Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Andebol

NA ROMÉNIA PARA VENCER E SEGUIR EM FRENTE

Sporting CP e CS Dinamo Bucuresti voltam a medir forças este domingo, pelas 15h00. Luís Cruz, antigo treinador adjunto dos leões, dá a receita para o triunfo verde e branco

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

A equipa de andebol do Sporting CP desloca-se este domingo, 1 de março, pelas 15h30, à Roménia para defrontar o CS Dinamo Bucuresti. Após a derrotada na primeira mão por 27-26 (LER AQUI), o conjunto de Thierry Anti sabe que só a vitória interessa para seguir em frente na EHF Champions League. Luís Cruz, antigo treinador adjunto do Sporting CP, explica o que os leões terão de fazer para levar de vencida os romenos.


Rapidez e mobilidade são chave para o sucesso


No final da partida no Pavilhão João Rocha, e em resposta a uma pergunta do Leonino, Thierry Anti confessou não ter percebido a insistência dos jogadores leoninos em jogar com o pivô, especialmente porque essa solução não estava a resultar. Sobre esta questão, Luís Cruz confessa que “pelos motivos óbvios, conheço bem a grande maioria dos jogadores do Sporting e sei que, quando tentam forçar em demasia os seis metros, acabam por criar bastantes dificuldades à fluidez do jogo ofensivo do Sporting”.


Para o antigo treinador adjunto do Sporting CP, a receita para a vitória passa por uma maior rapidez na circulação de bola, bem como uma maior amplitude no ataque verde e branco: “O Sporting tem de conseguir tornar o ataque mais fluido e dar uma maior amplitude ao jogo porque o núcleo central do Dinamo é bastante agressivo, mas também é verdade que são extremamente fáceis de fixar. A partir desse momento, eles vão entrar em ajudas sucessivas e, com uma circulação rápida da bola, vão ter grandes problemas”.

Todavia, Luís Cruz alerta que, para que tal aconteça, “os nossos jogadores não podem receber a bola já em cima da defesa adversária, como aconteceu na primeira mão. Se conseguirmos dar profundidade e circulação ao ataque, qualquer um dos nossos pontos pontas vai ter um elevado nível de eficácia de remate e o Sporting vai criar ainda mais problemas à defesa do Dinamo”.


Carol e Ruesga são peças chave

No que concerne à vertente individual, Luís Cruz considera que Frankis Carol e Carlos Ruesga são essenciais para o sucesso do ataque leonino: “Há jogadores que são preponderantes e o Frankis Carol, por exemplo, tem uma influência brutal no rendimento da equipa. Basta que ele ou o Carlos Ruesga não estejam num dia tão bom para que o Sporting perca eficácia no jogo exterior. Quando isto acontece, a tarefa defensiva da equipa adversária fica um pouco mais facilitada”. Desta forma, o antigo treinador adjunto dos leões não tem dúvidas de que “se o Frankis e o Ruesga estiverem ao nível habitual, com toda a certeza que o Sporting vai trazer da Roménia o resultado que pretende”.

“Dinamo tem hoje um maior leque de soluções”

Relativamente à equipa do CS Dinamo Bucuresti, Luís Cruz entende que os romenos “têm hoje um maior leque de soluções, nomeadamente com o Ante Kuduz, que, apesar de já ter jogado contra o Sporting o ano passado, esta época tem apresentado um nível de eficácia e um rendimento muito mais elevado. Mesmo do lado direito, têm outras soluções o que os torna menos dependentes do Amine Bannour”. O antigo jogador do Sporting CP defende também que “o Dinamo não mudou muito e é uma equipa muito semelhante à do ano passado. São extremamente combativos e agressivos, especialmente nos momentos defensivos”.

No capítulo individual, Luís Cruz destaca Kamel Alouini, que “que é bastante provocatório e simula diversas situações, que podem iludir a equipa de arbitragem e fazer com que a mesma sancione o Sporting com exclusões”.

Experiência e concentração podem fazer a diferença

Por fim, e sobre o ambiente adverso que os leões vão encontrar na Roménia, o elemento da equipa técnica de Hugo Canela considera que a experiência dos leões pode fazer a diferença: “Já é o terceiro ano consecutivo que o Sporting está na Liga dos Campeões e isso converte-se numa experiência bastante grande para saber lidar com esse tipo de ambiente. No ano passado, estávamos perfeitamente preparados para isso e, aliás, foi um dos pontos em que mais trabalhámos durante toda a semana”.

