Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Clube

Perdão da dívida do Sporting? Varandas faz revelação: "Se não fosse, não o teríamos feito"

Presidente dos verdes e brancos concedeu uma entrevista à RTP, na qual abordou vários temas da sua gestão deste que orienta dos caminhos dos leões

Varandas falou sobre o perdão da dívida do Sporting
Varandas falou sobre o perdão da dívida do Sporting

  |

Icon Comentário0

Frederico Varandas concedeu, no último domingo, dia 20 de outubro, uma entrevista à RTP. Entre vários temas, o Presidente do Sporting foi questionado sobre o perdão da banca à dívida dos leões, tendo acabado por explicar o que tornou este um bom negócio para todas as parte envolvidas no processo.


"Aqui foi um trabalho, um trabalho duro, longo, onde o mérito tem de ser todo dado ao meu administrador Francisco Zenha e à sua equipa. Mas, atenção, isto só foi feito porque no final de contas foi bom negócio para todos. Eu sei que as pessoas podem perguntar… 'Mas o que é um bom negócio?'…", começou por dizer, em tom de questão, passando depois à sua explicação.


"A verdade é que foi um bom negócio para o Sporting e um bom negócio para a banca. Se não fosse, não o teríamos feito. Isso não há qualquer dúvida. Eu acho que a banca… Acredito muito na competência dos seus administradores e fizeram o melhor que podiam para defender as suas instituições", atirou Varandas.


Vale lembrar que, em outubro de 2019, a Sporting SAD anunciou que foram formalizadas as alterações aos contratos de financiamento entre o Grupo Sporting e os bancos Millennium bcp e Novo Banco e que "procedeu à regularização de todas as obrigações pecuniárias vencidas, encontrando-se assim em cumprimento perante os bancos".

No final de 2018, o BCP e o Novo Banco, os dois maiores credores da SAD verde e branca, já se haviam disponibilizado renegociar as condições do acordo quadro – relativo aos Valores Mobiliários Obrigatoriamente Convertíveis (VMOC), na altura no valor de 135 milhões de euros – com a Direção leonina, sendo posteriormente formalizadas as cláusulas dessa mesma alteração.



Clube

Varandas ataca braço direito de Vieira no Benfica; Líder do Sporting implacável

Líder máximo do emblema verde e branco deixou duras críticas ao clube da Luz e a um grande aliado do antigo dirigente máximo dos encarnados

Varandas, Presidente do Sporting, ataca Paulo Gonçalves, braço direito de Vieira no Benfica
Varandas, Presidente do Sporting, ataca Paulo Gonçalves, braço direito de Vieira no Benfica

  |

Icon Comentário0

Frederico Varandas, em entrevista à RTP, disse que o futebol português passou por dois períodos negros, que tiveram Pinto da Costa e Luís Filipe Vieira como rostos. Ambos esses períodos são passado, garante, mas ambos também tornaram muito complicado para o Sporting conseguir ganhar.


O Presidente do Clube de Alvalade lembrou ainda Paulo Gonçalves, ex-assessor jurídico das águias: "Há uma pessoa que é o denominador comum em todos os processos: Paulo Gonçalves. Fez parte da sociedade do Porto. Foi para o Boavista e curiosamente o Boavista foi campeão. Saiu quando o Boavista desceu de divisão no caso Apito Dourado. Ele passou entre os pingos da chuva e o Vieira foi buscá-lo".


Recentemente a Benfica SAD, Luís Filipe Vieira, Paulo Gonçalves e a SAD do Vitória de Setúbal estão a ser alvos de uma acusação do Ministério Público (MP) pelos crimes de corrupção ativa e fraude fiscal. A acusação do Ministério Público diz respeito ao designado caso dos emails.


Em causa está, segundo a acusação, um alegado esquema, que teve como mentor Luís Filipe Vieira e que teria como objetivo a subversão da verdade desportiva pelo controlo de outros clubes para facilitarem ao Benfica nos jogos de confronto direto. A investigação da Polícia Judiciária, realizada entre 2016 e 2019, debruçou-se sobre a compra e venda de atletas do Vitória de Setúbal.

