Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Antigo treinador de Luis Suárez dá dica sobre como utilizar avançado do Sporting

Jogador colombiano fez a sua estreia a marcar pelo Clube de Alvalade, na última partida depois de uma exibição de gala com direito a bis

Treinador responsável por lançar Luis Suárez na seleção colombiana está maravilhado com o reforço do Sporting
Treinador responsável por lançar Luis Suárez na seleção colombiana está maravilhado com o reforço do Sporting

20 Ago 2025 | 14:05 | Por Redação

Icon Comentário0

Sebastião Macias falou sobre Luis Suárez. Enquanto adjunto de Carlos Queiroz na seleção colombiana, o técnico português foi o principal responsável pelo novo reforço do Sporting ter feito a sua estreia pela equipa cafetera, depois de o ter descoberto ao serviço do Zaragoza.


Sebastião Macias: "Suárez? Já tinha três ou quatro características diferenciadoras para um avançado"


“O Suárez estava no Saragoça, era titularíssimo, e fez muitos golos em 2019/2020. Vi-o diversas vezes e aconselhei o professor Queiroz a convocá-lo. Já tinha três ou quatro características diferenciadoras para um avançado”, contou o treinador que se encontra na equipa sub-19 do Estoril, em declarações ao jornal A Bola.


“Em primeiro lugar era muito objetivo na zona de finalização e com enorme capacidade de remate com os dois pés. Demonstrava capacidade tanto para jogar entre linhas como também para pedir a bola nas costas da defesa e jogar na profundidade. Face a estas qualidades, tinha facilidade de desmontar as defensivas contrárias”, revelou Sebastião Macias.

Sebastião Macias: "Suárez? Espero que faça muitos golos, pois sempre acreditei muito nele"


De seguida, o antigo adjunto da seleção colombiana tentou desvendar os motivos que levaram o Sporting a contratar Luis Suárez ao Almería e deu uma 'dica' a Rui Borges sobre como o utilizar: “Uma decisão de adquirir o passe de algum futebolista envolve sempre muitas variáveis e não é fácil de tomar. Mas acredito que o scouting do Sporting tenha entendido, também, que o Luis tanto pode jogar sozinho na frente como com alguém a seu lado. Espero que faça muitos golos, pois sempre acreditei muito nele e não o fiz por acaso. Foi devido aos seus méritos”.

Em jeito de conclusão, Sebastião Macias deu destaque a alguns que consideram ser as mais valias do colombiano, e um aspeto a melhorar, que pode ser comparado com Viktor Gyokeres: “É forte a atacar os cruzamentos a meia altura. Nos saltos com essa variante tem capacidade de finalizar no jogo aéreo posicional. Aqui podemos encontrar um ponto de confluência com o Gyokeres, que também não é propriamente uma máquina no jogo de cabeça”.

Leia a seguir Rui Borges deve sair do Sporting ou não? Dias Ferreira muito claro sobre tema do momento

Futebol

Rui Borges deve sair do Sporting ou não? Dias Ferreira muito claro sobre tema do momento

Clube atravessa um período menos conseguido, depois de três empates no campeonato e uma derrota diante do LASK Linz, na Liga dos Campeões

Dias Ferreira, antigo dirigente leonino e ex-candidato à presidência do Clube, considera que não há motivos para a saída de Rui Borges do Sporting
Dias Ferreira, antigo dirigente leonino e ex-candidato à presidência do Clube, considera que não há motivos para a saída de Rui Borges do Sporting

24 Out 2026 | 10:47 | Por Redação

Icon Comentário0

Rui Borges continua a receber apoio de figuras ligadas ao Sporting. Dias Ferreira, antigo dirigente leonino e ex-candidato à presidência do Clube, considera que não há motivos para precipitar uma mudança no comando técnico, mesmo que os leões voltem a perder pontos frente ao Académico de Viseu.


O Sporting atravessa um período menos conseguido, depois de três empates no campeonato e uma derrota diante do LASK Linz, na Liga dos Campeões. A equipa está a seis pontos do Porto, líder da competição, e o momento dos verdes e brancos tem alimentado críticas à equipa técnica.


Dias Ferreira não considera que um resultado negativo no próximo encontro deva ser suficiente para colocar em causa a continuidade do treinador. O antigo responsável leonino lembra que todas as equipas passam por fases menos positivas.


"Percalços todas as equipas e todos os treinadores têm, derrotas também acontecem ao Benfica, ao Porto e ao Braga. Vitórias e derrotas todos têm. Está pressionado como todos", afirmou ao jornal 'O Jogo', quando questionado sobre o momento vivido pelo técnico.

D. Ferreira: "Tornou-se uma nova modalidade, o tiro ao Borges, tenham calma"


O antigo dirigente reforçou ainda a sua oposição às constantes mudanças no banco de Alvalade: "Por um empate ou uma derrota vamos despedir um treinador? Não é o mesmo que na época passada comandou o Sporting a uma grande campanha na Liga dos Campeões? Estou farto do tempo em que o Sporting mudava de treinador como quem muda de camisa. Tornou-se uma nova modalidade, o tiro ao Borges, tenham calma. Deixem-no estar tranquilo, não alinho nisso", concluiu.

Leia a seguir Zeno Debast no hospital; Central do Sporting dá que falar

Futebol

Zeno Debast no hospital; Central do Sporting dá que falar

Rui Borges revelou recentemente que defesa belga de 23 anos está numa fase mais adiantada do processo para voltar à competição

Zeno Debast participou numa iniciativa de sensibilização para o cancro da mama, promovida pelo Sporting no âmbito da campanha Outubro Rosa
Zeno Debast participou numa iniciativa de sensibilização para o cancro da mama, promovida pelo Sporting no âmbito da campanha Outubro Rosa

24 Out 2026 | 10:34 | Por Redação

Icon Comentário0

Zeno Debast participou numa iniciativa de sensibilização para o cancro da mama, promovida pelo Sporting no âmbito da campanha Outubro Rosa. O defesa belga visitou a Unidade da Mama do Hospital CUF Descobertas, no Parque das Nações, em Lisboa, para conhecer de perto o trabalho desenvolvido na prevenção e no diagnóstico precoce da doença.


Durante a visita, o jogador dos leões vestiu a nova camisola cor-de-rosa do clube e teve oportunidade de conhecer os meios tecnológicos utilizados nos exames médicos. O pupilo de Rui Borges mostrou-se satisfeito por participar neste tipo de ações e destacou a importância de alertar a população para os cuidados de saúde.


Z. Debast: "Acho que é uma excelente ação do Clube, porque todos sabemos a importância de realizar estes exames de rotina"


"Gosto muito de integrar este tipo de iniciativas", afirmou, considerando que a campanha representa uma forma importante de incentivar a realização de exames regulares: "Acho que é uma excelente ação do Clube, porque todos sabemos a importância de realizar estes exames de rotina. Pelo que nos explicaram, devem ser feitos uma vez por ano, pelo que é fundamental sensibilizar as pessoas para que todos se mantenham saudáveis", acrescentou.

A campanha Outubro Rosa procura reforçar a importância da deteção precoce do cancro da mama, uma doença que, em Portugal, deverá afetar uma em cada oito mulheres ao longo da vida. Estima-se que surjam cerca de nove mil novos casos por ano.


Zeno Debast encontra-se a recuperar de um problema físico que o afastou dos últimos compromissos do Sporting. Rui Borges revelou recentemente que o central belga de 23 anos está numa fase mais adiantada do processo de recuperação da lesão.


Leia a seguir Grego do Sporting está lesionado e leões têm um problema dos diabos para resolver

Futebol

Grego do Sporting está lesionado e leões têm um problema dos diabos para resolver

No último verão, jogador esteve perto de sair do emblema verde e branco; Porém, exames médicos realizados detetaram uma lesão

Saída de Sotiris Alexandropoulos do Sporting continua por resolver; Médio continua a gerar problemas à SAD leonina
Saída de Sotiris Alexandropoulos do Sporting continua por resolver; Médio continua a gerar problemas à SAD leonina

24 Out 2026 | 10:13 | Por Redação

Icon Comentário0

A saída de Sotiris Alexandropoulos do Sporting continua por resolver. O Clube de Alvalade já tinha iniciado contactos com o médio grego para terminar antecipadamente o contrato, (2027), mas o problema físico do jogador obrigou a adiar as conversações. A notícia foi avançada pelo jornal 'A Bola' que confirma assim um Exclusivo do nosso Jornal.


O futebolista chegou a Alvalade em 2022, proveniente do Panathinaikos, numa operação que terá rondado os 4,5 milhões de euros. A contratação surgiu na sequência da transferência de Matheus Nunes para o Wolverhampton, mas o internacional helénico nunca convenceu.


Durante o último verão, Sotiris esteve perto de prosseguir a carreira na Turquia, ao serviço do Gençlerbirligi. Porém, os exames médicos realizados no âmbito do negócio impediram a conclusão da transferência. O médio regressou, por isso, à Academia, onde está a ser acompanhado pelo departamento médico.


A continuidade do jogador não faz parte dos planos de Rui Borges, nem dos de Tiago Fernandes para a equipa B. Apesar de a rescisão permitir ao grego ficar livre para assinar por outro clube, a lesão dificulta uma solução imediata.

Aos 24 anos, Sotiris soma apenas 14 partidas pelo Sporting desde a chegada, na época 2022/23. Depois disso, passou por empréstimos ao Olympiakos, ao Standard Liège e ao Fortuna Düsseldorf, sem que qualquer dos clubes optasse pela sua aquisição definitiva.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Ingleses dizem que Sporting já definiu valor para vender Flávio Gonçalves em janeiro
Futebol

Ingleses dizem que Sporting já definiu valor para vender Flávio Gonçalves em janeiro

24 Out 2026 | 09:53

Icon Comentário0
Ponta de lança de 29 anos do Sporting no hospital
Futebol

Ponta de lança de 29 anos do Sporting no hospital

24 Out 2026 | 09:45

Icon Comentário0
Exclusivo Leonino - Rui Borges não ficou convencido e risca lateral do Sporting
Futebol

Exclusivo Leonino - Rui Borges não ficou convencido e risca lateral do Sporting

23 Out 2026 | 15:22

Icon Comentário0