Clube
Varandas volta a responder a Villas-Boas; Presidente do Sporting fala em "argumento ridículo"
12 Abr 2026 | 14:21
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Clube
08 Out 2020 | 11:13 |
Durante o dia desta quarta-feira, dia 7 de outubro, David Tojal, antigo administrador do sistema informático do Clube de Alvalade, prestou o seu testemunho no julgamento de Rui Pinto, conhecido hacker, sobre o ataque que os leões sofreram, em 2015.
A história das passwords
Em 2010, David Tojal foi contratado pelos leões para ser responsável pela administração do sistema informático do Clube. No momento de explicar determinados acontecimentos previamente referidos, em causa as passwords utilizadas pelos trabalhadores do Sporting CP.
“As passwords tinham três caracteres e a maior parte era SCP”, começou por explicar, na sala de audiências do Campus da Justiça, no momento em que foi chamado para falar sobre um dos motivos pelos quais Rui Pinto, arguido, é acusado neste julgamento.
A partir desse mesmo momento, David Tojal admitiu ter alterado o nível de acesso, obrigando, sobretudo, a que fossem colocadas seis letras e números em cada código de acesso aos e-mails. No entanto, o informático admitiu que a Direção do Clube lhe tinha pedido para regredir, de forma a não dificultar o trabalho dos funcionários.
“Era demais para a cabeça deles, mas mantive os seis caracteres”, esclareceu, mas realçou que, ele próprio, sempre que criava uma nova senha, a mesma era ‘SCP123’, ainda que recomendava ao funcionário que a mesma fosse alterada, algo que não acontecia recorrentemente.
Ainda em tribunal, David Tojal esclareceu que existiam cerca de 50/60 servidores para 600 funcionários e que eram “antigos”, além de que “não era fácil” gerir cada um deles.
Ninguém se recorda do momento do colapso do sistema
O técnico informático esteve, no Sporting CP, até 2015, momento até ao qual tentou melhorar as condições existentes. No entanto, nesse mesmo ano, foi quando o ataque – que o Ministério Público (MP) acusa Rui Pinto – deitou o sistema do Clube completamente abaixo.
David Tojal admitiu lembrar-se de, em determinada manhã desse mesmo ano, chegar aos escritórios de Alvalade e deparar-se com incontáveis queixas de acesso ao sistema, no entanto, não sabe o dia em que o mesmo aconteceu.
Por sua vez, o especialista da Polícia Judiciária (PJ), Afonso Rodrigues, também não conseguiu localizar o momento em que o sistema entrou em colapso.
Contrariedades da acusação
Da parte da tarde, o julgamento prosseguiu, novamente com David Tojal a prestar declarações. Por sua vez, o mesmo se deparou com os dados presentes na acusação do MP, em que o mesmo mostra datas em que as contas de e-mail pessoal do Sporting CP foram invadidas e outras em que os acessos não foram conseguidos.
Isto é, o MP realça que, a 4 de agosto de 2015, existiram tentativas falhadas em entrar nas caixas de correio do vice-presidente da altura, Rui Caeiro, de Augusto Inácio e Manuel Fernandes. No entanto, o ex-técnico informático dos leões, ao ver os documentos em questão, afirmou que os acessos, na realidade, foram mesmo conseguidos.
Camisola que pode vir a ser utilizada pelos verdes e brancos na próxima temporada desportiva tornou-se viral nas redes sociais
22 Abr 2026 | 12:37 |
O Sporting poderá apresentar uma novidade arrojada na próxima temporada. Segundo o site especializado Footy Headlines, os leões estão a preparar um equipamento alternativo, ou até terceiro, para 2026/27 em tons de rosa.
De acordo com a mesma fonte acima referida, a camisola que está a viralizar nas redes sociais deverá ter uma base cor de rosa, complementada com detalhes em branco e pequenas listas, fugindo ao padrão habitual das últimas épocas em Alvalade.
A confirmar-se, trata-se de uma mudança pouco comum na história recente do Clube, já que o Sporting raramente utiliza esta cor nos seus equipamentos oficiais. A exceção mais próxima aconteceu em ações pontuais, durante o mês de outubro, quando os leões vestiram camisolas cor de rosa em campanhas de sensibilização para o cancro da mama.
Para já, trata-se apenas de uma possibilidade avançada por uma plataforma especializada, mas que já está a gerar curiosidade entre os adeptos leoninos: "Provavelmente para usar durante Outubro", "Que horror", "Menos equipamentos mais departamentos médicos renovados", são alguns dos comentários.
