
Futebol
Frederico Varandas já esfrega as mãos! Bicampeonato vale quantia astronómica para cofres do Sporting
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Sporting venceu, no passado domingo, 26 de novembro, o Dumiense, por 8-0. Porém, uma fotografia do momento de celebração do sexto golo leonino, entre Paulinho e Gyökeres, gerou debate nas redes sociais, devido a um dispositivo branco no braço esquerdo do avançado sueco, suscitando especulações sobre uma possível condição diabética.
O dispositivo em questão é um pequeno sensor, medindo 35 por 5 milímetros, colocado na parte posterior do braço. Este sensor, utilizado por clubes como o Real Madrid, monitoriza os níveis de glicose "de minuto a minuto" e é uma alternativa às picadas nos dedos, sendo particularmente útil para atletas de alta competição. Gyökeres utilizou o sensor durante o jogo contra o Dumiense, permitindo à Unidade de Performance recolher dados em tempo real dos seus níveis de glicose.
Rui Garrido, da TrueClinic, especialista em Medicina Geral e Familiar com pós-graduação em Medicina Desportiva, esclareceu que este tipo de tecnologia é amplamente utilizada no tratamento da diabetes, mas recentemente tem sido explorado no desporto de elite.
"As leituras são analisadas, através de qualquer dispositivo móvel, com respetivo uso de uma 'app' de performance desenvolvida para o efeito. Mede o nível da glicose através do fluido intersticial e não do sangue. O seu uso, monitorizado por uma equipa clínica experiente, traduz-se em óbvias vantagens para o atleta de alta competição", afirmou Rui Garrido.
"Permite ao atleta perceber a eficácia das suas escolhas nutricionais durante o treino e competição, e logo reabastecer as suas reservas de glicose/glicogénio através de hidratos de carbono complexos, de absorção lenta ou durante a própria competição com recursos a hidratos de carbono simples de absorção rápida. Como? Permite estabelecer uma uma zona de performance de glicose ótima para cada atleta", concluiu o especialista.
Dirigente português acredita no sucesso dos verdes e brancos e destaca espírito "humilde" de peça-chave do Clube de Alvalade
|
O Sporting pode estar a dias de conquistar um dos campeonatos mais improváveis e emocionantes dos últimos anos e a chave de tudo pode estar numa palavra só: humildade. Rui Borges, técnico dos leões desde dezembro, não só trouxe estabilidade como devolveu alma ao balneário. Aos 43 anos, o transmontano está invicto nas competições internas e perto de igualar feitos históricos em Alvalade, sendo muito elogiado por Carlos Correia.
Natural de Mirandela, Rui Borges começou por dar nas vistas como médio, num percurso modesto mas recheado de experiências com nomes sonantes do futebol português como Eduardo, Edinho, Pizzi, Fábio Paim e Zaidu. Foi no clube da terra que deu os primeiros passos como treinador e, segundo Carlos Correia, presidente do Mirandela, já nessa altura mostrava fibra de líder: "Desde o tempo de jogador que se percebeu logo que ele tinha qualidade para ser treinador, era isto que ele ambicionava", disse, ao Jornal A Bola.
Carlos Correia não poupa elogios ao técnico que passou por clubes como Académico de Viseu, Nacional, Moreirense ou Vitória de Guimarães antes de chegar ao topo: "Rui Borges é o homem do momento. Vai ser campeão e vencer a Taça, embora me custe porque sou benfiquista (risos), mas é por uma boa causa." Para o presidente, o segredo está na forma como uniu um balneário partido: "É humilde e consegue criar um bom grupo no balneário. É daí que vem o sucesso no Sporting".
Rui Borges assumiu o comando do Sporting no dia 26 de dezembro, após a saída de Ruben Amorim e uma tentativa falhada com João Pereira. Estreou-se logo com uma vitória sobre o Benfica (1-0) e desde então construiu uma campanha de sonho. Invencível em casa, com o segundo melhor ataque do século no Clube e sempre sereno, o técnico transmontano está pronto para o tudo ou nada. "Falei com ele há dias, está tranquilo. Aliás, ele é uma pessoa muito tranquila. Não treme, é transmontano de gema, está pronto para a luta", admitiu o dirigente.
Devoto a Nossa Senhora de Fátima e profundamente ligado à família e às raízes em Trás-os-Montes. Visita amigos, antigos colegas e o clube que o viu nascer como treinador sempre que pode. "Não há vez nenhuma que não venha a Mirandela que não venha aqui ao clube fazer uma visita ou até sentar-se na bancada a ver um jogo", partilha Carlos Correia, que já anunciou uma homenagem ao técnico no dia 10 de junho, nos 99 anos do Mirandela.
