Modalidades
Sporting vence duelo de Lisboa e mantém registo 100% vitorioso na Liga
13 Dez 2025 | 20:23
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Andebol
29 Fev 2020 | 19:00 |
A equipa de andebol do Sporting CP desloca-se este domingo, 1 de março, pelas 15h30, à Roménia para defrontar o CS Dinamo Bucuresti. Após a derrotada na primeira mão por 27-26 (LER AQUI), o conjunto de Thierry Anti sabe que só a vitória interessa para seguir em frente na EHF Champions League. Luís Cruz, antigo treinador adjunto do Sporting CP, explica o que os leões terão de fazer para levar de vencida os romenos.
Rapidez e mobilidade são chave para o sucesso
No final da partida no Pavilhão João Rocha, e em resposta a uma pergunta do Leonino, Thierry Anti confessou não ter percebido a insistência dos jogadores leoninos em jogar com o pivô, especialmente porque essa solução não estava a resultar. Sobre esta questão, Luís Cruz confessa que “pelos motivos óbvios, conheço bem a grande maioria dos jogadores do Sporting e sei que, quando tentam forçar em demasia os seis metros, acabam por criar bastantes dificuldades à fluidez do jogo ofensivo do Sporting”.
Para o antigo treinador adjunto do Sporting CP, a receita para a vitória passa por uma maior rapidez na circulação de bola, bem como uma maior amplitude no ataque verde e branco: “O Sporting tem de conseguir tornar o ataque mais fluido e dar uma maior amplitude ao jogo porque o núcleo central do Dinamo é bastante agressivo, mas também é verdade que são extremamente fáceis de fixar. A partir desse momento, eles vão entrar em ajudas sucessivas e, com uma circulação rápida da bola, vão ter grandes problemas”.
Todavia, Luís Cruz alerta que, para que tal aconteça, “os nossos jogadores não podem receber a bola já em cima da defesa adversária, como aconteceu na primeira mão. Se conseguirmos dar profundidade e circulação ao ataque, qualquer um dos nossos pontos pontas vai ter um elevado nível de eficácia de remate e o Sporting vai criar ainda mais problemas à defesa do Dinamo”.
Carol e Ruesga são peças chave
No que concerne à vertente individual, Luís Cruz considera que Frankis Carol e Carlos Ruesga são essenciais para o sucesso do ataque leonino: “Há jogadores que são preponderantes e o Frankis Carol, por exemplo, tem uma influência brutal no rendimento da equipa. Basta que ele ou o Carlos Ruesga não estejam num dia tão bom para que o Sporting perca eficácia no jogo exterior. Quando isto acontece, a tarefa defensiva da equipa adversária fica um pouco mais facilitada”. Desta forma, o antigo treinador adjunto dos leões não tem dúvidas de que “se o Frankis e o Ruesga estiverem ao nível habitual, com toda a certeza que o Sporting vai trazer da Roménia o resultado que pretende”.
“Dinamo tem hoje um maior leque de soluções”
Relativamente à equipa do CS Dinamo Bucuresti, Luís Cruz entende que os romenos “têm hoje um maior leque de soluções, nomeadamente com o Ante Kuduz, que, apesar de já ter jogado contra o Sporting o ano passado, esta época tem apresentado um nível de eficácia e um rendimento muito mais elevado. Mesmo do lado direito, têm outras soluções o que os torna menos dependentes do Amine Bannour”. O antigo jogador do Sporting CP defende também que “o Dinamo não mudou muito e é uma equipa muito semelhante à do ano passado. São extremamente combativos e agressivos, especialmente nos momentos defensivos”.
No capítulo individual, Luís Cruz destaca Kamel Alouini, que “que é bastante provocatório e simula diversas situações, que podem iludir a equipa de arbitragem e fazer com que a mesma sancione o Sporting com exclusões”.
Experiência e concentração podem fazer a diferença
Por fim, e sobre o ambiente adverso que os leões vão encontrar na Roménia, o elemento da equipa técnica de Hugo Canela considera que a experiência dos leões pode fazer a diferença: “Já é o terceiro ano consecutivo que o Sporting está na Liga dos Campeões e isso converte-se numa experiência bastante grande para saber lidar com esse tipo de ambiente. No ano passado, estávamos perfeitamente preparados para isso e, aliás, foi um dos pontos em que mais trabalhámos durante toda a semana”.
Luís Cruz recorda que, no triunfo da temporada transata, “a equipa esteve sempre bastante focada e acabou por não se aperceber de tudo o resto. Sentimos que havia um clima de imensa pressão, mas pelo jogo em si. É um pavilhão que vibra com o jogo. Logo na fase de aquecimento, tentaram mexer com os nossos jogadores, mas a experiência que eles têm é suficiente para lidar com isso. Penso que não será por aí que o Sporting não conseguirá o resultado que pretende”.
Sporting CP e CS Dinamo Bucuresti defrontam-se já amanhã, 1 de março, pelas 15h30, na Roménia. Na primeira mão, os leões saíram derrotados por 27-26 e, para seguir em frente, precisam de vencer por dois ou mais golos ou, em alternativa, triunfar por apenas um golo, mas marcar mais do que os 27 golos no reduto dos romenos.
