
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Ousmane Diomande pode falhar a final da Taça de Portugal, frente ao Benfica. O defesa do Sporting saiu queixoso do embate diante do Vitória de Guimarães e deu más notícias aos adeptos, admitindo sentir algum desconforto físico depois da pancada sofrida.
"Tenho um pouco de dor, mas amanhã vamos ver, vamos ver. Espero que não seja algo grande", disse o 'camisola 26' dos verdes e brancos, em declarações à SportingTV, já dentro do autocarro que levou os bicampeões nacionais ao Marquês de Pombal.
"Estou feliz", admitiu o defesa do Sporting, sobre a conquista do título, garantindo ser "espetacular ver os adeptos em toda a cidade e estivemos à espera por este momento há 71 anos. Portanto podes ver que as pessoas estão muito, muito felizes. Estou tão feliz por fazer história neste Clube".
Apesar da euforia do campeonato, Diomande tem mira apontada à Taça de Portugal: "Estamos ansiosos por estar lá. Vamos aproveitar hoje e depois temos outro jogo no domingo, mas hoje só temos de aproveitar e amanhã aproveitar outra vez. E vamos ver, vamos estar focados no último jogo".
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Ousmane Diomande – avaliado em 40 milhões de euros – leva 45 partidas: 30 na Liga Portugal Betclic, nove na Liga dos Campeões, três na Taça de Portugal, dois na Taça da Liga e um na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 3.678 minutos em que esteve em campo, o defesa-central apontou dois golos (Farense e AVS).
Reveja, aqui, a homenagem do Sporting a Diomande pelos 100 jogos de leão ao peito:
'Camisola 47' dos verdes e brancos foi um dos mais animados na festa de bicampeão nacional e deixou adeptos em delírio no Marquês de Pombal
|
Ricardo Esgaio foi um dos jogadores mais animados na festa de bicampeão nacional do Sporting. O lateral esteve em videochamada com Sebastián Coates, lenda dos verdes e brancos, que acabou por não deixar passar em branco o estado do antigo companheiro.
Apesar de estar no Uruguai, Seba esteve 'presente' nos festejos, uma vez que é muito querido pelos adeptos e antigos companheiros de equipa. Durante as celebrações, o antigo 'camisola 4' dos leões teve mesmo de fazer um reparo ao experiente lateral-direito.
"Inácio, tira o álcool ao Esgaio", disse o central, brincando com o estado do defesa, que foi um dos jogadores mais aplaudidos pelos adeptos e pelo plantel verde e branco, demonstrando uma enorme união e espírito de família que se vive no balneário do Sporting.
O Sporting termina a edição 2024/25 da Liga Portugal Betclic no primeiro lugar, com 82 pontos acumulados, fruto de 25 vitórias, sete empates e duas derrotas. O Benfica é vice, com 80. Já o Porto fecha o pódio, com 71 pontos somados, seguido do Braga (66).
Sebastián Coates não venceu este campeonato, mas esteve presente no anterior, também como no de 2020/21. Durante a sua caminhada em Alvalade, o antigo capitão do Sporting disputou 369 encontros, nos quais marcou 37 golos marcados e fez 10 assistências, sendo o estrangeiro com mais jogos de sempre pelo Clube de Alvalade.
Veja o momento e o comentário de Seba:
Liga Portuguesa de Futebol Profissional, este domingo, dia 18 de maio, emparelhamento dos jogos da Allianz Cup da próxima temporada desportiva
|
Os confrontos dos quartos de final da Taça da Liga 2025/26 já ficaram definidos, informou a Liga Portuguesa de Futebol Profissional, este domingo, dia 18 de maio. O Sporting, bicampeão, vai receber o segundo classificado da Segunda Liga, o Alverca, clube que tem como um dos donos o avançado do Real Madrid, Vinícius Jr.
O Benfica, por sua vez, recebe o Tondela, campeão do segundo escalão. Nos restantes encontros, o Porto enfrenta o Vitória de Guimarães e o Braga mede forças com o Santa Clara. Os dragões, terceiros classificados, recebem os minhotos, sextos. Os arsenalistas, quartos, recebem a visita dos açorianos, que terminaram na quinta posição da classificação.
O Benfica é o atual detentor do troféu e o recordista da competição, com oito triunfos. Segue-se o Sporting, com quatro conquistas. O Braga fecha o pódio com três vitórias na final da competição. Vitória de Setúbal, Moreirense e Porto conquistaram um troféu cada um.
Além do mais, o Alverca, que confirmou a subida ao principal escalão do futebol português, viu Vinicius Júnior comemorar o acontecimento. Através das redes sociais, o jogador brasileiro partilhou uma imagem do plantel ribatejano e a seguinte descrição: "Vamos!". Recorde-se que o grupo de investidores ligado ao avançado adquiriu 70 por cento da SAD em fevereiro deste ano.
Também, recentemente, o Sporting e o Alverca assinaram um protocolo de cooperação destinado ao futebol de formação. A ligação entre os dois emblemas visa criar sinergias e trocas de conhecimentos com o objetivo comum de desenvolver jovens jogadores.
Diretor do jornal Record falou sobre conquista do 25.º título do emblema verde e branco e analisou temporada realizada por peça chave dos leões
|
Bernardo Ribeiro não tem dúvidas de que Viktor Gyokeres é "o homem do título" do Sporting. O diretor do jornal Record analisou a temporada desportiva realizada pelo Clube de Alvalade, deixando elogios a Rui Silva, Rui Borges e Frederico Varandas, não esquecendo o "descalabro" deixado por Bruno de Carvalho (que também foi criticado por Francisco Guimarães).
"Uma liga bonita. Emocionante. Imprevisível até ao fim. Que podia ter caído para qualquer um dos lados. Mas o Sporting no sprint final foi bem mais forte e o Benfica perdeu todos os match points de que dispôs. Os leões bateram o Gil Vicente ao cair do pano, foram à Luz garantir um empate precioso e ganharam sem espinhas ao Vitória, conquistando um bicampeonato mais do que merecido", pode ler-se no diário desportivo.
Bernardo Ribeiro lembra ainda os falhanços da equipa de Bruno Lage que falhou nos momentos decisivos da época: "Enquanto isso, o Benfica tropeçava em casa com o Arouca, falhava no dérbi e nem em Braga, frente a 10 jogadores a partir dos 66’, conseguiu ganhar".
"No banco, o mérito maior é para Rui Borges. Foi quem teve de recuperar a equipa após o desastre João Pereira"
O diretor de Record fala nas peças chave em destaque em Alvalade: "Gyokeres é o homem do título. Há mais, claro, nomeadamente Hjulmand, o capitão que organizou, serenou e combateu dentro e fora de campo. Como Rui Silva na baliza. No banco, o mérito maior é para Rui Borges. Foi quem teve de recuperar a equipa após o desastre João Pereira e também quem teve de jogar com uma onda de lesões impressionante".
"Uma palavra para Frederico Varandas. O homem que retirou o leão do descalabro Bruno de Carvalho e fez do clube o que é hoje"
A terminar, não esqueceu o atual treinador do Manchester United e o legado de Bruno de Carvalho: "Ruben Amorim, recorde-se, também ele é campeão. Aliás, ele é bicampeão. Uma palavra para Frederico Varandas. O homem que retirou o leão do descalabro Bruno de Carvalho e fez do clube o que é hoje", concluiu.