Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Nélson Faria coloca Sporting sob pressão contra o Santa Clara

Jogador que passou pelos açorianos abordou o próximo duelo entre a equipa de Vasco Matos e os leões, afirmando que a formação leonina pode ter uma dificuldades

Nélson Faria diz que o Sporting deve estar mais preocupado em campo diante do Santa Clara
Nélson Faria diz que o Sporting deve estar mais preocupado em campo diante do Santa Clara

  |

Icon Comentário0

Nélson Faria, antigo avançado do Santa Clara, acredita que a equipa açoriana pode voltar a surpreender o Sporting, líder do campeonato, no jogo deste sábado em Alvalade. Aos 43 anos, o antigo futebolista recorda o único jogo em que os insulares conquistaram pontos em casa dos leões, há 23 anos, eacredita que as dificuldades atuais dos verdes e brancos, incluindo a goleada sofrida com o Arsenal (5-1) e a recente mudança de treinador, podem ser oportunidades a explorar pela equipa de Vasco Matos na 12.ª jornada. 


"Neste jogo, pode ser que seja o Sporting a estar mais preocupado, ainda mais após uma derrota por 5-1 e agora tem pela frente a equipa sensação do campeonato, uma equipa que está a habituar os seus adeptos a ganhar em qualquer campo", disse ao jornal Record.


“Era um Sporting muito forte, campeão em título, mas tivemos uma entrada muito forte. Mas sofremos muito ao longo do jogo e o Sporting dispôs de várias oportunidades. Foi a nossa união, a forma abnegada como encarámos o jogo e o acreditar que era possível pontuar que nos valeram", recordou.


“A situação agora é idêntica. Antes como agora, o Santa Clara possui um grande plantel e o Sporting está recheado de jogadores de craveira internacional, mas há 23 anos conseguimos conquistar um ponto e julgo que agora é novamente possível o Santa Clara voltar a pontuar em Alvalade”, acrescentou.

"O Sporting vai querer entrar muito forte no jogo para tentar limpar a imagem deixada frente ao Arsenal, mas uma boa entrada do Santa Clara poderá provocar dúvidas nos jogadores do Sporting. Se isso acontecer, o Santa Clara poderá acreditar que pode vir a alcançar algo. Acredito que uma boa entrada no jogo e acreditar que é possível pode ser benéfico para o Santa Clara, porque a pressão está toda do lado do Sporting", concluiu.



Futebol

'Vidente' dá Sporting nos oitavos da Champions e revela adversários

Previsão foi levada a cabo e coloca os leões nos primeiros oito da competição ao fim das oito jornadas da fase inicial, com passagem privilegiada para a próxima ronda

Opta coloca Sporting nos oitavos da Liga dos Campeões
Opta coloca Sporting nos oitavos da Liga dos Campeões

  |

Icon Comentário0

O Sporting perdeu, pela primeira vez, à quinta jornada da Liga dos Campeões, frente ao Arsenal. O resultado atirou os leões para o décimo lugar da fase inicial da prova, com 10 pontos somados após cinco jornadas. Ainda assim, algumas projeções dão o Clube de Alvalade na próxima fase da competição... e com acesso direto.


De acordo com previsões feitas pelo supercomputador da Opta, empresa especializada em dados desportivos, a equipa de João Pereira vai terminar as oito jornadas desta fase liga em oitavo lugar, a última posição que concede apuramento direto para os oitavos de final da competição - as equipas entre o nono e o vigésimo quarto posto jogam um playoff de acesso aos oitavos de final, e as equipas abaixo da vigésima quarta posição são eliminadas da prova.


A confirmar-se este cenário, o Sporting jogaria, na próxima fase da prova milionária, com o nono ou o décimo, ou então com o vigésimo terceiro ou vigésimo quarto classificados, dependendo dos resultados no playoff. Segundo a Opta, os possíveis adversários seriam Lille, Monaco, Dinamo Zagreb e... Real Madrid, que neste momento ocupa exatamente a última posição que dá acesso ao playoff.


Segundo o Opta, a classificação final estaria organizada da seguinte maneira: nos primeiros oito lugares, por ordem decrescente, Liverpool; Inter de Milão; Barcelona; Borussia Dortmund; Atalanta; Arsenal; Bayer Leverkusen e Sporting.

Depois, em lugar de playoff: 9.º - Lille; 10.º - Monaco; 11.º - Bayern Munique; 12.º - Aston Villa; 13.º - Atlético de Madrid;14.º - Brest; 15.º - AC Milan; 16.º - Manchester City;17.º - PSV;18.º - Benfica;19.º - Juventus; 20.º - Celtic; 21.º - Feyenoord; 22.º - Club Brugge; 23.º - Dínamo Zagreb; 24.º - Real Madrid. Por fim, eliminadas da competição: 25.º - Paris Saint-Germain; 26.º - Shakhtar Donetsk; 27.º - Estugarda; 28.º - Sparta Praga; 29.º - Sturm Graz; 30.º - Girona; 31.º - Estrela Vermelha; 32.º - Salzburgo; 33.º - Bologna; 34.º - Leipzig; 35.º - Slovan Bratislava; 36.º - Young Boys.



