Futebol
Pedro Sousa destrói discurso de Rui Borges no Sporting: "Mais vale não falar"
27 Out 2026 | 14:51
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
19 Nov 2023 | 16:15 | Por Redação
É oficial: Marcelo Gallardo é o mais recente treinador do Al-Ittihad, segundo deu conta o emblema saudita, adversário de Cristiano Ronaldo, no passado sábado, dia 18 de novembro, através dos meios de comunicação do clube.
Segundo adiantou a formação de Jeddah, o técnico, que vem assumir o lugar deixado por Nuno Espírito Santo, que saiu do comando após uma ‘quezília’ com Benzema, assinou um contrato vVálido por por um ano e meio.
“O Conselho de Administração do Al-Ittihad, presidido por Anmar Aihailae, anuncia a contratação da nova equipa técnica, liderada pelo argentino Marcelo Gallardo, para treinar a primeira equipa de futebol com um contrato que é válido por um ano e meio”, começou por referir o emblema árabe.
“Desejamos sucesso ao treinador e esperamos que ele, juntamente com todos os membros da sua equipa, contribuam para as aspirações dos adeptos do Al-Ittihad, que são conhecidos por apoiar o seu clube em todas as jornadas”, concluiu.
Recorde-se que o ex-Porto, Costinha, havia revelado que o técnico esteve apontado ao Benfica. “Estivemos quase 16 anos sem falar praticamente e de repente não há uma única semana em que a gente não fale. Ele foi importante. Ele estava na calha para vir para um clube grande em Portugal e tinha-me pedido informações. Esse clube era o Benfica. A partir daí nunca mais deixámos de falar”, disse.
Confira aqui a publicação:
https://twitter.com/ittihad_en/status/1725983176206516276?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1725983176206516276%7Ctwgr%5Eaddede5269a828fbe18e4f05c8bc6f362fcd37e6%7Ctwcon%5Es1_&ref_url=https%3A%2F%2Fwww.noticiasaominuto.com%2Fdesporto%2F2444005%2Foficial-gallardo-e-o-sucessor-de-nuno-espirito-santo-no-al-ittihad
Treinador mostrou-se satisfeito com a exibição dos leões, que acabou por garantir a final-four da Taça da Liga, mas não vê vitória como "balão de oxigénio"
28 Out 2026 | 09:16 | Por Redação
Rui Borges mostrou-se satisfeito com a vitória do Sporting frente ao Marítimo, por 2-1, com a qual os leões garantiram presença na final-four da Taça da Liga. O treinador elogiou a exibição, mas recusa a ideia de que tal se trata de um "balão de oxigénio", após duas derrotas consecutivas.
Análise à equipa e a Pedro Lima
"Não vou individualizar, apesar de o Pedro ter dado uma resposta muito boa, que estava à espera, se for honesto, porque o vejo a trabalhar todos os dias. Mas não só a ele, toda a equipa. É difícil mudar um onze todo, chegar aqui e ter uma qualidade de jogo acima da média. Dado aquilo que foram os dois últimos resultados, é natural alguma falta de confiança aqui ou ali e foi aparecendo numa fase inicial do jogo. Mas depois a equipa foi tentando crescer, não entrar em desconfiança coletiva e fizeram um jogo bastante competente. Acabámos por sofrer um golo numa perda de bola nossa que não pode acontecer. O Marítimo cresceu naqueles últimos dois minutos, o que criou algum desconforto, mas foram 90 minutos muito competentes. Podíamos ter feito golos de outra forma também, muitas bolas no poste outra vez, mas a sorte dá trabalho e é continuar a acreditar e seguir o nosso caminho"
O que promete aos adeptos
"Prometo trabalho"
Foi um balão de oxigénio?
"Não, foi um jogo conseguido da nossa parte. Queríamos muito poder estar na disputa do troféu. Agora, é focarmo-nos novamente no campeonato e no jogo com o Casa Pia"
Golo do Marítimo e como corrigir
"Foi uma perda de bola nossa, na primeira etapa de construção, em que estávamos um bocado desequilibrados. Tínhamos uma bola controladíssima, em que nem sequer estávamos pressionados e estávamos algo desorganizados, porque estamos mais preocupados com o momento ofensivo. Nós próprios criámos essa oportunidade ao adversário, tinham a superioridade na área e acabaram por fazer golo. Diferente dos golos do Académico, que foram em ataques rápidos. Mas, sim, é algo que nós sabemos e temos identificado. Tem a ver com posicionamentos defensivos que às vezes têm que ser melhores e temos que melhorar nesse aspeto"
Como se pode a equipa libertar da desconfiança
"Ganhando e a confiança vai aparecer naturalmente. Faz parte. Acabámos com miúdos que se estrearam, houve algum nervosismo também. É um conjunto de vários fatores e não podemos olhar para todos os jogos de forma igual"
Como reconquistar os adeptos
"A insatisfação é natural. Estou preocupado em tentar ser melhor a cada dia que passa, ir à procura de soluções e de fazer o melhor pelo Sporting"
Exibição de Rui Silva e contas da baliza
"O Rui Silva foi importante, até para o resto da equipa. É um grande guarda-redes e não deixa de ser porque não jogou três jogos. Continua a trabalhar da mesma forma, com o mesmo espírito e é importante para todo o grupo. É um jogador maduro e foi importante essa maturidade, passada de trás para a frente, para uma equipa jovem. Foi importante eles olharem para trás e sentirem que está ali um um líder, que está ali para os ajudar"
Facilitar a saída
“Se posso facilitar a saída? Eu estou aqui para falar do jogo, o presidente está todos os dias na Academia, falo com o presidente todos os dias… Eu estou focado no jogo com o Marítimo, só isso…”.
