Futebol
Maria Botelho Moniz, adepta do Sporting, desabafa no Instagram: "Não tinha saudades disto"
0
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0O Sporting venceu, no passado domingo, 26 de novembro, o Dumiense, por 8-0. Porém, uma fotografia do momento de celebração do sexto golo leonino, entre Paulinho e Gyökeres, gerou debate nas redes sociais, devido a um dispositivo branco no braço esquerdo do avançado sueco, suscitando especulações sobre uma possível condição diabética.
O dispositivo em questão é um pequeno sensor, medindo 35 por 5 milímetros, colocado na parte posterior do braço. Este sensor, utilizado por clubes como o Real Madrid, monitoriza os níveis de glicose "de minuto a minuto" e é uma alternativa às picadas nos dedos, sendo particularmente útil para atletas de alta competição. Gyökeres utilizou o sensor durante o jogo contra o Dumiense, permitindo à Unidade de Performance recolher dados em tempo real dos seus níveis de glicose.
Rui Garrido, da TrueClinic, especialista em Medicina Geral e Familiar com pós-graduação em Medicina Desportiva, esclareceu que este tipo de tecnologia é amplamente utilizada no tratamento da diabetes, mas recentemente tem sido explorado no desporto de elite.
"As leituras são analisadas, através de qualquer dispositivo móvel, com respetivo uso de uma 'app' de performance desenvolvida para o efeito. Mede o nível da glicose através do fluido intersticial e não do sangue. O seu uso, monitorizado por uma equipa clínica experiente, traduz-se em óbvias vantagens para o atleta de alta competição", afirmou Rui Garrido.
"Permite ao atleta perceber a eficácia das suas escolhas nutricionais durante o treino e competição, e logo reabastecer as suas reservas de glicose/glicogénio através de hidratos de carbono complexos, de absorção lenta ou durante a própria competição com recursos a hidratos de carbono simples de absorção rápida. Como? Permite estabelecer uma uma zona de performance de glicose ótima para cada atleta", concluiu o especialista.