Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0O Osasuna - Barcelona terminou com uma humilhação para a formação blaugrana. Com várias lesões, Ansi Flick apresentou um onze alternativo e perdeu, por 4-2, na deslocação a Pamplona. Raphinha, ex Sporting, começou a partida no banco de suplentes.
Os culés viram a equipa da casa abrir o marcador, aos 18 minutos, por intermédio de Ante Budimir. Ainda no primeiro tempo, Bryan Zaragoza fez uma obra de arte (28'). Lançado por Pablo Lumbreras, o extremo cedido pelo Bayern de Munique passou por Iñaki Peña e atirou para o 2-0 que se verificava ao intervalo.
No segundo tempo, o Barça reagiu, por Pau Víctor (53'), com Raphinha a entrar aos 59 minutos. Ante Budimir viria a bisar, de grande penalidade (72') e, aos 85', Abel Bretones acabou com as esperanças do ex Sporting e companhia. Lamine Yamal ainda foi a tempo de marcar (89'), mas sem consequências.
Pelo Sporting, o extremo brasileiro chegou a disputar 41 jogos, nos quais somou o total de 2.814 minutos e onde marcou por nove vezes e assistiu por duas, acabando por conquistar uma Taça de Portugal e uma Taça da Liga.
Na temporada 23/24, o internacional canarinho - avaliado em 50 milhões de euros - foi aposta em 37 partidas, somando 10 golos e 11 assistências. É de recordar que o avançado brasileiro cumpriu, agora, a segunda época ao serviço do Barcelona, com quem tem contrato até 2027, com uma cláusula de rescisão milionária. Em 2024/25, Raphinha já leva cinco golos e duas assistências em oito encontros.
Confira o resumo do encontro:
Verdão bateu o galo na 28.ª jornada do Brasileirão, com bis de Raphael Veiga, e não descola do Botafogo no topo da tabela do campeonato
|
0O Palmeiras - Atlético-MG sorriu ao verdão, para alívio de Abel Ferreira. O emblema orientado pelo ex Sporting venceu, por 2-1, na jornada 28 do Brasileirão, aproximando-se do Botafogo no topo da tabela do campeonato. Raphael Veiga fez os dois golos.
Os comandados do antigo jogador e treinador dos leões chegaram à vantagem ainda na primeira parte, com o médio a converter com sucesso uma grande penalidade (45+2'). Ao intervalo, o emblema de São Paulo vencia o adversário, por 1-0.
No segundo tempo, Hulk, ex Porto, viria a repor a igualdade aos 68 minutos. Quando tudo parecia encaminhado para o empate, o Palmeiras voltou a ter um penálti a favor, e Raphael Veiga bisou (86'), fechando as contas do encontro.
Com o triunfo, a turma liderada por Abel Ferreira ocupa a segunda posição do Brasileirão, com 56 pontos conquistados em 28 partidas. O Botafogo é líder, com 57 pontos. A fechar o pódio está o Fortaleza, que soma 52 pontos, mas menos um jogo que os dois primeiros classificados.
Abel Ferreira jogou com a Listada verde e branca entre 2005 e 2011. Enquanto treinador, esteve ao serviço do Clube de Alvalade entre 2012 e 2014, liderando os juniores (onde foi campeão) e a equipa B do Sporting. O técnico português que está no comando do Palmeiras desde 2020, conquistou as duas últimas edições do Brasileirão (2022 e 2023), duas Taças Libertadores (2020 e 2021), além de uma Supertaça sul-americana (2022), uma Taça do Brasil (2020), uma Supertaça brasileira (2023) e dois campeonatos paulistas (2022 e 2023).
Assista aos golos do encontro:
'Camisola 13' de Rúben Amorim em Alvalade quer fazer uma mudança, mas terá de esperar por reunião do órgão que tutela o futebol Mundial
|
0Vladan Kovacevic, natural da Bósnia e nascido em Banja Luka, possui dupla nacionalidade. O jogador do Sporting, que por razões familiares sempre se identificou também como sérvio, já representou a seleção sub-21 da Bósnia, mas recusou a convocatória quando foi chamado para a equipa principal.