O objetivo seria injetar dinheiro no clube sadino, que passava por dificuldades financeiras naquele período, e desviar dinheiro das águias. A atuação da equipa do Vitória em jogos contra o Benfica também foi alvo de buscas, tendo concluído a investigação que o clube da Luz foi beneficiado pela má atuação em campo, alegadamente propositada, de alguns atletas adversários.



Clube

Varandas arrasa Pinto da Costa e Vieira; Presidente do Sporting recorda Apito Dourado

Líder do emblema verde e branco ataca antigos dirigentes máximos de Porto e Benfica e fala em "período negro" do futebol português

Varandas arrasa Pinto da Costa e Luís Filipe Vieira; Presidente do Sporting ataca ex lideres de Porto e Benfica
Varandas arrasa Pinto da Costa e Luís Filipe Vieira; Presidente do Sporting ataca ex lideres de Porto e Benfica

  |

Icon Comentário0

Frederico Varandas acusou Pinto da Costa e Luís Filipe Vieira de serem responsáveis pela "fase negra" do futebol português. Num trecho da entrevista que será transmitida no programa 'Trio da Ataque', na RTP 3, o Presidente do Sporting não poupou nas críticas aos antigos líderes dos rivais.


"Houve um período negro chamado Apito Dourado. Hoje não sei se vai ser recordado como o caso dos Emails, ou não, mas a verdade é que são duas fases negras do futebol português e onde não há que ter medo de dizer que esses dois períodos têm dois rostos: Pinto da Costa e Luís Filipe Vieira", começou por dizer.


"O jogo estava viciado à partida. Que era muito difícil. Era muito difícil", afirmou o o dirigente máximo dos leões que criticou o antigo líder do Benfica: "Pinto da Costa tinha toda a sua teia, toda a sua estrutura montada. E mais tarde aparece um Luís Filipe Vieira, onde talvez cansado de investir e não conseguir ganhar faz uma ‘portização’ do Benfica, onde vai buscar pessoas que toda a gente conhece", referiu.


Neste momento, os comandados de Rúben Amorim seguem na liderança da Liga Portugal Betclic, com 24 pontos, e estão na luta pela conquista do bicampeonato. O segundo lugar é ocupado pelo Porto, que tem 21 pontos. No terceiro posto, está o Benfica com 16 (menos um encontro).

O emblema verde e branco volta a entrar em campo na terça-feira, dia 22 de outubro, frente ao Sturm Graz, em jogo relativo à terceira jornada da Liga dos Campeões. O encontro diante da turma liderada por Christian Ilzer a jogar-se-á às 20h00, em reduto austríaco.



Clube

Tito Arantes Fontes coloca-se do lado do Sporting e dispara ao Benfica: "Punam-se os culpados"

Antigo Presidente do Grupo Stromp comentou ainda sobre a saída de Hugo Viana do Clube de Alvalade e a participação de Portugal na Liga das Nações

Tito Arantes Fontes opinou, no Jornal Sporting, sobre o caso do Benfica
Tito Arantes Fontes opinou, no Jornal Sporting, sobre o caso do Benfica

  |

Icon Comentário0

Tito Arantes Fontes abordou, no seu mais recente texto de opinião do Jornal Sporting, vários temas da atualidade. Entre eles, destaca-se a acusação do Ministério Público ao Benfica, considerando o mesmo uma vergonha para os encarnados e para o futebol português.


"O simples facto do que já ocorreu é, por si só, uma vergonha! Uma verdadeira e enorme vergonha para o histórico e centenário equipa encarnada". Com várias acusações, como corrupção ativa e fraudes fiscais qualificadas, este caso pode ter consequências gravíssimas para o clube rival. Contudo, o mais importante para o autor é que "a Verdade Desportiva tem de prevalecer! Apure-se a verdade, punam-se os culpados seja eles quem forem, erradiquem-se este tipo de práticas do futebol e do desporto português!", começou por dizer o antigo Presidente do Grupo Stromp.


