Futebol Formação
Oficial! Sporting segura "afilhado" de Quenda que já passou pelo Benfica
19 Jun 2026 | 10:49
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol Formação
26 Jun 2025 | 20:56 |
É oficial. Leonardo Tavares assinou contrato profissional com o Sporting - tal como um outro colega de equipa - esta quinta-feira, dia 26 de junho. O jovem médio de 17 anos, que representou os juvenis em 2024/2025, somando 34 jogos e dois golos sob as ordens de Pedro Pontes, diz estar muito feliz pelo novo passo na carreira.
O jovem atleta começou a dar os primeiros toques na bola aos cinco anos, no PAC, clube de futsal da sua terra natal. Aos sete, rumou ao Benfica, onde esteve durante quatro épocas - durante a presidência de Luís Filipe Vieira - antes de ingressar no Sporting, em 2020.
Leonardo Tavares: "Estou muito feliz por assinar contrato profissional com o Sporting"
"Estou muito feliz por assinar contrato profissional com o Sporting. É um objetivo que tinha há muito tempo. Sinto-me muito orgulhoso e agradeço à minha família, aos meus pais, ao meu irmão e a toda a estrutura do Clube. Agora, é continuar a trabalhar ao máximo", referiu aos meios de comunicação do Clube.
Leonardo Tavares não esconde a ambição de se estrear pela equipa principal e diz que a sua grande inspiração é Zeno Debast, explicando porquê: "É um jogador que pode atuar tanto a médio como a defesa" e tem "uma grande qualidade de passe e visão de jogo".
Leonardo Tavares sobre adeptos: "Continuem a acreditar nos jovens da formação"
A fechar, deixou uma mensagem aos adeptos: "Espero que continuem a acreditar nos jovens da formação e a apoiar o Sporting, porque dentro de campo vamos sempre retribuir", terminou. Os comandados de Pedro Pontes terminaram a temporada desportiva no quarto lugar com 40 pontos. O Benfica foi campeão com 47, seguido de Braga (44) e Porto (41). A última conquista dos leões neste escalão aconteceu na época de 2021/22, sob comando técnico de José João Gomes, atual adjunto nos juniores.
Veja a publicação do Sporting:
No reduto da turma vimaranense, emblema da casa revelou-se mais forte no encontro e conseguiu derrotar Clube verde e branco
20 Jun 2026 | 15:01 |
A equipa de iniciados do Sporting perdeu frente ao Vitória de Guimarães (3-1), este sábado, dia 20 de junho, em jogo a contar para a 18.ª e última jornada da Fase de Apuramento de Campeão do escalão de sub-15. Os leões, que foram derrotados no dérbi na última ronda, voltaram a sofrer novo desaire.
No Minho, a formação da casa entrou melhor na partida e conseguiu chegar à vantagem sensivelmente à meia hora de jogo. Já no arranque da segunda parte, a formação vimaranense voltou a marcar, colocando o Sporting numa situação complicada.
Os leões ainda reagiram de imediato e reduziram para 2-1 por Daniel Lopes (58'), apenas quatro minutos depois do segundo golo adversário, mas não conseguiram manter a pressão até ao final. Já aos 80 minutos, o Vitória voltou a faturar e confirmou o triunfo por 3-1 no último encontro da temporada 2025/26.
Com esta derrota - a sexta em 36 jogos na presente temporada desportiva - os comandados de João Lourenço ficam com 35 pontos e terminam na segunda posição da tabela classificativa. O Porto sagrou-se campeão (44). Já o Braga ficou no terceiro posto (35), seguido do Benfica (33).
A equipa apresentada pelo emblema verde e branco foi composta por: Tiago Gimo (Guarda-redes), Martim Sousa, César Sousa, Bernardo Lavos, João Rodrigues, Borine Nanque, Daniel Lopes, Bernardo Busatori, Igor Ribeiro, Duarte Gomes e Laurindo Mendonça.
