Modalidades
Exclusivo Leonino - Varandas quer reforçar o Sporting com 'gigante' para atacar o campeonato
19 Nov 2025 | 18:20
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Basquetebol
28 Mai 2022 | 10:09 |
Com o final da temporada da equipa de basquetebol do Sporting na passada quinta-feira, dia 26 de maio, depois de perder nas meias-finais do play-off da Liga Betclic com o Porto, começamos a recolher informações sobre a época 2022/2023, que não deverá contar com algumas das caras bem conhecidas dos Sportinguistas. Vamos falar de três jogadores, no entanto, as mudanças podem ser ainda maiores. Primeiro, a notícia de que a equipa leonina está, para já, sem treinador, chegou através do mesmo. Luís Magalhães, técnico do basquetebol leonino desde que a modalidade regressou ao Clube, está de saída (Saiba mais AQUI). Assim, o míster despede-se depois de acrescentar ao palmarés do Sporting um Campeonato Nacional, três Taças de Portugal, uma Supertaça e uma Taça Hugo dos Santos. Além disso, ainda comandou a turma leonina aos quartos-de-final da FIBA Europe Cup, melhor prestação de sempre de uma equipa portuguesa na prova. Agora, vamos aos jogadores. A verdade é que, na passada sexta-feira, dia 27 de maio, já um atleta se despediu do Sporting e dos seus adeptos através das redes sociais. Falamos de Joshua Patton, poste norte-americano que cumpriu apenas esta época ao serviço dos leões, tendo marcado 486 pontos em 52 jogos pela formação leonina. Confira a publicação: https://twitter.com/Sporting_CPAdep/status/1530235133353201670?s=20&t=dO0fCwMJbCerfK_ew1kMhg Outro jogador que também está na porta de saída é Shakir Smith. Apesar de ainda não ter existido confirmação por parte do atleta nem do Sporting, aquando do seu regresso a Alvalade, previa-se que os esforços pela contratação do base não fossem além desta temporada. Esta época, o norte-americano fez o total de 288 pontos em 30 jogos de leão ao peito. https://twitter.com/martimfs/status/1530233872042151937?s=20&t=dO0fCwMJbCerfK_ew1kMhg Agora, a saída que provavelmente irá causar maior impacto não só na equipa, mas no seio dos Sportinguistas: Travante Williams. À semelhança do companheiro Shakir, também esta ainda não contou com qualquer tipo de oficialização, mas já era esperada depois da grande aposta do basquetebol leonino para garantir o jogador no último defeso. Espanha e Turquia são dois destinos que podem estar nas contas do atleta para a próxima temporada. A verdade é que o extremo de 28 anos sempre foi, desde o regresso da modalidade, peça-chave no xadrez de Luís Magalhães, tendo, por muitas vezes, levado a equipa 'ao colo'. De acordo com o site ZeroZero, também Micah Downs, Mike Fofana, Justin Tuoyo deverão estar saída, isto no que toca a americanos. Isto porque, quanto a jogadores nacionais, são expectáveis, para já, duas saídas. É previsto que Miguel Maria Cardoso siga para o estrangeiro, enquanto Daniel Relvão ainda é visto como uma "incógnita".
Fotografia de Sporting
Clube de Alvalade entrou em campo, esta quarta-feira, dia 3 de dezembro, para disputar mais um encontro referente à Liga Portuguesa, com o rival de Lisboa
03 Dez 2025 | 23:01 |
A equipa de basquetebol feminino do Sporting perdeu, por 74-67, contra o Benfica, esta quarta-feira, dia 3 de dezembro, em jogo da sexta jornada da fase regular da Liga Portuguesa de Basquetebol 2025/26 (jogo em atraso). No dérbi de Lisboa, as leoas caíram depois de um confronto renhido - numa altura em que a equipa masculina atravessa um bom momento.
A equipa feminina do Sporting começou bem, numa partida que arrancou com muito equilíbrio. O primeiro parcial terminou contou com muitos pontos, e terminou 29-27 para as águias. No segundo período, as leoas voltaram a ficar por baixo, por 13-8. O marcador apontava 42-35 ao intervalo, para a equipa da casa.
A segunda parte do encontro foi complicada, e voltou a começar com muito equilíbrio. O Benfica superiorizou-se, de novo, mas apenas por um ponto (17-16), e atirou a vantagem para oito pontos à entrada dos derradeiros 10 minutos. As leoas lutaram no último quarto, mas as águias acabaram por vencer, com resultado final 74-67.
