
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol Formação
|
A Academia Sporting, em Alcochete, voltou, nesta quarta-feira, a ser palco de mais uma palestra para os capitães entre os 14 e os 18 anos das equipas femininas e masculinas de futebol do Sporting. Esta ação faz parte de uma formação que a direção da Academia criou há vários meses com o objetivo de ajudar cada capitão a desempenhar melhor a sua missão. A temática central foi a “Comunicação e Feedback”, com a primeira parte a ser dada pelos capitães das equipas principais de basquetebol e andebol, respetivamente, Diogo Ventura e Salvador Salvador, e a segunda pelos psicólogos da Academia Sporting. O basquetebolista e o andebolista falaram sobretudo do papel da comunicação em equipas com jogadores de várias nacionalidades, com experiências distintas e até idades muito díspares, dando conta das suas vivências dentro das equipas que lideram. “É de uma importância extrema partilhar estes momentos com os mais novos e, para mim, foi uma honra e um prazer falar com eles. Muitas vezes no dia-a-dia, nós, capitães, só agimos, por isso exteriorizar aquilo que fazemos até foi um bocado difícil, mas acho que correu muito bem e que foi muito positivo”, afirmou Diogo Ventura. Salvador Salvador: “Tentei passar-lhes aquilo que tenho vivido, as sensações e as dificuldades, e aquilo que tenho feito para ultrapassar as coisas que aparecem. No meu caso, numa outra modalidade e claro que há diferenças, mas não em tudo”.
“Tento ser um exemplo dentro e fora do campo”“Como capitão tento ser um exemplo dentro e fora de campo, manter uma boa comunicação entre todos e tento passar a todos os jogadores que ser jogador do Sporting é diferente de sê-lo noutro clube. Muitas vezes não se tem noção da dimensão do Sporting e o que é jogar perante os nossos adeptos”. Na segunda parte desta terceira ação, Samuel Justo (capitão, sub-19), Luana Barata (capitã, sub-19) e Manuel Mendonça (capitão dos juvenis leoninos) também tiveram a palavra para contar aos restantes jovens capitães como tem sido capitanear as equipas leoninas e a forma como têm trabalhado, em conjunto com o departamento de psicologia, para serem melhores líderes e melhores comunicadores. “O melhor destas palestras é retirar coisas para sermos melhores capitães daqui para a frente. Sem dúvida que, a partilha de experiência e os exemplos que nos são dados, nos ajudam a melhorar em vários aspetos”, disse Francisco Machado (capitão, sub-16).
“É ser um exemplo, dar a cara e transportar os valores do Sporting dentro e fora de campo”Laura Varela da Silva (capitã, sub-15) partilhou das mesmas ideias: “Estas ações são sempre muito importantes porque nos ajudam a crescer e a ajudar-nos a nós próprios e às nossas equipas. Esta sobre a comunicação foi, tal como as outras, muito interessante, porque a comunicação é um tópico fundamental e a base para tudo nesta função porque somos nós que temos de fazer a ponte entre a equipa técnica e a equipa”.
Fotografia de Sporting
Jovem jogador dos leões, promessa da formação de Alvalade, assinou um momento tremendo durante a partida contra os rivais de Torres Vedras
|
A equipa sub 23 do Sporting entrou em campo na passada terça feira, dia 11 de março, para defrontar o conjunto do Torreense. Os leões conseguiram empatar a uma bola com a formação de Torres Vedras, num jogo que ficou marcado por um grande momento protagonizado por Francisco Canário.
A partida aproximava-se, a passos largos, do apita final do árbitro, e o Sporting estava em desvantagem por uma bola a zero. Chegou, depois, um grande momento de inspiração de Francisco Canário: o jovem dos leões conseguiu dominar a bola à entrada da grande área, e, sem preparação, rematou de imediato, diretamente para o ângulo superior da baliza adversária. Empatou o jogo e deu o ponto precioso aos leões.
No final da partida, o jogador explicou o momento: "Acho que está no top-3 dos meus melhores golos. Consegui meter a bola descoberta, chutei e fui feliz (...) Este ano estou mais confiante, daí as coisas estarem a correr também melhor. O desenvolvimento do coletivo está a dar-me também estes golos", explicou o jogador no final da partida.