Na altura, foi alegado que a ausência do guarda-redes se devia ao facto de ter o casamento marcado para a data da concentração. No entanto, no passado mês de abril, o jogador revelou o verdadeiro motivo num podcast: "Só posso dizer que o assunto não está encerrado e eu vou fazer os possíveis para um dia usar a camisola da Sérvia. Se será possível ou não é algo que me ultrapassa, mas eu e as pessoas que acompanham daremos o nosso melhor para usar a camisola da Sérvia",
O objetivo do 'camisola 13' dos leões pode efetivar-se, dependendo do próximo congresso da FIFA, onde serão votadas as alterações dos estatutos. Atualmente, o regulamento permite que qualquer jogador que represente uma seleção até aos 21 anos possa, posteriormente, mudar de nação. No entanto, o bósnio representou o país onde nasceu aos 22 anos.
As novas propostas regulamentares da FIFA, que serão votadas em breve, preveem que os jogadores poderão mudar de seleção aos 22 anos. Para que essa transição seja permitida, os atletas deverão residir no país que desejam representar por um período de cinco anos. Essas alterações possibilitarão que o ‘camisola 13’ do Sporting possa integrar a seleção da Sérvia.
Vladan Kovacevic – avaliado em 6 milhões de euros - disputou 47 partidas pelo Raków, em 2023/24: seis na Liga Europa (540’), oito na qualificação da Liga dos Campeões (720’), 29 no campeonato nacional polaco (2.610’), três na Pokal POL (330’) e um na Supertaça da Polónia (90’). Com a Listada verde e branca, assumiu a titularidade no inicio da atual época desportiva, perdendo-a, por lesão, para Franco Israel. No total, contabiliza, até ao momento, cinco encontros, tendo disputado 480 minutos e sofrido seis golos.
Recentemente, futebolista comentou relação que tem com Rúben Amorim e revelou que, desde o empréstimo, não mais voltou a falar com o técnico leonino
|
0O Legia de Varsóvia empatou (1-1) diante do Górnik, na décima jornada do campeonato polaco. Rúben Vinagre, lateral emprestado pelo Sporting, foi titular e totalista, sendo um dos melhores em campo. Além de ter assistido o único tento do encontro, o defesa ia fazendo um grande golo, de fora da área.
A equipa da casa viu-se a perder logo aos 10 minutos, fruto de uma grande penalidade. O canhoto cedido pelos verdes e brancos tentou a sorte com um remate de longa distância (22'), com a bola a passar muito perto do poste adversário. Ainda na primeira parte (35'), Rúben Vinagre bateu um canto de forma exímia, encontrado Radovan Pankov que, com uma cabeçada certeira, repôs a igualdade que não mais se alterou até ao final da partida.
Vale recordar que, recentemente, o lateral foi questionado sobre a relação com Rúben Amorim e um possível regresso a Alvalade. No entanto, admitiu: “Neste momento, não penso nisso [regresso ao Sporting]. O meu objetivo é fazer uma grande época, ajudar o Legia a conquistar títulos e depois o que vier... Desde que saí do Sporting nunca mais tive contacto com o míster. É normal. Quem trata da minha situação, como estou afastado, são outras pessoas, não o míster".
O futebolista de 25 anos, recorde-se, foi cedido ao Legia de Varsóvia durante o mercado de verão. Apesar de os verdes e brancos terem apenas metade dos direitos económicos do internacional sub-21 português, o empréstimo contempla uma opção de compra.
Rúben Vinagre chegou ao Sporting em 2021, oriundo do Wolverhampton, a troco de 10 milhões de euros por 50% do passe, sendo um dos reforços mais caros da história dos leões - uma transferência avaliada no mesmo valor de Viktor Gyokeres, que custou 20 milhões de euros aos leões. Os outros 50% estão precisamente na mão dos Wolves. Na temporada de estreia em Alvalade, o lateral português – avaliado em 2,4 milhões de euros – realizou 18 jogos (868 minutos), contabilizando dois passes para golo, ficando por inúmeras vezes fora das contas de Rúben Amorim.
Veja a assistência e o grande remate de Vinagre: