Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Andebol

NA ROMÉNIA PARA VENCER E SEGUIR EM FRENTE

Sporting CP e CS Dinamo Bucuresti voltam a medir forças este domingo, pelas 15h00. Luís Cruz, antigo treinador adjunto dos leões, dá a receita para o triunfo verde e branco

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

29 Fev 2020 | 19:00 |

Icon Comentário0

A equipa de andebol do Sporting CP desloca-se este domingo, 1 de março, pelas 15h30, à Roménia para defrontar o CS Dinamo Bucuresti. Após a derrotada na primeira mão por 27-26 (LER AQUI), o conjunto de Thierry Anti sabe que só a vitória interessa para seguir em frente na EHF Champions League. Luís Cruz, antigo treinador adjunto do Sporting CP, explica o que os leões terão de fazer para levar de vencida os romenos.


Rapidez e mobilidade são chave para o sucesso


No final da partida no Pavilhão João Rocha, e em resposta a uma pergunta do Leonino, Thierry Anti confessou não ter percebido a insistência dos jogadores leoninos em jogar com o pivô, especialmente porque essa solução não estava a resultar. Sobre esta questão, Luís Cruz confessa que “pelos motivos óbvios, conheço bem a grande maioria dos jogadores do Sporting e sei que, quando tentam forçar em demasia os seis metros, acabam por criar bastantes dificuldades à fluidez do jogo ofensivo do Sporting”.


Para o antigo treinador adjunto do Sporting CP, a receita para a vitória passa por uma maior rapidez na circulação de bola, bem como uma maior amplitude no ataque verde e branco: “O Sporting tem de conseguir tornar o ataque mais fluido e dar uma maior amplitude ao jogo porque o núcleo central do Dinamo é bastante agressivo, mas também é verdade que são extremamente fáceis de fixar. A partir desse momento, eles vão entrar em ajudas sucessivas e, com uma circulação rápida da bola, vão ter grandes problemas”.

Todavia, Luís Cruz alerta que, para que tal aconteça, “os nossos jogadores não podem receber a bola já em cima da defesa adversária, como aconteceu na primeira mão. Se conseguirmos dar profundidade e circulação ao ataque, qualquer um dos nossos pontos pontas vai ter um elevado nível de eficácia de remate e o Sporting vai criar ainda mais problemas à defesa do Dinamo”.


Carol e Ruesga são peças chave

No que concerne à vertente individual, Luís Cruz considera que Frankis Carol e Carlos Ruesga são essenciais para o sucesso do ataque leonino: “Há jogadores que são preponderantes e o Frankis Carol, por exemplo, tem uma influência brutal no rendimento da equipa. Basta que ele ou o Carlos Ruesga não estejam num dia tão bom para que o Sporting perca eficácia no jogo exterior. Quando isto acontece, a tarefa defensiva da equipa adversária fica um pouco mais facilitada”. Desta forma, o antigo treinador adjunto dos leões não tem dúvidas de que “se o Frankis e o Ruesga estiverem ao nível habitual, com toda a certeza que o Sporting vai trazer da Roménia o resultado que pretende”.

“Dinamo tem hoje um maior leque de soluções”

Relativamente à equipa do CS Dinamo Bucuresti, Luís Cruz entende que os romenos “têm hoje um maior leque de soluções, nomeadamente com o Ante Kuduz, que, apesar de já ter jogado contra o Sporting o ano passado, esta época tem apresentado um nível de eficácia e um rendimento muito mais elevado. Mesmo do lado direito, têm outras soluções o que os torna menos dependentes do Amine Bannour”. O antigo jogador do Sporting CP defende também que “o Dinamo não mudou muito e é uma equipa muito semelhante à do ano passado. São extremamente combativos e agressivos, especialmente nos momentos defensivos”.

No capítulo individual, Luís Cruz destaca Kamel Alouini, que “que é bastante provocatório e simula diversas situações, que podem iludir a equipa de arbitragem e fazer com que a mesma sancione o Sporting com exclusões”.

