Futebol
6 meses depois, Luís Maximiano volta a jogar; Ex guarda redes do Sporting vital no triunfo
25 Out 2026 | 15:44
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
25 Out 2023 | 18:43 |
O sorteio da quarta eliminatória da Taça de Portugal ditou um Sporting-Dumiense no Estádio José Alvalade. Os leões iniciaram a campanha na prova rainha com o ‘pé direito’ depois de uma vitória no terreno do Olivais e Moscavide por 3-1. Já o Dumiense, do distrito de Braga, eliminou o AVS, equipa que milita no segundo escalão do futebol português.
O emblema de Dume tem no seu plantel um velho conhecido do Sporting por maus motivos – João Faria. O central do Dumiense, que na época transata defendia as cores do Varzim, protagonizou o único tento dos poveiros que ditou a queda do Clube de Alvalade na terceira eliminatória da prova.
"É sempre bom jogar contra um clube grande, na casa deles. Vai ser bom para o clube, vamos tentar fazer o que fiz o ano passado. O clube não tem nada a ver um com o outro, mas vamos tentar fazer o mesmo", disse o defesa experiente de 33 anos ao Canal 11.
E prosseguiu: "Temos muita qualidade para mostrar. Todos gostamos de jogar nesses estádios, vai ser bom para todos, um dia especial para nós e para o clube. A nossa união, que tem vindo a crescer vai fazer a diferença" (SAIBA mais AQUI).
O jogo entre as duas formações será disputado no fim-de-semana de 25/26 de novembro, após a pausa internacional de seleções. Rúben Amorim, treinador do Sporting, não menosprezou o adversário, dizendo que “tudo se pode tornar complicado”. (SAIBA mais AQUI)
Situação do camisola 6 do emblema verde branco tem merecido particular atenção por parte dos responsáveis do Clube de Alvalade
26 Out 2026 | 03:00 |
O Sporting está muito preocupado com os sucessivos problemas físicos de Zeno Debast, sabe o Leonino, numa altura em que o defesa central continua afastado da competição e sem data certa para regressar. A situação do camisola 6 merece atenção, tendo em conta a sequência de lesões que tem condicionado a sua utilização.
Os problemas começaram a ganhar expressão em outubro de 2025, quando o atleta sofreu uma lesão no joelho esquerdo frente ao Marselha, para a Liga dos Campeões. A recuperação acabou por ser mais demorada do que inicialmente previsto, com o internacional belga a ficar afastado dos relvados durante vários meses.
Já em janeiro de 2026, voltou a enfrentar problemas físicos, antes de sofrer, em maio, uma lesão muscular na zona do fémur da perna esquerda, que o afastou das decisões finais da época. Essa última lesão teve também consequências ao nível da seleção. Apesar de ter integrado a convocatória da Bélgica para o Mundial de 2026, não conseguiu somar qualquer minuto.
O arranque da nova temporada também não correu como desejado. Debast falhou as duas primeiras jornadas do campeonato e, depois de recuperar espaço nas opções, voltou a parar após sentir um desconforto muscular na sequência dos compromissos internacionais. A última partida do central pelo Sporting aconteceu a 19 de setembro, frente ao Arouca, tendo falhado os encontros seguintes (Lens, LASK Linz e Ac. de Viseu).
Perante este historial, a condição física de Debast tornou-se um tema de particular atenção para a estrutura. A sucessão de paragens tem limitado a sua continuidade competitiva. Em Alvalade, a prioridade passa por garantir uma recuperação segura e perceber se o defesa conseguirá ultrapassar este ciclo de problemas físicos.
Depois do desaire diante do LASK Linz, para a Liga dos Campeões, leões não conseguiram reagir e somaram novo resultado negativo
25 Out 2026 | 22:37 |
O Sporting voltou a sofrer uma derrota em casa, desta vez frente ao Académico de Viseu, por 2-1, na nona jornada da Liga. Depois do desaire diante do LASK Linz, para a Liga dos Campeões, os leões não conseguiram reagir e somaram novo resultado negativo.
A equipa de Rui Borges entrou com vontade de assumir o controlo da partida, mas teve dificuldades em ultrapassar a organização defensiva dos visitantes. Aos 24 minutos, João Guilherme inaugurou o marcador, depois de Robinho progredir pela esquerda e cruzar rasteiro para a área.
Na segunda parte, o Sporting aumentou a pressão e chegou ao empate aos 62 minutos, por intermédio de Luis Suárez, que desviou de primeira um cruzamento de Iván Fresneda. Contudo, a igualdade durou apenas 12 minutos: João Guilherme voltou a marcar, aproveitando uma nova falha defensiva dos leões, após um cruzamento de Soufiane Messeguem.
Até ao apito final, o Sporting ainda procurou evitar a derrota, com Maxi Araújo a destacar-se pelas oportunidades criadas. O uruguaio acertou no poste e obrigou Ewerton a uma defesa importante, mas os esforços da equipa leonina não foram suficientes. Com este resultado, o Sporting está no terceiro lugar, com 18 pontos, a nove do Porto (28), que lidera o campeonato.
O emblema verde e branco volta a entrar em campo na próxima terça-feira, dia 27 de outubro, frente ao Marítimo. O encontro, a contar para os quartos de final da Taça da Liga, diante da turma orientada por Mitchell van der Gaag, jogar-se-á às 20h15, em Alvalade.
Veja os golos:
1-0:
1-1:
2-1:
Desde a chegada ao emblema verde e branco, futebolista tem assumido um papel importante no plantel orientado por Rui Borges
25 Out 2026 | 16:37 |
O Liverpool está interessado em contratar Sergi Altimira, médio do Sporting. O espanhol tem chamado a atenção pelo rendimento apresentado no campeonato português, sobretudo pela capacidade de recuperação de bola e pela segurança que oferece ao meio-campo leonino.
Na informação divulgada, o jornalista Bence Bocsák destaca os números defensivos do jogador, referindo que Altimira regista uma média de 8,5 ações defensivas bem-sucedidas por cada 90 minutos, uma das melhores da Liga portuguesa nesta temporada.
Sergi Altimira chegou a Alvalade no verão de 2026, proveniente do Real Betis, num negócio noticiado por cerca de 18,25 milhões de euros fixos, acrescidos de objetivos. O jogador assinou um contrato válido até 2031, ficando protegido por uma cláusula de rescisão de 80 milhões de euros.
Desde a chegada ao Sporting, o espanhol tem assumido um papel importante no meio-campo orientado por Rui Borges. A capacidade para recuperar a posse, proteger a zona central e contribuir para o equilíbrio da equipa tem sido apontada como uma das principais características do futebolista.
Apesar das notícias sobre o interesse do Liverpool, não há confirmação de uma proposta formal ou de negociações entre os clubes. Para já, Altimira surge associado ao emblema inglês pelo rendimento que tem apresentado em Portugal. Ainda assim, ouviu críticas de Rui Santos.
6 meses depois, Luís Maximiano volta a jogar; Ex guarda redes do Sporting vital no triunfo
25 Out 2026 | 15:44
Andrea Cambiaso pode rumar ao Barcelona por 30M e gerar efeito dominó no Sporting
25 Out 2026 | 12:46
Criativo em final de contrato pode ser surpresa no 11 do Sporting para a Taça da Liga
25 Out 2026 | 12:14