Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
12 Jan 2024 | 06:44 |
Francisco Trincão não quer sair do Sporting neste mercado de transferências. Segundo o jornal ‘Record’, o extremo, bem como o próprio Clube de Alvalade, rejeitou de imediato a abordagem do Marselha, preferindo focar atenções nos verdes e brancos, onde quer vingar.
Após o jogo frente ao Tondela, Rúben Amorim comentou o alegado assédio a Francisco Trincão, apontando, de imediato, para a cláusula de rescisão, ou seja, 60 milhões de euros, o que torna o negócio praticamente impossível, dado que o extremo está avaliado em 10 milhões de euros.
“Os jogadores só saem pela cláusula, contamos com o Francisco Trincão. Pode tornar-se num grande jogador. Se houver acordo, pode sair, claro, mas não precisamos vender o Trincão. Precisamos muito dele, por isso só sai pela cláusula”, explicou o técnico em conferência de imprensa.
Ao que foi apurado pela imprensa francesa, o atual sexto classificado da Ligue 1 já segue o jogador há alguns meses. Francisco Trincão marcou o último golo que fez as delícias dos adeptos na goleada frente ao Estoril, por 6-1, em jogo a contar para a 16.ª jornada da Liga Portugal Betclic.
O extremo português de 24 anos, que foi contratado pelo Sporting ao Barcelona no verão 2022, conta, atualmente, com 22 jogos (985 minutos) oficiais em 2023/24, onde totalizou dois golos e uma assistência nesta primeira metade da época, não tendo conseguido, ainda, afirmar-se na totalidade de verde e branco.
Ao todo, desde que chegou ao Sporting, oriundo do Barcelona, Francisco Trincão leva 74 jogos, nos quais apontou 15 golos e fez cinco assistências. O internacional português custou aos cofres verdes e brancos qualquer coisa como 10 milhões de euros por 50% dos direitos económicos.
Antigo jogador do Clube de Alvalade realizou a sua antevisão ao Clássico válido para a segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal
22 Abr 2026 | 12:10 |
Virgílio Lopes acredita que o Sporting reúne argumentos suficientes para vencer o Porto e garantir presença na final da Taça de Portugal, desvalorizando a recente derrota no dérbi com o Benfica, em partida válida para a 30.ª jornada da Liga dos Campeões.
Virgílio Lopes: "Sporting tem todas as condições para ganhar"
"Está na altura de [voltar a] ganhar e o Sporting tem todas as condições para ganhar. O facto de ter perdido domingo é uma coisa que acontece", afirmou o antigo defesa leonino, em declarações à agência Lusa. "O Sporting foi melhor, mais organizado e mais ambicioso do que o Benfica", que venceu por 2-1, "mas não por inépcia ou falta de qualidade" dos bicampeões nacionais.
Virgílio Lopes: "É este [título] que resta, é este que vamos ganhar"
Apesar do momento exigente - com a eliminação na Liga dos Campeões frente ao Arsenal e o afastamento do título mais distante - Virgílio Lopes acredita que o foco está bem definido. "Hoje eu acho que o raciocínio vai ser diferente. Vai ser, basicamente: é este [título] que resta, é este que vamos ganhar. E ponto final".
A vantagem de 1-0 trazida de Alvalade é, na sua leitura, um trunfo importante. "É uma vantagem, para o Sporting, o Porto ter de jogar mais ao ataque porque pode, tranquilamente, aproveitar o contra-ataque e ataques rápidos. E o Sporting tem bons jogadores para isso", analisou.
Ainda assim, Virgílio um jogo equilibrado e decidido por detalhes. "Estes jogos são sempre muito fechados" e costumam ser resolvidos por "algo de extraordinário que alguém faça" ou por um erro, lembrou, recordando um golo de Mário Marques em 1987 no antigo Estádio das Antas.
O antigo dirigente leonino espera um encontro intenso, mas dentro da normalidade. "Espero que não seja nada de grave, que corra tudo bem, que a arbitragem corra bem, que não haja nenhum problema e, no fim disso tudo, que o Sporting seja melhor e ganhe", desejou.
Virgílio Lopes não escondeu ainda o desejo de ver uma final com presença leonina, admitindo até um cenário especial: "Ficaria duplamente feliz, ou muito mais feliz, se fosse Sporting - Torreense", numa alusão ao outro lado do quadro, onde o Torreense luta com o Fafe por um lugar no Jamor.
