Futebol
Rui Calafate faz avaliação negativa de figura nuclear do Sporting: "Tem imensas lacunas"
22 Out 2026 | 17:27
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
18 Ago 2025 | 15:13 | Por Redação
Apesar dos pedidos dos adeptos do Sporting sobre Geovany Quenda, Rui Borges optou por voltar a deixar o jovem jogador foram do onze inicial dos leões frente ao Arouca, com a vaga a ser novamente da responsabilidade de Geny Catamo. O treinador leonino foi confrontado com esta questão e explicou os motivos.
Rui Borges sobre Quenda: "Não tem que ver com a transferência"
"Não tem que ver com a transferência, são opções. Tenho de tomar decisões mas ele tem treinado muito bem e dado uma resposta diária muito boa. Feliz por ter o Quenda e o Geny. Tenho de tomar decisões, foi por isso que quis ser treinador principal e não adjunto, que é mais fácil nesse sentido", realçou, em conferência de imprensa, analisando ainda o encontro.
Rui Borges: "Não quero é que se escondam"
"Gostei do jogo em todos os aspetos. Não gostei dos dez minutos seguintes à expulsão, que falhámos muitos passes. No 3-0 fizemos o que tínhamos de fazer o jogo todo e foi o que fizemos, que era estar no meio-campo adversário. Ao intervalo foi pedida a seriedade e que o maior respeito que podíamos ter por nós e pelo adversário era sermos sérios. Fomos sérios até ao fim, exagerámos no jogo interior mas é o ADN da equipa. Antes do jogo peço-lhes para falharem muito mas para reagirem. Não vai correr sempre bem, faz parte, ninguém é perfeito. Não quero é que se escondam e que tenham prazer em jogar", atirou.
Os comandados de Rui Borges continuam o arranque perfeito no Campeonato Nacional. Os leões conseguiram duas vitórias em dois jogos disputados e passam a somar seis pontos, na luta pelo tricampeonato, depois dos triunfos em 2023/24 e 2024/25.
O emblema verde e branco volta a entrar em campo no próximo sábado, dia 23 de agosto, frente ao Nacional da Madeira. O encontro diante da turma insular, a contar para a terceira jornada da Liga Portugal Betclic, jogar-se-á às 18h00, no reduto do adversário.
Assista a todas as declarações de Rui Borges no pós-jogo do Sporting - Arouca:
Rui Borges tem implementado algumas alterações na hierarquia dos verdes e brancos e uma delas salta particularmente à vista em Alvalade
23 Out 2026 | 08:55 | Por Redação
Kaique está muito perto de assumir definitivamente a dianteira na luta pela baliza do Sporting. Depois de ter sido titular frente ao Lens e ao LASK Linz na Liga dos Campeões, o guarda-redes brasileiro surge agora na linha da frente para começar também de início diante do Académico de Viseu, o que representaria uma mudança efetiva na hierarquia de Rui Borges.
Segundo o jornal A Bola, a resposta dada por Kaique nas noites europeias convenceu a equipa técnica e aproximou o jovem de 23 anos da titularidade também no campeonato. A serenidade demonstrada em momentos de pressão, a segurança entre os postes e a maturidade exibida frente a adversários de maior exigência permitiram-lhe ganhar terreno no duelo direto com Rui Silva.
Rui Borges continua sem revelar antecipadamente as escolhas para o onze, mas a ideia que ganha força dentro do Sporting aponta para a continuidade de Kaique entre os postes. A aposta na Champions deixou de ser apenas uma experiência pontual e passou a ser encarada como uma possibilidade real de transição - apesar de algumas críticas recentes -, sobretudo depois de o brasileiro ter correspondido às oportunidades recebidas.
Caso Kaique seja mesmo titular frente ao Académico de Viseu, Rui Silva ficará no banco num jogo do campeonato por opção estritamente técnica pela primeira vez desde que chegou ao Sporting. O internacional português assinou pelos leões a 15 de janeiro de 2025, proveniente do Betis, e rapidamente assumiu o estatuto de dono da baliza nas competições internas.
Na última temporada, Rui Silva apenas falhou dois encontros da Liga, diante de Famalicão e Moreirense, ambos por motivos clínicos, tendo João Virgínia ocupado então o lugar. Agora, o cenário é diferente: Kaique deu um passo em frente na concorrência e pode confirmar já no domingo uma alteração importante numa posição que parecia ter dono indiscutível em Alvalade.
