Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol Formação
|
0Filipe Çelikkaya, treinador da equipa B do Sporting CP, abordou, em entrevista ao Jornal do Clube, o regresso da equipa secundária dos leões e foi perentório em afirmar que, para já, o “objetivo principal é formar jogadores e prepará-los para a equipa principal”. “O Sporting é um clube ganhador e tem um historial vencedor, mas o objetivo desta equipa é, de facto, preparar os jogadores para a equipa principal. Obviamente que todos os atletas que jogam no Clube têm de ter uma cultura de vitória, mas o primordial, como já disse, é dotar estes jogadores de valências que lhes permitam ter sucesso na equipa principal”, referiu o técnico português. Filipe Çelikkaya falou também sobre o regresso a uma casa que bem conhece e mostrou-se muito motivado para abraçar o desafio que agora têm em mãos: “Diria que é o desafio mais importante porque é aquele em que estou envolvido. E é, claramente, um projeto muito interessante. Ao longo da minha carreira já vivenciei grandes experiências, como disputar Liga dos Campeões, Liga Europa, I Liga e conquistar o título de campeão na Ucrânia com o FC Shakhtar, mas agora estou muito focado neste desafio, que me motiva imenso.” Sobre as infraestruturas, o técnico diz que estão “algo diferentes” desde que saiu na época 2016/2017: “Há espaços que foram valorizados, como por exemplo os gabinetes técnicos; fizeram melhorias nos balneários, ginásios e em alguns campos, que já existiam antigamente e que agora estão mais elaborados e preparados. Ainda não pude ver tudo porque estamos com os acessos um pouco restritos devido à pandemia, mas é notório que a Academia Sporting está hoje mais funcional e com uma imagem renovada”. A equipa B vai jogar no Campeonato de Portugal, no qual o técnico antevê que seja “um bom campeonato e exigente”, pois há equipas que “já são totalmente profissionais, há muitos jogadores com qualidade e alguns deles até já passaram pelas I e II Ligas”. No entanto, o técnico recorda: “Se recuarmos no tempo, por exemplo, quando o Sporting CP criou a equipa B, essa equipa também jogou na antiga Segunda B [o atual campeonato de Portugal] e formou jogadores, que anos mais tarde, foram campeões da Europa. Saíram grandes jogadores dessas equipas B e do Sporting CP”. Por fim, o técnico admite as semelhanças com o treinador Luís Castro e assume-as como naturais: “Não seria correto dizer que não porque, de facto, passei muito tempo com ele (Luís Castro) e tenho muito orgulho nisso. É normal sermos influenciados pelas pessoas que nos são próximas e que gostamos e a verdade é que nestes três anos, vivemos coisas muito boas em conjunto”. Filipe Çelikkaya, de 35 anos, já tinha sido treinador adjunto dos juniores dos sub19. De seguida, acompanhou Luís Castro e foi seu adjunto no GD Chaves, Vitória SC e Shakhtar Donetsk, antes de abraçar este novo projeto do Sporting Clube de Portugal em revitalizar a sua equipa B.
Fotografia de Sporting CP
Evento que se realizou no último fim de semana contou com mais de 700 pessoas e reuniu jovens jogadores, famílias e colaboradores
|
0As quatro academias do Sporting juntaram-se, no último fim de semana, e estiveram presentes os colaboradores, os jogadores e as suas famílias, assim como os núcleos locais. As AFS Norte, Aveiro e Coimbra agruparam-se em Leixões, enquanto o evento da AFS Algarve realizou-se no sul do país.
Tomaz Morais, dirigente dos verdes e brancos, diz que o Sporting é "uma grande família". Nuno Figueiredo, diretor técnico da formação leonina, também marcou presença na cerimónia. Esta foi a primeira vez em sete anos que estas três AFS se reuniram num só espaço.
"Passámos uma mensagem muito forte em termos de cultura desportiva, a excelência do Sporting e a nossa preocupação integral com cada jogador, para lá do futebol. O futebol de formação do Sporting está muito saudável e as AFS são parte fundamental da estratégia formativa. São a base da identificação do talento e também a base daquilo que é a construção de um jogador Sporting. Mostrámos, na prática, que o Sporting é uma grande família e é diferenciado na formação. Temos a responsabilidade de tornar o nosso legado ainda maior e melhor", disse Tomaz Morais, aos meios de comunicação leoninos.
