
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
É a notícia que está a marcar o dia em todo o mundo. Foi confirmada, na manhã desta segunda feira, dia 21 de abril, a morte do Papa Francisco, líder da igreja Católica. O falecimento do Santo Padre está a causar ondas um pouco por todo o lado, e o futebol português não é imune. Pedro Proença já fez saber que haverá minuto de silêncio nos próximos jogos em Portugal.
O Presidente da Federação Portuguesa de Futebol deixou uma mensagem de despedida, onde diz esperar que "o seu legado de fraternidade seja seguido e honrado". Decretou, também, um minuto de silêncio em todos os jogos realizados até dia 27 de abril - incluindo, então, o Rio Ave - Sporting da segunda mão das meias finais da Taça de Portugal.
Também Reinaldo Teixeira, Presidente da LPFP, escreveu um comunicado onde honra a figura do Papa: "Foi um homem de coragem e de convicções. Um verdadeiro defensor de causas humanas, próximo dos que mais precisam e exemplo de liderança pela palavra, pelo gesto e pelo coração. Deixa uma marca profunda no nosso tempo".
Destacou o "profundo pesar" pelo falecimento do Santo Padre, antes de mencionar um evento marcante: "A mensagem de unidade deixada durante as Jornadas Mundiais da Juventude, em Lisboa, no verão de 2023 --- evento ao qual a LPFP se associou, com enorme orgulho, através da Fundação do Futebol", mencionou Reinaldo Teixeira.
Por último, associou-se "ao luto da Igreja Católica e de todos aqueles que, crentes ou não, encontraram no Papa Francisco uma referência de humanidade". Ficam, assim, feitas as despedidas por parte das duas instituições mais importantes do futebol português.
Confira a mensagem do Papa Francisco antes da sua morte:
Técnico que orienta um dos maiores clubes da europa deixou palavras muito simpáticas em direção ao craque internacional por Portugal
|
É, para muitos, o melhor lateral direito do mundo neste momento. Nuno Mendes, jogador que alinha nos franceses do PSG, foi formado na Academia do Sporting, e recebeu, recentemente, fortes elogios por parte do seu treinador, o espanhol Luís Enrique.
O técnico que já venceu a Liga dos Campeões com o Barcelona foi questionado acerca das qualidades de Nuno Mendes, lateral esquerdo do PSG. Luís Enrique ia falar das capacidades ofensivas e defensivas do jogador, mas perdeu-se em elogios ao craque formado no Sporting que tem estado em grande destaque esta temporada.
"Penso que seria muito injusto se pegássemos num jogador do plantel e o analisássemos para dizer o que fez bem ou mal. Todos cometemos erros. Todos cometemos erros. Depois, tudo depende do facto de se decidir focar no positivo ou no negativo", começou explicar o treinador espanhol que recebeu o prémio de melhor técnico do mundo em 15/16.
Prosseguiu, com muitos elogios: "O Nuno Mendes é um caça, no ataque e na defesa, adoro este jogador que tem esta mentalidade, está sempre pronto para dar o máximo, a 100 por cento. Encontrem-me um jogador que não cometa erros, que não tenha um dia pior", explicou o treinador espanhol.
Completou o raciocínio com o seguinte: "Conheci-o e sofri contra ele na Liga das Nações [com Espanha, contra Portugal]. É um jogador único", rematou Luís Enrique, treinador que venceu a Liga dos Campeões em 2015/2016, acerca de Nuno Mendes, lateral esquerdo português formado no Sporting.
Craque foi comprado por muitos milhões pelos Red Devils, mas a estadia em Old Trafford não estava a correr bem e teve de encontrar outra solução
|
A primeira metade da temporada no Manchester United não correu bem a Antony. O extremo foi pouco utilizado por Erik tem Hag e Ruben Amorim – somou apenas 14 jogos – e foi emprestado aos espanhóis do Bétis, no mercado de janeiro. Apesar de terem trabalhado juntos pouco tempo, o internacional brasileiro deixa elogios aos ex-treinador do Sporting.
