
Futebol
Exclusivo Leonino – Derrota pesada no dérbi valeu puxão de orelhas ao plantel do Sporting
14 Out 2025 | 12:59
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
14 Out 2025 | 13:38 |
Giannis Goumas explicou que vê Fotis Ioannidis e Vangelas Pavlidis como jogadores com características semelhantes. O ex Panathinaikos, onde é referência do clube, treinou ambos os jogadores do campeonato português nas camadas jovens da Seleção helénica - que foi eliminada do Mundial - e falou com a imprensa nacional acerca das semelhanças.
O antigo ponta-de-lança helénico concedeu uma entrevista ao jornal A Bola, acerca do jogador do Sporting, mas aproveitou para fazer a comparação com o avançado do Benfica, que também conhece bem, uma vez que os dois se cruzaram nas camadas jovens da Seleção helénica.
"São dois avançados modernos com grande sentido de espaço e excelente formação técnica. Tive os dois em seleções jovens e estou muito feliz por agora jogarem no estrangeiro em grandes equipas", começou por explicar Giannis Goumas sobre a dupla de pontas-de-lança.
O antigo treinador prosseguiu, com alguns detalhes e uma comparação entre os dois jogadores de emblemas rivais: "Acho que o seu estilo de jogo é idêntico e têm características comuns. Ambos são jogadores-chave na seleção que podem fazer a diferença".
Giannis Goumas terminou, com um comentário sobre a escolha do antigo pupilo: "A escolha da Liga portuguesa e do Sporting foi a ideal para Ioannidis, pois é um campeonato e equipa que valoriza a criatividade, dá um maior ênfase ao desenvolvimento ofensivo e à criação de momentos de golo. Terá, por certo, mais oportunidades de marcar e participar em todo este processo".
Defesa-central dos leões tem estado afastado da competição, devido a problemas físicos, praticamente desde o arranque da temporada 2025/26
14 Out 2025 | 13:31 |
Rui Borges já deve poder contra com Ousmane Diomande para a próxima partida do Sporting, frente ao Paços de Ferreira. Depois de dois meses afastado dos relvados, o defesa-central costa-marfinense parece, finalmente, apto para voltar à competição.
O Sporting disputa, já no próximo sábado, dia 18 de outubro, o jogo da terceira pré-eliminatória da Taça de Portugal, com o Paços de Ferreira. Depois da pausa das seleções, Rui Borges tem mais elementos à sua disposição no plantel verde e branco, com destaque para Ousmane Diomande.
O defesa-central costa-marfinense tinha-se lesionado, ao serviço do Sporting, frente ao Casa Pia, em partida que decorreu a 8 de agosto, no arranque do campeonato nacional. Desde então, Ousmane Diomande não disputou qualquer minuto no onze verde e branco.
O jovem defesa do Sporting foi melhorando a sua condição física, e mereceu chamadas para os últimos dois jogos dos leões, com o Nápoles, para a Liga dos Campeões, e com o Braga, para a Liga Portugal Betclic. No entanto, ainda não deveria estar a 100%, uma vez que ficou no banco de suplentes na totalidade desses dois encontros.
Agora, a história parece ser diferente: em primeiro lugar, porque já jogou na partida amigável frente ao Oriental, que o Sporting ganhou por 5-1. Ousmane Diomande já ganhou algum ritmo, e somou alguns minutos, que permitem a Rui Borges ter mais confiança para lançar o defesa-central já na próxima partida, com o Paços de Ferreira.
Confira o vídeo de celebração dos 100 jogos de Ousmane Diomande no Sporting:
Avançado helénico foi uma das últimas contratações do mercado de verão do Clube de Alvalade, mas ainda não ganhou estatuto de titular nos leões
14 Out 2025 | 13:25 |
Fotis Ioannidis foi motivo de destaque na imprensa nacional. O jornal A Bola esteve à conversa com Giannis Goumas, antigo técnico do ponta-de-lança helénico, e lenda do Panathinaikos, que o comparou a Viktor Gyokeres, jogador sueco que deixou o Sporting rumo ao Arsenal este verão.