Em recente entrevista, atleta que partilhou balneário com internacional dinamarquês não hesitou ao caracterizar médio bicampeão leonino
22 Abr 2026 | 12:01 |
Zeca, que atualmente integra o departamento de scouting do Panathinaikos, jogou no Copenhaga entre 2017 e 2023 e aí teve oportunidade de 'ver nascer' Morten Hjulmand - que já conhece provável substituição. O português, de 37 anos, acredita que o 'camisola 42' leonino é "o melhor na sua posição em Portugal".
Zeca: "Logo desde início via-se que era um jogador muito aguerrido, muito forte nos duelos e tinha sempre esta vontade de vencer"
"Ele estava nas camadas jovens do clube e vinha muitas vezes treinar connosco na equipa principal. Via-se que era um jogador muito aguerrido, muito forte nos duelos e tinha sempre esta vontade de vencer. Continua igual no Sporting", começou por dizer, em entrevista ao jornal Record.
"Naquela altura não se via tanto a liderança que tem agora, porque era jovem. Ainda assim, era um jogador muito comunicativo, falava dentro do campo e ficava chateado quando não ganhava. Um dia, eu estava a ver o campeonato italiano e vi o Hjulmand a capitão do Lecce, surpreendeu-me muito a preponderância que já tinha na equipa”, destacou o antigo médio, lamentando o facto de o atual capitão do Sporting não ter desfrutado de oportunidades para jogar na equipa principal do Copenhaga.
Zeca: "Hjulmand é o melhor trinco do campeonato de português"
“Tínhamos uma equipa campeã, formada por vários jogadores com experiência, que vinham de bons clubes, alguns consagrados, e era muito difícil para ele poder jogar. Ele era muito novo e também o prejudicava o facto de a equipa jogar apenas com dois médios. Ele teve que ir por outro caminho para chegar a este nível em que está, a um nível fantástico. Fico feliz por ver a carreira que ele está a fazer”, prosseguiu Zeca, destacando a influência de Hjulmand na equipa leonina.
“É um dos melhores jogadores do Sporting, juntamente com o Trincão, o Pote e o Suárez. Mas, para mim, que joguei na posição que ele ocupa, é o melhor trinco do campeonato português. É um jogador muito importante para o Sporting, com ele em campo é outra equipa. É o jogador mais difícil de substituir na equipa do Sporting”, defendeu o português.
Internacional colombiano não conseguiu converter um castigo máximo pela segunda vez desde que chegou ao Clube de Alvalade
22 Abr 2026 | 11:47 |
O Sporting saiu do dérbi com o Benfica marcado pela frustração, não só pelo golo sofrido nos descontos, mas também por um momento que podia ter mudado o rumo do jogo: o penálti falhado por Luis Suárez ainda na primeira parte. No entanto, Rui Borges já decidiu: o próximo castigo máximo, será novamente o ponta de lança a assumir.
O avançado colombiano assumiu de imediato a responsabilidade pelo erro: "Tenho a minha parte de culpa por falhar o penálti. Mas é algo que me vai tornar mais forte. Estes detalhes, no caso o penálti, podem marcar o jogo. Falhei, o adversário marcou e tudo mudou", afirmou, visivelmente abatido. Questionado sobre quem deverá assumir futuras grandes penalidades, foi claro: "O treinador é quem vai decidir isso, mas tenho confiança e personalidade para assumir o próximo penálti".
Na conferência de imprensa, Rui Borges saiu em defesa do seu avançado. "Não tive qualquer palavra para com ele porque ele sabe a confiança que a equipa tem nele. Não é um lance que define um jogador", garantiu o técnico do Sporting.
Este foi o segundo penálti falhado por Suárez desde que chegou a Alvalade, proveniente do Almería. O primeiro tinha acontecido frente ao Porto, no Estádio do Dragão, embora nesse caso tenha marcado na recarga, fixando o empate.
Com novo duelo no Dragão à vista, para a segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal, a questão volta a colocar-se: quem baterá um eventual penálti? A resposta mantém-se: será Luis Suárez. Apesar dos falhanços recentes, os números sustentam a confiança: desde que assumiu essa responsabilidade, sucedendo a Viktor Gyökeres, converteu sete dos nove penáltis que marcou, com uma taxa de sucesso próxima dos 78%.
Aliás, contas feitas, os registos em Alvalade superam os apresentados ao longo da carreira em Espanha, onde passou por clubes como Granada, Valladolid, Saragoça, Nástic Tarragona e Almería, com uma eficácia de cerca de 65%.