Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol Formação
|
0O Sporting assegurou a primeira vitória na fase regular da UEFA Youth League ao derrotar o PSV, por 2-0, na última terça-feira, dia 1 de outubro, na segunda jornada da competição. O destaque do encontro foi o jovem Afonso Moreira, de 19 anos, que abriu o marcador e foi eleito o homem do jogo em solo neerlandês.
O golo do jovem extremo surgiu aos 45'+2, num lance coletivo de grande qualidade que até levou os adeptos holandeses a aplaudirem de pé o 1-0 a favor dos leões. Na segunda parte, aos 51 minutos, Eduardo Felicíssimo ampliou a vantagem, consolidando a vitória leonina.
Depois do encontro, Afonso Moreira destacou o trabalho coletivo na preparação de lances decisivos. "O golo é fruto dos treinos e do trabalho da equipa e dos treinadores. Foi uma questão de fração de segundo e tive a felicidade de marcar", afirmou à Sporting TV. O jovem extremo reconheceu as dificuldades de enfrentar uma equipa como o PSV, mas sublinhou o bom desempenho da equipa. "Sabíamos que seria um jogo difícil. As equipas holandesas gostam de ter bola, mas conseguimos desbloquear a partida e levar os três pontos para Lisboa."
Afonso Moreira estreou-se pela turma de Rúben Amorim no dia 12 de agosto de 2023, na primeira jornada do campeonato, na receção do Sporting ao Vizela, que terminou com vitória verde e branca, por 3-2. Neste mercado de verão, esteve para ir para a Suíça, para jogar pelo Basileia, mas o negócio acabou por cair.
Desta forma, o Sporting sobe, à condição, para o quarto lugar, com quatro pontos. Já o PSV continua no grupo dos últimos classificados, sem pontos somados. Na próxima ronda, marcada para dia 22 de outubro, os leões visitam os austríacos do Sturm Graz.
Na antevisão do jogo desta terça-feira, 1 de outubro, o jogador da turma verde e branca mostrou ambição em somar pontos
|
0Depois de um empate (2-2) na jornada de abertura da Youth League contra o Lille, o Sporting enfrenta esta terça-feira, dia 1 de outubro, o PSV, à procura da sua primeira vitória na competição. Eduardo Felicíssimo, médio de 17 anos da equipa B, foi um dos destaques do último jogo e está determinado em evoluir ao lados dos seus companheiros de equipa.
"Foi um grande jogo, conseguimos ver a qualidade em campo e acreditámos até ao fim que poderíamos fazer o golo. Retirámos coisas boas e agora pensamos no PSV", afirmou Felicíssimo, que também já atuou como central esta temporada. A viagem a Eindhoven, ao lado dos jogadores da equipa principal, representa uma oportunidade valiosa para o jovem jogador. "Ir com a comitiva é sempre uma grande experiência. Mostra que estamos num patamar elevado", acrescentou.
O médio, que se destacou na geração de 2007, sonha em seguir as pisadas de colegas como Geovany Quenda, Gabriel Silva e João Simões, que já tiveram a oportunidade de jogar sob o comando de Rúben Amorim na equipa principal. "É muito bom ouvir sobre a experiência deles e motiva-nos a todos na Academia. O sonho de todos é chegar à equipa A e jogar ao mais alto nível", afirmou.
Felicíssimo reconhece a qualidade do PSV e destaca que é um adversário que pode causar dificuldades. "Sabemos que é uma equipa que gosta de jogar à bola e tem as suas qualidades. Vamos focar em como podemos vencê-los", concluiu o jovem médio, na antevisão do jogo.
No encontro contra o Lille, Felicíssimo apontou o golo do empate, no último lance do jogo, aos 90+7. À semelhança da equipa principal, os sub-19 também se vão deslocar a Eindhoven, com o início do confronto marcado para as 13h00 desta terça-feira.
Futebolista firmou vínculo com o Clube de Alvalade e apontou três golos no primeiro jogo desde que o novo contrato foi oficializado
|
0A equipa de iniciados do Sporting venceu o Real Massamá, por 4-1, este domingo, dia 29 de setembro, em jogo a contar para a quinta jornada da série Sul do Campeonato Nacional do escalão de sub-15. Os leões continuam assim com um registo imaculado neste arranque de época.
O primeiro golo surgiu logo aos 12 minutos, por Mélvin Rosário, avançado que acabou de assinar contrato de formação com os verdes e brancos. O jovem ponta de lança viria a apontar um hat-trick, ainda na primeira parte, balançando as redes adversárias aos 34' e 40+2'.
A poucos minutos do final da partida, Martim Ribeiro, irmão de Rodrigo Ribeiro - emprestado pelo Sporting ao AVS - também fez o gosto ao pé e selou o resultado final em 4-1, deixando os jovens da formação leonina ainda mais isolados no topo do campeonato nacional.
Com esta vitória - a quinta em cinco jogos desta temporada - o Clube de Alvalade está no primeiro posto da tabela classificativa, com 15 pontos somados. O Belenenses é segundo, com 10, mas menos um jogo, tal como o Benfica, que fecha o pódio, com nove pontos.
Onze apresentado por António Cruz, treinador dos leões: Guilherme Pinto (GR), Gustavo Peixoto, Reisson Batista, Samuel Tavares, Lucas Francisco, Martim Baptista, Mélvin Rosário, Diogo Djabi, Diego Moreira, Victor Bastianelle e Yannick Filipe.
Clube de Alvalade ativou rol compressor e somou vitória expressiva em jogo a contar para a sétima jornada do Campeonato Nacional
|
0A equipa de juvenis do Sporting goleou o Sacavenense por 5-0, este sábado, dia 28 de setembro, em jogo a contar para a sétima jornada da série Sul do Campeonato Nacional do escalão de sub-17. Depois de uma goleada por 6-0 na ronda anterior frente à Académica, os leões voltaram a golear.
Num duelo realizado em Alcochete, os leões chegaram ao 1-0 por Ansumane Júnior, aos 18 minutos, e só na etapa complementar é que os verdes e brancos confirmariam o triunfo expressivo. Suleimane Baldé (75') fez o segundo e, do minuto 85 até ao apito final, Ansumane Júnior (85', 90' e 90+3') esteve endiabrado e marcou mais três golos, chegando ao póquer.
O adversário dos leões neste encontro tem a particularidade de ser um dos clubes de formação de João Palhinha, ex-jogador do Clube de Alvalade e agora futebolista do Bayern de Munique, que atuou no emblema de Sacavém entre as temporadas de 2009 e 2013.
Com esta vitória - a quarta em sete jogos esta temporada - os comandados de José João Gomes sobem à condição ao terceiro lugar da tabela classificativa, agora com 13 pontos somados. Na próxima jornada, já em outubro, segue-se a visita ao terreno do Vitória de Setúbal.
Onze apresentado pelo emblema verde e branco: Alexey Perestov (Guarda-redes), Carlos Frederico, Jakub Stasiack, Santiago Fernandes, André Machado, Leonardo Tavares (Capitão), Brandão Baptista, Francisco Simões, João Valente, Ricardo Yordanov, Ansumane Júnior.
Abel Ferreira deixou recentemente rasgados elogios a João Palhinha: