Modalidades
Sporting 'despacha' gigante europeu e já pensa na próxima fase da Liga dos Campeões
30 Out 2025 | 17:28
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futsal
09 Fev 2020 | 16:03 |
O objetivo era, acima de tudo, não errar. A vida é feita de oportunidades, e de as agarrar, assim como os golos. Se as oportunidades de golo surgem, temos de as aproveitar e, esta tarde, num Pavilhão João Rocha com 2.739 Sportinguistas, foi mesmo a equipa de verde e branco que soube usufruir dessas oportunidades e marcar esses. O Sporting CP venceu, por 2-0, o SL Benfica, no dérbi eterno, subindo à liderança do campeonato... mais uma vez, uma oportunidade que surgiu e que os comandados de Nuno Dias agarraram sem medos. Estou a repetir-me, certo? Parecem os passes certos de Léo ou as defesas consistentes de Gonçalo Portugal que, diga-se de passagem, esteve intransponível na 17.ª jornada da Liga Placard.
Com Nuno Dias a apostar num cinco inicial totalmente fora do comum, com Gonçalo Portugal (GR), Léo, Pauleta, Cavinato e Pany Varela; o mesmo não jogou pelo seguro, mas também não comprometeu, mesmo sabendo que não poderia contar com Cardinal – a cumprir castigo – e a deixar Merlim de fora por opção.
Num duelo em que os leões foram, sem dúvida nenhuma, mais eficazes que as águias, os momentos de tensão e de troca de bola foram muitos, mas o Sporting CP acabou por inaugurar o marcador bem cedo, aos 7 minutos de jogo, por intermédio de Taynan que, isolado, rematou uma bomba para o fundo das redes da baliza defendida por André Sousa, que regressou ao João Rocha depois de ter trocado o verde pelo encarnado no final da época anterior. Foi com a entrada de Taynan e Deo que Nuno Dias conseguiu dar uma maior criatividade à sua equipa, assim como maior troca de bola. Além disso, a segurança ofensiva surgiu com a entrada na quadra de João Matos, capitão leonino.
Pouco tempo passaria até os leões fazerem o segundo golo. Desta vez, foi Pauleta que, servido por Léo, apenas teve de encostar. Estava feito o 2-0 (9’). Ainda que, antes disso, os encarnados tivessem tido algumas oportunidades – nomeadamente por intermédio de Miguel Ângelo, ex-leão, que rematou por cima.
O segundo golo dos verdes e brancos obrigou Joel Rocha a (tentar) mudar a atitude dos seus homens e, mesmo com inúmeras tentativas de chegarem ao golo, Gonçalo Portugal mantinha-se como um autêntico muro, que fazia esquecer a ausência de Guitta. De duas vezes (11’ e 12’) através de Fernandinho, o SL Benfica esteve muito perto de marcar, mas, de ambas, a sorte passou ao lado da baliza leonina – uma delas defendida por Gonçalo e aliviada por Alex e, a segunda, a ir ao lado.
Os primeiros 20 minutos passaram-se assim, com 2-0 para os leões e um ambiente incrível no Pavilhão João Rocha.
No regresso dos balneários, a toada continuou a mesma, o Sporting CP, para defender o resultado na sua casa, começou com uma forte circulação de bola. Aos 26 minutos, Robinho teve, nos pés, uma grande oportunidade para diminuir a vantagem, mas, mais uma vez, quem lá estava? Gonçalo Portugal. De seguida, aos 27’, duas defesas de rajada do guardião leonino mantiveram o marcador intacto.
Nuno Dias, apesar de querer manter o foco, lançou o jovem Tomás Paçó, uma boa forma de dar confiança a um atleta que pode ser uma das principais figuras do futuro verde e branco.
À passagem pelo minuto 29, Pauleta esteve muito perto de bisar. Espelho das jogadas de ataque que os leões continuavam a construir, muito graças à estrutura fixa montada por Nuno Dias. Depois, Cavinato (31’), rematou à meia volta, tendo sido uma das maiores possibilidades do Sporting CP para dilatar o resultado.
Faltavam precisamente 5 minutos e 20 segundos quando Joel Rocha optou por começar o 5 para 4. Com Bruno Coelho a guarda-redes avançado, as águias rodavam a bola entre a defesa leonina, mas esta mantinha-se coesa e não deixava a bola passar. Com Erick Mendonça, João Matos, Léo e Pany Varela, estava construída a linha que ninguém poderia transpor. E assim foi. Foi preciso dar o corpo às balas, que o diga Pany e João Matos, mas, como Nuno Dias afirmou na antevisão a esta partida, pudemos mesmo contar com “entrega e sacrifício totais”.
A partida acabaria mesmo por terminar 2-0 para os leões, depois de 40 minutos muito intensos para as duas formações. Neste momento, o Sporting CP é líder isolado da Liga Placard e, tal como é digno destas cores, segue em frente na busca de mais.
No próximo fim-de-semana, a turma de Alvalade viaja até ao Fundão, em partida a contar para a Taça de Portugal, dia 15 de fevereiro, pelas 16h45, mais uma prova que os leões pretendem conquistar.
Guardião internacional brasileiro dos verdes e brancos termina contrato no final da presente temporada e tem perdido espaço nas escolhas de Nuno Dias
03 Nov 2025 | 12:11 |
Henrique Rafagnin não tem tido vida fácil no futsal do Sporting, tendo caído nas escolhas de Nuno Dias. Neste Exclusivo Leonino, o nosso Jornal revela que o guardião internacional pelo Brasil não deverá continuar no Clube de Alvalade para lá do final do contrato, que termina esta temporada.
Henrique Rafagnin chegou ao Sporting para substituir Guitta, na temporada 2023/24, assumindo a titularidade. No entanto, o desempenho do ex-Jaén levantou algumas questões, tendo em conta que os leões tinham, nos últimos largos anos, o melhor guarda-redes do mundo.
Ainda durante a época passada, Henrique Rafagnin perdeu lugar para Bernardo Paçó. O brasileiro também sofreu uma lesão que o impossibilitou de jogar, mas, mesmo totalmente recuperado, o 'camisola 16' vem sendo a escolha principal de Nuno Dias.
Assim sendo e visto que Henrique Rafagnin ocupa uma vaga de jogador Não Formado Localmente - NFL - na ficha de jogo, o Sporting poderá deixar sair o guardião, de modo a reforçar outras posições mais adiantadas do terreno, com atletas estrangeiros.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Henrique Rafagnin leva cinco jogos, tendo marcado um golo, diante do Novo Vrijeme, na Liga dos Campeões. No total, desde que chegou ao Pavilhão João Rocha, o guarda-redes fez 76 jogos e ajudou a conquistar um Campeonato Nacional, uma Taça de Portugal e duas Taças da Liga.
Responsáveis verdes e brancos estão a avaliar situação do jogador, uma vez que espaço na equipa ficou reduzido nos últimos tempos
03 Nov 2025 | 03:00 |
Henrique Rafagnin pode deixar o Sporting no final da temporada. Tal como revela o nosso Jornal neste Exclusivo Leonino, o 'camisola 92' da equipa de futsal dos verdes e brancos poderá estar a cumprir a última época no plantel de Nuno Dias.
Henrique chegou ao Sporting para substituir Guitta, na temporada 2023/24, assumindo a titularidade. No entanto, o desempenho do ex-Jaén levantou algumas questões, tendo em conta que os leões tinham, nos últimos largos anos, o melhor guarda-redes do mundo.
Ainda durante a época passada, Henrique perdeu lugar para Bernardo Paçó. O brasileiro também sofreu uma lesão que o impossibilitou de jogar, mas, mesmo totalmente recuperado, o 'camisola 16' vem sendo a escolha principal de Nuno Dias.
Assim sendo e visto que Henrique ocupa uma vaga de jogador Não Formado Localmente - NFL - na ficha de jogo, o Sporting poderá deixar sair o guardião, de modo a reforçar outras posições mais adiantadas do terreno, com atletas estrangeiros.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Henrique Rafagnin leva cinco jogos, tendo marcado um golo, diante do Novo Vrijeme, na Liga dos Campeões. No total, desde que chegou ao Pavilhão João Rocha, o guarda-redes fez 76 jogos e ajudou a conquistar um Campeonato Nacional, uma Taça de Portugal e duas Taças da Liga.
Clube de Alvalade disputou o terceiro, e derradeiro jogo da fase de grupos da competição continental, e voltou a vencer, tal como já tinha feito por duas vezes
01 Nov 2025 | 20:38 |
A equipa de futsal do Sporting venceu frente ao Novo Vrijeme (4-0), este sábado, dia 1 de novembro, em jogo da terceira jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões. Num duelo disputado na Croácia, os leões deram seguimento à vitória frente ao Kairat Almaty, e garantiram o primeiro lugar do seu grupo na prova continental.
O jogo começou da melhor forma para o Sporting. Os leões viram o guardião Henrique inaugurar o marcador logo à passagem do segundo minuto do encontro. Depois disso, Allan Guilherme, aos 13', e Bruno Pinto, aos 15', dilataram a vantagem verde e branca para 3-0. O encontro chegou ao intervalo com esse resultado no marcador.
A etapa complementar foi de gestão para o Sporting, que estava prestes a completar a fase de grupos da Liga dos Campeões apenas com vitórias. Alex Merlim ainda marcou mais um golo para os leões, aos 31', para fechar o resultado final em 4-0.
Com esta vitória – a oitava em nove jogos nesta temporada desportiva – os comandados de Nuno Dias somam o terceiro triunfo em três jogos nesta edição da Liga dos Campeões, e garantem a passagem à próxima fase da competição, no primeiro lugar do seu grupo.
O emblema verde e branco vira, agora, atenções para o campeonato nacional de futsal. O Clube de Alvalade vai defrontar o Fundão. O encontro diante da turma orientada por Nuno Couto está marcado para a próxima quarta-feira, dia 5 de novembro, às 20h15, no Pavilhão João Rocha.
Sporting 'despacha' gigante europeu e já pensa na próxima fase da Liga dos Campeões
30 Out 2025 | 17:28
Sporting 'espeta' goleada das antigas na estreia na Liga dos Campeões
29 Out 2025 | 17:30
UEFA Futsal Champions League | Sporting - Prishtina (Jornada 1) ao minuto
29 Out 2025 | 15:44