"Quando o chamei pela primeira vez aos sub-19 ainda estava numa equipa mais pequena, o Levadiakos. Fiquei muito impressionado. Forte nos duelos, conseguia segurar a bola sob uma pressão sufocante, conseguia criar espaços para os colegas e o mais importante para um avançado... marcava com facilidade", começou por explicar o homem que também foi selecionador das camadas jovens da Seleção grega.
Goumas prosseguiu: "Tenho uma relação pessoal com o Fotis e falamos sempre que surge a oportunidade. Ele queria dar esse passo para o Sporting desde o ano passado, mas o Panathinaikos não o deixou sair. Porque era o capitão, melhor jogador e fazia a diferença. Tenho a certeza que está absolutamente feliz com esta escolha e num curto espaço de tempo tornar-se-á influente no Sporting".
"Era capitão, um dos favoritos das bancadas, a saída entristeceu os adeptos e trouxe insegurança sobre se o vazio seria preenchido. Todos sonham em que algum momento possa regressar (...) Dentro de campo era a sua perspicácia, as qualidades de liderança e o talento, fora dele destacava a sua personalidade e caráter", explicou, de seguida, sobre o jogador do Sporting - que está prestes a receber boas notícias em Alvalade.
A terminar, não se esqueceu do antigo ponta-de-lança verde e branco: "O que ele precisa de melhorar é que como avançado-centro, precisa de estar mais dentro da área adversária e estar pronto para rematar, não desperdiçar energia fora da área para que tenha a mente limpa para terminar a fase de forma ideal. Precisa de moderar isso (...) O sueco é dos melhores avançados do mundo da atualidade, mas penso que Fotis o irá substituir dignamente e tornar-se-á um slogan na boca dos adeptos do Sporting. Vai obrigar os adeptos a esquecerem Gyokeres rapidamente. Tenho a certeza"
Confira, aqui, o vídeo de apresentação de Fotis Ioannidis:
Treinador verde e branco tem algumas decisões a tomar, a nível da gestão do plantel, para o próximo encontro dos leões, a contar para a Taça de Portugal
14 Out 2025 | 13:12 |
Fotis Ioannidis deve estar prestes a fazer a sua estreia a titular nas competições nacionais, ao serviço do Sporting. O avançado grego passou por um mau momento na Seleção, depois de ter sido afastado da possibilidade de disputar o Mundial, mas Rui Borges pode estar a preparar uma 'prenda' para o helénico no regresso a Alvalade.
Rui Borges deve oferecer a titularidade a Fotis Ioannidis no próximo jogo do Sporting. O avançado helénico, que viu a sua Seleção ser afastada do Mundial recentemente, pode estar prestes a receber um 'presente' do treinador verde e branco, que significaria a estreia a titular do ponta-de-lança.
Apesar da Grécia ter sido eliminada na qualificação para o campeonato do mundo, Fotis Ioannidis realizou um dos melhores jogos da época a nível individual, com direito a uma assistência. O avançado mostra, assim, serviço, apesar da derrota - mais uma prova de confiança para Rui Borges no regresso aos trabalhos verdes e brancos.
O treinador do Sporting, por seu lado, vai preparando a visita a Paços de Ferreira, em jogo a contar para a terceira pré-eliminatória da Taça de Portugal. Os leões estreiam-se na prova que conquistaram na temporada passada, numa altura em que Fotis Ioannidis só foi titular por uma vez de verde e branco: na Liga dos Campeões, com o Napóles.
O avançado grego pode, então, estar muito perto de se estrear, pelo Sporting, em competições nacionais, naquele que seria o seu sétimo jogo de leão ao peito. E as possibilidades aumentam ainda mais tendo em conta que o seu concorrente, Luis Suárez, está a deixar caminho aberto para a titularidade do grego.
Tal como já tinha acontecido na última paragem para seleções FIFA, Luis Suárez vai ser o último jogador a chegar a Alcochete. Enquanto Ioannidis é esperado em breve, o colombiano ainda vai disputar o Canadá, num jogo que se disputa nos Estados Unidos da América, na madrugada de terça para quarta-feira, pelas 01h00. Com o jogo do Sporting a realizar-se na sexta-feira, o cafetero fica quase sem tempo para ser titular no encontro da Taça de Portugal.