"Serviu para criar um primeiro momento de acolhimento para as famílias e para aqueles que chegam ao projeto e dar a conhecer as caras e a dimensão do projeto. Apresentámos aquilo que é formação do Sporting. Com este projeto queremos chegar a estes jogadores mais cedo, prepará-los para a transição e acompanhá-los ao longo de toda da formação até chegar à nossa equipa A, se tudo correr bem", explicou Nuno Figueiredo
Paulo Gomes, co-diretor-geral da Academia, reforçou a "importância» que estas academias têm no processo formativo: "As pessoas estão interligadas, as coordenações estão em sintonia e tudo isso é importante que os pais percebam. Apresentámos as caras dos coordenadores e diretores técnicos e também a ligação muito forte com os Núcleos, a qual também agradecemos", finalizou.
Veja a publicação do Sporting:
Pausa de seleções ditou encontro amigável entre o Clube de Alvalade e emblema que disputa a quarta divisão nacional e terminou com igualdade no marcador
|
0Os sub-23 do Sporting aproveitaram a pausa de seleções da FIFA para organizar um encontro amigável diante do Fabril Barreiro, emblema que milita no Campeonato de Portugal, a quarta divisão nacional. A partida terminou com igualdade no placard (1-1).
A formação orientada por Pedro Coelho teve uma partida menos conseguida e esteve perto de sair derrotada diante da equipa oriunda da Margem Sul do Tejo. Francisco Canário - que já tinha dado a vitória aos leões, diante do Santa Clara - voltou a marcar, já perto do final.
O triunfo diante dos açorianos foi conquistado na sequência da conquista de três pontos diante do eterno rival Benfica. Contrariamente a este jogo-treino, Canário abriu o ativo logo aos 15' minutos, deixando os verdes e brancos na frente durante praticamente todo o encontro.
Com a vitória diante do Santa Clara – a segunda em quatro jogos na presente temporada –, a turma de Pedro Coelho chega, provisoriamente, à liderança da Liga Revelação, com sete pontos em quatro encontros (duas vitórias, um empate e uma derrota). Benfica, Estrela da Amadora (com menos um encontro), Portimonense e Estoril Praia, todos com seis pontos, surgem logo de seguida.
O Sporting volta a entrar em ação no próximo dia 14 de setembro, às 15h00, na receção ao Estoril Praia. O jogo, que será realizado na Academia Cristiano Ronaldo, diz respeito à quinta jornada da primeira fase da Liga Revelação.
Atletas mostraram bastantes notas positivas no regresso às vitórias
|
0Depois de uma derrota por 3-0 frente ao Estrela da Amadora, o Sporting B, treinado por João Pereira, aplicou uma goleada diante do Braga B, por 5-0, este sábado, dia 20 de julho. Os autores dos golos foram: Gabriel Silva (26’), Leonardo Barroso (36’), João Simões (39’), Lucas Anjos (61’) e Rodrigo Marquês (81’).
A primeira parte do encontro foi totalmente controlada pelos verdes e brancos, que até podiam ter chegado mais cedo ao golo. Quando o árbitro apitou para o intervalo os leões já venciam por 3-0, na Cidade Desportiva de Braga, caminhando para uma segunda parte preocupante para os Guerreiros no Minho.
Na segunda metade do duelo, apesar de dilatarem novamente o resultado, o Sporting reduziu bastante o ritmo. João Pereira também efetuou várias alterações e experimentou atletas distintos, na busca pelo plantel final a ser utilizado na Liga 3.
A equipa B dos leões fechou a última temporada no primeiro posto da fase de manutenção da Liga 3 com 26 pontos conquistados. Recorde-se que a turma de Alvalade falhou o acesso à segunda liga depois de ter ficado em quinto lugar na primeira fase em igualdade p0ntual com o Sporting da Covilhã (quarto classificado) que ficou com vantagem no confronto direto.
O emblema verde e branco vai dar o pontapé de saída na Liga 3 2024/2025 na Covilhã. No sorteio conhecido recentemente, os leões ficaram a conhecer toda a primeira fase da prova, com início marcado para dia 4 de agosto. O primeiro jogo no Estádio Aurélio Pereira será então na segunda jornada frente ao Oliveira do Hospital.