NÚMEROS DE CAMPEÃO NÃO MENTEM! SPORTING MOSTRA SUPERIORIDADE E PREPARA-SE PARA NOVA META
Comandados de Rúben Amorim fazem furor e o resultado disso são... golos e, agora, o título
Redação Leonino
Texto
9 de Maio 2024, 17:21
Paulinho, Viktor Gyokeres, Sporting, Benfica

O Sporting sagrou-se Campeão Nacional no passado domingo, 5 de maio, após a derrota do Benfica em Famalicão. Apesar de serem ‘campeões de sofá’, os leões demonstram, em números, a superioridade que acabou por dar em título. Entretanto, o jornal A Bola analisou esses mesmos dados.

O diário desportivo começa por expor a tendência da vitória do Sporting perante o Portimonense, na 32.ª jornada. Em oito encontros com os algarvios, o plantel verde e branco venceu, precisamente, oito. Todas as partidas contam com um saldo bastante positivo para o Sporting: 20 golos marcados, cinco sofridos.

Contas feitas, os comandados de Rúben Amorim fazem golos na Liga há 40 partidas seguidas. Esses 40 jogos incluem 32 jornadas em 2023/24 e oito em 2022/23. A 5 de abril de 2023 foi o último jogo que a equipa verde e branca não marcou, tendo empatado com o Gil Vicente, em Barcelos. Caso contemos apenas jogos dos leões em casa, é necessário somar os 15 da temporada passada aos 16 da presente temporada. Com tudo na balança, a última vez que o Sporting não marcou em casa, para a Liga, foi no dia 27 de agosto de 2022, quando sofreu uma derrota de 2-0, com o Chaves.

Mais uma vez, os números falam por si e deixam claro que, Rúben Amorim não é o tipo de treinador que os adversários estão ansiosos para enfrentar. Num total de 17 estádios da Liga, excluindo Alvalade, o técnico português de 39 anos só não conseguiu garantir a vitória no Dragão. Recentemente, num jogo com o Porto, o Sporting enfrentou algumas dificuldades, mas conseguiu chegar a um empate, que para a comunidade leonina, soube a um grande passo para o título que mais tarde se confirmaria.

Na altura de Jorge Jesus, o técnico quase levou o Sporting à vitória do campeonato na estreia pelos leões – acabando por ser ultrapassado pelo Benfica -, porém, definiu, mesmo assim, um recorde: 86 pontos. Esse recorde encontra-se em risco de ser quebrado, apenas resistindo caso o Sporting não vença mais nenhum jogo. Os verdes e brancos contam 84 pontos, sendo que vencer no Estoril significaria superar o recorde definido por Jesus.

  Comentários