Experiência e concentração podem fazer a diferença

Por fim, e sobre o ambiente adverso que os leões vão encontrar na Roménia, o elemento da equipa técnica de Hugo Canela considera que a experiência dos leões pode fazer a diferença: “Já é o terceiro ano consecutivo que o Sporting está na Liga dos Campeões e isso converte-se numa experiência bastante grande para saber lidar com esse tipo de ambiente. No ano passado, estávamos perfeitamente preparados para isso e, aliás, foi um dos pontos em que mais trabalhámos durante toda a semana”.

Luís Cruz recorda que, no triunfo da temporada transata, “a equipa esteve sempre bastante focada e acabou por não se aperceber de tudo o resto. Sentimos que havia um clima de imensa pressão, mas pelo jogo em si. É um pavilhão que vibra com o jogo. Logo na fase de aquecimento, tentaram mexer com os nossos jogadores, mas a experiência que eles têm é suficiente para lidar com isso. Penso que não será por aí que o Sporting não conseguirá o resultado que pretende”.

Sporting CP e CS Dinamo Bucuresti defrontam-se já amanhã, 1 de março, pelas 15h30, na Roménia. Na primeira mão, os leões saíram derrotados por 27-26 e, para seguir em frente, precisam de vencer por dois ou mais golos ou, em alternativa, triunfar por apenas um golo, mas marcar mais do que os 27 golos no reduto dos romenos.


Modalidades

Sporting superioriza-se ao Porto e segue em frente na Taça de Portugal

Leões foram mais fortes e carimbaram um lugar na próxima fase da prova rainha, eliminando os dragões este sábado, dia 7 de fevereiro

A equipa de andebol do Sporting derrotou o Porto e carimbou passagem aos quartos de final da Taça de Portugal da modalidade
A equipa de andebol do Sporting derrotou o Porto e carimbou passagem aos quartos de final da Taça de Portugal da modalidade

07 Fev 2026 | 19:49 |

Icon Comentário0

A equipa de andebol do Sporting derrotou o Porto por 40-35, este sábado, dia 7 de fevereiro. Em duelo válido para os oitavos de final da Taça de Portugal, o Clube de Alvalade voltou a não dar quaisquer chances ao rival no Clássico e segue em frente na prova rainha.


Num duelo disputado no Dragão Arena, a primeira parte traduziu-se em equilíbrio total entre ambas as equipas. Ao intervalo, o resultado era o perfeito espelho disso: 18 tentos certeiros para cada lado, com o Sporting a gerir o cansaço acumulado, uma vez que se encontra a jogar a segunda partida em menos de 48 horas.


Na segunda metade do encontro, os verdes e brancos aceleraram e ganharam vantagem perante o Porto, que se mostrou incapaz de voltar a aproximar-se. Fruto da boa exibição leonina, o Sporting garantiu uma vitória já mais dilatada perto do final.


No capítulo individual, destaque para Kiko Costa. Com 13 golos, o internacional português foi o melhor marcador do Sporting e da partida. Nota ainda para Martim Costa (8) e Salvador Salvador (4). Do lado do Porto, Antonio Martínez foi o melhor da equipa da casa (8).

Com esta vitória - a 26.ª em 32 jogos nesta temporada - os comandados de Ricardo Costa carimbam presença na próxima fase da Taça de Portugal. Agora, o Sporting volta a virar atenções para o campeonato nacional, com a 18.ª jornada da competição a disputar-se na próxima quarta-feira, 11 de fevereiro, frente ao FC Gaia, pelas 20h30.



Modalidades

Exclusivo Leonino - Suárez vai sair do Sporting no final da temporada

Jogador de 28 anos está a cumprir últimos meses ao serviço do emblema verde e branco e vai rumar a outras paragens na próxima época

Exclusivo Leonino - Natán Suárez vai deixar a equipa de andebol do Sporting no final da presente temporada desportiva
Exclusivo Leonino - Natán Suárez vai deixar a equipa de andebol do Sporting no final da presente temporada desportiva

02 Fev 2026 | 03:00 |

Icon Comentário0

Natán Suárez vai deixar a equipa de andebol do Sporting no final da presente temporada, sabe o Leonino. O central está a cumprir os últimos meses ao serviço do Clube de Alvalade, mas sairá de forma amigável e vai abraçar um novo projeto desportivo em 2026/27.


