Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol Formação

OFICIAL! SPORTING ASSINA COM LATERAL QUE SE INSPIRA EM NUNO MENDES: "IDENTIFICO-ME MUITO COM ELE"

Clube de Alvalade mostra confiança em jogador que promete dar cartas com a Listada verde e branca

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

04 Abr 2024 | 21:14 |

Icon Comentário0

É oficial! Daniel Costa, lateral direito de 16 anos, assinou contrato profissional com o Sporting. O jovem mostrou-se muito feliz pela oportunidade e revelou que se inspira em Nuno Mendes, defesa que brilhou com a Listada verde e branca.


"Quero chegar à equipa principal ao lado dos meus colegas e fazer lá muitos jogos", começou por dizer o craque verde e branco, aos meios de comunicação do Clube de Alvalade, aquando do momento de oficialização do novo vínculo com os leões.


“Gosto como ataca e defende, é rápido, bom com bola e agressivo. Identifico-me muito com ele e gosto muito dele”, garantiu, sobre Nuno Mendes, lateral esquerdo formado na Academia Cristiano Ronaldo, que se sagrou campeão nacional pelo Sporting, sob comando técnico de Rúben Amorim, em 2020/21, tendo rumado, posteriormente, ao PSG, num negócio que rendeu aos leões 47 milhões e Pablo Sarabia durante uma temporada.


Esta temporada, ao serviço dos sub-17 de Alvalade, Daniel Costa soma quatro golos e três assistências, ao longo de 22 encontros. O jovem defesa está no Sporting desde 2015/16, tendo-se mudado para os verdes e brancos com apenas 8 anos, proveniente d'Os Amarelos. Desde então, o jovem jogador não conhece outras cores senão as dos dos leões.

Esta época vem ajudando os comandados de José Gomes numa boa campanha no campeonato nacional. De momento, os juvenis têm oito pontos na fase de apuramento de campeão, menos cinco do que o Benfica (13). Durante 27 partidas ao longo do ano, o Sporting perdeu apenas uma, diante dos encarnados, por 3-2, no passado mês de março.


Confira a publicação do Clube de Alvalade:

https://twitter.com/SportingCP/status/1775947967595200733


Futebol Formação

Oficial! Guarda-redes assina contrato com o Sporting: "Dar sempre o melhor"

Atleta dos leões revelou o orgulho que sente neste momento, tendo em vista objetivos claros e risonhos para o Clube de Alvalade

Maria Cruz: "Desde que vim para o Sporting CP tenho tido grandes treinadores que me têm ajudado em tudo o que preciso"
Maria Cruz: "Desde que vim para o Sporting CP tenho tido grandes treinadores que me têm ajudado em tudo o que preciso"

20 Mai 2026 | 16:24 |

Icon Comentário0

O Sporting anunciou, esta terça-feira, que assinou contrato de formação com Maria Cruz, guarda-redes de 15 anos que já joga com o leão ao peito desde 2021/2022. A jovem é é internacional sub-15 por Portugal e, apesar da sua juventude, esta temporada já jogou pela equipa das Leoas na II Divisão do escalão sub-19.


“Sinto-me muito orgulhosa por assinar pelo meu clube de coração e com algum nervosismo, mas espero continuar aqui muitos mais anos a dar sempre o meu melhor”, referiu aos meios de comunicação do Clube, após a sua assinatura.


Estando a falar de uma guarda-redes, é curioso que o seu percurso no futebol tenha começado tão longe da baliza, “como avançada”, confessou, no entanto, agora é entre os postes onde se revê dentro do terreno de jogo. “Desde que vim para o Sporting CP tenho tido grandes treinadores que me têm ajudado em tudo o que preciso”, reconheceu Maria Cruz. 


“Jogo com jogadoras mais velhas, é um grande voto de confiança e espero estar à altura”, perspectivou, relativamente às suas próximas etapas de evolução. Determinada em conquistar o seu “grande sonho”, a jogadora garante “trabalhar para isso”, já que ambiciona tornar-se “guarda-redes da equipa A do Sporting”.

Até atingir a equipa orientada por Micael Sequeira, Maria Cruz promete “dar sempre o melhor e com muito orgulho por representar este Clube”, concluiu após a assinatura do seu contrato de formação.



Futebol Formação

Diretor do Athletic Bilbao está de visita e atira: "Respira-se o ambiente do Sporting"

Prestígio europeu e mundial da academia verde e branca é resultado dos enormes resultados que têm obtido ao longo de décadas

A visita contou com a presença de Aitor Ugarte, diretor de metodologia do futebol de formação do clube de Bilbau
A visita contou com a presença de Aitor Ugarte, diretor de metodologia do futebol de formação do clube de Bilbau

20 Mai 2026 | 16:00 |

Icon Comentário0

O Sporting desenvolveu, esta terça-feira, uma formação interna na Academia Cristiano Ronaldo que contou com a presença de Aitor Ugarte, diretor de metodologia do futebol de formação do Athletic Bilbao. Nesta iniciativa, o elemento basco transmitiu os seus conhecimentos relacionados com a área e ficou a conhecer como é o trabalho diário dos leões em Alcochete.


