
Futebol
Comentador desvaloriza golos de Gyokeres pelo Sporting e aconselha outro jogador ao Arsenal
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Rúben Amorim chegou ao Sporting em 2019 e, desde que assumiu o comando técnico dos leões implementou um 3x4x3. Nos últimos tempos, o treinador dos leões tem adotado outras nuances, com uma linha defensiva composta por quatro elementos, em que Hidemasa Morita baixa no terreno para sair a jogar e os centrais servem como laterais para os alas darem profundidade. Sebastião Macias duvida da estratégia.
"Em termos de futuro, a linha a quatro do Sporting pode ter alguma dificuldade, porque temos dois centrais que jogavam numa linha de cinco e estavam habituados a uma constante cobertura quando saíam nas laterais. Isto vai exigir, por parte da linha média, uma capacidade de coberturas aos laterais. Eu diria que este é um dos pontos em que eventualmente podemos ver com alguma frequência a dificuldade do Sporting", disse, no canal de YouTube Sports Tailors.
O antigo adjunto de Carlos Queiroz no Irão e na Colômbia usa o exemplo de Gonçalo Inácio, garantindo que “está habituado a sair na largura abrindo espaço ao centro", e recorda que, na Supertaça, dois dos golos do Porto "nasceram na sequência de dois lances laterais", o que pode ser problemático para os verdes e brancos.
Macias frisa ainda que os dragões tiveram grande parte do sucesso da reviravolta "investindo no corredor esquerdo do Sporting", que viu Geny Catamo assumir a posição habitualmente ocupada por Nuno Santos ou Matheus Reis. Com o português lesionado e o canarinho suspenso, o ‘camisola 21’ foi encostado à esquerda e Geovany Quenda atuou na direita.
O Sporting volta a entrar em campo na próxima sexta-feira, dia 9 de agosto, frente Rio Ave, na jornada inaugural da Liga Portugal Betclic 2024/25. O encontro tem pontapé de saída agendado para as 20h15, no Estádio José Alvalade e já se conhece a equipa de arbitragem destacada para a estreia dos leões no campeonato nacional.
Jogador, que admitiu que pretende ingressar no emblema verde e branco, alinhou nos primeiros 45 minutos na equipa comandada por Vicent Kompany
|
O Benfica qualificou-se, esta terça-feira, dia 25 de junho, para os oitavos de final do Mundial de Clubes com uma história primeira vitória face aos alemães do Bayern Munique, por 1-0, em encontro da terceira jornada do Grupo C. João Palhinha, médio que admitiu que quer voltar ao Sporting, alinhou nos primeiros 45 minutos.
Em Charlotte, um golo do norueguês Andreas Schjelderup, aos 13 minutos, e três defesas de Anatoliy Trubin selaram o triunfo dos 'encarnados', que somavam três empates e 10 derrotas nos 13 jogos oficiais com os bávaros, liderados esta época por Vicent Kompany.
A formação de Bruno Lage acabou o agrupamento com sete pontos, contra seis do Bayern, que já estava apurado após a segunda ronda, enquanto o encontro entre Boca Juniors (um ponto) e Auckland City (zero) ainda não terminou devido ao mau tempo.
O registo total de confrontos de João Palhinha frente ao Benfica continua a ser desfavorável ao internacional português de 29 anos de idade. Até ao momento, em 13 jogos disputados, o médio soma nove derrotas e apenas quatro vitórias diante do clube da Luz.
Na presente temporada, João Palhinha - avaliado em 30 milhões de euros - soma um total de 25 jogos realizados ao serviço do Bayern Munique, sem qualquer golo ou assistência assinados, num total de 986 minutos de competição. O médio raramente foi opção inicial de Vincent Kompany, tendo assumido a titularidade em apenas 10 encontros.
Atleta de 19 anos já tem viagem marcada para Lisboa nos próximos dias, onde dará início a esta nova etapa da carreira, agora de Leão ao peito
|
Víctor Guzmán já não foge ao Sporting. Natural de Lima, o jovem avançado 19 anos deverá integrar, numa fase inicial, a equipa de sub-23 dos leões. O acordo com o Alianza Lima, clube formador do atleta, deve reter ainda uma percentagem do passe do prodígio da América do Sul de cerca de 40%.
O atacante peruano vai assim assinar um contrato válido por três temporadas com o emblema de Alvalade. O atleta já tem viagem marcada para a capital portuguesa nos próximos dias, onde dará início a esta nova etapa da carreira, agora de Leão ao peito.
Víctor Guzmán era também pretendido pelos uruguaios do Nacional, mas o jovem futebolista terá preferido a mudança para o Clube leonino, sendo que o contrato do internacional sub-20 peruano com o Alianza Lima era válido até ao próximo mês de dezembro.
Na presente temporada, tem sido opção maioritariamente na formação B, ao serviço da qual soma oito remates certeiros em outros tantos encontros. Nas camadas jovens da seleção do Peru, o avançado já participou em 14 partidas, nas quais marcou um golo.
A turma de sub-23 - orientada por Filipe Neto - terminou a presente temporada desportiva de 2024/25 no sétimo e penúltimo lugar da Liga Revelação com 17 pontos somados. O Torreense ficou na primeira posição com 30, seguido do Famalicão que somou 27 pontos.
Clube liderado por John Textor tem uma dívida de cerca de 175 milhões de euros e foi assim despromovido à segunda divisão do futebol francês
|
O Lyon, treinado pelo português Paulo Fonseca, foi despromovido à segunda divisão francesa pela Direção Nacional de Controlo e Gestão (DNCG), anunciou, esta terça-feira, dia 24 de junho, a Liga francesa de futebol profissional (LFP). Desta forma, o acordo com Afonso Moreira deve cair por terra.
O extremo do Sporting estava prestes a assinar um contrato de cinco anos, que o iria deixar ligado ao clube francês até 2030, altura em que o jogador terá 25 anos de idade. O atleta iria render aos cofres verdes e brancos um valor a rondar os 2 milhões de euros.
O Lyon pode, no entanto, recorrer da decisão da DNCG, que, em 15 de novembro de 2024, já tinha ameaçado o clube com a despromoção caso a sua situação financeira não melhorasse até ao final da temporada, além de ter impedido a equipa de contratar jogadores no mercado de inverno.
Segundo a imprensa francesa, o clube liderado por John Textor tem uma dívida de cerca de 175 milhões de euros. O Lyon foi sexto classificado na última temporada na liga francesa, tendo garantido também um lugar nas competições da UEFA em 2025/26.
Em 2024/25, com a camisola do Sporting, Afonso Moreira – avaliado em 400 mil euros - fez 33 encontros: 24 pela equipa B, seis pelos sub-19 e três no plantel principal. No total, o extremo disputou 2.114 minutos, nos quais marcou nove golos e fez duas assistências.