Futebol
Jogador do Sporting que marcou com o Marselha recebe “conselhos” de craque do AC Milan
24 Out 2025 | 01:22
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
24 Out 2025 | 06:54 |
Fruto da lesão de Zeno Debast - que deverá afastar o internacional belga dos relvados por cinco partidas -, Ousmane Diomande acabará por ser o seu 'sucessor direto' na defesa do Sporting frente ao Tondela, no próximo domingo, 26 de outubro.
Rui Borges será novamente obrigado a mexer no sector ofensivo dos leões, algo que já havia acontecido quando o próprio costa-marfinense se havia lesionado - logo na primeira jornada da Liga, frente ao Casa Pia, regressando apenas na última sexta-feira, com o Paços de Ferreira.
Por seu turno, o Sporting continua a tentar renovar contrato com o defesa, tal como o Leonino noticiou, em Exclusivo. No entanto, a SAD verde e branca está a encontrar alguns problemas para deixar acertado o novo vínculo do jogador, muito graças à pressão do mercado de transferências, mas esse continua a ser o 'trunfo' de Frederico Varandas.
Neste início de temporada, Ousmane Diomande - avaliado em 45 milhões de euros -, participou em quatro partidas oficiais pelo Sporting, sobretudo devido a lesão. O internacional costa-marfinense dos leões regista, até ao momento, 227 minutos de jogo, ainda sem qualquer golo ou assistência na conta pessoal.
O emblema verde e branco volta a entrar em campo na próximo domingo, dia 26 de outubro, frente ao Tondela. O encontro, a contar para a nona jornada da Liga Portugal Betclic, diante da turma liderada por Ivo Vieira, jogar-se-á no Estádio João Cardoso, às 18h00.
Jogador brasileiro acabou por decidir a partida da terceira jornada da Liga dos Campeões, ao marcar o golo que deu a vitória aos verdes e brancos
24 Out 2025 | 06:41 |
Alisson Santos não ignorou mais uma noite de 'sonho' da Liga dos Campeões. Depois de ter marcado o golo que deu a vitória do Sporting diante do Marselha, por 2-1, o extremo brasileiro recorreu às redes sociais para deixar uma mensagem, na qual demonstrou a sua felicidade.
"UCL night baby, por mais noites como essa.. Mais 3 pontos e mais 1 golo, thanks God (obrigado, Deus)!", pode ler-se, na sua conta de Instagram. Foram vários os companheiros de equipa que não ficaram indiferentes à publicação, entre os quais se destaca Ousmande Diomande, com um "Vamos, meu rapaz!" e Maxi Araújo, que vinca que o canarinho "merece".
Fora Alisson Santos, também outros jogadores do plantel do Sporting fizeram questão de assinalar o triunfo à passagem pela terceira jornada da Liga dos Campeões. Pedro Gonçalves, Morten Hjulmand, Geovany Quenda, João Virgínia, Francisco Trincão e Maxi Araújo deixaram imagens do encontro frente aos franceses.
Com esta vitória – a nona em 13 encontros na presente temporada –, os comandados de Rui Borges sobem à 12.ª. posição da fase liga da Liga dos Campeões. Os leões somam, agora, seis pontos em três partidas disputadas, até ao momento, na prova milionária.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Alisson Santos - avaliado em 1,5 milhões de euros - soma 10 partidas. Ao longo dos 188 minutos em que foi utilizado por Rui Borges, o extremo brasileiro já marcou dois golos e fez uma assistência.
Confira a publicação:
Internacional belga saiu lesionado do encontro diante do Marselha e, após avaliação, já sabe quanto tempo estará afastado dos relvados
24 Out 2025 | 06:28 |
Depois de ter siado avaliado, Zeno Debast já sabe que deverá ficar um mês parado devido a lesão contraída no decorrer da partida diante do Marselha, na última quarta-feira, dia 22 de outubro. Agora, é expectável que o internacional belga apenas regresse aos relvados após a próxima data FIFA e poderá falhar cinco jogos.
No final da partida, Rui Borges revelou desconhecer a natureza da lesão, explicando ainda que inicialmente pensou que se tratassem de cãibras. No entanto, o jogador foi reavaliado esta quinta-feira, pela equipa médica do Sporting, e, segundo avança o jornal Record, o diagnóstico é uma lesão muscular na coxa direita.
