OLIVIA SMITH VENCE PRÉMIO DE JOGADORA DO ANO NA ESTREIA PELO SPORTING
Jovem avançada dos leões se a grande época individual ser premiada
Redação Leonino
Texto
17 de Maio 2024, 17:47
Olivia Smith, Sporting

A Liga BPI chegou ao fim no passado fim-de-semana, e as atletas têm vindo a conhecer os prémios individuais relacionados à época. A média do Sporting, Olivia Smith, conquistou o troféu de melhor jovem da Liga BPI, que foi entregue pelo Sindicato de Jogadores.

A internacional pela Seleção Feminina do Canada ultrapassou Erica Meg Parkinson (avançada, Valadares Gaia) e Beatriz Cameirão (média, Damaiense). A sportinguista teve uma votação de 32,87%, comparativamente ao 10,62% e ao 9,46% das outras duas atletas.

A eleição da vencedora foi realizada através da votação dos 12 treinadores principais de todas as equipas da Liga BPI e de adeptos, através do meio online. As escolhas dos timoneiros vale 60% do peso total, enquanto os fãs têm direito a somente 40% do peso.

Posto isto, apesar de ter chegado ao emblema verde e branco somente com 18 anos, a atleta foi uma das mais influentes na equipa de Mariana Cabral ao longo da época, registando golos muito importantes durante a sua conquista da titularidade, que acabou por se afirmar na segunda metade da temporada.

Nesta temporada, Olivia Smith realizou 28 partidas de leão ao peito: 18 na Liga BPI, cinco na Taça da Liga, quatro na Taça de Portugal e uma na Supertaça Feminina, totalizando 1.930 minutos. A ponta-de-lança registou 16 golos apontados e 10 assistências realizadas. Posto isto, a jogadora conseguiu 26 contribuições para golo em somente 28 encontros.

A canadense chegou esta temporada ao Sporting, depois uma temporada nos Estados Unidos da América ao serviço do Penn State Nittany Lions. Durante o processo de formação, todo realizado no Canadá, Smith representou o North Toronto Nitros e o Super REX Ontario.

  Comentários