
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Andebol
|
A equipa de andebol do Sporting CP desloca-se este domingo, 1 de março, pelas 15h30, à Roménia para defrontar o CS Dinamo Bucuresti. Após a derrotada na primeira mão por 27-26 (LER AQUI), o conjunto de Thierry Anti sabe que só a vitória interessa para seguir em frente na EHF Champions League. Luís Cruz, antigo treinador adjunto do Sporting CP, explica o que os leões terão de fazer para levar de vencida os romenos.
Rapidez e mobilidade são chave para o sucesso
No final da partida no Pavilhão João Rocha, e em resposta a uma pergunta do Leonino, Thierry Anti confessou não ter percebido a insistência dos jogadores leoninos em jogar com o pivô, especialmente porque essa solução não estava a resultar. Sobre esta questão, Luís Cruz confessa que “pelos motivos óbvios, conheço bem a grande maioria dos jogadores do Sporting e sei que, quando tentam forçar em demasia os seis metros, acabam por criar bastantes dificuldades à fluidez do jogo ofensivo do Sporting”.
Para o antigo treinador adjunto do Sporting CP, a receita para a vitória passa por uma maior rapidez na circulação de bola, bem como uma maior amplitude no ataque verde e branco: “O Sporting tem de conseguir tornar o ataque mais fluido e dar uma maior amplitude ao jogo porque o núcleo central do Dinamo é bastante agressivo, mas também é verdade que são extremamente fáceis de fixar. A partir desse momento, eles vão entrar em ajudas sucessivas e, com uma circulação rápida da bola, vão ter grandes problemas”.
Todavia, Luís Cruz alerta que, para que tal aconteça, “os nossos jogadores não podem receber a bola já em cima da defesa adversária, como aconteceu na primeira mão. Se conseguirmos dar profundidade e circulação ao ataque, qualquer um dos nossos pontos pontas vai ter um elevado nível de eficácia de remate e o Sporting vai criar ainda mais problemas à defesa do Dinamo”.
Carol e Ruesga são peças chave
No que concerne à vertente individual, Luís Cruz considera que Frankis Carol e Carlos Ruesga são essenciais para o sucesso do ataque leonino: “Há jogadores que são preponderantes e o Frankis Carol, por exemplo, tem uma influência brutal no rendimento da equipa. Basta que ele ou o Carlos Ruesga não estejam num dia tão bom para que o Sporting perca eficácia no jogo exterior. Quando isto acontece, a tarefa defensiva da equipa adversária fica um pouco mais facilitada”. Desta forma, o antigo treinador adjunto dos leões não tem dúvidas de que “se o Frankis e o Ruesga estiverem ao nível habitual, com toda a certeza que o Sporting vai trazer da Roménia o resultado que pretende”.
“Dinamo tem hoje um maior leque de soluções”
Relativamente à equipa do CS Dinamo Bucuresti, Luís Cruz entende que os romenos “têm hoje um maior leque de soluções, nomeadamente com o Ante Kuduz, que, apesar de já ter jogado contra o Sporting o ano passado, esta época tem apresentado um nível de eficácia e um rendimento muito mais elevado. Mesmo do lado direito, têm outras soluções o que os torna menos dependentes do Amine Bannour”. O antigo jogador do Sporting CP defende também que “o Dinamo não mudou muito e é uma equipa muito semelhante à do ano passado. São extremamente combativos e agressivos, especialmente nos momentos defensivos”.
No capítulo individual, Luís Cruz destaca Kamel Alouini, que “que é bastante provocatório e simula diversas situações, que podem iludir a equipa de arbitragem e fazer com que a mesma sancione o Sporting com exclusões”.
Experiência e concentração podem fazer a diferença
Por fim, e sobre o ambiente adverso que os leões vão encontrar na Roménia, o elemento da equipa técnica de Hugo Canela considera que a experiência dos leões pode fazer a diferença: “Já é o terceiro ano consecutivo que o Sporting está na Liga dos Campeões e isso converte-se numa experiência bastante grande para saber lidar com esse tipo de ambiente. No ano passado, estávamos perfeitamente preparados para isso e, aliás, foi um dos pontos em que mais trabalhámos durante toda a semana”.
Luís Cruz recorda que, no triunfo da temporada transata, “a equipa esteve sempre bastante focada e acabou por não se aperceber de tudo o resto. Sentimos que havia um clima de imensa pressão, mas pelo jogo em si. É um pavilhão que vibra com o jogo. Logo na fase de aquecimento, tentaram mexer com os nossos jogadores, mas a experiência que eles têm é suficiente para lidar com isso. Penso que não será por aí que o Sporting não conseguirá o resultado que pretende”.
Sporting CP e CS Dinamo Bucuresti defrontam-se já amanhã, 1 de março, pelas 15h30, na Roménia. Na primeira mão, os leões saíram derrotados por 27-26 e, para seguir em frente, precisam de vencer por dois ou mais golos ou, em alternativa, triunfar por apenas um golo, mas marcar mais do que os 27 golos no reduto dos romenos.
Remate certeiro apontado por jogador do Clube de Alvalade ainda na fase de grupos da competição europeia merece grande destaque
|
O melhor golo da edição 2024/25 da Liga dos Campeões de Andebol foi apontado por Jan Gurri, central do Sporting. O remate certeiro, distinguido pela Federação Europeia de Andebol, foi assinado pelo atleta leonino no duelo frente aos alemães do Fuchse Berlin, referente à quinta jornada do grupo A da prova europeia.
