Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0O Sporting volta a entrar em campo na próxima sexta feira, dia 7 de fevereiro, frente ao Porto, em jogo da 21.ª jornada da Liga Portugal Betclic - veja aqui a classificação detalhada do campeonato nacional. O Clássico diante da turma de Martin Anselmi tem pontapé de saída marcado para as 20h15, no Estádio do Dragão.
Por esta altura, o Clube de Alvalade é primeiro classificado do Campeonato Nacional, com 50 pontos em 20 jornadas disputadas. O Benfica ocupa a segunda posição (44), enquanto os azuis e brancos fecham o pódio da tabela prova, com 42 pontos acumulados.
Rui Silva; Eduardo Quaresma, Ousmane Diomande, Gonçalo Inácio e Matheus Reis; Geovany Quenda, Morten Hjulmand, Daniel Bragança, Maxi Araújo; Francisco Trincão e Viktor Gyokeres. Este deverá, à partida, ser o onze inicial de Rui Borges diante da formação adversária.
Rui Silva é dono e senhor da baliza verde e branca e assim irá permanecer. A defesa terá alterações nos flancos, com Quaresma a ser a grande surpresa na direita, apesar do bom momento de Iván Fresneda. Matheus é lateral-esquerdo, com Diomande e Inácio a formarem a dupla de centrais.
No miolo, Hjulmand e Bragança fazem dupla no meio-campo dos verdes e brancos, uma vez que Hidemasa Morita está em dúvida e deverá começar no banco. Com Geny Catamo lesionado e fora do Clássico, Quenda assume o corredor direito e Maxi avança no terreno para a ala canhota. No ataque, Trincão dá apoio ao regressado Gyokeres.
Informações: Sexta-feira – 7 de fevereiro – 20h15 – Estádio do Dragão (SportTV 1)
Quem está fora: Pedro Gonçalves, Nuno Santos e Geny Catamo (lesão)
Dúvidas: Hidemasa Morita e Viktor Gyokeres.
Equipa de Arbitragem: Árbitro: João Pinheiro; Assistentes: Bruno Jesus e Luciano Maia; 4.º árbitro: David Silva; VAR: Tiago Martins; AVAR: Hugo Ribeiro.
Internacional português foi suplente utilizado na vitória dos rossoneri diante da Roma, mas prestação na partida valeu-lhe puxão de orelhas
|
0O Milan venceu a Roma, por 3-1, em partida válida para os quartos-de-final da Taça de Itália. Rafael Leão, ex Sporting, foi suplente utilizado e mereceu um puxão de orelhas de Sérgio Conceição, treinador dos rossoneri, que, em contrapartida, deixou rasgados elogios à exibição de João Félix.
"Preparamo-nos para esta partida contra a Roma com apenas um treino, mas tenho jogadores inteligentes e estou feliz. O segundo golo que marcámos nasceu de uma recuperação no meio-campo que tínhamos preparado. E também estou muito feliz com os dois novos (João Félix e Santiago Giménez)", referiu o técnico, após o apito final.
Quanto a Rafael Leão, Sérgio Conceição garantiu que o extremo "pode fazer muito mais, porque tem características incríveis". No entanto, acabou por dar um raspanete ao internacional português, explicando que o jogador "tem que entender que joga em equipa e que tem de trabalhar com e sem a bola", atirou o treinador, visivelmente irritado com a exibição do avançado.
Rafael Leão esteve no banco de suplentes frente à Roma, entrando somente ao minuto 70, dando mostras de que tem perdido algum espaço para Sérgio Conceição, que o tinha elogiado muito aquando a vitória na Supertaça Italiana. Esta temporada o internacional português leva 31 encontros, com 2.165 minutos jogados, oito golos apontados e seis assistências realizadas.
Ao serviço do Sporting, antes de rescindir contrato, após a invasão à Academia de Alcochete, Rafael Leão - atualmente avaliado em 75 milhões de euros - realizou apenas cinco jogos, marcando dois golos. O internacional português estreou-se com a Listada verde e branca diante do Oleiros, tendo feito um dos golos do triunfo por 4-2, tendo o outro sido obtido no Estádio do Dragão, frente ao seu agora treinador Sérgio Conceição.
Extremo de apenas 19 anos estreou-se na equipa principal pela mão de Ruben Amorim, mas não tem tido muito espaço nos leões
|
0Afonso Moreira podia ter saído do Sporting no último mercado de transferências. De acordo com o jornal A Bola, a estrutura do futebol dos verdes e brancos recusou vários propostas - de empréstimo e a título definitivo - pelo jovem extremo de 19 anos. Uma dessas abordagens chegou da MLS e de uma cara bem conhecida dos adeptos verdes e brancos.
Em Alvalade, Rui Borges e a estrutura do futebol acreditam que Afonso Moreira pode seguir as pisadas de João Simões. É que, perante a maré de lesões que afeta o plantel do Sporting, o extremo formado nos leões pode aproveitar eventuais oportunidades que venham a surgir até ao final da temporada.
Caso tal não aconteça, Afonso Moreira irá continuar a trabalhar com a equipa principal e a dar o seu contributo na equipa B do Sporting, que iniciará a fase de subida à segunda liga, onde os desafios serão de maior exigência, mas que contribuirão para o crescimento do atleta de apenas 19 anos, que recentemente, frente ao Farense, foi a jogo pela turma de Rui Borges.
Afonso Moreira estreou-se na equipa principal do Sporting pelas mãos de Rúben Amorim. No início da temporada 2023/24, na receção ao Vizela, no dia 12 de agosto, o antigo técnico dos leões lançou o extremo para o lugar de Francisco Trincão. Ao longo dessa época, o miúdo da cantera leonina fez apenas mais dois jogos pelo plantel principal (Tondela, para a Taça de Portugal e Taça da Liga).
