
Futebol
Onze provável do Sporting para a visita ao Rio Ave: Rui Borges não descura Taça de Portugal
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Sporting foi alvo de uma multa de 18.995 euros devido a diversos incidentes registados na partida contra o Famalicão, a contar para a 26ª jornada da Liga. O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol não perdoou comportamentos considerados irregulares por parte dos adeptos e de um elemento da equipa técnica leonina.
O maior motivo da penalização foi o arremesso de um powerbanck para o relvado durante a celebração do golo do empate do Famalicão, uma infração que custou 11.220 euros ao clube. Apesar de o objeto não ter atingido ninguém, a presença do dispositivo no campo foi suficiente para justificar a sanção.
Além disso, o uso de pirotecnia em várias bancadas levou a mais uma multa de 3.700 euros, enquanto a exibição de tarjas com mensagens de apoio ao Sporting resultou em mais de 1910 euros em penalizações. A dimensão superior ao permitido das faixas "Acordaram o leão, estamos vivos" e "8 finais... Rumo ao Bi" foi o argumento utilizado pelo CD para justificar a multa.
Os insultos entoados por adeptos nas bancadas também não passaram despercebidos e acrescentaram mais 510 euros ao montante total. Os cânticos ofensivos ouvidos aos 34 e 38 minutos da primeira parte, foram considerados motivo suficiente para nova sanção ao clube verde e branco.
Para completar a fatura, Luís Neto, elemento da equipa técnica leonina, foi multado em 1.655 euros por se ter mantido na zona técnica em desacordo com as regras. O adjunto recusou sair do local antes do intervalo, apesar das indicações do delegado da Liga, algo que lhe valeu mais uma punição.
Extremo verde e branco tem estado em grande destaque esta temporada, com exibições que já lhe valeram a troca para Inglaterra em 26/27
|
Geovany Quenda tem assinado uma época tremenda ao serviço do Sporting. Prestes a fazer 18 anos - que cumpre a 30 de abril - o jovem craque dos leões vai ser peça importante na próxima partida, frente ao Rio Ave, e deve começar a partida a extremo, ao contrário do que tem acontecido recentemente.
O Sporting vai disputar a segunda mão das meias finais da Taça de Portugal na próxima terça feira, dia 22 de abril. Com a luta pelo título ao rubro, não é expectável que Rui Borges realize muitas alterações na equipa, mas há um nome quase certo no 11 titular dos leões: Geovany Quenda.
O jovem verde e branco deve, de resto, assumir uma posição no tridente ofensivo do Sporting. Quenda, que tem atuado entre ala e extremo esta época, não joga na posição mais ofensiva praticamente há um mês, quando os leões derrotaram o Estrela da Amadora por 3-0 e o jogador formado na Academia Cristiano Ronaldo marcou um golo.
Esta alteração, de resto, prende-se com uma gestão do plantel que Rui Borges pretende fazer. Geny Catamo deverá começar a partida no banco, o que abre espaço para que Geovany Quenda ocupe a posição no trio da frente. Esta mudança pode significar mais alterações, por exemplo, no lado em que jogará Francisco Trincão, que até pode começar o encontro... no banco de suplentes.
Apesar da recuperação de Pedro Gonçalves, o meio campo deve manter-se entregue a Morten Hjulmand e Zeno Debast, fruto da falta de soluções. Em relação à defesa, tudo se deve manter igual, ou parecido, ao que se assistiu na última partida dos leões. Relembrar que o Sporting defronta o Rio Ave na segunda mão das meias finais da Taça de Portugal, depois de ter vencido o primeiro jogo, em casa, por 2-0.
Jogador dos verdes e brancos não tem permanência garantida em Alvalade e responsáveis leoninos estudam possível transferência
|
Iván Fresneda pode deixar o Sporting no mercado de verão. Os responsáveis verdes e brancos estão a avaliar uma possível venda do lateral-direito espanhol, aproveitando que o 'camisola 22' dos leões está a cumprir a melhor temporada da carreira.
Segundo informação avançada pelo jornal Record, há vários emblemas atentos à situação do defesa, principalmente no país vizinho, mas a SAD verde e branca apenas estaria disponível a ouvir propostas semelhantes à de 9 milhões de euros que fez ao Valladolid.
Em janeiro, Iván Fresneda esteve com pé e meio no Como, da Serie A, num negócio por empréstimo, que contemplava uma opção de compra na ordem dos 10 milhões de euros. No entanto, a falta da chegada de um novo lateral-direito cancelou o negócio.
Agora, com Alberto Costa a ser novamente associado a uma possível mudança para Alvalade, Fresneda regressa à lista de transferências do Sporting. Embora seja utilizado por Rui Borges, as ideias do treinador leonino passam por outro tipo de jogador na posição.
Iván Fresneda - avaliado em 8 milhões de euros - chegou a Alvalade no verão de 2023, a troco de 9 milhões de euros. Agora, após um período complicado, o jovem espanhol está a passar por uma fase muito positiva na turma de Rui Borges, somando três golos em 29 jogos, com 1.674 minutos de utilização.
Frederico Varandas prepara investida por futebolista da vecchia singora e esperam-se novidades em Alvalade durante próximas semanas
|
Alberto Costa pode ser reforço do Sporting para a próxima temporada. Os verdes e brancos estudam a hipótese de contratar o lateral-direito português, por empréstimo, uma vez que o jogador não tem sido utilizado na Juventus, depois de ter sido contratado em janeiro ao Vitória de Guimarães.
Segundo informação avançada pelo Calciomercato - portal italiano especializado em assuntos relacionados com o mercado de transferências - além dos leões, Porto e Braga também questionaram os italianos sobre os moldes de uma possível contratação.
A mesma fonte avança que a ideia dos responsáveis da Juventus passa por ceder o defesa, uma vez que ainda há esperança quanto a rendimento futuro. No entanto, para já, o lateral não tem espaço e é visto como dispensável pela direção transalpina.
O Sporting está confiante numa possível chegada de Alberto, até porque tem Rui Borges como trunfo. O técnico lançou o jovem internacional português na equipa principal do Vitória de Guimarães e tenciona voltar a trabalhar com o atleta, que vê a ideia com bons olhos.
Até ao momento, Alberto Costa – avaliado em 10 milhões de euros – soma apenas quatro jogos pela Juventus, num total de 102 minutos disputados (média de 25,5 por encontro). Pelo Vitória de Guimarães, fez 21 partidas, tendo marcado um golo e apontado duas assistências.