Apesar da boa temporada, Francisco Canário vai abandonar o Sporting no final da temporada, tal como o Leonino adiantou em Exclusivo. O ponta de lança da equipa de sub-23 do Clube de Alvalade termina contrato com os verdes e brancos em junho de 2025 e não vai continuar a vestir a Listada verde e branca na próxima época.
Em relação aos sub 23 do Sporting, a turma de Filipe Neto está no sétimo lugar desta fase com cinco pontos somados. O Estrela da Amadora é líder com 17 (mais dois jogos). Os verdes e brancos voltam a entrar em campo no próximo domingo, dia 16 de março, frente ao Estoril, às 12h00, no reduto dos canarinhos.
Veja, aqui, o golo do jovem jogador do Sporting:
Clube de Alvalade anunciou, esta segunda-feira, dia 10 de março, um acordo com médio que leva quatro golos em 20 jogos na presente temporada
|
É oficial. O Sporting assinou um contrato de formação com Victor Bastianele, esta segunda-feira, dia 10 de março, anunciou o Clube de Alvalade. O futebolista, de apenas 14 anos de idade, representa o emblema de Alvalade desde a temporada de 2016/2017 e promete dar cartas nos leões.
O jogador, que tem atuado pela equipa de sub-15 na presente época desportiva, soma quatro golos nos 20 encontros que já realizou. O internacional sub-15 pela Seleção Nacional dá agora mais um passo relevante na sua, ainda curta, carreira no mundo do futebol.
No último encontro, a equipa de iniciados do Sporting venceu o Tondela por 3-0, em jogo a contar para a sexta jornada do apuramento de campeão do escalão de sub-15. Victor Bastianele foi titular na equipa verde e branca e alinhou nos 80 minutos de jogo.
O Sporting colocou-se na frente do marcador, através de Samuel Tavares, aos cinco minutos. Na segunda parte, aos 64 minutos, num grande contra-ataque, Yanick Filipe ganhou metros e ofereceu a bola a Martim Baptista (64'), que marou o 2-0. O terceiro apareceu por Daniel Évora (76'), numa grande finalização em chapéu com o pé esquerdo.
Neste momento, os comandados de António Cruz estão no terceiro lugar da tabela classificativa com 12 pontos. O Benfica ocupa o primeiro lugar com 13 pontos. O Sporting volta a entrar em campo no próximo domingo, dia 15 de março, diante do Braga, às 11h00, no Minho.
Emblema verde e branco vence de forma tranquila, mas mantém-se na segunda posição da tabela classificativa, atrás do rival encarnado
|
A equipa de iniciados do Sporting venceu o Tondela por 3-0, em jogo a contar para a sexta jornada do apuramento de campeão do escalão de sub-15. O Clube de Alvalade somou a segunda vitória consecutiva, depois do triunfo frente ao Vitória de Guimarães na ronda anterior.
A jogar na Academia Cristiano Ronaldo, em Alcochete, o Sporting colocou-se na frente do marcador, através de Samuel Tavares, aos cinco minutos. Ao intervalo, a vantagem de 1-0 do emblema verde e branco era curta face à supremacia leonina apresentada na partida.
Na segunda parte, aos 64 minutos, num grande contra-ataque, Yanick Filipe ganhou metros e ofereceu a bola a Martim Baptista (64'), que driblou o guarda-redes adversário e, com a baliza deserta, marou o 2-0. O terceiro apareceu por Daniel Évora (76'), numa grande finalização em chapéu com o pé esquerdo.
Com esta vitória - a 16.ª em 24 jogos esta temporada - os comandados de António Cruz estão no terceiro lugar com 12 pontos. O Benfica ocupa o primeiro lugar com 13 pontos. O Sporting volta a entrar em campo no próximo domingo, dia 15 de março, diante do Braga, às 11h00, no Minho.
Equipa apresentada pelo Sporting: Guilherme Pinto (Guarda-redes), Rodrigo Mendes (Gustavo Peixoto, 87), Gonçalo Gaspar, Samuel Tavares (Lucas Francisco, 87’), Rodrigo Relvas (Eliabe Alves, 52’), Martim Baptista, Leonardo Damião, Victor Bastianele, Diego Moreira (Daniel Évora, 59’), Yanick Filipe, Melvin Rosário (António Santos, 52’).