
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
É oficial. Sebastián Coates deixa o Sporting e vai regressar ao Uruguai. O capitão dos verdes e brancos despediu-se de todos os adeptos numa emocionante mensagem, explicando os motivos que o levaram a terminar a longa caminhada em Alvalade.
Nas redes sociais dos leões, Seba garantiu ser o momento certo para regressar a casa, agradecendo a Frederico Varandas, Hugo Viana e Rúben Amorim, que sempre respeitaram a decisão do central, enquanto futebolista e enquanto Homem.
"Quero agradecer a toda a gente com quem trabalhei no Clube, à gente da Academia, que faz tudo para que nós jogadores sejamos melhores. Agradecer a todos os treinadores que tive, aos jogadores que foram meus companheiros, ficarão sempre no meu coração. Agradeço aos Sportinguistas por todo o apoio. Vou ter muitas saudades vossas, de chegar à Academia, ao Estádio, do dia a dia e de dizer que fui jogador do Sporting. O maior legado que posso deixar é que os meus filhos são do Sporting para toda a vida. Obrigado a todos pelo apoio e serei sempre leão.
Na temporada que agora chegou ao fim (2023/24), Sebastián Coates – avaliado em 4 milhões de euros – somou 44 encontros: 29 na Liga Portugal Betclic, sete na Liga Europa, seis na Taça de Portugal e dois na Taça da Liga. Ao todo, 3.350 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o capitão do Sporting marcou seis golos e fez uma assistência.
Ao todo, Sebastián Coates realizou 369 jogos de leão ao peito, tendo, ao todo, 37 golos, 10 assistências e oito títulos: dois Campeonatos Nacionais (2020/21 e 2023/24 ), uma Supertaça Cândido de Oliveira (2021/22), uma Taça de Portugal (2018/19) e quatro Taças da Liga (2017/18, 2018/19, 2020/21 e 2021/22), deixando um legado histórico com a Listada verde e branca. O capitão deixa Alvalade como o estrangeiro com mais jogos na história dos leões.
Assista à emocionante despedida:
Jogador que estava na mira do Clube de Alvalade para o reforço do plantel decidiu dar um novo rumo à carreira e vinculou-se ao clube francês
|
É oficial. Eric Dier é reforço dos franceses do Mónaco, para a próxima temporada. O internacional inglês estava em final de contrato com o Bayern Munique e opta por dar um novo rumo à carreira. O defesa-central de 31 anos fazia parte de uma lista de reforços do Sporting, para o próximo mercado de verão, mas decidiu mudar-se para a Ligue 1.
Depois de o próprio jogador ter confirmado a mudança, a transferência foi oficializada numa publicação nas redes sociais: “O AS Monaco tem o prazer de anunciar a chegada de Eric Dier, do Bayern de Munique, a partir de 1 de julho”. O clube francês assegura, assim, a contratação de um atleta que confere experiência e capacidade de liderança à equipa orientada pelo treinador austríaco Adi Hutter. Será a estreia do internacional inglês no futebol gaulês.
Desta forma, Eric Dier prepara-se para abandonar o Bayern Munique, depois de as negociações para a renovação de contrato não terem tido sucesso. O central representava o clube bávaro desde janeiro de 2024, tendo realizado 47 jogos, dos quais 37 como titular, com o saldo de três golos e uma assistência. Na presente temporada, conquistou a Bundesliga ao lado de João Palhinha.
O experiente jogador estava na mira do Sporting, tendo em vista um possível regresso ao Clube de Alvalade, já no próximo verão. Recorde-se que Eric Dier representou os leões durante 11 anos, entre 2003 e 2014, tendo feito a sua formação na Academia de Alcochete. A nível sénior, disputou 31 jogos ao serviço da equipa principal leonina, nas temporadas 2012/13 e 2013/14, nos quais assinou um golo e duas assistências.
Ao longo da sua carreira, Eric Dier atuou ainda ao serviço de Everton e Tottenham. Nos spurs – clube que representou durante nove épocas e meia – disputou 365 jogos, com o saldo de 13 remates certeiros e igual número de assistências. Pela seleção inglesa, soma 49 internacionalizações.
