
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
É oficial! Fátima Dutra, Carolina Jóia e Bruna Lourenço deixaram o Sporting. O anuncio foi feito pelo Clube de Alvalade, nas redes sociais, despedindo-se das três futebolistas, que serão baixas de peso no plantel comandado por Mariana Cabral, treinadora do futebol feminino.
Fátima Dutra chegou ao Sporting em 2022/23, proveniente do Torreense. A canarinha de 24 anos assumiu-se de estaca na posição, sendo uma peça-fundamental para a treinadora, Mariana Cabral. Ao todo, com a Listada verde e branca, a agora ex ‘camisola 5’ fez 49 jogos, nos quais apontou quatro golos e serviu as companheiras de equipa em sete ocasiões.
Carolina Jóia chegou ao Sporting em 2016/17, proveniente do Santa Maria, para integrar os escalões de formação do Clube de Alvalade. A jovem de 22 anos foi escalando patamares, até chegar à equipa principal. A estreia sob batuta de Mariana Cabral deu-se em 2021/22, numa vitória por 4-0 diante do Estoril. Esta temporada, a guardiã somou apenas oito partidas, sendo suplente de Hannah Seabert. Ao todo, pela equipa principal, venceu três títulos: um campeonato da segunda divisão, uma Taça de Portugal e uma Supertaça.
Bruna Lourenço chegou ao Sporting em 2016/17, proveniente do São Luís. A futebolista assumiu-se desde cedo como figura do plantel leonino. Ao todo, com a Listada verde e branca, a defesa central alinhou em 123 partidas, nas quais marcou oito golos e assistiu as companheiras em duas ocasiões. No total, a algarvia venceu uma Supertaça, dois Campeonatos Nacionais e três Taças de Portugal.
Estas são saídas já oficializadas, sendo que outras deverão estar na iminência de serem anunciadas pelo Sporting. Olivia Smith irá para a Premier League (saiba mais AQUI) e, por outro lado, Telma Encarnação, ponta de lança do Marítimo, deverá assinar com as leoas, apesar de ainda os moldes do negócio estarem ainda em discussão (saiba mais AQUI).
Leões ficaram impressionados com qualidades do internacional pelos Países Baixos que, esta temporada, já disputou 52 partidas oficiais
|
Tijjani Reijnders tem estado em evidência no Milan. As excelentes exibições do internacional pelos Países Baixos podem valer uma transferência para o Manchester City, uma vez que Hugo Viana - que o referenciou no Sporting - ainda vem acompanhando o médio.
Segundo informação avançada por Fabrizio Romano - jornalista italiano especializado em assuntos relacionados com o mercado de transferências - os citizens preparam-se para fazer a primeira oferta oficial pelo futebolista, respeitando a vontade do jogador.
A mesma fonte diz que o antigo alvo do Sporting está focado neste final de temporada e o Manchester City vai aguardar que a época termine. Após os últimos jogos do ano, Hugo Viana irá negociar com os responsáveis rossoneros e apresentar os valores iniciais de um possível negócio.
Recentemente foi revelado que Reijnders podia trocar o Milan pelo City por um valor superior a 67 milhões de euros, tornando-se a venda mais cara dos italianos. Kaká, que rumou ao Real Madrid em 2009/10, ainda detém é responsável pelo maior encaixe do emblema de San Siro.
Tijjani Reijnders - avaliado em 50 milhões de euros - participou em 52 dos 53 jogos oficiais do Milan esta temporada. No total, o médio foi aposta durante 4.411 minutos, nos quais conseguiu contribuir com 15 golos e cinco assistências para os companheiros de equipa.
Confira a publicação:
Guarda-redes internacional português foi contratado ao Bétis, no mercado de janeiro, para acabar com limitações dos leões na baliza
|
O Sporting vai contratar Rui Silva em definitivo. O guardião chegou a Alvalade, proveniente do Bétis, num negócio de cedência temporária. No entanto, um triunfo no encontro diante do Vitória de Guimarães - ou qualquer outro resultado, desde que igual ao do Benfica em Braga - irá segurar o guardião em Alvalade, a troco de 4,75 milhões de euros.