Atleta tem dificultado o entendimento para rescisão contratual, numa altura em que a estrutura verde e branca pretende encontrar uma solução definitiva
23 Out 2026 | 03:00 | Por Redação
Sotiris Alexandropoulos continua a ser um dos dossiês por resolver pelo Sporting, mas a saída do médio grego está longe de ser um processo simples. O jogador tem dificultado o entendimento para a rescisão contratual, numa altura em que a estrutura verde e branca pretende encontrar uma solução definitiva para um caso que se vem arrastando. Para já, a integração na equipa B não é uma opção em cima da mesa, sabe o Leonino.
A Direção procura encerrar a ligação ao internacional helénico, que não entra nos planos de Rui Borges. Ao que o nosso Jornal apurou, ao contrário de casos como o de Mateo Tanlongo, o Sporting também não pretende integrá-lo no plantel secundário, pelo que o futuro do futebolista continua por definir.
Recorde-se de que Sotiris esteve muito perto de deixar Alvalade no verão, quando surgiu a possibilidade de rumar ao Gençlerbirligi, da Turquia. A operação acabou por cair após os exames médicos, obrigando o médio a regressar a Lisboa. Mais tarde, o OFI Creta também se informou sobre a situação do jogador, mas o negócio não se concretizou.
Contratado ao Panathinaikos no verão de 2022, por cerca de 4 milhões de euros, Sotiris chegou a Alvalade com a missão de substituir Matheus Nunes. Contudo, o grego nunca conseguiu afirmar-se de leão ao peito e somou apenas 14 jogos oficiais pela equipa A. Seguiram-se empréstimos ao Olympiacos, ao Standard Liège e ao Fortuna Düsseldorf.
O médio, de 24 anos, tem contrato com o Sporting até ao final da temporada 2026/27, pelo que o tempo começa a pesar na resolução do dossiê. A rescisão amigável continua a ser uma possibilidade para encerrar a ligação entre as partes, mas as dificuldades em alcançar um entendimento mantêm o impasse.
Treinador prepara uma surpresa nos trabalhos numa semana decisiva, com o confronto frente ao eterno rival cada vez mais perto
22 Out 2026 | 17:30 | Por Redação
A preparação do Sporting para o dérbi frente ao Benfica trouxe uma novidade aos trabalhos da equipa feminina de futebol. Micael Sequeira voltou a chamar uma jovem promessa da formação leonina para treinar com o plantel sénior, numa sessão realizada esta quarta-feira, com os olhos postos no próximo desafio das leoas.
A protagonista é Ariana Monteiro, defesa de apenas 17 anos, que voltou a integrar os trabalhos da equipa principal. A jovem futebolista continua, assim, a merecer a confiança do técnico leonino, que lhe proporciona mais uma oportunidade para ganhar experiência junto de jogadoras mais experientes e num contexto competitivo mais exigente.
Esta não é a primeira vez que Ariana Monteiro é chamada aos treinos da equipa sénior do Sporting. A aposta na jovem da formação permite-lhe continuar a evoluir e a contactar de perto com as exigências do futebol de alto nível, numa fase em que a equipa se prepara para um dos encontros mais aguardados da temporada.
A chamada acontece depois da vitória frente ao Torreense, resultado que permitiu às leoas virar rapidamente as atenções para o dérbi. O próximo compromisso será diante do Benfica, num encontro que promete emoções fortes e que será disputado no Estádio da Luz - com bilhetes a 4 euros.
O dérbi entre Benfica e Sporting está marcado para sábado, 24 de outubro, às 15h30, na casa das encarnadas. Com a preparação já em marcha, Micael Sequeira continua a trabalhar com o grupo e a dar oportunidades às jovens da formação leonina, com Ariana Monteiro a voltar a estar em destaque antes do importante duelo.
Rui Calafate faz avaliação negativa de figura nuclear do Sporting: "Tem imensas lacunas"
22 Out 2026 | 17:27
Imprensa espanhola arrasa Sporting e chama "desorientado" a jogador dos leões
22 Out 2026 | 16:28
Chelsea e Man United querem levar pérola do Sporting e janeiro pode dar molho
22 Out 2026 | 15:54