Presidente do Clube de Alvalade continua sem avançar por um treinador para o lugar do atual técnico, mas tem opção estudada em caso de necessidade
28 Out 2026 | 03:00 | Por Redação
Frederico Varandas ainda não tem qualquer treinador escolhido para suceder a Rui Borges, caso o Sporting decida avançar para uma mudança no comando técnico, sabe o Leonino. A estrutura verde e branca continua a analisar todos os cenários perante os maus resultados recentes, mas, neste momento, não existe qualquer nome fechado ou negociação adiantada.
Ao que o nosso Jornal apurou, caso Rui Borges deixe Alvalade antes de ser encontrada uma solução definitiva, será Tiago Fernandes a assumir interinamente os destinos da equipa principal. O atual treinador da equipa B é a solução interna preparada pelos responsáveis leoninos para assegurar a transição e evitar uma escolha precipitada num período particularmente apertado do calendário.
Leonardo Jardim e Abel Ferreira são dois dos nomes que estão a ser equacionados para o futuro, mas nenhum se encontra, nesta altura, perto de assumir o Sporting. Ambos estão no Brasil e envolvidos na reta final do Brasileirão, sendo que uma eventual disponibilidade só deverá surgir após o final da temporada. No caso de Abel, o cenário é ainda mais complicado: o técnico está 99% certo de permanecer no Palmeiras até ao final de 2027 e não existem contactos ou negociações em curso.
A situação de Rui Borges agravou-se depois das derrotas consecutivas em Alvalade diante do LASK Linz, por 3-2, e do Académico de Viseu, por 2-1. Os leões estão já a nove pontos da liderança do campeonato e a contestação aumentou significativamente, com lenços brancos nas bancadas e a estrutura a reavaliar a continuidade do treinador, embora sem querer tomar uma decisão apenas em função da pressão exterior.
Rui Borges acredita que ainda reúne condições para inverter o momento e não pretende abandonar o cargo por iniciativa própria. Frederico Varandas, por seu lado, continua sem tomar uma decisão definitiva sobre uma eventual sucessão. Se a rutura acontecer antes de surgir o treinador escolhido para o projeto, Tiago Fernandes será chamado a assegurar a equipa principal de forma interina, dando tempo à SAD para definir o próximo passo.
Depois de duas derrotas consecutivas e de um ambiente de contestação em torno da equipa, leões voltaram aos triunfos frente aos madeirenses
27 Out 2026 | 22:14 | Por Redação
O Sporting regressou aos triunfos esta terça-feira, ao bater o Marítimo por 2-1, em Alvalade, e tornou-se na primeira equipa a assegurar a presença na final four da Taça da Liga. Apesar de interromper a sequência de resultados negativos, a formação orientada por Rui Borges não realizou uma exibição particularmente convincente.
A estreia de Pedro Lima como titular acabou por ser uma das principais notas positivas da partida. O médio inaugurou o marcador aos 44 minutos, de cabeça, na sequência de um canto batido por Jesse Derry. O golo deu vantagem ao Sporting antes do intervalo, mas não apagou as dificuldades demonstradas pela equipa durante a primeira parte.
No segundo tempo, os leões baixaram o ritmo e permitiram ao Marítimo ganhar iniciativa. A equipa leonina revelou problemas na construção e recorreu frequentemente a passes longos na direção de Ioannidis. Ainda assim, Pedro Lima voltou a estar em destaque. Depois de um remate de longe de Vagiannidis, Gonçalo Tabuaço defendeu para a frente e, à terceira tentativa, o brasileiro mostrou o oportunismo necessário para bisar.
O Marítimo ainda reduziu aos 90 minutos, por intermédio de Adrián Butzke, e esteve perto de chegar ao empate, mas Rui Silva voltou a responder com uma defesa decisiva. O Sporting acabou por cumprir o objetivo e garantiu a presença na final four da Allianz Cup.
O emblema verde e branco volta a entrar em campo na próxima sexta-feira, dia 30 de outubro, frente ao Casa Pia. O encontro, a contar para a 10.ª jornada da Liga portuguesa, diante da turma orientada por Filipe Coelho, jogar-se-á às 20h15, no Estádio Municipal de Rio Maior.