A equipa de Rui Borges joga este sábado às 18h00, no Estádio de Alvalade, a última jornada da Liga Portugal que pode valer o bicampeonato, feito que não acontece na história do Clube há 70 anos. A poucos dias do grande duelo com o Vitória de Guimarães, o técnico leonino já está a reunir opções para o meio campo, visto que o capitão de equipa, Morten Hjulmand, está castigado por ter visto o nono amarelo no campeonato.
Antigo avançado dos verdes e brancos fez, com uma cabeçada sublime, golo que valeu empate na visita a casa do Tigres, nas meias-finais da Liga MX
|
O Toluca empatou 1-1 com o Tigres, na primeira mão das meias-finais da fase Clausura do campeonato mexicano. Paulinho, antigo avançado do Sporting, voltou a ser decisivo e fez o golo que permite aos diabos vermelhos sonhar com a grande final da Liga MX.
Os comandados de Antonio Mohamed começaram o encontro por cima do adversário, mas foi mesmo a equipa da casa que chegou primeiro ao golo. Nicolás Ibáñez abriu o ativo aos 19 minutos, a passe de Ozziel Herrera. Ainda antes do intervalo, Marcel Ruíz fez um passe soberbo para Paulinho, que cabeceou certeiro para o fundo das redes.
No segundo tempo, o Toluca voltou a estar por cima do Tigres, tentando procurar o golo que adiantasse a equipa para a segunda mão, jogada no Estádio Nemesio Diez. O empate não foi desfeito e tudo se decide a partir das 02h00 de domingo, dia 18 de maio.
Caso se apurem para a grande final, Paulinho e companhia podem encontrar América ou Cruz Azul, equipas que disputam a outra eliminatória. O primeiro encontro, em casa da antiga equipa de Martin Anselmi, atual treinador do Porto, disputa-se pelas 03h00 de sexta-feira, dia 16 de maio.
Contas feitas, o internacional português já soma 28 golos e oito assistências, em 40 jogos com a camisola do Toluca. Pelo Sporting, Paulinho participou em 145 partidas, tendo anotado 53 remates certeiros e 21 assistências. Ao serviço do Clube de Alvalade, o avançado português conquistou dois Campeonatos, uma Taça da Liga e uma Supertaça e, recentemente, revelou alguns detalhes sobre os companheiros.
Veja o golo de Paulinho:
Pode haver campeão no país vizinho já hoje e a principal competição continental sul-americana terá diversos jogos para acompanhar
|
Esta quinta-feira traz jogos muito interessantes para acompanhar em sua casa. O Barcelona pode sagrar-se campeão na visita ao Espanyol, duas jornadas antes de acabar o campeonato. Os culés saíram do El Clássico com o Real Madrid, no passado domingo, dia 11 de maio, com uma vitória de 4-3, o que os deixou com uma mão no título da La Liga, que pode ser levantado ainda hoje.
Depois de clubes brasileiros como Botafogo e o São Paulo já terem jogado, a Libertadores volta a reacender para dar palco ao Palmeiras, treinado por Abel Ferreira, ex-Sporting, que recebe o Bolívar às 23h00, na penúltima jornada da fase de grupos.
Ainda na América do Sul, os argentinos do Racing recebem o Corinthians pela Copa Sudamericana, às 23h00. Em Portugal, o Benfica encontra o Estrela da Amadora na Taça Revelação Sub-23 às 14h00, num jogo que ditará quem passa aos quartos de final da competição.
Tire nota, abaixo, dos jogos marcados para esta quinta-feira, dia 15 de maio:
• Botafogo - Estudiantes: 01h30, Libertadores, SportTV 1;
• São Paulo - Libertad: 01h30, Libertadores, SportTV 2;
• Cruzeiro - Palestino: 01h30, Copa Sudamericana, SportTV 3;
• Benfica - Est. Amadora: 14h00, Taça Revelação, Canal11;
• FC Famalicão - Académico/Estoril Praia: 16h30, Taça Revelação, Canal11;
• Osasuna - Atlético de Madrid: 18h00, La Liga, DAZN 1;
• Rayo Vallecano - Real Betis: 18h00, La Liga, DAZN 2;
• Al-Raed - Al-Ittihad Jeddah: 19h00, Liga Saudita, SportTV 4;
• Espanyol - Barcelona: 20h30, La Liga, DAZN 1;
• Getafe - Athletic Bilbao: 20h30, La Liga, DAZN 2;
• Palmeiras - Bolívar: 23h00, Libertadores, SportTV 1;
• Racing - Corinthians: 23h00, Copa Sudamericana, SportTV 2;
Aproveite e carregue aqui se quiser ver todos os jogos desta semana.