
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Rui Silva; Eduardo Quaresma, Ousmane Diomande, e Matheus Reis; Iván Fresneda, Zeno Debast, Morten Hjulmand e Maxi Araújo; Francisco Trincão, Geovany Quenda e Viktor Gyokeres. Este deverá, à partida, ser o onze inicial do Sporting de Rui Borges diante da formação do Rio Ave.
Rui Silva mantém-se dono e senhor da baliza verde e branca, como tem sido desde que chegou a Alvalade. A defesa terá mexidas, com Gonçalo Inácio a aproveitar para recuperar a melhor forma, após elevado desgaste recente. Quaresma, Diomande e Matheus Reis formam o trio de centrais.
No miolo, Zeno Debast faz dupla com Morten Hjulmand - uma vez que Hidemasa Morita e Pedro Gonçalves continuam a ser ausência -, que regressa após cumprir suspensão. Iván Fresneda ocupa a ala-direita com Maxi Aaraújo no corredor contrário, visto que também já está disponível após falhar a deslocação à Reboleira. No ataque, Geovany Quenda, Francisco Trincão e Viktor Gyokeres formam o trio habitual.
Para chegarem a esta fase da prova rainha do futebol português, os leões bateram o Portimonense (2-1), Amarante (6-0), Santa Clara (2-1) e Gil Vicente (1-0). Já os vilacondenses venceram o Atlético (3-1), Alverca (4-2 em penáltis), Casa Pia (3-1) e São João de Ver (2-1).
O Sporting volta a entrar em campo na próxima quinta-feira, dia 3 de abril, frente ao Rio Ave, em jogo da primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal. O duelo diante da turma de Petit tem pontapé de saída marcado para as 20h15, no Estádio José Alvalade.
Treinador dos verdes e brancos falou à imprensa presente na Academia Cristiano Ronaldo, revelou ausências e abordou contratações do plantel leonino
|
Rui Borges, técnico verde e branco, falou com os jornalistas em conferência de imprensa de antevisão do Sporting - Rio Ave, esta quarta-feira, dia 2 de abril. O encontro está marcado para a próxima quinta-feira, às 20h15, no Estádio José Alvalade. Leia aqui tudo o que disse o treinador dos leões.
"É uma eliminatória a dois jogos e o foco está só na vitória. Queremos ganhar. Sabemos que são dois jogos e temos de ter esse pensamento, vão ser dois jogos difíceis. O Rio Ave, tal como nós, quer muito estar numa final da Taça, vai agarrar-se muito a isso e vai estar muito motivado, independentemente dos últimos jogos. Aqui, os jogos ditam uma final. Acredito que a motivação do Rio Ave vai estar em alta, vão dar tudo. E nós, exatamente a mesma coisa. Queremos ganhar o primeiro jogo em casa, o adversário não pode estar mais motivado do que nós. Será um jogo bastante competitivo e queremos ganhar. Depois, no segundo jogo, vamos querer fazer o mesmo. Mas temos de ter a consciência que nada vai ficar resolvido neste jogo. Teremos de ter o mesmo rigor, foco e ambição em ambos. Amanhã começamos em casa e queremos muito ganhar".
"Não sei por que razão dizem que o meu discurso mudou, tenho mantido o mesmo discurso. Uma ambição enorme de conquistar o campeonato, de estar presente nesta final da Taça. Mas para isso temos de ultrapassar o Rio Ave. O meu discurso tem sido o mesmo, o otimismo também, a confiança é cada vez maior e a equipa tem respondido. A equipa tem crescido em termos de confiança, qualidade em alguns momentos, apesar de não estar sempre dentro do que idealizamos, até pelos castigos, lesões... Nesse sentido, a equipa tem respondido por mim. Não preciso de mudar o discurso. A confiança tem sido exatamente a mesma. Superconfiante na resposta que a equipa tem dado. Têm sido competentes, consistentes a nível estratégico, na qualidade de jogo, resultados. E a energia diária tem aumentado. Estou superconfiante para a reta final do campeonato e da Taça, neste caso".
"Percebo a pergunta, mas não sinto isso. Se perguntar aos jogadores se querem descansar para jogarem na segunda-feira, matam-me. A equipa está focada na Taça de Portugal e, na sexta-feira, viramos o foco para o campeonato. Independentemente de jogarmos com o Braga e do Benfica ir ao Dragão, o campeonato será até à última. Temos de estar focados em nós, no que controlamos, no próximo jogo. Sinto a equipa totalmente focada nesse aspeto. Na sexta-feira vão mudar o chip, mas até lá temos de ultrapassar o Rio Ave. Sinto, acima de tudo, que a equipa está focada e que quer muito estar na final da Taça".
"O Benfica ainda joga com o Tirsense e temos de respeitar esse jogo, mas claro que quem está desse lado quer sempre um grande jogo, entre equipas grandes. Mais do que o adversário, queremos muito vencer uma Taça de Portugal. Mais do que o adversário, queremos muito estar na final e vencê-la. Mas, para isso, temos de lá estar presentes. E, para isso, temos de ultrapassar o Rio Ave. Claro que desse lado vão querer sempre um grande jogo, com equipas grandes, mas a nós motiva-nos estar lá. E, depois, disputá-la da melhor forma. É um grande desejo de todos nós e dos jogadores".
"O Morita está fora deste jogo, é o que posso dizer. E o Pote também. Acredito muito que o Pote, nos próximos 10 dias, poderá estar [apto]. Para o doutor não me estar aqui a matar... Isto sou eu a acreditar. Mas não estará disponível ainda para o Rio Ave.
