Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futsal

OBJETIVO CONSEGUIDO: LIDERANÇA ALCANÇADA COM SUCESSO

Comandados de Nuno Dias venceram o eterno rival, por 2-0, garantindo a liderança isolada da Liga Placard

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

O objetivo era, acima de tudo, não errar. A vida é feita de oportunidades, e de as agarrar, assim como os golos. Se as oportunidades de golo surgem, temos de as aproveitar e, esta tarde, num Pavilhão João Rocha com 2.739 Sportinguistas, foi mesmo a equipa de verde e branco que soube usufruir dessas oportunidades e marcar esses. O Sporting CP venceu, por 2-0, o SL Benfica, no dérbi eterno, subindo à liderança do campeonato... mais uma vez, uma oportunidade que surgiu e que os comandados de Nuno Dias agarraram sem medos. Estou a repetir-me, certo? Parecem os passes certos de Léo ou as defesas consistentes de Gonçalo Portugal que, diga-se de passagem, esteve intransponível na 17.ª jornada da Liga Placard.


Com Nuno Dias a apostar num cinco inicial totalmente fora do comum, com Gonçalo Portugal (GR), Léo, Pauleta, Cavinato e Pany Varela; o mesmo não jogou pelo seguro, mas também não comprometeu, mesmo sabendo que não poderia contar com Cardinal – a cumprir castigo – e a deixar Merlim de fora por opção.


Num duelo em que os leões foram, sem dúvida nenhuma, mais eficazes que as águias, os momentos de tensão e de troca de bola foram muitos, mas o Sporting CP acabou por inaugurar o marcador bem cedo, aos 7 minutos de jogo, por intermédio de Taynan que, isolado, rematou uma bomba para o fundo das redes da baliza defendida por André Sousa, que regressou ao João Rocha depois de ter trocado o verde pelo encarnado no final da época anterior. Foi com a entrada de Taynan e Deo que Nuno Dias conseguiu dar uma maior criatividade à sua equipa, assim como maior troca de bola. Além disso, a segurança ofensiva surgiu com a entrada na quadra de João Matos, capitão leonino.


Pouco tempo passaria até os leões fazerem o segundo golo. Desta vez, foi Pauleta que, servido por Léo, apenas teve de encostar. Estava feito o 2-0 (9’). Ainda que, antes disso, os encarnados tivessem tido algumas oportunidades – nomeadamente por intermédio de Miguel Ângelo, ex-leão, que rematou por cima.

O segundo golo dos verdes e brancos obrigou Joel Rocha a (tentar) mudar a atitude dos seus homens e, mesmo com inúmeras tentativas de chegarem ao golo, Gonçalo Portugal mantinha-se como um autêntico muro, que fazia esquecer a ausência de Guitta. De duas vezes (11’ e 12’) através de Fernandinho, o SL Benfica esteve muito perto de marcar, mas, de ambas, a sorte passou ao lado da baliza leonina – uma delas defendida por Gonçalo e aliviada por Alex e, a segunda, a ir ao lado.


Os primeiros 20 minutos passaram-se assim, com 2-0 para os leões e um ambiente incrível no Pavilhão João Rocha.

No regresso dos balneários, a toada continuou a mesma, o Sporting CP, para defender o resultado na sua casa, começou com uma forte circulação de bola. Aos 26 minutos, Robinho teve, nos pés, uma grande oportunidade para diminuir a vantagem, mas, mais uma vez, quem lá estava? Gonçalo Portugal. De seguida, aos 27’, duas defesas de rajada do guardião leonino mantiveram o marcador intacto.

Nuno Dias, apesar de querer manter o foco, lançou o jovem Tomás Paçó, uma boa forma de dar confiança a um atleta que pode ser uma das principais figuras do futuro verde e branco.

À passagem pelo minuto 29, Pauleta esteve muito perto de bisar. Espelho das jogadas de ataque que os leões continuavam a construir, muito graças à estrutura fixa montada por Nuno Dias. Depois, Cavinato (31’), rematou à meia volta, tendo sido uma das maiores possibilidades do Sporting CP para dilatar o resultado.

