
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Rui Silva; Eduardo Quaresma, Ousmane Diomande, e Matheus Reis; Iván Fresneda, Zeno Debast, Morten Hjulmand e Maxi Araújo; Francisco Trincão, Geovany Quenda e Viktor Gyokeres. Este deverá, à partida, ser o onze inicial do Sporting de Rui Borges diante da formação do Rio Ave.
Rui Silva mantém-se dono e senhor da baliza verde e branca, como tem sido desde que chegou a Alvalade. A defesa terá mexidas, com Gonçalo Inácio a aproveitar para recuperar a melhor forma, após elevado desgaste recente. Quaresma, Diomande e Matheus Reis formam o trio de centrais.
No miolo, Zeno Debast faz dupla com Morten Hjulmand - uma vez que Hidemasa Morita e Pedro Gonçalves continuam a ser ausência -, que regressa após cumprir suspensão. Iván Fresneda ocupa a ala-direita com Maxi Aaraújo no corredor contrário, visto que também já está disponível após falhar a deslocação à Reboleira. No ataque, Geovany Quenda, Francisco Trincão e Viktor Gyokeres formam o trio habitual.
Para chegarem a esta fase da prova rainha do futebol português, os leões bateram o Portimonense (2-1), Amarante (6-0), Santa Clara (2-1) e Gil Vicente (1-0). Já os vilacondenses venceram o Atlético (3-1), Alverca (4-2 em penáltis), Casa Pia (3-1) e São João de Ver (2-1).
O Sporting volta a entrar em campo na próxima quinta-feira, dia 3 de abril, frente ao Rio Ave, em jogo da primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal. O duelo diante da turma de Petit tem pontapé de saída marcado para as 20h15, no Estádio José Alvalade.
Em comunicado divulgado nas redes sociais, emblema de Riade anuncia substituto para técnico que esteve três temporadas no Clube de Alvalade
|
Agora é oficial: Jorge Jesus já não é o treinador do Al Hilal, anunciou o clube nas redes sociais , mas sai com 1,8 milhões de euros no bolso. O emblema da Arábia Saudita agradeceu ao treinador português e confirmou que será substituído interinamente por Mohammad Al-Shalhoub, adjunto e antiga lenda do clube.
Em comunicado divulgado nas redes sociais, o emblema de Riade - que quer contratar outro português - anuncia a decisão e agradece "o trabalho de toda a equipa técnica desde a época passada". Segundo a imprensa local, o valor da indemnização corresponde aos meses de maio e junho, apesar de o contrato que ligava as partes ser válido até junho de 2026.
A eliminação da Liga dos Campeões asiática diante o Al Ahli ditou o adeus a um grande objetivo dos responsáveis do campeão da Arábia Saudita, que veem também difícil a revalidação do título face à distância de seis pontos para o líder Al Ittihad, orientado por Laurent Blanc
Recorde-se que Jorge Jesus, bem como Abel Ferreira (Palmeiras) e Carlo Ancelotti (Real Madrid), é um dos nomes associados ao comando técnico da seleção brasileira, ficando agora livre para assumir tal compromisso de imediato, caso a CBF avance para a contratação do experiente técnico luso que, no Brasil, já ganhou tudo com o Flamengo.
Jorge Jesus comandou o Sporting durante três temporadas - entre 2015 e 2018. Durante este período o atual treinador do Al Hilal (Arábia Saudita) conquistou uma Supertaça (2015/16) e uma Taça da Liga (2017/18). No total, o técnico português de 70 anos contabilizou 158 jogos, somando 99 vitórias, 26 empate e 33 derrotas.
