Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
16 Jan 2020 | 16:00 |
O eterno dérbi da cidade de Lisboa joga-se já na próxima sexta-feira (17 de janeiro), pelas 21h15, no Estádio José de Alvalade. Leões e águias já mediram forças por 309 vezes, sendo que os encarnados levam ligeira vantagem: 133 vitórias, 65 empates e 109 derrotas. Se tivermos apenas em conta as partidas realizadas em casa dos leões, o cenário é favorável aos rapazes de verde e branco: 72 vitórias, 30 empates e 44 derrotas. Nos últimos cinco confrontos, o SL Benfica venceu por três vezes, empatou uma e foi também derrotado por uma vez. O último jogo entre ambas as equipas data do início desta época. Na Supertaça Cândido de Oliveira, o conjunto encarnado venceu, por 5-0. Atualmente na liderança da Liga NOS, com 45 pontos, o conjunto de Bruno Lage visita Alvalade após a vitória na Taça de Portugal, frente ao Rio Ave FC, por 3-2. A equipa encarnada vem de uma série de três vitórias consecutivas e não perde desde o dia 5 de novembro de 2019, altura em que foi derrotada pelo Lyon (3-1). O SL Benfica é líder em quase todas as estatísticas: melhor ataque, com 40 golos; Melhor defesa, apenas com seis tentos sofridos; equipa com mais vitórias (15); e, por último, em conjunto com o FC Porto, é a equipa com menos derrotas (1). A jogar fora de portas, o rival do outro lado da segunda circular soma sete vitórias em sete jogos. Apesar de ainda não se ter deslocado aos terrenos teoricamente mais complicados, o SL Benfica já venceu, na cidade berço, o Vitória Sport Club, por 1-0, e também no Estádio do Bessa, o Boavista FC, por 4-1. No total, os comandados de Bruno Lage marcaram um total de 16 golos e sofreram apenas três. No capítulo individual, o destaque vai para Pizzi. O internacional português é o melhor marcador da Liga NOS, com 12 golos em 16 jogos. O médio encarnado é também o jogador com mais assistências, com oito. Para além destes dados, no campeonato, Pizzi é o homem com maior participação em golos, tendo influência em 20. Neste aspeto, é seguido bem de perto por Bruno Fernandes, com 15. Nota, ainda, para Carlos Vinícius. O avançado brasileiro é o segundo melhor artilheiro da Liga NOS, com 10 golos em 14 jogos. Leões e águias têm encontro marcado para a próxima sexta-feira (17 de janeiro), pelas 21h15, no Estádio José de Alvalade.
Fotografia de SL Benfica
Verdes e brancos encontram-se a arrumar a casa nesta fase do mercado de verão e é esperada uma saída, mas futebolista vai manter-se em Portugal
21 Jul 2026 | 03:00 |
Constança Maia vai ser emprestada ao Valadares Gaia, sabe o Leonino. Depois de se estrear na equipa feminina do Sporting na última temporada, prestação que lhe valeu a assinatura de um contrato profissional em junho, a defesa prepara-se para sair por empréstimo nesta janela de transferências, com o objetivo de ganhar ritmo competitivo e experiência na Liga BPI.
O quarto classificado na última edição do campeonato nacional tem vindo a demonstrar interesse na jogadora e já informou a estrutura leonina de que tem interesse em receber a jovem de 18 anos no seu plantel, através de um empréstimo a valer para a próxima temporada desportiva.
Este é um cenário que agrada às várias partes envolvidas neste acordo. Os exemplos recentes de Carolina Santiago e Maísa Correia, que também tiveram de procurar outros caminhos para evoluir fora de Alcochete, são vistos como sinais positivos para Constança Maia.
A jovem jogadora encara esta nova possibilidade como um reforço da confiança no seu potencial, uma oportunidade para somar minutos, ganhar maturidade competitiva e tem como objetivo conseguir regressar ao Sporting mais preparada para se afirmar na equipa principal.
