Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol Formação
|
0A equipa de juvenis do Sporting venceu a Académica por 2-0, este sábado, dia 14 de dezembro, em jogo a contar para a 15.ª jornada da série Sul do Campeonato Nacional do escalão de sub-17. Os leões voltaram assim às vitórias, depois de uma derrota frente ao Casa Pia por 4-2 na jornada passada.
No Estádio Aurélio Pereira, o encontro começou da melhor maneira para os verdes e brancos. O 1-0 surgiu aos 33 minutos graças a um golo de José Garrafa. Os leões aumentariam o marcador ainda na primeira parte com um tento de André Machado ao 45’+ 2.
Na segunda parte, a equipa verde e branca geriu o rumo acontecimentos e conseguiu garantir uma vitória importante a jogar no seu reduto. Por outro lado, a Académica de Coimbra ainda tentou, mas não conseguiu marcar nenhum golo a William Lodmel
Com esta vitória - a décima em 16 jogos esta temporada - os agora comandados de Pedro Pontes passam a somar 32 pontos e mantêm-se na terceira posição. O Benfica é primeiro com 39 pontos, seguido de Vitória de Setúbal com 34 (ambas as equipas com menos um jogo). Segue-se agora um duelo frente à equipa sadina. A partida está marcada o dia 5 de janeiro de 2025.
Equipa apresentada pelo emblema verde e branco na partida: William Lodmel (Guarda.redes), André Machado, Jakub Stasiak, Santiago Fernandes, Duarte Correia, Leonardo Tavares, José Garrafa, Cleusio Garrafa, José Mendes, Brandão Baptista, Estefânio Ruben.
Clube de Alvalade vai preparando o futuro nas camadas jovens e, diretamente da formação leonina, parece estar a sair o próximo guardião verde e branco
|
0A equipa sub-19 do Sporting, que joga na UEFA Youth League, fez uma campanha praticamente irrepreensível da Liga dos Campeões dos jovens, terminando a fase Liga em segundo lugar entre 36 equipas, com 16 pontos conquistados nas seis partidas disputadas, fruto de cinco vitórias e um empate. Os leões terminaram com um registo de 13 golos marcados e apenas... três sofridos, e foram a melhor defesa da prova, com especial destaque para o guardião leonino.
Miguel Gouveia foi o jovem que defendeu a baliza dos leões na totalidade dos jogos disputados na competição, até ao momento. Com apenas 17 anos, o guarda redes foi um dos grandes responsáveis pelo número reduzido de golos que o Sporting sofreu, estatística onde foi a melhor equipa da competição.
A equipa dos leões que disputa a Youth League foi orientada por João Pereira numa fase inicial da época, até este ter dado o salto para a equipa principal do Sporting. Passou, depois, para a orientação de Pedro Coelho, que deu continuidade ao grande trabalho que vinha a ser conseguido na competição europeia.
Além dos escassos três golos sofridos, a equipa verde e branca conseguiu ainda não sofrer qualquer golo em quatro dos seis encontros que disputou nesta fase de Liga, o que passou a ser mais um recorde da prova para o escalão sub-19 e, claro está, com o cunho de Miguel Gouveia, que defendeu as balizas leoninas nesses desafios.
O guardião, recrutado à Académica em 2021, é visto como um jogador de elevado potencial dentro do Clube. Tem sido chamado regularmente aos trabalhos da equipa principal e nas seleções nacionais é presença assídua na seleção sub-18, contando já com 18 internacionalizações em todos os escalões. Já assinou contrato profissional com os leões, em abril de 2024, quando ainda tinha apenas 16 anos.
Frederico Varandas fechou acordo com guardião que já está em Lisboa e vai integrar plantel; Atleta assinará acordo de três anos
|
0É negócio fechado. Luka Petric vai ser reforço do Sporting. O guarda-redes de 16 anos chegou a acordo com o Clube de Alvalade para um contrato válido por três anos. Os leões tiveram de ultrapassar a concorrência de clube alemães para fechar a contratação do jovem junto do Slovan Bratislava.
A notícia é avançada pelo jornalista Luca Bendoni na rede social 'X': "Talento altamente cotado, o guarda-redes Luka Petric está pronto para se juntar ao Sporting vindo do Slovan Bratislava. O jogador nascido em 2008 assinará um contrato de três anos. O Sporting venceu a corrida, à frente dos clubes alemães. O acordo será anunciado assim que a papelada for concluída", pode ler-se.
Luka Petric representa a equipa sub-17 do Slovan Bratislava. A baliza é uma das prioridades do Sporting que pretende assegurar o futuro. Nas redes sociais já é seguido por alguns jogadores das camadas jovens dos leões, entre eles Bento Estrela ou William Lodmell.
O novo reforço já se encontra em Lisboa. O jovem jogador esteve num primeiro momento em testes, integrado nos juniores dos verdes e brancos, e convenceu os responsáveis da Academia, pelo que o próximo passo será a formalização da mudança e a assinatura do contrato.
Neste momento, os comandados de Filipe Neto seguem no quinto lugar da tabela - em lugares de playoff de descida - com 21 pontos, a 13 do líder Benfica (34). Os sub-19 leoninos voltam a jogar no domingo, dia 15 de dezembro, frente ao Casa Pia, às 10h30, em Alcochete.
Veja a publicação de Luca Bendoni:
Equipa verde e branca somou mais uma vitória na competição europeia e segue invencível, apurando-se para os 16 avos de final da prova internacional
|
0A equipa de juniores do Sporting entrou em campo esta terça-feira, dia 10 de dezembro, para enfrentar o Club Brugge. Os leões venceram por 1-0 na partida referente à sexta jornada da fase de liga da UEFA Youth League. Amengal (17’ – auto-golo) fez o único o golo do encontro.
Para este jogo, Pedro Coelho apostou em: Miguel Gouveia; Daniel Costa, Miguel Alves (C), Lucas Taibo e Denilson Santos; Flávio Gonçalves, Eduardo Felicíssimo e Sandro Nascimento; Rayhan Momade, Gabriel Silva e Afonso Moreira para o onze inicial. Diogo Clara, Salvador Blopa, Afonso Lee, Rafael Mota, Ivanildo Mendes, Diogo Martins, Gabriel Melo e Micael Sanhá estavam no banco.
Ao que ao jogo diz respeito, o emblema verde e branco entrou de forma mais destemida do que a turma belga. Nos primeiros minutos do encontro, os pupilos verdes e brancos criaram algumas situações de perigo, com Lucas Domínguez e Flávio Gonçalves em destaque.
Os leões acabaram por materializar este bom momento e chegaram à vantagem através de um cruzamento do avançado Rayhan Momade, aos 17 minutos de jogo, que foi recebido pelo adversário Amengal e marcou um auto-golo. Depois da inaugurarem o marcador, Flávio Gonçalves e Gabriel Silva tentaram aumentar a vantagem, mas sem sucesso.
Na segunda metade, o Brugge entrou mais pressionante e a criar mais perigo. A defensiva leonina aguentou bem a pressão dos belgas e conseguiu manter o controlo do jogo. Os verdes e brancos venceram em nova jornada e seguem sem derrotas na Youth League, onde somam 16 pontos em 16 encontros. Depois deste triunfo na Bélgica, o emblema verde e branco volta a entrar em ação já no dia 15 de dezembro, em Casa, frente ao Casa Pia. A partida, relativa à 15ª. jornada do Campeonato Nacional de juniores, jogar-se-á no Estádio Aurélio Pereira.