo a contar para a 20ª. jornada da Premier League. No final do encontro, o treinador português falou com a 'DAZN Portugal', em zona de entrevistas rápidas, e abordou o desafio.


"Sabíamos que era um jogo complicado. Acho que melhorámos muito a forma como encarámos o jogo, a mentalidade, a forma como sofremos, os posicionamentos, cada vez que o Liverpool teve uma oportunidade após os primeiros 15 minutos nós acalmámos sempre o jogo. Nós tivemos as nossas oportunidades. Acho que foi um jogo dividido, nós podíamos muito bem ter ganho, mas fico mais satisfeito com a forma como jogámos e enfrentámos o jogo", começou por dizer.


Prosseguiu, sobre o que mudou na equipa: "A mentalidade. A forma como encarámos o jogo e como queremos jogar. Às vezes podemos jogar bem ou não, mas a forma como corremos para trás, respeitamos os posicionamentos, sofremos... a forma como acaba o jogo e toda a gente vê que os jogadores do Manchester United estão totalmente estafados... Tivemos hoje e isso faz toda a diferença".


Continuou, depois, com a mesma ideia: "O que eu não quero é dizer aqui que tive mais tempo para treinar com os meus jogadores e que foi por isso que hoje foram muito melhores. Tem a ver com a mentalidade e com a forma como encarámos o jogo, é muito mais do que isso, obviamente que os treinos ajudam(...) Quando a equipa não está preparada para a competição e no máximo, principalmente num clube grande, sofre muito".

Terminou, da seguinte forma: "O próximo treino é mais importante. Se mantivermos a mentalidade e no próximo treino sofrermos muito e no outro a seguir e estar sempre concentrado em tudo o que é vídeo e treinos, aí pode haver o tal clique. Mas aí estou com o Bruno, já se falou tantas vezes que a partir de agora é que o Manchester United ia ser melhor... Portanto, é não deixar [fazer o mesmo agora]. Eu vou continuar a fazer o meu papel, que é estar sempre em cima deles, e vamos continuar em frente", rematou Ruben Amorim.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Escolhido o primeiro alvo de Rui Borges! Sporting já sabe quanto custa
Futebol

Escolhido o primeiro alvo de Rui Borges! Sporting já sabe quanto custa

 

Icon Comentário0
Antunes, ex Sporting, vive drama no Paços de Ferreira! Saiba tudo
Futebol

Antunes, ex Sporting, vive drama no Paços de Ferreira! Saiba tudo

 

Icon Comentário0
Sporting - Porto é o 'jogo grande' de Viktor Gyokeres! Sueco domina...
Futebol

Sporting - Porto é o 'jogo grande' de Viktor Gyokeres! Sueco domina...

 

Icon Comentário0