Veja a publicação do Al Hilal:
Treinador do emblema minhoto deixou uma insinuação sobre tratamento disciplinar diferenciado dado aos três grandes, nomeadamente o Clube de Alvalade
|
O Gil Vicente vai defrontar o Sporting, num encontro da 32.ª jornada da Liga Portugal Betclic. Questionado sobre a eventual gestão de risco por parte de Rui Borges, César Peixoto deixou uma insinuação sobre o tratamento disciplinar diferenciado entre clubes, nomeadamente os grandes e diz que Morten Hjulmand não vai ver cartão amarelo, mesmo que mereça.
"É possível ver um amarelo, mas duvido. Faz parte do futebol português”
“Jogador de equipa grande está mais protegido. É possível ver um amarelo, mas duvido. Faz parte do futebol português”. De recordar que o capitão está em risco de suspensão e pode falhar o dérbi da jornada seguinte frente ao Benfica, caso veja cartão amarelo.
“Acredito que jogue. É um jogador muito maduro competitivamente e um dos mais importantes da equipa”
“Acredito que jogue. É um jogador muito maduro competitivamente e um dos mais importantes da equipa”. Com 31 pontos, a formação de Barcelos está em posição delicada e César Peixoto reconhece a exigência do desafio. “Vai ser um jogo muito difícil, mas vamos com ambição de pontuar”.
O treinador - que referiu que quer o Benfica campeão - voltou a sublinhar a ambição da sua equipa, apesar do favoritismo dos leões: “Não vamos só para defender, vamos tentar tirar pontos. Temos de ser inteligentes e aproveitar os espaços que achamos que vão existir. É muito importante, nos primeiros 15 minutos, estarmos focados e não deixar cair por terra o nosso plano e a nossa estratégia para o jogo. É normal que estas equipas grandes queiram fazer um golo cedo para pôr o jogo do lado deles", referiu.
O Clube de Alvalade volta a entrar em campo no próximo domingo, dia 4 de maio, frente ao Gil Vicente. O encontro, a contar para a 32.ª jornada da Liga Portugal Betclic, diante da turma minhota, tem pontapé de saída marcado para as 20h30, no Estádio José Alvalade.
Leões exigiam indemnização de 30 milhões de euros pela saída do médio do Inter de Milão para o emblema encarnado na temporada 2021/22
|
O Tribunal Arbitral do Desporto (TAS) decidiu o 'caso João Mário' favor do Inter Milão, ilibando o clube italiano do pagamento de uma indemnização ao Sporting no valor de 30 milhões de euros. Ainda assim, o Clube de Alvalade está a avaliar um possível recurso desta decisão para o Supremo Tribunal Suíço.
Para já, o TAS considerou que não há prova suficiente para condenar os 'nerazurri' ao pagamento do montante exigido pelos leões, embora reconheça "subsistem dúvidas quanto à fundamentação económica da decisão do Inter de concordar com a rescisão antecipada do Contrato de Trabalho e renunciar a uma eventual taxa de transferência do Sporting".
Na venda de João Mário ao Inter por 40 milhões, em 2016, o Sporting tinha incluído uma cláusula anti-rival, no sentido de impedir que o futebolista regressasse a Portugal para representar Benfica ou Porto. No entanto, depois de ter estado cedido aos verdes e brancos em 2020/21, o jogador acabou por rescindir contrato com o conjunto de Milão e assinar, livre de vínculo, pelo Benfica.
O tribunal referiu também - a propósito dos 5,5 milhões de euros assumidos pelo Benfica como custo da contratação de João Mário -, ser difícil de compreender "a natureza dos custos de investimento, e a quem foram pagos, pela transferência de um jogador livre".
A SAD leonina não se conformou e apresentou uma queixa na FIFA,, sob pena de ter de indemnizar o Sporting em 30 milhões. Ora a FIFA deu razão ao Inter, a SAD leonina recorreu para o TAS e este deu também razão ao Inter Milão, que não terá de pagar nada aos leões.
No início da época, João Mário foi emprestado pelo Benfica ao Besiktas:
Canhoto do Sporting foi até à Musgueira e ficou encantado com o que viu: "Estar aqui é especial"