
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Hóquei em patins
|
É oficial! Facundo Navarro está de regresso ao Sporting, tal como noticiou o nosso Jornal, num Exclusivo Leonino, no passado dia 27 de novembro. O avançado argentino reforça a equipa de hóquei em patins dos leões e será mais uma arma para Edo Bosch.
Facundo Navarro: "Tenho um enorme gosto e uma enorme honra por finalmente voltar ao Sporting"
“Tenho um enorme gosto e uma enorme honra por finalmente voltar aqui. Foi este Clube que me recebeu na Europa [em 2016/2017] e quando saí disse sempre que iria voltar algum dia, por isso tenho um enorme prazer em fazê-lo”, disse, aos meios de comunicação do Clube de Alvalade.
Facundo Navarro faz mira à próxima época, prometendo "o esforço que este Clube merece” e muita motivação: “Temos de tentar ganhar tudo, sei que é difícil, mas nós temos equipa para isso e vamos tentá-lo”, apontando um "crescimento enorme" do hóquei do Sporting desde que chegou pela primeira vez ao Sporting.
Navarro: "Vivi essa primeira parte dos primeiros títulos no Pavilhão João Rocha e foi incrível"
“Vivi essa primeira parte dos primeiros títulos no Pavilhão João Rocha e foi incrível. Fiz uma época ainda no Pavilhão do Livramento [em Mafra], um ano em Alverca e depois fiz um ano aqui, em que já treinei no Pavilhão João Rocha. Chegar aqui e encontrar ainda mais melhorias é uma satisfação muito grande”, recordou.
Para terminar, Facundo Navarro admitiu ter uma boa relação com Edo Bosch e deixou uma mensagem aos adeptos, prometendo ser um "avançado lutador": “Estive com ele no Valongo e uma época na Oliveirense, também. Sei o tipo de treinador e de pessoa que é e estou muito contente por voltar a ser treinado por ele... Que nos venham apoiar e dar alento, porque eu e todo o grupo prometemos o esforço a que estão habituados, e Deus queira que possamos dar-lhes muitos títulos”.
Jogador dos encarnados alegou estar em desequilíbrio, mas Conselho de Disciplina não foi na conversa e aplicou castigo pesado ao atleta
|
Diogo Rafael foi suspenso na sequência de uma agressão a Toni Pérez, avançado que entretanto deixou do Sporting, no dérbi das meias-finais da Taça de Portugal a 30 de abril. O capitão da equipa de hóquei em patins do Benfica foi punido com duas partidas de castigo.
Vale a pena recordar que Diogo Rafael foi expulso num dos lances mais decisivos da partida. O português atingiu o ex Sporting com o stick na zona do olho. O jogador Benfica acabou por receber o cartão vermelho, depois de os árbitros terem consultado o VAR para tomar a decisão.
Toni Pérez ficou com a cara ensanguentada, apesar ter Diogo Rafael ter alegado estar em desequilíbrio. O capitão do Benfica já cumpriu um jogo de suspensão preventiva no Campeonato Placard, a 5 de maio, no entanto o processo disciplinar só ficou definido agora.
O Conselho de Disciplina da Federação de Patinagem de Portugal já lançou o comunicado no qual dá a conhecer o motivo do castigo da suspensão por duas partidas: "(...) das imagens recolhidas resulta que o Arguido tocou efetivamente o seu adversário no rosto, sendo que também resulta o seu aparente desequilíbrio. Porém, da análise dessas mesmas imagens também resulta que o contacto na face do seu adversário ocorreu em momento anterior ao do putativo desequilíbrio".
Como o primeiro jogo já foi cumprido no final da temporada passada, os dois jogos que se seguem irão contar para a época que se avizinha. O atleta do Benfica vai falhar a primeira eliminatória das águias a contar para os 32-avos-de-final, agendados para o fim-de-semana de 29 e 30 de novembro.