Avançado já não irá rumar a Amesterdão, permanecendo assim ligado ao emblema verde e branco, onde continua a ser visto como uma grande promessa
20 Jun 2026 | 11:38 |
O Ajax tentou garantir a contratação de Martim Ribeiro durante as últimas semanas. No entanto, o jovem avançado de 16 anos não irá rumar a Amesterdão, permanecendo assim ligado aos leões, onde continua a ser visto como uma das principais promessas.
Apesar do interesse dos neerlandeses, as exigências salariais associadas à mudança acabaram por inviabilizar o negócio, uma vez que o emblema dos Países Baixos não quis ultrapassar os limites salariais definidos para os seus jovens jogadores, segundo o jornal 'A Bola'.
Irmão de Rodrigo Ribeiro, recentemente transferido em definitivo para o Augsburg, Martim tem vindo a destacar-se nos escalões de formação verde e branca. Depois de uma época notável nos iniciados, em que marcou 28 golos em 28 jogos, o atacante deu o salto para os juvenis e voltou a mostrar qualidade.
Na temporada agora concluída, o jovem registou 10 golos e três assistências em 24 partidas pelos sub-17 leoninos, números que confirmaram a sua evolução. As exibições consistentes também lhe valeram presença regular nas seleções jovens de Portugal.
Internacional jovem por 23 ocasiões, 11 das quais pelos sub-17, Martim Ribeiro protagonizou um dos momentos mais marcantes em novembro do ano passado, ao assinar um hat-trick na goleada de Portugal frente ao Liechtenstein por 10-0, em encontro de qualificação para o Europeu da categoria.
Após rubricar novo vínculo, jogador recordou os primeiros passos no desporto e revelou que a paixão pelo desporto-rei surgiu desde muito cedo
20 Jun 2026 | 09:51 |
É oficial. O Sporting assinou um contrato profissional com Mário William, jovem defesa central de 16 anos que integra os quadros do Clube há cinco temporadas. Em 2025/26, o jogador representou a equipa de sub-17 leonina (que ficou em quarto lugar), registando 32 partidas, três golos e três assistências.
Após rubricar o novo vínculo, o jogador revelou que a paixão pelo futebol surgiu desde muito cedo: "A primeira vez que vi um campo, disse à minha mãe que queria jogar à bola. Comecei o meu percurso no Dragon Force e depois fui para o Pedrouços, onde tinha os meus amigos. Passei pelo Rio Tinto, porque o meu treinador mudou de clube, pelo Leixões e pelo Núcleo do Sporting do Solar do Norte", contou.
A mudança para a Academia aconteceu quando tinha apenas 11 anos, iniciando uma ligação ao Sporting que se mantém desde a temporada 2021/22: "Acredito que o sonho de todos os jogadores de futebol é sentir esta sensação. Não tenho muitas palavras para descrever. Orgulho no meu trabalho, felicidade… agora é continuar, porque isto é só o começo", afirmou.
Além de atuar no eixo defensivo, Mário William pode desempenhar funções no meio-campo, característica que valoriza bastante. Questionado sobre as suas referências, destacou um atleta da equipa principal verde e branca. "O meu exemplo é o Zeno Debast, porque apesar de fisicamente sermos diferentes, acredito que somos muito parecidos na qualidade com bola e na inteligência dentro do campo", explicou.
M. William: "Vou dar sempre o meu máximo e prometo que, dentro e fora do campo, serei um exemplo para o Clube"
O jovem talento deixou uma mensagem aos adeptos leoninos, garantindo total compromisso com o emblema de Alvalade: "Muito esforço e dedicação. Vou dar sempre o meu máximo e prometo que, dentro e fora do campo, serei um exemplo para o Clube. Vou honrar todas as responsabilidades que me foram atribuídas", assegurou.
Oficial! Sporting segura "afilhado" de Quenda que já passou pelo Benfica
19 Jun 2026 | 10:49
Oficial! Sporting assegura extremo talentoso para a próxima época
17 Jun 2026 | 11:57
Sporting perde dérbi em casa por 3-1 e diz adeus ao título; Porto é campeão nacional
14 Jun 2026 | 13:28