Logo no terceiro minuto do jogo disputado no Pavilhão João Rocha, Jan Gurri recebeu uma bola no ar aos seis metros e finalizou com uma pirueta completa. Vale sublinhar que o remate certeiro do internacional espanhol já tinha sido eleito, no passado mês de março, como o melhor da fase de grupos da Liga dos Campeões de Andebol.
Recorde-se que, em 2024/25, o Sporting terminou o grupo A no segundo lugar da classificação, com 18 pontos, e qualificou-se diretamente, pela primeira vez, para os quartos de final da EHF Champions League. Em toda a fase de grupos, a equipa verde e branca somou oito vitórias, dois empates e quatro derrotas, em 14 jogos.
Nos quartos de final, o Sporting foi eliminado pelos franceses do Nantes. Na primeira mão, em França, os gauleses venceram pela margem mínima (28-27) e, no segundo jogo, no Pavilhão João Rocha, voltaram a levar a melhor (32-30). A última edição da Liga dos Campeões de Andebol foi ganha pelos alemães do Magdeburgo que, na grande final, bateram o Fuchse Berlin por 32-26.
Na temporada que agora termina, a equipa de andebol do Sporting fez o pleno, a nível interno, conquistando o bicampeonato nacional, a Taça de Portugal e a Supertaça. A formação leonina detém a hegemonia da modalidade em Portugal, tendo mesmo vencido os últimos sete troféus nacionais de forma consecutiva. Para a próxima temporada, de forma a lutar novamente por todos os títulos possíveis, o Clube de Alvalade já terá assegurado a contratação de um central, que vai lutar pela posição com Jan Gurri.
Reveja, aqui, os melhores golos da EHF Champions League 2024/25:
Nova aquisição do emblema verde e branco esteve em grande num encontro em que equipa das quinas bateu turma nórdica por dois tentos de diferença
|
A seleção nacional de sub-21 de andebol garantiu o primeiro lugar do Grupo II da Main Round do Mundial da categoria com uma vitória emocionante frente à Suécia (31-29), num duelo entre duas equipas já apuradas para os quartos de final. Filipe Monteiro, futuro reforço dos leões, apontou cinco golos na partida.
A primeira parte foi dominada pelos suecos, que abriram vantagem com Pelle Segertoft a destacar-se no ataque. Portugal teve momentos positivos, especialmente com defesas de Gonçalo Morgado, mas a falta de variedade ofensiva e sete perdas de bola permitiram à Suécia castigar os erros e ir para o intervalo a vencer por 21-16.
Apesar das dificuldades iniciais, Portugal terminou a primeira parte a melhorar os índices de eficácia ofensiva. Com o ataque sueco a perder fulgor, os lusos foram reduzindo distâncias até empatar a 24-24. Xavier Barbosa deu a primeira liderança desde o 3-2 inicial e o jogo seguiu equilibrado até aos instantes finais.
Já nos últimos segundos, Rafael Vasconcelos, atleta do Sporting, colocou Portugal na frente (30-29) e a tentativa de resposta sueca foi travada por uma defesa atenta. No contra-ataque final, Filipe Monteiro selou o resultado e garantiu o triunfo Agora, Portugal vai defrontar o segundo classificado do Grupo IV que será decidido entre Alemanha, Egito e Espanha.
Em 2024/25, ao serviço do ABC, Filipe Monteiro apontou 112 golos em 36 jogos, tendo participado na totalidade dos encontros disputados pelo emblema de Braga. No total, ao longo de duas temporadas no Minho, o jovem marcou por 193 ocasiões em 70 partidas pela equipa principal.
Apesar do apelo, formação azul e branca não fará parte da prova milionária que terá os leões como único representante luso
|
Está confirmado que o Sporting será o único representante português na Liga dos Campeões de andebol da próxima temporada, depois do Porto ter visto o seu pedido de acesso à edição 2025/26 negado pela Federação Europeia da modalidade.
Segundo notícia avançada pelo jornal A Bola, a formação comandada por Magnus Andersson apresentou candidatura a uma das vagas disponíveis para a prova milionária de andebol, mas acabou por não ser uma das equipas selecionadas pela entidade que regula a modalidade, juntamente com o Kadetten Schaffausen (Suíça) e Grosist Slovan (Eslovénia).
Outros clubes que fizeram o mesmo requerimento mas que tiveram luz verde da Federação Europeia de Andebol foram GOG (Dinamarca), Nantes (França), Pick Szeged (Hungria), Pelister (Macedónia), Kolstad (Noruega) e Kielce (Polónia).
Além do Sporting, que tem como objetivo vencer a competição, outras formações que já asseguraram a sua presença na Liga dos Campeões da próxima época, tal como o Zagreb (Croácia), Aalborg (Dinamarca), Barcelona (Espanha), Paris Saint-Germain (França), Fuchse Berlin (Alemanha), Magdeburg (Alemanha), Veszprém (Hungria), Wisla Plock (Polónia) e Dinamo Bucureste (Roménia).
O Clube de Alvalade vai ficar a conhecer os seus adversários na competição na próxima sexta-feira às 16h00, altura em que o sorteio dos grupos será realizado. Quem já demonstrou o objetivo de vencer a competição foi o técnico Ricardo Costa: “O nosso foco passa agora por alcançar um título europeu. Estamos a construir algo duradouro, e acredito que essa conquista internacional será apenas uma questão de tempo”.