O grande destaque do emblema leonino no encontro foi Dayna Rouse. A alemã fez 19 pontos, dois ressaltos e duas assistências. Já Simone Costa somou 16 pontos, seis ressaltos e seis assistências, números insuficientes para que o Sporting pudesse triunfar na competição nacional.
Com esta derrota - a terceira em oito jogos na presente temporada - a equipa de basquetebol feminino do Sporting está no quarto lugar do campeonato nacional, com 13 pontos. Em primeiro está o Quinta dos Lombos, com os mesmos 16 pontos. O próximo jogo da formação leonina é no dia 6 de dezembro, frente ao Barcelos, para o campeonato. O jogo está marcado para as 18h30, no Pavilhão João Rocha.
Em jogo a contar para a segunda jornada, emblema verde e branco triunfou confortavelmente e segue na luta por um título que já venceu em duas ocasiões
22 Nov 2025 | 20:14 |
A equipa de basquetebol do Sporting venceu o Vasco da Gama por 94-62, este sábado, dia 22 de novembro, em jogo a contar para a segunda jornada do Grupo B da Taça Hugo dos Santos. Num encontro disputado no Pavilhão João Rocha, os leões seguem na luta para conquistar um título que já venceram em duas ocasiões e seguem num bom momento de forma, após vitória a meio da semana para as competições europeias.
O Clube de Alvalade entrou melhor na partida e, no final do primeiro período, vencia por 25-13. No segundo período, a formação leonina voltou a superiorizar-se e ampliou a vantagem. Ao intervalo, registava-se no marcador uma diferença de 18 pontos a favor do Sporting (52-34).
No terceiro parcial, o Sporting continuou a acelerar o ritmo e distanciou-se do opositor, entrando nos últimos 10 minutos do duelo com mais 24 pontos do que o Vasco da Gama (70-46). No último quarto, o conjunto leonino conseguiu agarrar-se à vantagem e triunfou (94-62).
O grande destaque do emblema leonino no encontro foi Brandon Johns Jr. O norte-ameircano terminou a partida com 24 pontos, 10 ressaltos e duas assistências. João Fernandes também assinou uma partida positiva, somando 12 pontos, seis ressaltos e uma assistência.
Com esta vitória - a 11.ª em 14 jogos na presente temporada - os comandados de Luís Magalhães estão no primeiro lugar com quatro pontos. Os leões voltam a entrar em campo no sábado, dia 6 de dezembro, em encontro referente à sétima jornada do Campeonato Nacional. O Sporting visita o Esgueira, em Aveiro, às 21h00.
Jogadores festejaram vitória nas competições europeias com os adeptos:
Com base nos seus objetivos, estrutura dos verdes e brancos está disponível para oferecer um novo reforço à equipa de basquetebol dos leões
20 Nov 2025 | 14:09 |
A estrutura do Sporting tem os objetivos bem traçados para a equipa de basquetebol: garantir que a luta pelo título seja competitiva até ao final da época. Para isso, sabe o Leonino, os leões estão disponíveis para oferecerem um reforço a Luís Magalhães.
O nosso Jornal revela, neste Exclusivo Leonino, que os dirigentes verdes e brancos, com Frederico Varandas à cabeça, estão a estudar a contratação de um poste, capaz de render no imediato, e que ajude o Sporting a cumprir os seus objetivos esta temporada, nomeadamente na luta pelo campeonato nacional.
O Sporting leva nove vitórias em 12 jogos esta época, e perdeu apenas por uma vez na Liga Portuguesa. No entanto, os responsáveis verdes e brancos ainda não estão convencidos que a equipa esteja à altura de lutar pelo campeonato, e pensam em reforçar o jogo interior do conjunto leonino até ao final da temporada.
O plantel leonino tem, de momento, dois postes que vão partilhando a quadra. Brandon Johns Jr., norte-americano de 25 anos, tem sido um dos maiores destaques da equipa verde e branca: participou em todos os 12 encontros até ao momento, e soma médias de 13,4 pontos, 1,9 assistências e 7,1 ressaltos por partida.
Rui Palhares é o outro poste da equipa de basquetebol do Sporting. O português de 24 anos chegou ao Clube de Alvalade no verão de 2025, proveniente do Galitos, mas não se tem assumido no conjunto verde e branco. Participou em 12 jogos, mas com médias modestas de 4,7 pontos, 0,2 assistências e 3,2 ressaltos por jogo. Estes números deixam Frederico Varandas e os restantes responsáveis verdes e brancos com a crença de que a posição tem potencial para ser melhorada ainda esta temporada.