Futebol

Zona defensiva do Sporting com problemas

Face ao último resultado do Clube de Alvalade, frente ao Arsenal, a média de golos sofridos aumentou e alguns dos jogadores estão a ser postos em causa

Diomande e Debast são algumas das peças chave que sofreram lesões esta época
Diomande e Debast são algumas das peças chave que sofreram lesões esta época

  |

Icon Comentário0

No dia 26 de novembro, o Sporting enfrentou o Arsenal na quinta jornada da Liga dos Campeões, saindo derrotado por 5-1. Este resultado evidenciou, mais uma vez, as fragilidades defensivas que têm afetado os leões, já visíveis na derrota frente ao Porto por 4-3, na Supertaça Cândido de Oliveira.


Com 20 jogos oficiais disputados na temporada 2024/25, os verdes e brancos acumulam 18 golos sofridos, registando uma média que subiu de 0,68 para 0,9 golos sofridos por jogo desde o embate com os londrinos. A principal explicação para esta instabilidade defensiva reside nas várias lesões que têm comprometido a consistência na linha da defesa.


Jeremiah St. Juste foi o primeiro a constar no boletim clínico, permanecendo afastado dos relvados durante dois meses e meio. No entanto, regressou ao cumprir, pela primeira vez, os 90 minutos no duelo frente ao Arsenal. Já Eduardo Quaresma, embora tenha participado por cinco minutos no jogo contra o Manchester City, continua em fase de recuperação e ainda não está disponível para competir.


Em retrospetiva aos trios de centrais mais utilizados nesta temporada, dois destacam-se pelo seu desempenho. O primeiro é formado por Quaresma, Diomande e Inácio, enquanto o segundo combina Zeno Debast, Diomande e Inácio. Estes trios evidenciam-se pela solidez defensiva, tendo concedido apenas dois golos nos jogos em que atuaram juntos, o que representa uma média impressionante de 0,5 golos sofridos por partida.

Vale a pena enfatizar ainda o desempenho de Inácio e Diomande, que são consideradas as duas pedras nucleares da defesa leonina. Segundo as estatísticas fornecidas pela OPTA, o internacional da Costa do Marfim lidera o ranking interno com 70 recuperações já realizadas. Por sua vez, o português apresenta uma eficácia de 75% de desarmes na Champions League e 61% na Liga Betclic.


Com encontro marcado com o Santa Clara, no dia 30 de novembro, este sábado, há fortes possibilidades de João Pereira voltar a apostar no trio de centrais composto por Debast, Diomande e Inácio. A partida está marcada para as 20h30, no Estádio José Alvalade.


Futebol

João Pereira tem ala e avançado na mira para reforçar Sporting

Novo treinador verde e branco está muito atento ao desenvolvimento da equipa e pode ter estratégia planeada para o que resta da temporada

João Pereira, técnico do Sporting, está atento a Gabriel Silva e Denilson Santos
João Pereira, técnico do Sporting, está atento a Gabriel Silva e Denilson Santos

  |

Icon Comentário0

Gabriel Silva e Denilson Santos, dois talentos da geração de 2007 do Sporting, têm estado no radar do treinador João Pereira, e os seus desempenhos não têm passado despercebidos. Na passada terça-feira, na vitória por 3-0 frente ao Arsenal na Youth League, ambos os jovens jogadores voltaram a brilhar e a reforçar o seu destaque no universo leonino.


A dupla tem mostrado qualidade desde a sua ascensão dos juniores para a equipa B no início desta época. Gabriel Silva, conhecido como 'Gabigol', já soma três golos em nove jogos pelos B's e tem sido ainda mais letal na Youth League, onde conta com quatro tentos e duas assistências em cinco partidas. Por seu lado, Denilson, lateral-esquerdo promissor, já participou em seis jogos pela equipa B e contribuiu com três golos e duas assistências no campeonato jovem da UEFA.


João Pereira tem estado atento ao desempenho de ambos. Gabriel Silva, embora tenha tido problemas com lesões na época passada, está agora a conseguir manter uma regularidade que poderá justificar uma eventual subida à equipa principal em caso de necessidade. Já Denilson Santos, que enfrentou desafios fora do campo no passado, focou-se no futebol e tem correspondido à confiança do treinador.


Com a escassez de opções na lateral-esquerda da equipa A devido a lesões, o jovem Denilson Santos poderá ser uma solução a curto prazo, especialmente se continuar a apresentar o nível atual. Gabriel, por outro lado, tem demonstrado capacidade para atuar como avançado interior ou numa zona mais central, características que poderão tornar-se valiosas para João Pereira à medida que a época avança.

Por agora, resta aguardar pelas decisões do treinador dos leões, que não esconde a sua aposta em jovens talentos. Após a goleada do Sporting frente ao Amarante, Henrique Arreiol sugeriu que outros jogadores da equipa B poderão integrar a equipa principal em breve



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Ao terceiro jogo no Sporting, João Pereira pode bater recorde
Futebol

Ao terceiro jogo no Sporting, João Pereira pode bater recorde

 

Icon Comentário0
João Pereira repete feito do Sporting em 93/94
Futebol

João Pereira repete feito do Sporting em 93/94

 

Icon Comentário0
Informações sobre bilhetes para o Moreirense - Sporting
Futebol

Informações sobre bilhetes para o Moreirense - Sporting

 

Icon Comentário0