
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Sporting CP defronta esta terça-feira, 3 de março, pelas 20h00, o FC Famalicão. Em jogo relativo à 23.ª jornada da Liga NOS, os leões vão tentar regressar às vitórias depois da derrota diante do Istanbul Başakşehir, por 4-1, que ditou a eliminação da Liga Europa.
Na antevisão ao encontro, Jorge Silas foi, naturalmente, questionado sobre as notícias que davam conta de que poderia estar de saída do Sporting CP. Na resposta, o treinador verde e branco garantiu que nunca será um problema para o Clube: "O mais importante é focarmo-nos no jogo. Tudo o que se diz, se fosse comentar não faria outra coisa.... Há uma coisa que é verdade: entrei no Sporting CP com 10 anos pela porta 10A e jamais quero prejudicar o Sporting CP. O mais importante para mim, é soberano, é o bem do Sporting CP. O momento é de me virar para o jogo, não vou falar de situações pontuais que todos os dias saem nos jornais".
O treinador do Sporting CP esclareceu também que está em constante contacto com os responsáveis leoninos, nomeadamente com Hugo Viana: “Falo constantemente com o Hugo Viana. Sinto da parte do Sporting CP honestidade e lealdade. Eu também sou assim, a minha relação com o Presidente e com o Hugo é baseada nisso. Quando vim já sabia que era até ao final da temporada. Não temos de andar a falar todos os dias se sigo ou não. Há pouco tempo perguntaram-me sobre votos de confiança: a maior confiança que o Sporting CP podia ter em mim foi convidar-me para vir. Temos uma relação muito honesta porque já nos conhecemos há mais tempo, eu e o Hugo, e ambos queremos o bem do Sporting CP”.
Relativamente à eliminação da Liga Europa, o comandante do futebol do Sporting CP não escondeu que a mesma foi um rude golpe na motivação do grupo de trabalho: “Há sempre frustração de sermos eliminados, não estávamos à espera. Claro que temos de fazer uma análise do jogo e da eliminatória, rematámos 37 vezes em dois jogos, fizemos 4 golos e fomos eliminados. Eles [Basaksehir] têm jogadores muito bons ao nível individual, que já passaram por grandes clubes, mas acho que ao nível coletivo somos mais fortes e acabámos eliminados num jogo em que não esperávamos que isso acontecesse. Aqui em casa deveríamos ter dizimado o nosso adversário e resolvido logo a eliminatória. Lá foi muito dividido, 21 remates para eles e 20 para nós. Mas 37 remates e 4 golos não é de uma equipa que joga mal. Olhando para os dois jogos não fomos inferiores. Tivemos pontos negativos que já tínhamos evidenciado em outros jogos, sobretudo fora de casa, ao nível da concentração que temos de melhorar. Não consigo explicar por que em casa é de uma forma e fora é outra. E essas situações são de bola parada. Precisamos desse 'plus' de concentração que os jogadores têm tido noutros momentos”.
Sobre o jogo com o FC Famalicão, Silas considerou que é uma excelente oportunidade para regressar aos triunfos: “Acho que é um bom desafio [para voltar ao campeonato]. O Famalicão é uma das melhores equipas a jogar em Portugal, apesar de não estar a passar por uma fase tão positiva. Mas acho que isso é mais ao nível de resultados, porque mantém um futebol muito atrativo. Trata-se de uma equipa que seguramente vai criar-nos muitas dificuldades, mas queremos voltar às vitórias”.
O treinador português revelou que Jérémy Mathieu ainda não está disponível: “O Mathieu ainda não está apto. Já começou a fazer alguma coisa, mas tem 36 anos e é preciso que esteja a 100 por cento para enfrentar um jogo de grande intensidade. Acredito que no próximo fim-de-semana já esteja bem. Só não contamos com ele quando não podemos”.
Por fim, Jorge Silas deixou rasgados elogios a Bruno Fernandes, que este fim de semana voltou a marcar pelo Manchester United: “Havia alguma dúvida de que Bruno Fernandes ia chegar ao Manchester United e ser o que é? Ainda vai fazer mais. Imagine daqui a uns meses, quando estiver mais integrado. Via-o treinar todos os dias, honestamente nunca vi nenhum jogador como o Bruno, que ficava uma hora a treinar remates depois do treino. Tinha de dizer 'Bruno, já chega'. Quando chega a uma equipa destas Manchester United], que também é boa, é normal. Ele é muito extrovertido, facilmente se ambienta”.
O Sporting CP defronta, esta terça-feira, 3 de março, pelas 20h00, o FC Famalicão, no Estádio Municipal de Famalicão.
Próxima aquisição do Clube de Alvalade estreou-se recentemente na equipa principal frente à Nigéria, mas não consta da lista oficial para a competição
|
A seleção nacional de futebol feminino já tem o lote definitivo de jogadoras para o Campeonato da Europa de futebol feminino de 2025, que decorrerá na Suíça entre os dias 2 e 27 de Julho. A grande novidade da lista é a ausência de Samara Lino, jogadora que vai reforçar as leoas. Do plantel do Sporting, Beatriz Fonseca, Ana Capeta e Telma Encarnação foram chamadas.