Luís Cruz recorda que, no triunfo da temporada transata, “a equipa esteve sempre bastante focada e acabou por não se aperceber de tudo o resto. Sentimos que havia um clima de imensa pressão, mas pelo jogo em si. É um pavilhão que vibra com o jogo. Logo na fase de aquecimento, tentaram mexer com os nossos jogadores, mas a experiência que eles têm é suficiente para lidar com isso. Penso que não será por aí que o Sporting não conseguirá o resultado que pretende”.

Sporting CP e CS Dinamo Bucuresti defrontam-se já amanhã, 1 de março, pelas 15h30, na Roménia. Na primeira mão, os leões saíram derrotados por 27-26 e, para seguir em frente, precisam de vencer por dois ou mais golos ou, em alternativa, triunfar por apenas um golo, mas marcar mais do que os 27 golos no reduto dos romenos.


Modalidades

CRAQUE NÓRDICO DO SPORTING JÁ SÓ PENSA EM BRILHAR NA LIGA DOS CAMPEÕES: "VAI SER DIVERTIDO"

Jogador verde e branco diz estar expectante para os encontros da fase de grupos da prova internacional

André Kristensen, guarda-redes do Sporting, ansioso pelo Liga dos Campeões
André Kristensen, guarda-redes do Sporting, ansioso pelo Liga dos Campeões

  |

Icon Comentário0

Os leões do andebol arrancaram esta terça-feira, dia 16 de julho, a nova temporada 2024/2025 com a realização dos exames médicos. Depois de uma época de sonho em 2023/24, André Kristensen, guarda-redes norueguês, falou aos meios de comunicação do Clube de Alvalade e diz estar ansioso para os encontros da fase de grupos da Liga dos Campeões.


“Primeiro que tudo, o entusiasmo, esse é o sentimento de entrarmos numa nova temporada, que será uma muito importante, com muitos jogos duros, mas também jogos empolgantes. Será muito divertido participar na Liga dos Campeões e teremos também títulos para defender em Portugal, por isso teremos pela frente uma grande época e estamos ansiosos por isso”, começou por referir.


“Vamos treinar para os jogos e para competirmos com os melhores, por isso esta época teremos a possibilidade de nos pormos à prova, com muitos jogos duros e testes para tentarmos grande feitos. Liga dos Campeões? Significa muito, pois treinamos todos os dias para tentarmos ser cada vez melhores e para nos testarmos perante equipas de nível top na Europa e para vermos como nos comportamentos, por isso estamos ansiosos, porque cada equipa da Liga dos Campeões é realmente competitiva, com grandes jogadores e excelentes plantéis. Vamos disfrutar de cada segundo desses jogos, porque é uma grande oportunidade e uma hora representar o Sporting na Liga dos Campeões. Vai ser divertido”, acrescentou.


“Precisamos de criar uma boa relação, porque queremos o melhor para cada um e para termos as melhores prestações temos de nos apoiar uns aos outros. Estou ansioso por os conhecer e por ter uma boa relação com eles. Não falei com eles antes, mas estou entusiasmado por lhes dar as boas-vindas e por estabelecer uma parceria com os dois”, perspectivou o guardião dos leões.

“Primeiro, obrigado pelo apoio na temporada passada, ficámos muito satisfeitos e esperamos vê-los no Pavilhão João Rocha e noutros lugares. Ficamos muito gratos pelo apoio e esperamos fazê-los também felizes na nova temporada. Somos essencialmente uma equipa jovem, com grande potencial e por isso que sejamos capazes de dar mais passos na direção certa. Vai ser ótimo”, concluiu.



Modalidades

CAPITÃO DO SPORTING LANÇA APELO AOS ADEPTOS: "SÓ QUERO PEDIR QUE MANTENHAM O APOIO DA ÉPOCA PASSADA"

Jogador da equipa verde e branca lança o mote para a nova temporada desportiva

Salvador Salvador dá o mote para a nova época do Sporting
Salvador Salvador dá o mote para a nova época do Sporting

  |

Icon Comentário0

A equipa de andebol do Sporting arrancou a temporada 2024/2025 com a realização dos exames médicos. Depois de uma época de sonho em 2023/24, Salvador Salvador, capitão da equipa verde e branca, diz estar muito feliz pelo regresso aos trabalhos e deixou um apelo aos adeptos para que continuem a apoiar a equipa, tal como na temporada passada.


“Passou um mês, mas fomos mantendo o contacto todos uns com os outros, falando praticamente diariamente. Eu próprio estive de férias com alguns, porque esta é a nossa família. Nós passamos mais tempo com esta ‘malta’ do que com as nossas próprias famílias e esse foi um dos segredos daquilo que foi a nossa época passada e esta época vai manter-se assim. Damo-nos todos muito bem e, por isso, sim, as saudades apertavam, mas já deu para rever todos”, disse aos aos meios de comunicação do Clube.