De resto, o Sporting volta a entrar em campo na próxima quarta-feira, dia 22 de abril, frente ao Porto. O encontro, a contar para segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal, diante da turma orientada por Francesco Farioli, jogar-se-á no Estádio do Dragão, pelas 20h45.
Confira a publicação:
Leões voltaram a aparecer ligados a um processo disciplinar que também envolve o sócio do Benfica e o presidente do Porto
14 Abr 2026 | 16:37 |
O Conselho de Disciplina da FPF decidiu avançar com a junção de dois processos disciplinares que envolvem o presidente do Porto, André Villas-Boas, após queixas apresentadas em momentos distintos. O caso passou agora para análise conjunta na Comissão de Instrutores, devido à ligação entre as participações.
De um lado está uma participação disciplinar apresentada pelo Sporting, que motivou a abertura de um processo inicial por parte da Secção Profissional do Conselho de Disciplina. Do outro, surge a queixa de João Diogo Manteigas, candidato à presidência do Benfica, que também contestou declarações feitas pelo líder portista na revista Dragões, considerando-as lesivas da sua honra.
A decisão do Conselho de Disciplina foi juntar ambos os processos por existirem factos e conteúdos relacionados entre si. Esta acumulação visa permitir uma análise mais uniforme e coerente das queixas apresentadas contra André Villas-Boas. O dirigente será agora notificado e chamado a prestar esclarecimentos formais no âmbito do procedimento.
Em causa estão declarações proferidas pelo presidente do Porto em contexto público, incluindo passagens polémicas publicadas na Revista Dragões, que motivaram reações por parte dos queixosos. O processo segue agora para a fase de instrução, onde serão avaliadas todas as provas e argumentos apresentados pelas partes envolvidas.
Vale lembrar que o Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol instaurou um processo disciplinar Alberto Costa, jogador do Porto, também após uma queixa do Sporting. Em causa está um incidente ocorrido durante o jogo contra o Famalicão, que terminou empatado a duas bolas, onde supostamente o lateral dos dragões terá cuspido no avançado Sorriso.
Presente na primeira edição do Torneio Aurélio Pereira, este domingo, Presidente leonino falou sobre a atualidade verde e branca
12 Abr 2026 | 16:11 |
Presente no I Torneio Aurélio Pereira, Frederico Varandas considera que o Sporting vive um dos melhores momentos da história. O líder leonino destacou as campanhas europeias de diferentes modalidades leoninas para sustentar a ideia de um momento de pujança.
Frederico Varandas: "Vive-se um dos melhores momentos na história do Sporting"
"Eu acho que é dos melhores momentos da história do Clube. Tem três equipas nos quartos de final da Champions League, em futebol, andebol e hóquei. Temos ainda o futsal nas meias-finais. Isto mostra a consolidação de um projeto desportivo e mostra, inequivocamente, que é um dos melhores momentos da história. Está num momento pujante. Promove não só o desporto, mas também os valores do Sporting", começou por dizer o presidente leonino.
"Queremos estar na decisão das competições. É um orgulho a campanha europeia que fizemos, estamos entre as oito melhores equipas, e a responsabilidade está toda do lado de lá", acrescentou ainda Frederico Varandas, atirando a pressão para o lado do Arsenal, antes da segunda mão dos quartos de final da Liga dos Campeões, depois da vitória inglesa em Alvalade, por 1-0.
Frederico Varandas: "Aurélio Pereira ficará na história do Sporting como uma das pessoas mais queridas e importantes da história do futebol"
O presidente do Sporting falou aos jornalistas após a final da primeira edição do Torneio Aurélio Pereira, no escalão sub-13. O Real Betis conquistou a prova, ao vencer os leões por 4-2. "É a melhor maneira de o homenagear, nestes moldes, com um torneio de referência. Ficará na história do Sporting como uma das pessoas mais queridas e mais importantes da história do futebol. Já agora parabéns ao Betis. Foi a primeira edição do torneio e vamos continuar", garantiu.
Acompanhado pelos embaixadores do torneio, Rui Patrício e Adrien Silva, Frederico Varandas entregou à família de Aurélio Pereira um quadro assinado por todos os jogadores que participaram nesta primeira edição. Um presente recebido pelo irmão do homenageado, Carlos Pereira, pelas filhas Mafalda e Rute, e também pelos netos Tomás e Filipe.
Varandas volta a responder a Villas-Boas; Presidente do Sporting fala em "argumento ridículo"
12 Abr 2026 | 14:21
Sporting mostra-se "tão grande como os maiores da Europa" e atinge feito inédito em Portugal
10 Abr 2026 | 17:52
Os "cinco casos" que Varandas levou à Ministra para serem respondidos na polémica Porto - Sporting
02 Abr 2026 | 09:05