“Trabalhei pouco tempo com ele, mas é um treinador muito bom. Muito inteligente. O Man. United está a passar por um momento difícil mas ele é um bom técnico. Tínhamos uma boa relação, só que eu precisava de um novo desafio. Desejo-lhe a maior sorte do mundo para este final de temporada”, referiu Antony, sobre Ruben Amorim - que está interessado na contratação de Hjulmand -, numa entrevista à ESPN Brasil.
O jogador de 25 anos – que, em setembro de 2023, foi acusado de violência doméstica pela namorada - destacou também o papel importante de Erik tem Hag na sua carreira - o técnico orientou-o no Ajax e, mais tarde, em Old Trafford: “Estou muito grato ao Erik ten Hag. Ajudou-me muito na Holanda [no Ajax] e em Inglaterra, mas as oportunidades não surgiram da forma que esperava. Não guardo ressentimentos, foi uma opção do treinador. Estou-lhe grato por tudo o que fez por mim e pelas conversas que tivemos”.
Recorde-se que Antony chegou ao Manchester United em 2022, contratado ao Ajax, a troco de 95 milhões de euros. Nas duas primeiras épocas com a camisola dos Red Devils, Antony somou um total de 82 jogos, nos quais marcou 11 golos e fez cinco assistências. No entanto, na primeira metade de 2024/25, marcou apenas um golo em 14 partidas, tendo sido titular em apenas três.
A solução para ultrapassar a falta de minutos foi o empréstimo ao Bétis, na janela de transferências de janeiro, até final da temporada. No clube espanhol – sexto classificado de La Liga – o internacional brasileiro já leva quatro golos e cinco assistências, em 16 jogos, sendo um titular habitual no ataque da equipa treinada por Manuel Pellegrini.
'Camisola 42' dos verdes e brancos está a ser observado por várias equipas de nível Mundial, mas Clube de Alvalade já terá tomado posição
|
Manchester United, Arsenal e Tottenham querem Morten Hjulmand. Nesta que é a segunda temporada do dinamarquês no Sporting, a braçadeira de capitão e exibições superlativas tornam o médio um dos indispensáveis de Rui Borges nos próximos mercados.
A informação é avançada pelo Caughtoffside, portal especializado no mercado de transferências. No caso dos red devils, Ruben Amorim gostaria de voltar a treinar um jogador que bem conhece, depois de terem estado juntos durante cerca de época e meia no Sporting – entre 2023 e novembro passado. Depois de Gonçalo Inácio, o treinador português demonstra, assim, interesse em outro atleta da ex-equipa.
Já o Arsenal tem também Hjulmand - que tem vínculo com o Clube de Alvalade válido até 2028 - no topo da lista de contratações para a próxima janela de transferências. O clube londrino quer reforçar o meio-campo e fazer face às prováveis saídas de Jorginho e Thomas Partey, que estão em final de contrato com os gunners e devem rumar a outras paragens em 2025/26.
Por sua vez, o Tottenham também vê no médio do Sporting uma mais-valia para o setor intermediário. Os spurs pretendem contratar um jogador que ofereça garantias de qualidade e consistência para o treinador Ange Postecoglou e apreciam a capacidade de liderança do capitão dos leões. Os responsáveis do emblema de Londres deverão tentar convencer a direção do Clube de Alvalade a aceitar a venda do jogador por um valor abaixo da cláusula de rescisão, que está fixada nos 80 milhões de euros.
Na presente temporada, Hjulmand - avaliado em 45 milhões de euros - soma 42 partidas: 25 na Liga Portugal Betclic, nove na Liga dos Campeões, quatro na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e outra na Supertaça. No total, o capitão dos leões disputou 4.092 minutos, tendo feito três golos e duas assistências.