“A equipa já estava preparada para entrar no palco da Liga dos Campeões, a maior competição de clubes e vai ser um desafio, mas estamos preparados. Já andamos há três, quatro anos a jogar a Liga Europeia, onde há sempre equipas que andam entre a Liga Europeia e a Champions. Estamos preparados para o desafio e manter o espírito da época passada vai ser fácil, porque a equipa mantem-se com a mesma ambição, com a mesma entrega e queremos muito repetir todo o sucesso que tivemos na época passada”, apontou.


“As saudades que temos entre todos, também as temos pelos nossos adeptos. Somos uma equipa que sente muito o jogo, que gosta sempre de puxar pelos adeptos, de sentir os adeptos nos pavilhões, seja onde for, porque na época passada foi assim, tivemos muito apoio em todos os pavilhões onde fomos".

"A única coisa que quero pedir aos adeptos é que, pelo menos, mantenham o apoio que deram na época passada. Tivemos jogos espetaculares e tenho a certeza de que vão ser ainda melhores este ano, porque vamos jogar a Champions. Mantenham o apoio, porque a equipa vai continuar com a garra que nos define e vamos continuar nós a puxar por eles e eles a puxarem por nós, por isso vai continuar a haver sempre esta união”, concluiu.



Modalidades

"UM DE VÓS": JÁ COM NOVO CLUBE, LATERAL CAMPEÃO PELO SPORTING DESPEDE-SE DOS ADEPTOS

Jogador que venceu título pelos leões já tem destino para a temporada 2024/25

Jogador que venceu título pelo Sporting já tem destino para a temporada 2024/25
Jogador que venceu título pelo Sporting já tem destino para a temporada 2024/25

  |

Icon Comentário0

Edmilson Araújo despediu-se dos adeptos do Sporting. A saída do lateral estava já confirmada desde o passado mês de abril (saiba mais AQUI), com os leões a oficializarem a despedida em junho (saiba mais AQUI). Agora, Pipo deixou uma mensagem emocionada.


"Um Clube que me deu tudo e que continua a dar. Não há palavras que possam explicar os quase 18 anos que vivi nesta casa, que é minha e que sempre será, ou as noites mágicas no João Rocha, com as bancadas cheias. Aos adeptos do Sporting quero agradecer todo o apoio. Um de vós", escreveu, nas redes sociais,


O antigo 'camisola 5' do andebol verde e branco já tem clube e vai rumar a França, para representar o Istres Povence. Esta será a segunda aventura de Pipo no estrangeiro, visto que esteve emprestado pelos leões ao Minaur Baia Mare, da Roménia, em 2020/21.


Em 2023/24, a última temporada pelo Sporting, Edmilson Araújo contabilizou 46 encontros no conjunto orientado por Ricardo Costa, nos quais apontou 30 finalizações certeiras, dado que desempenha na grande maioria do tempo tarefas defensivas. O jogador despediu-se com a conquista do triplete: Supertaça, Taça de Portugal e Campeonato Nacional.

Ao todo, com o leão rampante ao peito, o internacional por Cabo Verde realizou 406 encontros, marcou 605 golos e conquistou onze títulos: uma Taça Challenge (2016/17), três Campeonatos Nacionais (2016/17, 2017/18 e 2023/24), cinco Taças de Portugal (2012/13, 2013/14, 2021/22, 2022/23 e 2023/24) e duas Supertaças (2013 e 2023).


Confira a publicação:



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


"UM DE VÓS": JÁ COM NOVO CLUBE, LATERAL CAMPEÃO PELO SPORTING DESPEDE-SE DOS ADEPTOS
Modalidades

"UM DE VÓS": JÁ COM NOVO CLUBE, LATERAL CAMPEÃO PELO SPORTING DESPEDE-SE DOS ADEPTOS

 

Icon Comentário0
JÁ CÁ ESTÁ! WILLIAM HOGHIELM CHEGA AO SPORTING E DIZ QUE VEIO PARA "GANHAR TROFÉUS"
Modalidades

JÁ CÁ ESTÁ! WILLIAM HOGHIELM CHEGA AO SPORTING E DIZ QUE VEIO PARA "GANHAR TROFÉUS"

 

Icon Comentário0
OFICIAL! SPORTING CONTRATA SUECO PARA O ATAQUE; LEÕES RUMO AO BICAMPEONATO
Modalidades

OFICIAL! SPORTING CONTRATA SUECO PARA O ATAQUE; LEÕES RUMO AO BICAMPEONATO

 

Icon Comentário0