Direção do Clube de Alvalade não está preocupada com o interesse dos culés numa das principais estrelas da equipa verde e branca
30 Dez 2025 | 03:00 |
O Sporting está tranquilo em relação ao assédio a Francisco Costa, sabe o Leonino. O Barcelona mantém o interesse no jogador da equipa de andebol dos verdes e brancos, mas a Direção acredita que o lateral irá continuar em Alvalade.
Apesar de o emblema culé ter o internacional português nos seus planos para a renovação do plantel, atualmente, Kiko Costa encontra-se muito feliz no Sporting e não está a equacionar deixar o plantel dos bicampeões nacionais num futuro próximo.
Com saídas importantes no final da temporada, o Barcelona começa a preparar o futuro. A transferência do lateral francês Dika Mem - que deverá estar a caminho dos alemães do Füchse Berlin - surge como principal motivo para esta cobiça ao jogador do Clube de Alvalade.
Além da vontade de Kiko Costa estar alinhada com o Sporting, a verdade é que este tem contrato com os verdes e brancos até 2030 - depois de renovação em maio deste ano - e está 'preso' ao Clube de Alvalade por uma cláusula de rescisão que ronda 1 milhão de euros. No entanto, esta acabará por reduzir no final da duração do contrato.
Na temporada 2025/26, Kiko Costa continua em destaque no Sporting. Até agora, o internacional português já soma 26 partidas - dez na EHF Champions League, 13 no Campeonato Nacional, um na Supertaça e dois na Supertaça Ibérica -, nos quais já apontou 160 tiros certeiros.
Equipa verde e branca foi disputar o dérbi da 13.ª jornada do Campeonato Nacional à Luz e acabou por não sentir grandes dificuldades frente ao eterno rival
19 Dez 2025 | 21:45 |
A equipa de andebol do Sporting derrotou por 37-29, esta quinta-feira, dia 19 de dezembro. Em duelo da 13.ª jornada da fase regular, o Clube de Alvalade voltou a não dar quaisquer chances ao eterno rival no dérbi eterno e continua apenas a conhecer o sabor da vitória
Num duelo disputado no Pavilhão da Luz, a turma verde e branca dominou a partida do princípio do fim. A certa altura, os leões venciam por uma diferença de oito golos e, ao intervalo, os pupilos de Ricardo Costa levavam uma vantagem justificada pelo poderio ofensivo leonino (21-16).
Na segunda metade do encontro, a situação não se inverteu. Apesar do Benfica ter entrado melhor e reduzido a vantagem para quatro tiros certeiros, os verdes e brancos continuaram sempre em cima da partida, acabando mesmo por vencer o encontro, por 37-29.
No capítulo individual, destaque para Kiko Costa. Com onze golos, o internacional português foi o melhor marcador do Sporting e da partida. Nota ainda para Natan Suárez (7) e Salvador Salvador (4). Do lado do Benfica, Ander Izquierdo foi o melhor dos encarnados (7).
Com esta vitória - a 24.ª em 30 jogos nesta temporada - os comandados de Ricardo Costa seguem no primeiro lugar com 51 pontos. Os leões têm agora uma longa paragem pela frente, devido ao Campeonato da Europa da modalidade e voltam apenas a entrar em campo a 5 de fevereiro, para os 16 avos de final da Taça de Portugal, frente ao Samora Correia.
Clube de Alvalade voltou a não dar quaisquer chances ao opositor, depois da vitória no dérbi da última ronda do Campeonato Nacional
16 Dez 2025 | 21:11 |
A equipa de andebol do Sporting derrotou o Arsenal da Devesa por 43-22, esta terça-feira, dia 16 de dezembro. Em duelo da 17.ª jornada da fase regular, o Clube de Alvalade voltou a não dar quaisquer chances ao opositor, depois da vitória no dérbi da última ronda.
Num duelo disputado no Pavilhão João Rocha, a turma verde e branca dominou a partida do princípio do fim. Ao intervalo, os leões tinham mais 16 tentos apontados do que o adversário, sendo que o fosso entre as duas equipas viria a ser ampliado na segunda parte (26-10).
A formação minhota, de Gabriel Oliveira, não conseguiu contrariar o poderio ofensivo do Clube de Alvalade, que controlou os 60 minutos do duelo na Casa das modalidades perante o 12.º e último classificado da Liga, que ainda não venceu qualquer partida na presente época.
Jan Gurri e Leonardo Anastácio terminaram como melhores marcadores do encontro, com 12 golos apontados, seguido de Carlos Álvarez e Orri e Thorkelsson (cinco). Do lado da equipa do Arsenal da Devesa, Hugo Oliveira e Manuel Costa apontaram cinco golos cada.
Com esta vitória - a 23.ª em 29 jogos nesta temporada - os comandados de Ricardo Costa seguem no primeiro lugar com 48 pontos. O Benfica está no segundo posto com 44. O próximo jogo, a contar para a 13.ª ronda, está marcado para sexta-feira, dia 19 de dezembro, frente ao Benfica às 20h00, na Luz.