
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Rui Patrício, antigo jogador do Sporting, assistiu do banco à vitória da Atalanta sobre o Nápoles, por 3-0. O guarda-redes português transferiu-se para Bérgamo no início desta temporada, após representar a Roma, mas ainda não entrou em campo pelos atuais vencedores da Liga Europa.
A vitória da Atalanta foi conseguida graças a uma exibição de grande qualidade, com a equipa visitante a dominar amplamente o jogo. Ademola Lookman brilhou ao marcar dois golos, aos 10 e aos 31 minutos, dando uma vantagem confortável à sua equipa. Já na segunda parte, Mateo Retegui consolidou o triunfo ao apontar o terceiro golo, assegurando uma vitória incontestável e relevante para a equipa de Bérgamo.
Apesar desta derrota caseira, o Nápoles mantém-se na liderança isolada da Serie A, com 25 pontos. A Atalanta, com este triunfo, ascendeu provisoriamente à segunda posição da tabela, somando três pontos a menos do que o líder. Este resultado aumenta a pressão sobre a equipa napolitana, numa altura em que o campeonato está altamente competitivo, com várias equipas a disputarem os lugares de topo.
A seguir ao Nápoles e à Atalanta, encontram-se a Inter de Milão e a Juventus, ambas com 21 pontos. A Juventus venceu a Udinese por 2-0 no sábado, enquanto o Inter de Milão ainda receberá o Venezia. Estas equipas mantêm-se firmes na perseguição aos primeiros lugares, intensificando a corrida pelo título nesta temporada.
Ao serviço do Sporting, Rui Patrício fez 467 jogos na baliza leonina, sendo o segundo jogador com mais presenças na história do clube, apenas superado por Hilário, com 475. O antigo ‘camisola 1’ rescindiu contrato no final da época de 2018, após a invasão à Academia, e acabou por assinar pelo Wolverhampton, onde permaneceu durante três épocas (2018/2019, 2019/2020 e 2020/2021), antes de se transferir para a Roma em 2021/22, onde completou mais três temporadas.
Jogador brasileiro deverá saltar para a titularidade em virtude da indisponibilidade de um dos jogadores mais importantes dos leões
|
Muito se tem escrito, esta sexta feira, dia 14 de março, acerca do processo de renovação de Matheus Reis. A verdade é que, independentemente desse aspeto, o defesa brasileiro do Sporting deve voltar a ser importante no encontro entre leões e famalicenses, para render Gonçalo Inácio, que está impedido por ter visto o quinto cartão amarelo da Liga.
Rui Borges já encontrou, assim, solução para o problema. Segundo noticia o jornal A Bola, Rui Borges deverá mesmo lançar Matheus Reis como defesa central pela esquerda no encontro entre Sporting e Famalicão.
Esta é, também, prova da versatilidade do jogador brasileiro. Relembrar que no último jogo do Sporting, contra o Casa Pia, Matheus Reis também começou no 11 titular lançado por Rui Borges, mas, dessa vez, como lateral do lado esquerdo. Para o desafio com o Famalicão, deve recuar no terreno.
Apesar de ter chegado a Alvalade como defesa lateral esquerdo, Matheus Reis passou quase cinco anos às ordens de Ruben Amorim, que utilizava um sistema de três centrais, onde passou a usar o brasileiro. Por isso, nesse 3x4x3 - que entretanto Rui Borges também adotou, face às ausências no plantel - o jogador sente-se mais confortável como defesa central, do que como lateral esquerdo, posição a que agora retorna, face a indisponibilidade de Gonçalo Inácio.
Tudo isto, apesar da saída de Matheus Reis parecer cada vez mais próxima. Como já noticiamos, o jogador poderá deixar Alvalade já no verão, uma vez que as conversas para a renovação de contrato estagnaram.
Atacante sueco dos leões é a grande figura de destaque da equipa e do campeonato português, e voltou a ser mencionado entre os melhores
|
Viktor Gyokeres é, talvez, a grande figura da equipa do Sporting desde que chegou a Alvalade. O avançado dos leões foi alvo de alguns comentários de Conrad Harder, que concedeu uma entrevista ao canal dinamarquês TV2 Sport, em virtude da sua convocatória para a seleção da Dinamarca. Antes, falou da estadia em Portugal até ao momento.
"Há coisas que se encaixaram e há coisas que não se veem de fora. Saí de casa pela primeira vez, sozinho, estou longe dos meus pais, e há alturas em que não jogo porque, provavelmente, tenho o melhor avançado do mundo à minha frente neste momento. Confesso que já houve períodos que foram difíceis, mas há muitas coisas que se encaixaram e acabaram por correr bem. Têm sido seis meses absolutamente fantásticos", começou por explicar Conrad Harder.
Falou, depois, das palavras de Hjulmand, capitão e o outro dinamarquês dos leões: "Estou entusiasmado por conhecer todos. Falei muito com o Morten e ele disse-me que é um grande grupo e que não devo estar nervoso com nada. Devo apenas entrar e trabalhar arduamente e que se isso acontecer pode mesmo ser possível que possa ter oportunidade de jogar", explicou o avançado do Sporting.
Falou, ainda, do que significa estar no lote dos melhores jogadores do seu país: "Há pessoas que admiramos desde pequenos e as víamos no topo, agora fazer parte disso realmente é uma loucura", explicou Conrad Harder, a viver um dos grandes momentos da ainda curta carreira.
Por último, considerou as perspetivas de ajudar a equipa nacional: "Poder estrear-me era o máximo, significaria muito. Vou treinar para isso e, se jogar, será a coisa mais importante que já me aconteceu na carreira", rematou Conrad Harder, jogador do Sporting.
Lateral esquerdo brasileiro chegou aos leões proveniente do Rio Ave. Tem sido muito útil nos últimos anos, mas agora surge um problema com o jogador
|
Matheus Reis tem sido, nos últimos anos, um jogador muito útil ao Sporting. Surge, no entanto, a notícia de que o jogador está a dar uma dor de cabeça ao Sporting, nomeadamente no que toca ao processo de renovação do lateral esquerdo brasileiro, numa altura em que a Direção dos leões começa a planear a próxima temporada.
Segundo o jornal A Bola, as conversas para renovar com o lateral brasileiro estagnaram, e a expetativa no Sporting é de que não vão retomar. Os leões tinham interesse nesse desfecho, e já desde o ano passado que iniciaram conversas para a renovação do vínculo, que se foram arrastando, até ao momento, sem qualquer conclusão positiva.
Depois do jogador ter chegado a Alvalade a custo zero em 20/21, e caso a situação não tenha um volte face inesperado, Matheus Reis deve mesmo ser vendido pelo Sporting este verão, uma vez que será a última oportunidade para os leões obterem algum retorno pelo jogador que tem sido importante no plantel desde a entrada em Alvalade.
O Sporting, inclusive, já olha para o futuro: a SAD liderada por Frederico Varandas já está à procura de um defesa central para o plantel de Rui Borges, para ser alternativa se a saída de Matheus Reis se efetivar. Os leões já têm alguns nomes referenciados para o eixo da defesa.
Importa referir que, apesar de ter sido sempre muito útil desde que chegou ao Sporting, com a chegada de Rui Borges, e a mudança de sistema para uma defesa a quatro obrigou a novas características na equipa. Nesse sentido, Frederico Varandas também deverá avançar para um lateral esquerdo de raiz, para que o técnico verde e branco possa impor o seu estilo de jogo.