Faltavam precisamente 5 minutos e 20 segundos quando Joel Rocha optou por começar o 5 para 4. Com Bruno Coelho a guarda-redes avançado, as águias rodavam a bola entre a defesa leonina, mas esta mantinha-se coesa e não deixava a bola passar. Com Erick Mendonça, João Matos, Léo e Pany Varela, estava construída a linha que ninguém poderia transpor. E assim foi. Foi preciso dar o corpo às balas, que o diga Pany e João Matos, mas, como Nuno Dias afirmou na antevisão a esta partida, pudemos mesmo contar com “entrega e sacrifício totais”.

A partida acabaria mesmo por terminar 2-0 para os leões, depois de 40 minutos muito intensos para as duas formações. Neste momento, o Sporting CP é líder isolado da Liga Placard e, tal como é digno destas cores, segue em frente na busca de mais.

No próximo fim-de-semana, a turma de Alvalade viaja até ao Fundão, em partida a contar para a Taça de Portugal, dia 15 de fevereiro, pelas 16h45, mais uma prova que os leões pretendem conquistar.


Modalidades

Exclusivo Leonino confirmado! Sporting desce de divisão e Varandas nem quer acreditar

Tal como o nosso Jornal adiantou, em novembro, Presidente do Clube de Alvalade temia que despromoção se tornasse cenário real no final da época

Tal como o nosso Jornal adiantou, em Exclusivo Leonino, Varandas, Presidente do Sporting, temia a despromoção por parte da equipa
Tal como o nosso Jornal adiantou, em Exclusivo Leonino, Varandas, Presidente do Sporting, temia a despromoção por parte da equipa

  |

Icon Comentário0

A equipa de futsal feminino do Sporting foi oficialmente despromovidas à segunda divisão. Tal como o nosso Jornal adiantou, em Exclusivo, no passado mês de novembro (Recorde AQUI), este era um cenário que a Direção do Clube de Alvalade, liderada por Frederico Varandas temia que se confirmasse no final da época.


À entrada para a penúltima jornada, o Sporting seguia em igualdade pontual com o Atlético, mas com desvantagem no confronto direto. Por esse motivo, era possível um cenário onde a equipa verde e branca pudesse já ver consumada a descida de divisão na receção ao Nun´Álvares.


As segundas classificadas da prova comprovaram o favoritismo e acabaram por vencer por 7-4. O desaire deixou o Sporting em xeque e a depender do que o Atlético. O emblema da Tapadinha cumpriu com o seu objetivo, vencendo o Feijó por 3-1 e garantindo matematicamente não só a presença no playoff, como a permanência no primeiro escalão.


Numa temporada onde descem quatro equipas ao segundo escalão, o Sporting não conseguiu fugir de uma realidade que se foi tornando provável ao longo da temporada. Apesar de ter lutado até ao final, o conjunto verde e branco vai mesmo ter que jogar o segundo escalão em 2025/26.

Desde 2015/16 no primeiro escalão, o Sporting foi o principal rival do Benfica na luta pelos troféus durante vários anos. Vice-campeão nacional em três anos consecutivos - 2015 a 2018 - e finalista vencido da Taça de Portugal em 2015/16, o conjunto de Alvalade esteve em várias outras épocas nas derradeiras eliminatórias quer das taças, quer do campeonato.



Modalidades

Craque com 19 golos pelo Sporting deixa alerta aos colegas: "Temos de ganhar os jogos todos"

Ala de 30 anos fez antevisão à partida deste fim de semana e mostra-se confiante de que Clube de Alvalade vai triunfar e somar mais três pontos

Ala do Sporting fez antevisão à partida deste fim de semana e mostra-se confiante de que Clube de Alvalade vai triunfar e conseguir mais três pontos
Ala do Sporting fez antevisão à partida deste fim de semana e mostra-se confiante de que Clube de Alvalade vai triunfar e conseguir mais três pontos

  |

Icon Comentário0

A equipa de futsal do Sporting vai enfrentar o Torreense, em jogo da jornada 18 da Liga portuguesa. Na antevisão da partida, Pauleta detalhou o que espera encontrar por parte do adversário e mostra-se confiante em conquistar mais três pontos para o Clube de Alvalade, depois do triunfo na final da Taça de Portugal.