Foi uma experiência muito bonita. Pude conhecer a Academia e adorei os espaços e o significado de cada um. Respira-se o ambiente do Sporting. Depois pude partilhar a minha experiência e o nosso modelo no Athletic. É um luxo poder estar aqui, partilhar e conhecer outras culturas do futebol”, começou por dizer, em declarações à Sporting TV, antes de implementar a sua metodologia numa sessão totalmente prática com atletas dos sub-13 dos leões, no relvado do Estádio Aurélio Pereira


“É algo diferente, a metodologia que nos apresentaram tem tudo bem orientado e isso dá-nos “inputs” que podemos melhorar no nosso processo. Em relação à parte prática, houve muito foco na receção e no passe, ocupação espacial e jogo apoiado, fundamentos que também procuramos incutir nos nossos jogadores”, analisou, Marco Santos, treinador dos sub-13 do emblema de Alvalade. 


Tem uma cultura acentuada, consegue estar num patamar de alto nível durante muito tempo e isso com jogadores da sua formação. É de um enorme valor e, por isso, quisemos conhecer essa realidade mais a fundo”, concluiu o técnico relativamente à sessão. 

Esta partilha de conhecimento, demonstra o prestígio que a formação dos verdes e brancos apresenta no contexto do futebol europeu e mundial. Um caso concreto são os "Aurélios", alcunha que faz referência aos 10 jogadores formados na Academia do Sporting CP que integraram a Seleção Nacional na histórica conquista do Euro2016. Cristiano Ronaldo, o nome maior, também foi formado no Sporting.



Futebol Formação

Exclusivo Leonino - Direção de Varandas fecha porta a ex Benfica no Sporting

Estrutura do Clube de Alvalade já se encontra a preparar a próxima temporada desportiva e jogador não fará parte das contas dos leões

Exclusivo Leonino - Pedro Miguéis, com breve passagem pelo Benfica, não tem lugar na equipa B do Sporting, por decisão da Direção de Varandas
Exclusivo Leonino - Pedro Miguéis, com breve passagem pelo Benfica, não tem lugar na equipa B do Sporting, por decisão da Direção de Varandas

20 Mai 2026 | 03:00 |

Icon Comentário0

O Sporting já definiu o futuro de Pedro Miguéis. Segundo apurou o nosso Jornal, em Exclusivo Leonino, o guarda-redes suplente da equipa B não entra nos planos da estrutura liderada por Frederico Varandas para a próxima temporada e será 'despachado' no verão, terminando a sua ligação aos leões.


A situação desportiva do jogador é complicada, uma vez que tem estado na sombra e com poucas oportunidades nas recentes temporadas, dificultando bastante a sua evolução no Clube de Alvalade. Além de ser poucas vezes opção para João Gião, também não se prevê que o futuro trouxesse mais minutos, visto que caso Diego Callai deixe os leões, será Francisco Silva a assumir a titularidade.


Por isso mesmo, a Direção do Sporting entende que o ciclo do guardião de 21 anos que também esteve no Benfica chegou ao fim. Depois de ter renovado contrato em julho de 2023o futuro de Pedro Miguéis não deverá mesmo passar pela Academia Cristiano Ronaldo. 


Assim sendo, a estrutura verde e branca deverá fazer terminar a ligação com o jogador, isto depois de o guarda-redes ter realizado grande parte da sua formação no Sporting, onde chegou na temporada 2018/19, oriundo do CF Unidos. Curiosamente, ainda esta temporada chegou a ser chamado por Rui Borges aos treinos da equipa principal.

Na presente temporada, pelo Sporting, Pedro Miguéis realizou apenas uma partida oficial ao serviço da equipa B. Nos escassos 45 minutos que esteve em campo, acabou por fazer a sua estreia na Segunda Liga este fim de semana, diante do Académico de Viseu.


Confira a estreia de Pedro Miguéis na Liga 2:


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Exclusivo Leonino - Varandas repensa continuidade no Sporting após final de época desastroso
Futebol Formação

Exclusivo Leonino - Varandas repensa continuidade no Sporting após final de época desastroso

18 Mai 2026 | 14:59

Icon Comentário0
Sporting perde 1-0 com o Benfica e pode ficar a 17 pontos do Porto
Futebol Formação

Sporting perde 1-0 com o Benfica e pode ficar a 17 pontos do Porto

17 Mai 2026 | 12:58

Icon Comentário0
Após vitória em Vila do Conde, Sporting perde 3-1 em casa e vê Benfica ficar no segundo lugar
Futebol Formação

Após vitória em Vila do Conde, Sporting perde 3-1 em casa e vê Benfica ficar no segundo lugar

16 Mai 2026 | 13:38

Icon Comentário0