No primeiro parágrafo, Tito Arantes Fontes questiona o propósito da Liga das Nações, afirmando claramente: "Confesso que ainda não percebi a razão de ser desta prova. Sou do tempo em que existiam só duas provas para seleções nacionais: o Campeonato da Europa e, claro, o Campeonato do Mundo", recordou o autor, sublinhando que estas eram as competições de maior importância. A Liga das Nações, por outro lado, é vista como "uma prova desqualificada, menor, sem qualquer possibilidade de vir a discutir o ‘palco’ dos tais Campeonatos da Europa (ou de outro continente) ou do Mundo". Para os adeptos, incluindo os do Sporting, este tipo de torneios parece apenas aumentar o desgaste dos seus jogadores, sem que tragam um verdadeiro benefício ao futebol.


No que toca à Seleção Nacional, o antigo Presidente do Grupo Stromp é ainda mais incisivo nas suas críticas, especialmente no que diz respeito à qualidade do futebol praticado. Refletindo sobre o jogo entre Portugal e a Escócia, comenta: "Fiquei com sono… que coisa mais maçadora". O autor relembra o que sentiu ao assistir ao jogo e, de forma irónica, refere que "no outro dia, no jogo com a Polónia, em Varsóvia, o jogo até foi interessante, mas agora voltamos ao ‘futebol do Europeu’… uma tristeza!" Para Tito, o desempenho da seleção está longe de corresponder às expectativas, especialmente tendo em conta o talento dos jogadores disponíveis. "Nós, o país de Cristiano Ronaldo, o melhor jogador do Mundo, sabemos bem o que é futebol e o que é jogar bom futebol!" O autor sente que a seleção tem o dever de proporcionar "jogos de outro gabarito, de outra qualidade!", lamentando que jogadores do Sporting, que se destacam semanalmente no campeonato, não sejam devidamente valorizados.

No terceiro parágrafo, o foco muda para a saída de Hugo Viana do Sporting para o Manchester City, uma transição que o autor vê com naturalidade e reconhecimento do trabalho realizado. "Foi notícia esta semana a contratação do nosso Hugo Viana pelo Manchester City FC, um dos clubes mais ricos do mundo!", escreve Arantes Fontes, destacando o peso desta mudança. O Sporting, no entanto, geriu o processo com grande competência, algo que o autor não deixa de elogiar: "Gostámos! É assim mesmo que se devem acompanhar os assuntos, incluindo este de particular importância e relevância." Sublinha também a forma madura como o Sporting organizou a transição, reforçando que "o Sporting emitiu a esse propósito um comunicado oficial, no qual deu igualmente nota da nova estrutura que fica […] a liderar o futebol Leonino."


Por fim, Tito Arantes Fontes termina o seu texto reafirmando o que, para ele, é o verdadeiro coração do futebol: os clubes e os seus adeptos, em particular o Sporting. "Por mim, falo, prefiro muito mais os jogos do nosso Sporting no Campeonato Nacional ou em qualquer outra prova em que esteja envolvido do que as tristes, pachorrentas e sensaboronas partidas da nossa Seleção," confessa o autor. "Estamos sedentos de jogos dos nossos clubes! E no fundo é essa a base do futebol! A força motriz do mesmo… os adeptos!", concluiu.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Direção cumpre o prometido e Sporting lança nova camisola, mas adeptos reagem: “Inadmissível”
Clube

Direção cumpre o prometido e Sporting lança nova camisola, mas adeptos reagem: “Inadmissível”

 

Icon Comentário0
Após escândalo no Benfica, adeptos do Sporting lembram tirada de Manuel Fernandes: “Cada vez mais…”
Clube

Após escândalo no Benfica, adeptos do Sporting lembram tirada de Manuel Fernandes: “Cada vez mais…”

 

Icon Comentário0
Carlos Barbosa da Cruz, adepto do Sporting, arrasa Benfica: “Só comparável ao Apito Dourado”
Clube

Carlos Barbosa da Cruz, adepto do Sporting, arrasa Benfica: “Só comparável ao Apito Dourado”

 

Icon Comentário0