Segundo informação avançada pelo jornal Record, o passe do internacional português ficará em posse do Sporting no final da época. No inverno, os leões pagaram 500 mil euros aos sevilhanos, mas ficou acordada a transferência pelo valor acima mencionado, numa “opção de compra que se pode tornar obrigatória mediante determinada condição”.
Com a possível conquista do título de campeão, o Sporting terá de contratar Rui Silva em definitivo, sendo que, ao montante acordado, acresce ainda 1 milhão de euros derivados de bónus. No entanto, a vontade da SAD é manter o guardião, que revolucionou a equipa desde a sua chegada.
Com contrato até 2028, Rui Silva pretende conquistar o campeonato nacional, a Taça de Portugal e voltar a ser presença assídua na seleção. Roberto Martínez fará, na próxima terça-feira, a convocatória para a Liga das Nações e o 'camisola 24' do Sporting espera estar entre os escolhidos.
Esta temporada, com a Listada verde e branca, Rui Silva - avaliado em 6 milhões de euros - já disputou 21 encontros, tendo sido utilizado ao longo de 1.890 minutos. No total, o guardião sofreu 17 golos, mas tem dado boas indicações aos adeptos verdes e brancos.
Confira as primeiras palavras de Rui Silva no Sporting:
Central internacional pela Costa do Marfim é um dos nomes fortes do plantel verde e branco e está a ser seguido por vários tubarões europeus
|
O dérbi diante do Benfica marcou o jogo 100 de Ousmane Diomande com a camisola do Sporting. O central irá, muito provavelmente, ser titular contra o Vitória de Guimarães e a SAD terá de voltar a pagar ao Midtjylland. Num bom momento de forma, o central aponta à conquista do título.
"Sinto que já sou uma pessoa diferente e um jogador diferente. Mesmo durante esta época temos visto coisas muito especiais. No último jogo, os adeptos estavam por todo o lado e é simplesmente espetacular. Vamos dar tudo para os fazer felizes. Estamos a viver algo especial para o clube e para os adeptos. Queremos ser bicampeões! O Sporting precisa disso e nós queremos fazer história no Clube. Com o apoio dos adeptos, que sabemos que estão sempre connosco, só ficamos mais motivados para os dois jogos que faltam. Vamos estar preparados", disse, aos meios de comunicação leoninos.
"Jogo 100? É uma sensação espetacular"
Sobre a marca de 100 jogos, Diomande assegurou ser "uma sensação espetacular. O tempo passa depressa e joguei muitos jogos num curto espaço de tempo. Com todas as pessoas que acreditam em mim, continuo a trabalhar e espero poder jogar ainda mais jogos, é para continuar", admitiu, garantindo que, antes do dérbi, "nem sabia que estava tão perto dos 100 jogos"
Com mira posta na partida com o Vitória de Guimarães, o central do Sporting antevê o ambiente no Estádio, mas faz uma revelação aos adeptos: "Ainda não sei cantar [O Mundo Sabe Que], mas é algo que gosto de ouvir antes do jogo. Quero aprender a cantar a música para perceber mais. Sinceramente, é muito bom ouvi-la. A paixão dos adeptos é incrível, honestamente".
"Temos de ganhar o campeonato e a Taça"
"Sempre que acabamos um treino, eles estão lá. Estão sempre por perto e dão-nos sempre apoio, dentro e fora de campo. Estão connosco em todo o lado. É fantástico. Mesmo quando jogamos fora, depois dos jogos eles vêm receber-nos e mesmo às 2h00 da manhã estão em Alvalade à nossa espera. É uma loucura. Pergunto-me se eles chegam a dormir (risos). É de loucos e acredito que no sábado será ainda melhor. Já estamos focados, mas isso dá-nos uma motivação extra. Temos de os fazer felizes, sem dúvida. Ganhar o campeonato e a Taça", atirou Diomande.