
Modalidades
Ex Sporting assume derrota de Portugal no Europeu de hóquei em patins: "Não podemos"
03 Set 2025 | 11:18
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Hóquei em patins
07 Set 2025 | 08:37 |
Portugal bateu a França na final do Europeu, e sagrou-se campeão da Europa de hóquei em patins, no último sábado, dia 6 de setembro. A seleção nacional até começou por baixo, mas acabou por se superiorizar, com muito ajuda dos jogadores do Sporting que estiverem presentes na quadra - que já tinham brilhado nas meias.
Os primeiros minutos de jogo foram de algum sobressalto para Portugal: por três vezes Xano Edo, guarda-redes do Sporting, salvou Portugal de sofrer o primeiro golo da França, e arrancar a final em desvantagem. Também seria outro leão a garantir que tal não acontecia: Rafael Bessa fez o primeiro do jogo, para os lusos, com 15 minutos decorridos no encontro.
O jogador do Sporting esteve perto de assinar o 2-0, mas seria Alvarinho, de livre direto, a dobrar a vantagem de Portugal, aos 19 minutos. A França ficava numa posição complicada no Europeu de hóquei em patins, com a seleção nacional mais serena e com maior controlo do jogo.
O intervalo chegou com 2-0 no Portugal - França, e a final do Europeu de hóquei ficou ainda mais desequilibrada quando Gonçalo Alves fez o 3-0, aos 29 minutos. Nos últimos dez minutos de encontro, Rafael Bessa ainda voltou a marcar, e Xano Edo brilhou de novo, apesar de ainda ter sofrido o golo de honra dos gauleses.
Portugal voltou, assim, a conquistar o título europeu de hóquei em patins, desta feita contra a França. É o 22º campeonato da europa para as cores nacionais, num torneio que começou francamente mal na fase de grupos, mas no qual a equipa das quinas soube recuperar os índices de concentração, e voltar a praticar a modalidade de forma esclarecida.
Considerado por muitos como o melhor guarda-redes do Mundo do hóquei em patins, deixou a competição no final da última temporada
06 Set 2025 | 15:31 |
Além de assumir papel de comentador, Ângelo Girão teve um novo cargo na vitória de Portugal contra a Espanha, a contar para o Campeonato Europeu de Hóquei em Patins. O antigo guarda-redes deixou os rinques no final da última temporada, ao serviço do Sporting e foi chamado a fazer as transmissões desta competição para a RTP.
No meio de um duelo ibérico renhido, o antigo ‘camisola 61’ do Clube de Alvalade abandonou momentaneamente os comentários do jogo para ajudar na tática os seus antigo companheiros da Seleção Nacional. Inclusivamente, este momento chegou a ser captado pela equipa de realização encarregue de transmitir a partida.
Ao que parece, as táticas dadas por Ângelo Girão acabaram mesmo por resultar. Depois de se encontrarem em desvantagem, a turma de Paulo Freitas deu a volta ao resultado e fez o 2-1. Com apenas 30 segundos no cronómetro, a Espanha restabeleceu a igualdade e levou o jogo ao prolongamento. A partida seria apenas decidida nas grandes penalidades, onde Gonçalo Alves e Xano Edo foram decisivos no triunfo lusitano.
Desta forma, Portugal garantiu o apuramento para a final do Campeonato da Europa de Hóquei em Patins, onde terá como adversário a França. O jogo de todas as decisões será realizado este sábado, dia 6 de agosto, às 21h15 no Pavilhão Multiuso Rota dos Móveis em Lordelo.
Vale a pena recordar que Ângelo Girão é um dos maiores símbolos da história do Sporting, em todas as suas modalidades. Chegando a Alvalade no verão de 2014, o melhor guarda-redes de hóquei do Mundo realizou realizou 408 jogos de leão ao peito, onde celebrou as conquistas de dois Campeonato Nacionais, uma Supertaça, uma Taça de Portugal, três Ligas dos Campeões, uma Taça CERS e duas Ligas Continentais.