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Afonso Moreira – avaliado em 400 mil euros - leva 17 encontros: 10 na Liga 3, quatro na UEFA Youth League, dois na Premier League International Cup e um na Liga Portugal Betclic. Ao todo, nos 1.069 minutos, o extremo marcou seis golos e fez duas assistências, sendo uma das grandes figuras da equipa B leonina. O atleta de 19 anos tem contrato até junho de 2028 e uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros.
Treinador dos verdes e brancos falou à imprensa presente na Academia Cristiano Ronaldo e revelou algumas dúvidas para a visita ao terreno dos dragões
|
0Rui Borges, técnico verde e branco, falou com os jornalistas em conferência de imprensa de antevisão do Porto - Sporting, esta quinta-feira, dia 6 de fevereiro. O encontro da 21.ª jornada da Liga Portugal Betclic está marcado para a próxima sexta-feira, às 20h15, no Estádio do Dragão. Leia aqui tudo o que disse o treinador dos leões.
Adversário com novo treinador
"É um jogo difícil, um Clássico, um daqueles jogos que toda a gente está à espera. Torna-se mais fácil para eles do que para nós em termos de conhecimento. O míster Anselmi chegou agora, com as suas ideias e para nós é mais difícil para perceber as coisas. Mas acima de tudo é focarmo-nos naquilo que podemos fazer no jogo e perceber a estrutura do Porto durante o jogo. Temos de estar preocupados no que temos de fazer. Como eu tenho dito, com tantos jogos há poucos treinos, então temos de focarmo-nos em nós e manter essa consistência. Somos uma equipa motivada, mas é um clássico e fora de portas. São sempre jogos diferentes".
Vitória do Sporting afasta Porto do título?
"Uma vitória amanhã mantém a distância para todas as equipas vêm atrás de nós. O nosso foco e objetivo é fazermos a nossa parte e fazer de forma bem feita. Se ganharmos amanhã, o Porto fica com uma margem maior e mantemos aquela que temos para o 2.º classificado. É isso que implica o jogo. Somos primeiros, vai custar muito continuarmos a sermos primeiros e temos essa noção. Este tipo de jogos todos os jogadores estão super motivados. Mais do que a distância, é preciso focar naquilo que nos dá a vitória".
Geny é baixa, Gyokeres e Morita em dúvida
"O Geny tem recuperado bem mas está de fora deste jogo. Sofreu uma lesão mais traumática. Em relação ao Morita e ao Gyokeres mantenho a dúvida, até porque tem sido isso que tem acontecido e é isso que vai acontecer amanhã. Estamos nesse processo, que é diário. Parece que estou sempre a dizer o mesmo, mas é um processo diário, de perceber o que eles sentem. Independentemente de quem esteja, estaremos motivados com a equipa que levarmos [para jogo]".
Favoritismo do Sporting
"Depende de para que lado levamos o favoritismo. Se levarmos para o lado da classificação, vão dizer que o Sporting é favorito pelo momento, apesar de eu não olhar dessa forma. É um jogo diferente, independentemente da classificação. O Porto, mesmo tendo alguma distância para o Sporting, acho que lhe dá uma dose extra de motivação para se querer sobrepor, para ganhar e para encurtar distâncias. Será um jogo muito exigente, também por aquilo que será o ambiente. Temos de estar motivados por tudo aquilo que temos feito. Sinto a equipa bem e é esse o espírito. Temos de ser iguais a nós próprios, mesmo perante um jogo de maior exigência".
Gyokeres como arma secreta
"Admito que posso levá-lo como posso não levá-lo. É a tal história. Feliz pelo que o Harder tem feito na ausência do Viktor, toda a gente sabe da importância que ele tem para a equipa e para o futebol português. Feliz pela resposta que ele tem dado. Eu queria tê-los todos, o Viktor, o Morita... Se for para 30 minutos é para 30, se for para 80 é para 80. Mas, acima de tudo, quero tê-lo".
Saídas no Porto e Biel disponível
"Em relação ao passado, não olho para isso sequer. Olho para o meu momento, para o momento com o Rui Borges, não se não ganhávamos há 10 anos. Isso é o Porto. Não deixa de ser uma grande equipa, independentemente de quem entre ou saia. Eram dois jogadores importantes no Porto, é certo, mas abre espaço para outros. Às vezes dizemos que o azar de uns é a sorte de outros, e é isso. Não olho muito para as saídas. O Biel está para jogo. Estava a jogar no Brasil e com minutos. Está disponível para jogo. Falta perceber só a parte burocrática".
Feliz com últimos jogos
"Nos últimos jogos ganhámos, então gostei de tudo [risos]. Os meus jogadores têm tido uma capacidade e compromisso enorme de tentar apanhar tudo o que dizemos e de cumprir. É só manter aquilo que têm feito enquanto equipa. Em alguns momentos, vai ser muito da qualidade individual deles. É manter esse foco, a alegria e ambição, por isso é que se calhar conseguimos estar em 1.º lugar. É normal que o nível do jogo não esteja ainda naquilo que desejamos, longe disso, mas a equipa que estiver mais equilibrada em todos os momentos do jogo vai ganhar mais vezes e é por isso que temos ganho mais vezes".
Mercado do Sporting
"O Sporting ficou mais forte, quando acrescentamos alguma coisa é no sentido de sermos mais fortes. Ficaremos mais fortes quando tivermos toda a gente disponível para ir a jogo. A nossa preocupação é nesse sentido, de ter toda a gente disponível e a 100%, o que ainda não conseguimos. Dentro do mercado, é sempre no sentimento de acrescentar e de sermos mais fortes".