Atleta leonino manteve-se em território luso após sair do Clube de Alvalade, mas vai agora trocar de país pela primeira vez na sua carreira
|
João Almeida, antigo jogador de hóquei em patins do Sporting, foi oficializado na última segunda-feira, dia 16 de julho, como novo jogador do Trissino, emblema que atua na primeira divisão italiana da modalidade. O avançado chega da equipa de Valongo e vai vestir a ‘camisola 24’.
Esta será a primeira aventura do atleta luso fora do seu país natal, tendo representado várias equipas portuguesas ao longo da sua carreira, uma das quais a equipa de hóquei em patins do Sporting, Clube que representou entre 2021 e 2023, antes de se transferir para o Valongo. No emblema italiano, o jogador irá encontrar João Pinto como seu treinador, nome lendário da modalidade verde e branca.
À parte destes emblemas, João Almeida representou, também como sénior, o Barcelos e a Oliveirense, tendo também feito parte das Seleções Nacionais jovens, onde integrou o conjunto vencedor do Europeu Sub 20, em 2014.
Durante as duas temporadas de leão ao peito, o hoquista disputou 84 jogos e somou 25 golos, tendo ainda conquistado a Taça Continental na sua estreia pelo Sporting, na qual deixou a sua marca, ao apontar o primeiro golo da final.
Em 2024/2025, João Almeida somou 33 jogos a serviço do emblema de Valongo: 22 jogos na Liga Portuguesa, sete jogos na Liga dos Campeões, três jogos na Taça de Portugal e um jogo na Elite Cup. No total, o avançado de 30 anos somou 16 golos e 14 assistências.
Confira aqui a publicação do Trissino:
Jogador que fez a sua formação no Clube de Alvalade acabou, mais tarde, a representar o emblema da cidade do norte do país
|
Gonçalo Alves, jogador de hóquei em patins formado no Sporting, fez juras de amor ao Porto em entrevista recente, concedida ao jornal Record. O jogador, que se sagrou campeão nacional esta temporada, depois de ultrapassar os leões nas meias-finais do play-off, afirmou querer continuar no emblema da cidade do norte do país.
Gonçalo Alves: "Vencemos duas vezes o Sporting nos penáltis. É uma questão de quem é mais frio e eficaz"
O jogador do Porto começou por fazer uma reflexão sobre época, com menção à prova rainha, onde o Sporting triunfou: "Chegámos à final da Champions e há um mérito muito grande nisso. Tivemos antes um deslize na Taça em casa que não devia ter acontecido, mas acabámos com um bicampeonato que não acontecia há 22 anos e isso é de louvar e um orgulho muito grande. Um bicampeonato na exigência e qualidade atual da competição sabe a vários campeonatos".
Também lembrou, depois, a conquista do bicampeonato. Relembrar que o Porto protagonizou uma eliminatória emocionante com o Sporting nas meias-finais do play-off: "Conquistar um bicampeonato é diferente de ser só um campeonato. Não penso que saiba a pouco, pela forma como se desenrolou a época e por tudo o que aconteceu. Sabe a muito porque custou-nos muito a conquistar"
Gonçalo Alves: "Não sei se vai ser o Paulo Freitas e até ao dia em que nos for comunicado não poderei falar sobre isso"
"Nos penáltis, que não é só uma questão de sorte, naquele dia a bola entrou para o lado do OC Barcelos e não para o nosso. Nos playoffs, vencemos duas vezes o Sporting nos penáltis. É uma questão de naquele momento ver quem é mais frio e eficaz", atirou de seguida Gonçalo Alves, sem esquecer esses confrontos com os leões.
Por último, abordou a possibilidade de um antigo treinador do hóquei do Sporting reforçar o Porto na próxima época: "Não sei se vai ser o Paulo Freitas e até ao dia em que nos for comunicado não poderei falar sobre isso. Como selecionador, tive uma experiência no Mundial e agora vamos estar juntos no Europeu novamente. Se for ele, cá estaremos para o ajudar no que pudermos".