"Reforços? Não vou dizer o nome porque é mais difícil... Ontem vi aí malta a falar da alcunha dele, vi logo que era Gio. Já o tínhamos observado em outros momentos. É um jogador à imagem do que identificámos enquanto equipa técnica. Um jogador competitivo, tem golo, chegada [à baliza], qualidade técnica e vai acrescentar muito. Houve essa oportunidade de antecipar essa compra e fico feliz por isso. O Alisson também era um miúdo que tínhamos identificado, em janeiro não houve oportunidade e conseguimos agora. Uma perspetiva mais de futuro, crescimento, está numa adaptação. Aconteceu também tudo muito rápido para ele. Em janeiro se calhar tínhamos pagado 15 milhões pelo Gio. Tentámos, mas não foi possível. Dificilmente se vendem os melhores em janeiro. E agora, antecipámos e bem. Será mais um para ajudar".
"Não, não é truque nenhum. Ontem até lhe perguntei 'dá para 10 minutos?'. Em tom de brincadeira. Se ele estivesse disponível ia para jogo, por tudo o que dá à equipa, por tudo o que é no Sporting. É diferenciado, faz-nos falta e acredito que será muito importante para esta reta final de campeonato, se tudo correr bem. É uma mais-valia e não fugimos a isso".
"Estou preocupado em ganhar amanhã. Nem sequer vou estar a responder... Se me dissessem que eram coisas ditas pelo nosso presidente... Tudo o que é dessa parte, tem a ver com a estrutura, com o presidente. Estou focado no que controlo, que é treinar, deixar a equipa bem, confiante, disponível, alegre. E fazer o melhor possível para ganharmos os jogos. Tudo o resto passa ao lado. Sou treinador, não sou dirigente. Estou feliz por treinar e é isso que me motiva todos os dias".
"O Biel está no crescimento dele. E, depois, tem jogadores à frente dele que estão numa forma boa. Trincão, Quenda, Geny. Também são diferenciados... O Geny também está em crescendo. Têm correspondido. O Biel tem de esperar pelas oportunidades. Estou muito feliz por ver que faz parte do grupo. Quando tiver essa oportunidade tem de crescer, dando seguimento ao que tem sido o trabalho dele".
Treinador dos verdes e brancos esteve presente na antecâmara da partida frente ao Rio Ave, válida para a primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal
|
O plantel do Sporting tem sido devastado por lesões. Esta temporada, são vários os jogadores que não têm estado disponíveis para Rui Borges. No entanto, o treinador admite que, apesar das contrariedades, nenhum futebolista quer descansar na Taça de Portugal para focar atenções no campeonato.
"Percebo a pergunta, mas não sinto isso. Se perguntar aos jogadores se querem descansar para jogarem na segunda-feira, matam-me. A equipa está focada na Taça de Portugal e, na sexta-feira, viramos o foco para o campeonato", admitiu o técnico verde e branco.
"Campeonato será disputado até ao fim"
Rui Borges explicou que "independentemente de jogar com o Braga e do Benfica ir ao Dragão, o campeonato será até à última", afirmando que é importante "estar focados em nós, no que controlamos, no próximo jogo", sentindo "a equipa totalmente focada nesse aspeto".
"Na sexta-feira vão mudar o chip, mas até lá temos de ultrapassar o Rio Ave. Sinto, acima de tudo, que a equipa está focada e que quer muito estar na final da Taça", assegurou o treinador do Sporting, revelando um grande espírito vencedor de todos os futebolistas do plantel.
O Clube de Alvalade volta a entrar em campo na próxima quinta-feira, dia 3 de abril, frente ao Rio Ave. O encontro, a contar para a primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal - confira os resultados recentes da prova - diante da turma liderada por Petit, tem pontapé de saída agendado para as 20h15, no Estádio José Alvalade.
Internacional pela Geórgia foi oficializado como reforço dos verdes e brancos para a próxima temporada, após boas exibições no Levante
|
Giorgi Kochorashvili é reforço do Sporting para a próxima temporada. O médio vinha sendo analisado pelo departamento de scouting dos leões há alguns meses e, apesar do grande interesse, não chegou a Alvalade em janeiro pois teria o preço bastante inflacionado, garantiu Rui Borges.
"Reforços? Não vou dizer o nome porque é mais difícil... Ontem vi aí malta a falar da alcunha dele, vi logo que era Gio. Já o tínhamos observado em outros momentos. É um jogador à imagem do que identificámos enquanto equipa técnica", começou por dizer o técnico, em antevisão ao embate com o Rio Ave.
"Em janeiro, Kochorashvili custava 15 milhões"
Rui Borges explica que o médio é "um jogador competitivo, tem golo, chegada [à baliza], qualidade técnica e vai acrescentar muito". Fechado ainda antes do mercado de verão, o treinador admite que "houve essa oportunidade de antecipar essa compra", admitindo estar "feliz por isso".
Questionado sobre uma possível chegada no mercado de inverno, que acabou por não acontecer, o técnico do Sporting justificou com o preço pedido pelo Levante: "Em janeiro se calhar tínhamos pagado 15 milhões pelo Gio. Tentámos, mas não foi possível. E agora, antecipámos e bem. Será mais um para ajudar".
Esta temporada, com a camisola do Levante, Giorgi Kochorashvili – avaliado em 4 milhões de euros – leva 26 encontros, todos eles na segunda divisão espanhola. Ao todo, nos 2.698 minutos que disputou, o internacional georgiano marcou seis golos e fez quatro assistências.