  • "O Torreense agora está melhor, tem um treinador novo, com novas ideias"


O nosso objetivo, seja qual for o jogo, é sempre ganhar e este não foge à regra e jogar em casa, com os nossos adeptos, é sempre bom. O Torreense agora está melhor, tem um treinador novo, com novas ideias e, dos jogos que vimos deles para preparar o nosso jogo, sentimos que eles melhoraram e estamos preparados”.


Na primeira volta, o Sporting venceu o emblema do Oeste por 7-0, mas o internacional português não espera facilidades: “Todos os jogos são diferentes, a motivação é diferente e nós sabemos que vai ser um jogo diferente, melhor, assim o esperamos e estamos preparados”, reiterou.

  • “Todos os jogos para nós são finais, temos de ganhar os jogos todos”


Para o ala canhoto do Sporting, as últimas cinco jornadas da fase regular da Liga serão muito importantes. “Todos os jogos para nós são finais, temos de ganhar os jogos todos”, referindo ainda que “todos sabem a exigência de jogar no Sporting, jogamos todos os jogos para ganhar e conquistar os três pontos”.

O emblema verde e branco vira assim atenções para a Liga portuguesa. Os comandados de Nuno Dias vão defrontar o Torreense na jornada 18 da fase regular. O encontro diante da turma liderada por Cláudio Martins está marcado para o próximo sábado, dia 5 de abril, às 18h30, no Pavilhão João Rocha.


Modalidades

Sporting esfrega as mãos: Adversário na Champions tem problemas com estrela da equipa

Craque não tem participado nos últimos jogos devido a situação pessoal e clube que vai enfrentar os verdes e brancos confirmou ausência nas redes sociais

Adversário do Sporting na Champions está com problemas e estrela maior da equipa falhou os últimos encontros
Adversário do Sporting na Champions está com problemas e estrela maior da equipa falhou os últimos encontros

  |

Icon Comentário0

O Palma - adversário do Sporting na Liga dos Campeões de futsal - está com problemas com Charuto, pivô brasileiro. O goleador internacional canarinho não participou no último jogo da equipa, diante do Peñiscola (3-3), uma vez que teve de regressar ao seu país para renovar o visto e também irá perder o encontro desta sexta-feira, frente ao Noia.


A informação foi avançada pelo emblema maiorquino, nas redes sociais, ainda antes da partida frente ao atual líder do campeonato de futsal espanhol. Na antevisão ao duelo da jornada 25 da prova, foi confirmado que Charuto continua sem poder jogar.


De recordar que o futsal do Sporting tem ainda contas a ajustar com a turma do país vizinho, que levou a melhor sobre o Clube de Alvalade, em Maiorca, na final da prova internacional na temporada de 2022/2023, que ficou marcada por uma arbitragem polémica.


No outro encontro da meia-final, o Kairat, do Cazaquistão, defronta o Cartagena, campeão espanhol. Os dois jogos estão agendados para 2 de maio, na Arena Antarès, em Le Mans (França). A final jogar-se-á dois dias depois, no domingo, dia 4 de maio.

A equipa de Nuno Dias procura assim a terceira conquista na competição europeia, depois dos triunfos nas temporadas desportivas de 2018/19 e 2020/21. O emblema leonino é o clube português com mais conquistas na prova (duas) contra apenas uma do Benfica - que derrotou na final da Taça de Portugal.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Craque com mais de 130 jogos pelo Sporting admite saída: "Não fecho a porta"
Modalidades

Craque com mais de 130 jogos pelo Sporting admite saída: "Não fecho a porta"

 

Icon Comentário0
Treinador do Benfica lança dúvida depois da Taça de Portugal: "Sporting mereceu, mas..."
Modalidades

Treinador do Benfica lança dúvida depois da Taça de Portugal: "Sporting mereceu, mas..."

 

Icon Comentário0
Nuno Dias defende jogador que trocou Sporting por Benfica! Taça de Portugal de futsal viu...
Modalidades

Nuno Dias defende jogador que trocou Sporting por Benfica! Taça de Portugal de futsal viu...

 

Icon Comentário0