O mesmo jornal português avança que o defesa-central belga deve estar afastado da competição até ao fim da próxima paragem para seleções FIFA. Isto significaria perder as partidas com Tondela (Liga), Alverca (Allianz Cup), Alverca (Liga), Juventus (Champions) e Santa Clara (Liga), sendo também dispensado dos trabalhos da equipa nacional belga. O regresso poderia acontecer a 23 de novembro, para a Taça de Portugal, contra o Marinhense.
Rui Borges fica, assim, privado de um dos defesas-centrais mais utilizados no Sporting até ao momento. Como opções tem Gonçalo Inácio e Ousmane Diomande, que voltou recentemente de lesão, e ainda Eduardo Quaresma e Matheus Reis, que têm sido menos utilizados esta temporada.
Neste início de temporada, Zeno Debast - avaliado em 30 milhões de euros - soma já 13 partidas oficiais com a camisola do Sporting. O internacional belga dos leões regista, até ao momento, 855 minutos de jogo, mas ainda sem qualquer golo ou assistência na conta pessoal.
Antigo diretor do nosso Jornal concedeu uma entrevista exclusiva, onde analisa a importância da vitória na Champions, e o momento atual da equipa
24 Out 2025 | 03:00 |
Pedro Geada considera que o Sporting continua a precisar de um extremo de alto nível, e que Rui Borges está a correr um risco em alterar, por completo, a estrutura tática dos leões. Neste exclusivo Leonino, o antigo diretor do nosso Jornal concedeu uma entrevista, onde abordou o atual momento da equipa.
"É uma vitoria importante, primeiro porque três pontos na Liga dos Campeões são sempre importantes, para além do impacto financeiro e desportivo. Seis pontos em três jogos da Liga dos Campeões para o patamar europeu do Sporting está perfeitamente em linha com as expetativas, e é neste patamar que o Sporting tem que estar. Vem serenar também algumas desconfianças e sentimentos que se tem com a equipa do Sporting atualmente", começou por explicar Pedro Geada, sobre o triunfo frente ao Marselha.
O antigo diretor do Leonino prosseguiu, questionado sobre a má fase da equipa: "Rui Borges e, no fundo, a estrutura do Sporting, estão a correr um risco que é alterar a mecânica e a lógica que Ruben Amorim deixou implementada, desde 2020, no 3x4x3, e estão a correr o risco de passar para outro sistema. Se é a escolha mais inteligente, com os jogadores que tem? Os resultados estão ainda um pouco aquém, mas o legado e o capital de confiança que os adeptos têm com Rui Borges, e com os resultados... Porque para o bem e para o mal, Rui Borges, mesmo aproveitando a base de Ruben Amorim, conseguiu manter, ser bicampeão e fazer a dobradinha. Ainda não se consegue perceber se Rui Borges vai entrar numa espiral descendente, ou se vai conseguir implementar o seu modelo, e fazer essa transição. Efetivamente é um risco, que devia ser assumido, porque alterar um sistema, com os jogadores e uma espinha dorsal da equipa para o qual estava formatada. Efetivamente vamos passar alguns momentos de transição, mas é o que é".
"Eu diria que há uma questão mais importante do que o fortalecimento do plantel, que é o fortalecer do sistema e da dinâmica defensiva. Penso que um dos pontos fracos tem sido o comportamento defensivo, o facto de não ser compacto nesses momentos de jogo. Para a tática que Rui Borges quer, precisa de uma dinâmica mais acelerada e mais agressiva, para que uma linha de quatro conseguir suster e passar pelos momentos de sofrimento que cada jogo tem de outro tipo de forma. De qualquer maneira, se ultrapassar estas dificuldades mais orgânicas, da forma de jogar, penso que tem capacidade para atingir o tricampeonato, e a passagem à fase seguinte da Liga dos Campeões. Nunca desmerecendo, há que ter noção das prioridades, e há que ter noção que o objetivo prioritário é o tricampeonato, que mantém o sporting na crista de onda. E apesar da liderança do Porto, tanto Porto e Benfica estão num contexto mais fragilizado em relação à década passada, é há que aproveitar isso", explicou de seguida, Pedro Geada, acerca de possíveis melhorias no plantel verde e branco.
Por fim, falou de Alisson, e do extremo que não chegou a Alvalade no verão: "Para implementar uma dinâmica ofensiva maior, para de acordo com a tática e a lógica que Rui Borges quer implementar no Sporting, apesar de tudo diria que é preciso um extremo de grande qualidade, dinamismo, de grande passada que dinamize o ataque do Sporting. Talvez Alisson surpreenda, e consiga dar isso, mas creio que era necessário um extremo de grande qualidade para dar um extra a esta equipa".