Antigo treinador dos leões tem plano definido para a próxima temporada, mas gunners prometem intrometer-se nas ideias do técnico português
|
O nome de Joan García tem vindo a ganhar força nos bastidores do mercado europeu. O guardião espanhol de 24 anos, atualmente ao serviço do Espanhol, tornou-se numa das figuras da temporada graças às 138 intervenções na LaLiga, que o colocam no radar de Ruben Amorim, antigo treinador do Sporting.
O Manchester United tem o guardião bem referenciado, mas o Arsenal volt à carga após uma tentativa falhada no último verão. De acordo com o diário AS, os gunners estão agora em conversações avançadas com o Espanhol e pretendem assegurar o jogador antes que outros concorrentes entrem de forma mais agressiva na corrida.
A lista de interessados não fica por aqui. Tottenham, Manchester City, PSG, Bayer Leverkusen, Real Madrid, Atlético Madrid e até o Barcelona acompanham a situação, mas a urgência financeira do clube catalão pode acelerar um desfecho. O Espanhol precisa de realizar uma venda significativa até 30 de junho, sob pena de entrar em incumprimento financeiro no exercício 2024/25. Joan García é, neste momento, o ativo mais valioso do plantel.
A cláusula de rescisão está fixada nos 25 milhões de euros, mas poderá subir para 30M se o jogador for convocado para a seleção espanhola na meia-final da Liga das Nações, frente à Alemanha. Contudo, a saída poderá ser negociada, visto a urgência do emblema da cidade de Barcelona em realizar um encaixe financeiro.
O antigo treinador do Sporting, que está a viver uma das fases mais difíceis da sua carreira em Inglaterra, vê a final da Liga da Europa, como uma oportunidade para salvar a temporada. A final frente ao Tottenham está marcada para dia 21 de maio, às 20h00 em San Mamés, estádio do Athletic Bilbao.
Jornalista aborda possível transferência de jogador muito importante do plantel verde e branco, no próximo mercado de verão, e fala sobre o provável destino
|
A saída de Viktor Gyokeres do Sporting, no próximo mercado de verão, é uma forte possibilidade. O Arsenal está muito empenhado na contratação do goleador internacional sueco e até já definiu os termos da proposta que vai apresentar ao Clube de Alvalade e ao atleta. O jornalista Hugo do Carmo considera que a transferência do avançado é “previsível” e fala sobre a sua eventual integração nos londrinos.
“Parece-me inevitável. É um jogador a mais para o futebol português. Teve um impacto tremendo, na época passada, e levou o Sporting à conquista do título, além de ter sido Bola de Prata [melhor marcador do campeonato]. Este ano, temos o Sporting também na primeira posição. [Gyokeres] também tem a Bola de Prata já assegurada, com 38 golos. É um jogador tremendo. E, por isso, é previsível que saia no final da época. O Sporting não vai ter condições para manter o Gyokeres mais uma época”, disse, em declarações n'A Bola TV.
"Arsenal parece-me boa aposta para Gyokeres"
O jornalista comentou também a possibilidade de Gyokeres rumar aos gunners: “Se realmente se confirmar o Arsenal, parece-me uma boa aposta para o jogador e, principalmente, para o Arsenal. Mikel Arteta tem insistido muito na contratação de um avançado. Eles têm aquele sistema decalcado do futebol espanhol, um bocadinho ‘tiki-taka’ do Barcelona, uma ideia de Pep Guardiola. Mas até o próprio Guardiola, há dois anos, mudou e optou por contratar o Haaland, para mudar o registo do futebol associativo da equipa”.
“No caso do Arsenal, acho que Gyokeres pode ser um elemento decisivo para desbloquear muitos jogos. Não para mudar o estilo de futebol associativo da equipa, mas para, de um momento para o outro, aparecer e fazer a diferença”, aponta o Hugo do Carmo.
"Gyokeres tem sempre um, dois, três ou até quatro defesas a vigiá-lo"
A terminar, o especialista abordou o facto de Gyokeres não ter conseguido marcar nos últimos dois jogos dos leões, frente a Gil Vicente e Benfica, garantindo que “um jogador também joga o que o adversário deixa jogar. Os últimos adversários do Sporting, basicamente, não têm deixado Gyokeres jogar". No entanto, destaca que o nórdico "é um jogador que tem sempre um, dois, três ou até quatro defesas a vigiá-lo, como chegámos a assistir no jogo frente ao Gil Vicente”.