O adeus do jogador acontece por questões de construção de plantel. Ao que o nosso Jornal apurou, o desempenho do 'camisola 7' da formação de Ricardo Costa sempre foi exemplar. O atleta é muito acarinhado pelos companheiros de balneário e pela equipa técnica.


O internacional espanhol chegou ao Sporting no início da época de 2021/22 para ser alternativa a Carlos Ruesga. Depois de passagens pelo Teucro, Ciudad Encantada e Ademar León, rapidamente confirmou ser um atleta de grande talento, tornando-se numa das figuras do plantel nos últimos anos.


Ainda assim, o central de 28 anos vai dar o máximo dentro das quadras para sair em grande do Sporting, tendo ainda para conquistar o tricampeonato Nacional, a Taça de Portugal e chegar o mais longe possível na Liga dos Campeões. Por outro lado, Ivano Pavlovic é um dos alvos na mira dos leões, mas a possível chegada do croata não se afigura fácil.

Na presente temporada desportiva de 2025/26, Natán Suárez contabiliza já 27 partidas pelo Clube de Alvalade - oito na EHF Champions League, 16 no Campeonato Nacional, um na Supertaça e dois na Supertaça Ibérica -, nos quais apontou 68 tiros certeiros.



Modalidades

Exclusivo Leonino - Chegada de Ivano Pavlovic ao Sporting complica-se

Central, um dos nomes mais valorizados do mercado europeu, está a despertar forte concorrência e o processo está longe de ser simples

Exclusivo Leonino - Ivano Pavlovic é um alvo bem identificado pelo Sporting para reforçar a equipa de andebol, mas a sua contratação promete ser difícil
Exclusivo Leonino - Ivano Pavlovic é um alvo bem identificado pelo Sporting para reforçar a equipa de andebol, mas a sua contratação promete ser difícil

31 Jan 2026 | 03:00 |

Icon Comentário0

Ivano Pavlovic é um alvo bem identificado pelo Sporting para reforçar a equipa de andebol, mas a sua contratação promete ser extremamente difícil. O central do Zagreb, um dos nomes mais valorizados do mercado europeu, está a despertar forte concorrência e o processo está longe de ser simples, sabe o Leonino.


Apesar do interesse verde e branco, o Vardar é, nesta fase, o clube que surge na frente da corrida pelo internacional croata. O emblema macedónio já terá dado passos mais concretos e apresenta um projeto desportivo e financeiro que coloca pressão sobre os restantes interessados.


O Sporting reconhece o potencial e a qualidade de Ivano Pavlovic, mas está consciente de que a operação envolve valores elevados e uma disputa intensa pela contratação do atleta. Internamente, o dossiê é visto como complexo e dependente de várias variáveis.


Assim, embora o nome do atleta de 22 anos continue referenciado em Alvalade, a verdade é que, neste momento, o clube macedónio parte em vantagem, obrigando o emblema verde e branco a ponderar alternativas ou a aguardar por uma eventual mudança no cenário do mercado.

A turma leonina encontra-se neste momento no primeiro lugar do Campeonato Placard Andebol 1 2025/26, invicto com 51 pontos (17 jogos - 17 vitórias) e com mais sete pontos do que Porto e Benfica. O próximo jogo da Liga está marcado para o dia 11 de fevereiro, frente ao Gaia, fora de casa.


Grande golo de Kiko Costa na Liga dos Campeões:


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Estrela do Sporting marca nove golos e Portugal ganha à Suécia
Modalidades

Estrela do Sporting marca nove golos e Portugal ganha à Suécia

30 Jan 2026 | 16:12

Icon Comentário0
Talentosa dupla do Sporting brilha frente à Espanha e dá esperança a Portugal
Modalidades

Talentosa dupla do Sporting brilha frente à Espanha e dá esperança a Portugal

28 Jan 2026 | 16:54

Icon Comentário0
Craque do Sporting arranca na segunda parte, mas Portugal precisa de 'milagre' no Euro
Modalidades

Craque do Sporting arranca na segunda parte, mas Portugal precisa de 'milagre' no Euro

26 Jan 2026 | 16:56

Icon Comentário0