Confira as indicações de Ângelo Girão:
Seleção nacional apurou-se com vitória difícil sobre a Espanha, nas grandes penalidades, e já sabe quem vai defrontar na grande final da prova
06 Set 2025 | 10:39 |
Portugal vai defrontar a França na final do Europeu de hóquei em patins, prova que se disputa em território nacional durante o presente mês de setembro. A competição está prestes a chegar ao fim, e com as duas meias-finais disputadas na última sexta-feira, dia 5 de setembro, a seleção nacional já conhece o adversário no jogo decisivo.
Ora, como já explicamos, de um lado da final estará Portugal. Depois de um início complicado no Europeu de hóquei em patins, que viu a seleção nacional perder três jogos na fase de grupos, a equipa das quinas voltou a estar ao seu melhor nível na fase a eliminar.
Depois da goleada frente a Andorra no encontro referente aos quartos-de-final, Portugal defrontou a poderosa Espanha nas meias. O conjunto nacional sofreu o empate no último minuto do encontro, mas continuou a lutar e carimbou a passagem à final da decisão das grandes penalidades, onde Xano Edo, do Sporting, foi muito importante.
A outra meia-final disputou-se entre França e Itália, normalmente as outras duas seleções mais fortes do campeonato europeu. Os gauleses venceram os transalpinos por 9-5 nesse encontro, e marcaram presença na final do Europeu de hóquei em patins, onde vão defrontar Portugal.
Destaque, nessa meia-final, para a presença de Alessandro Verona, na seleção da Itália. O jogador do Sporting até foi um dos marcadores pela squadra azzura, mas saiu derrota com diferença de quatro golos, e viu a sua seleção ficar afastada da final do Europeu de hóquei em patins, que se disputa este sábado, dia 6 de setembro, pelas 21h45.
Equipa das quinas conseguiu nova qualificação para o jogo decisivo do campeonato da europa, após uma fase de grupos que correu muito mal
06 Set 2025 | 08:21 |
Portugal venceu a Espanha e está na final do Europeu de hóquei em patins. A equipa das quinas defrontou a seleção de nuestros hermanos na meia-final do campeonato da europa, e acabou por se superiorizar na decisão por grandes penalidades, após empate a duas bolas no fim do tempo-extra.
No Pavilhão Rota dos Móveis em Lordelo, Paredes, a Seleção portuguesa tentava reagir a uma fase de grupos com três derrotas, num jogo em que enfrentou a tricampeã europeia da modalidade. As duas equipas já se tinham enfrentado neste Europeu de hóquei em patins, com vitória espanhola por 3-1 na fase de grupos.
Esta partida foi diferente, com muito mais Portugal. A equipa nacional fez uma grande primeira parte, onde pautou o equilíbrio, mas não conseguiu concretizar, e foi para o descanso com empate a zero. No segundo tempo, até foi Espanha a marcar primeiro, mas o conjunto das quinas iria reagir.
Hélder Nunes e Miguel Rocha carimbaram a reação portuguesa ao golo inicial da partida, apontado por Sergi Aragonés, e deram a reviravolta para Portugal já durante a etapa complementar. No entanto, a 29 segundos do fim do jogo, os rivais chegaram ao empate e atiraram a meia final do Europeu de hóquei em patins para o prolongamento. Nessa fase da partida, voltaram a não existir golos.
Decidiu-se tudo nas grandes penalidades, onde um dos heróis foi Xano Edo, guarda-redes do Sporting. Gonçalo Alves, jogador do Porto, apontou dois golos nessa discussão, e assumiu-se como outra das figuras importantes no momento que carimbou o acesso português à final do Europeu de hóquei em patins. Nesse jogo decisivo, disputado este sábado, às 21h15, Portugal enfrenta a França, que triunfou frente à Itália, por 9-5, no seu jogo das 'meias'.
Confira as imagens de Xano Edo no final da partida: