NÃO VAI SER TAREFA FÁCIL! RÚBEN AMORIM MUITO PERTO DE FAZER HISTÓRIA PELO SPORTING E DE 'QUEBRAR ENGUIÇO'
Treinador da Listada verde e branca tem em mãos nova oportunidade para atingir marco pelos leões
Redação Leonino
Texto
6 de Março 2024, 13:33
Rúben Amorim, Sporting, Young Boys, Liga Europa

Rúben Amorim tem dado prioridade ao campeonato nas suas declarações públicas, em detrimento da Liga Europa, mas o Sporting tem uma oportunidade de fazer história na eliminatória que começa esta quarta-feira contra a Atalanta– com a primeira mão em Alvalade a partir das 17h45.

Nunca antes o leão chegou aos quartos de final de competições da UEFA em épocas consecutivas. Esta será a 63.ª temporada do Sporting nas provas europeias- incluindo a Taça das Cidades com Feira, antecessora da Taça UEFA e mais tarde da Liga Europa, embora não seja considerada nos registos históricos da UEFA, uma vez que não era organizada por ela- mas apenas em 11 ocasiões chegou aos quartos de final.

As duas vezes mais próximas temporalmente em que isso aconteceu foram em 1985/1986, na Taça UEFA, onde eliminaram o Athletic Bilbao mas caíram perante o Colónia, e em 1987/1988, na Taça das Taças, sendo eliminados precisamente pela Atalanta, após deixarem o Kalmar para trás. Em 1986/1987, foram eliminados na segunda eliminatória da Taça UEFA pelo Barcelona.

Há um ano, a equipa de Rúben Amorim teve sucesso nos oitavos de final ao eliminar o Arsenal de forma fantástica nos penáltis — 2-2 em Londres, depois de um empate a 1-1 em Alvalade na primeira mão. No entanto, a Juventus nos quartos de final revelou-se um obstáculo impossível.

Igualar a campanha da época passada seria um feito histórico, mas não será uma tarefa fácil. O histórico do Sporting contra equipas italianas é conhecido, e os oitavos de final têm sido tradicionalmente complicados para a equipa de Alvalade, que tem menos de 50% de sucesso — 11 passagens, 13 eliminações. No entanto, neste século, os leões têm conseguido inverter esta tendência: cinco apuramentos e três eliminações nos oitavos, sendo a mais recente na Liga dos Campeões de 2021/2022, contra o Manchester City.

Imagem de destaque
  Comentários