Nos escalões de formação do Sporting desde 2019/20, Constança Maia percorreu todas as etapas até chegar à equipa principal das leoas. Com apenas quatro partidas realizadas em 2025/26, sem qualquer golo ou assistência, o empréstimo surge como próximo passo.
Issa Doumbia, Sergi Altimira, Silas Andersen e Rodrigo Zalazar marcaram pela primeira vez com a Listada verde e branca e fizeram as delícias dos adeptos
20 Jul 2026 | 22:08 |
O Sporting venceu, esta segunda-feira, dia 20 de julho, o Estrasburgo por 7-0, no Estádio Algarve, no segundo jogo de preparação aberto aos adeptos. Os reforços disseram 'presente' e acabaram por fazer as delícias antes de se mostrarem em Alvalade.
Rui Borges voltou a aproveitar o encontro para testar várias soluções no onze inicial, apostando nos reforços Sergi Altimira e Silas Andersen no meio-campo e ainda Issa Doumbia a fazer de Pote - que deverá estar de saída do Sporting.
A primeira parte ficou realmente marcada pelos 'novatos' a quererem mostrar o que valem. Issa Doumbia abriu caminho à vitória dos verdes e brancos logo aos 4 minutos, com um verdadeiro golaço. Aos 35', Sergi Altimira não quis ficar para trás e também apontou o seu primeiro golo pelo Sporting.
Depois do intervalo, as caras novas continuaram a impressionar. Silas Andersen marcou de cabeça aos 51 minutos, mas era apenas o primeiro da segunda parte. Rodrigo Zalazar entrou aos 62', ganhou uma grande penalidade e acabou a concretizá-la no minuto seguinte. Aos 70', Maxi Araújo fez o quinto golo dos leões na recarga a um remate do compatriota. A fechar, ainda houve tempo para Geny Catamo (80') e Fotis Ioannidis (84') - finalmente de regresso após lesão - fazerem o gosto ao pé.
O Sporting termina desta forma o seu estágio no Algarve. Agora, os verdes e brancos têm encontro marcado com o Monaco para o próximo sábado, dia 25 de julho, a contar para o Troféu Cinco Violinos, no Estádio José Alvalade (19h30).
Internacional português já se despediu do Clube de Alvalade para rumar ao Al Ahli e verdes e brancos pretendem colocar mãos à obra no mercado
20 Jul 2026 | 17:31 |
Francisco Trincão foi transferido para o Al Ahli e os leões já sabem o que vão fazer com o dinheiro. O Sporting encaixou com a venda do internacional português 45 milhões de dólares, cerca de 39,3 milhões de euros, mais 5 milhões de dólares, aproximadamente 4,4 milhões, mediante objetivos.
Segundo o comunicado à CMVM, os leões ficam isentos do pagamento do mecanismo de solidariedade, avaliado em cerca de 2 milhões de euros. Ainda assim, a SAD verde e branca terá de suportar 10% dos encargos de intermediação, correspondentes a 4 milhões de euros, relativos ao empresário Jorge Mendes.
Com a saída do internacional português, a prioridade do Sporting passa pela contratação de um jogador com características semelhantes. Rui Borges pretende um reforço capaz de atuar sobre a ala, mas também em zonas interiores, nomeadamente na posição 10.
A transferência de Trincão insere-se no processo de renovação do plantel leonino, depois das saídas de Geovany Quenda, Hidemasa Morita e Morten Hjulmand. Pedro Gonçalves também deverá abandonar Alvalade e o Al Diriyah, orientado por Bruno Lage, surge como o destino mais provável.
Trincão assinou um contrato válido por quatro temporadas e vai auferir entre 11 e 12 milhões de euros líquidos por ano, mais do que o quádruplo do salário que recebia no Sporting. Em quatro épocas de leão ao peito, conquistou dois Campeonatos Nacionais e uma Taça de Portugal, saindo apenas cinco meses depois de ter renovado até 2030.