A atleta estreou-se recentemente na equipa principal frente à Nigéria, mas não consta da lista oficial. A convocatória reflete um misto de juventude, experiência e aposta na continuidade. O objetivo é claro: ultrapassar, pela primeira vez, a fase de grupos de um Europeu, depois de duas eliminações precoces em 2017 e 2022.
Portugal vai estrear-se no Grupo B frente à poderosa Espanha, atual campeã do mundo, a 3 de julho, em Berna. Seguem-se os duelos com a Itália, em Genebra (7 de julho), e com a Bélgica, em Sion (11 de Julho). Apenas os dois primeiros classificados seguem para os quartos de final.
Nota ainda para a inclusão de Ana Borges, Diana Silva e Fátima Pinto na lista de Francisco Neto. As atletas terminaram recentemente contrato com o emblema verde e branco e não vão continuar de Leão ao peito na próxima temporada desportiva de 2025/26.
Já Samara Lino chegou a Portugal na época 2021/22 para jogar no Clube Albergaria e, nas últimas duas épocas, tornou-se peça fundamental no Torreense. Esta temporada, além de levantar o troféu da Taça de Portugal, disputou 31 jogos, marcando um golo e fazendo uma assistência.
Avançado de 19 anos, que atua nos peruanos do Alianza Lima, terá tudo bem encaminhado para chegar a Alvalade nesta janela de transferências
|
Víctor Guzmán está praticamente certo como reforço do Sporting. O avançado de 19 anos, que atua nos peruanos do Alianza Lima, terá tudo bem encaminhado para chegar a Alvalade. O jovem ponta-de-lança deverá ser inserido na equipa de sub-23 dos leões.
De acordo com o jornal Record, o atacante assinará um contrato válido por três épocas com o emblema de Alvalade, isto num acordo em que o Alianza Lima, clube formador do atleta, deve reter ainda uma percentagem do passe do prodígio da América do Sul.
Víctor Guzmán era também pretendido pelos uruguaios do Nacional, mas o jovem futebolista terá preferido a mudança para o Clube leonino, sendo que o contrato do internacional sub-20 peruano com o Alianza Lima era válido até ao próximo mês de dezembro.
Na presente temporada, tem sido opção maioritariamente na formação B, ao serviço da qual soma oito remates certeiros em outros tantos encontros. Nas camadas jovens da seleção do Peru, o avançado já participou em 14 partidas, nas quais marcou um golo.
A turma de sub-23 - orientada por Filipe Neto - terminou a presente temporada desportiva de 2024/25 no sétimo e penúltimo lugar da Liga Revelação com 17 pontos somados. O Torreense ficou na primeira posição com 30, seguido do Famalicão que somou 27 pontos.
Craque que partilha balneário com a estrela do PSG vai fazer parte do plantel leonino em 2025/26, sendo mais uma opção para Rui Borges
|
Giorgi Kochorashvili - colega de seleção de Khvicha Kvaratskhelia - ainda não foi apresentado aos adeptos do Sporting mas já pensa na conquista do possível tricampeonato. O Clube de Alvalade oficializou a compra do médio georgiano, que anseia encontrar os adeptos leoninos.
Kochorashvili: "Agora quero sentir o ambiente de Alvalade"
"O Levante significa família. Agora é a minha vez de sair da minha família para alcançar os meus objetivos, mas sinto o mesmo que senti quando saí da Geórgia. Saio de casa para procurar novos desafios e o Sporting é um grande Clube, com adeptos incríveis. Assisti aos últimos jogos daquela que será a minha nova equipa e gostei. Agora quero sentir o ambiente de Alvalade", disse, em entrevista ao 'Superdeporte'.
Kochorashvili admitiu acompanhar os verdes e brancos, deixando bem claro que "o Sporting é uma equipa de Champions, muito grande e muito conhecida. Acabaram de ser bicampeões. Eu já penso em continuar a ganhar. Vou dia a dia mas sei para o que vou. Quero que o Sporting continue a ser campeão. Vê-se o trabalho que têm feito. Os títulos conquistam-se com a ajuda de todos. Por isso, o meu objetivo é contribuir com o meu grão de areia. O meu coração sente que vão acontecer grandes coisas. Mas a disciplina, o trabalho e a paixão não podem faltar".
Kochorashvili: "A única coisa que pedi foi para terminar a época no Levante"
"A única coisa que pedi foi para terminar a época no Levante. Como tudo aconteceu no inverno, tinha de acontecer de uma determinada forma para que o clube fosse o primeiro beneficiado. Sempre tive claro que, se saísse do Levante, o clube tinha que ser favorecido. Aconteça o que acontecer, queria continuar a ajudar a equipa e levar o Levante à La Liga. E depois seguir o meu caminho e estabelecer novos objetivos", acrescentou Kochorashvili.
Em 2024/25, com a camisola do Levante, Giorgi Kochorashvili – avaliado em 5 milhões de euros – fez 35 encontros, todos eles na segunda divisão espanhola. Ao todo, nos 2.608 minutos que disputou, o internacional georgiano marcou seis golos e fez quatro assistências.